Olá a todos,
Desculpem a minha ausência prolongada mas estive para fora (motivos profissionais).
Ora bem... o meu Phelps já tem quase 4 anos (16 cm) e gostava de o colocar cá fora já esta Primavera/Verão. Quero planear as coisas com tempo... No entanto, tenho algumas dúvidas e gostava de ter a vossa opinião:
1- O único local que tenho hipótese de fazer o lago é um local onde só bate o Sol cerca 4 a 5 horas por dia. Tenho algum receio que não seja suficiente. O que acham? Por acaso é exactamente nas horas de mais calor: das 13h às 18h (+/-). Acham que é suficiente ou será preciso instalar alguma lâmpada "auxiliar"?
2- Outra questão é sobre o Inverno. Estou a pensar nos primeiros 2 ou 3 anos (de ele estar cá fora) de o colocar no aquário onde ele está agora durante o Inverno. Para não ser uma mudança muito radical. Não sei se estarei a pensar mal nem se alguém daqui do Fórum se faz isso. A ideia seria ele estar cá fora da Primavera até ao fim do Outono e depois vir para dentro de casa no Inverno. Esta mudança de ambiente será mau para a tartaruga? Sei que devemos mexer nelas e no espaço delas o menos possível, mas fazendo esta mudança anualmente poderá trazer consequências/desconforto para o Phelps?
3- Última
: O Lago vai ter aproximadamente 330L. Infelizmente não vou poder colocar filtro, porque não tenho qualquer tomada perto do local onde vai ficar o Lago. Uma vez que são 330L e apenas 1 tartaruga estou a pensar colocar umas plantinhas para ajudar na limpeza e claro.... mudança de águas com alguma frequência. Sei que o ideal seria ter um filtro, mas dada essa impossibilidade, poderá trazer algum problema a longo prazo não ter filtro?
Desculpem o testamento. Fico a aguardar o vosso feedback.
Bom ano para todos!