| a Corcky está com pneumonia | |
|
+12Tristão Marcos1989 blopes Guilherme RP Ryuuku HappyFather kilava yhn1 RMP smokinadjoy leonor a 16 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
leonor a Iniciante
| Assunto: a Corcky está com pneumonia Seg 6 Jan 2014 - 17:11 | |
| No seguimento do meu tópico de apresentação, trago-vos a minha situação atual. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Quase um mês depois de a trazer, começamos a notar que ela estava a ficar com umas manchas brancas no pescoço e nas patas. Como um amigo que percebe bastante de tartarugas me tinha dito que elas são particularmente sensíveis a infecções e fungos pela má qualidade da água, liguei logo para o Centro veterinário de exóticos aqui do porto. A Dra. Francisca e o Dr. Joel concordaram que era uma infecção generalizada de pele que devia estar a instalar-se faz algum tempo. Começamos logo um tratamento de meloxivet, baytril e fucidine (mínimo 2 semanas) .Ela também apresentava sinais de deficiência vitamínica, as escamas da carapaça estavam com dificuldades em sair, começando a aglomerar-se, pelo que os vets me disseram para a escovar todos os dias durante uns tempos com betadine diluído e uma escova de dentes. Imediatamente depois de começarmos o tratamento ficou bastante melhor, mas de repente comecei a sentir a minha tartaruga a mudar um pouco (a 2 dias do tratamento fazer as 2 semanas). Na 6ºf sentia com menos voracidade a comer, no sábado (como estive mais tempo em casa) reparei que ela saiu pouco da água e no domingo repetiu os sintomas de 6ºf e sábado. Ontem a noite quando a estava a escovar ela começou a fazer barulhos que nunca tinha ouvido, paniquei e levei-a hoje novamente ao vet logo de manhã cedo. Parece que a minha pequena está a começar a desenvolver uma pneumonia (ponho a hipótese que se tenha “constipado” quando a tirei do aquário para fazer tratamentos na 5ºf, uma vez que na semana passada o vento era tão forte que me entrava pelas frinchas das portas e janelas e realmente quando fiz o tratamento senti o frio – no dia seguinte comprei material para calafetar melhor a zona onde ela está mas acho que o mal já estava feito). O tratamento que o Dr. mandou passa por manter o que já lhe estava a dar e acrescentar outro antibiótico que se administra de 72h em 72h (penso que seja Oxitetraciclina –terramicina- mas não tenho o papel das prescrições médicas aqui comigo e não me lembro do nome, confirmo ao chegar a casa). O vet disse para a deixar a boiar num tupperware a seco e hidrata-la 3/4 vezes por dia (banhos de 15min). Alguém tem algum conselho para me dar? Estou a fazer tudo bem? | |
|
| |
smokinadjoy Membro Regular
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Seg 6 Jan 2014 - 17:25 | |
| [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Eu não sou o melhor para te indicar o que fazer em casos de doença, deixo-te aqui um link do fórum com os topicos que tem a palavra"pneumonia", sempre li que em casos de pneumonia, é água rasa(so o suficiente para tapar o termostato a 28ºC Não deves ter muita água, por exemplo a minha trachemys scripta scripta morreu de uma infecção respiratória e acho que morreu afogada,porque ela tinha tanta acumulação de liquido que ja nao se conseguia virar caso ficasse de barriga para cima e encontrei-a no aquaterrario virad aao contrario,provavelmente trepou para cima do termostato e ao cair ficou virada do avesso dentro de água e morreu, pelo que agora conservada em álcool etílico mantem-se no fundo do frasco,enquanto que noutros casos muitas vezes na conservação a tartaruga fica a boiar | |
|
| |
RMP Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Seg 6 Jan 2014 - 17:31 | |
| Estás a fazer tudo bem e estás em boas mãos. Sou também cliente dessa clínica Apesar de o prognóstico ser mau, muito devido à idade da tartaruga, desejo-te boa sorte. | |
|
| |
yhn1 Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Seg 6 Jan 2014 - 17:59 | |
| Desejo-te toda a sorte do mundo, não só pela tartaruga como pela atitude que tomaste aquando da compra. É preciso "tê-los" no sítio para fazer o que fizeste!
As melhoras! | |
|
| |
leonor a Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Seg 6 Jan 2014 - 23:44 | |
| estou a ter dificuldades em alimentar a corcky. não pega nem em carninha de frango nem nos pellets. ontem já não comeu e no sábado comeu pouquinho. perdeu 2gr desde dia 24 de dezembro. alguém tem ideias para eu tentar? ela está a boiar no áquario numa caixinha, a seco. tentei colocar um pouco de água e dei comida e não pegou...passei para o plano b, meti-a mesmo dentro da água do áquario e deixei-a ambientar-se cerca de 5/10min. depois dei comida nova e esperei cerca de 15min e nada. | |
|
| |
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Seg 6 Jan 2014 - 23:49 | |
| Aquário fechado para criar humidade, água rasa a 28ºC | |
|
| |
leonor a Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Ter 7 Jan 2014 - 0:14 | |
| perguntei isso especificamente ao vet de fechar o áqua e ele desaconselhou porque diz que a pneumonia dificulta a respiração e a humidade para além de tornar mais dificil de respirar também pode piorar a infecção. o que combinamos era colocar uma pedra no aquário para afundar um pouco mais a caixinha (assim a superficie em contacto com a água quente é maior aquecendo mais o ar) e tapar as laterais do aqua para proteger um pouco mais de correntes de ar e de perdas de temperatura. Parece-vos mal? | |
|
| |
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Ter 7 Jan 2014 - 0:17 | |
| Não, o veterinário sabe melhor que nós,a que temperatura tens a água? | |
|
| |
leonor a Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Ter 7 Jan 2014 - 0:22 | |
| 28graus a cena que eu acho mesmo estranha é o facto de o baytril que ela já estava a tomar para acabar de tratar a infecção de pele com que veio da loja não ter ajudado logo a combater a pneumonia mal ela apareceu. Sempre que tive animais com problemas respiratórios o tratamento foi sempre baytril, baytril baytril. | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Ter 7 Jan 2014 - 8:23 | |
| | |
|
| |
leonor a Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Ter 7 Jan 2014 - 10:13 | |
| Obrigada já lhe dei os medicamentos receitados pelo vet, já a acondicionei como o vet mandou, já fiz todos os cuidados que sabia, acho que agora é dar um pouco de tempo para ver se o medicamento faz efeito e se vejo melhoras. O vet disse que apanhamos a pneumonia muito no inicio, pode ser que isso ajude a melhorar as chances dela. Estou na expectativa de que se ela melhorar um bocadinho vai ter apetite e comer nem que seja um bocadinho. | |
|
| |
RMP Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Ter 7 Jan 2014 - 12:56 | |
| Se for no início da pneumonia poderás ter sorte. Doenças respiratórias, como pneumonia, antes das tartarugas terem 1 ano normalmente são fatais. Mas como foste no início da doença e foste ao vet, o prognóstico é melhor. | |
|
| |
leonor a Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Qua 8 Jan 2014 - 10:45 | |
| Trago boas noticias a corcky já não parece estar a fazer barulhos. ontem e anteontem já não chiou enquanto lhe fazia a esfregadela diária de betadine e o tratamento de baytril. Também não a voltamos a ver a esticar o pescoço e encher o pescoço de ar. Fizemos o teste de a mergulhar na água e parece estar a pender muito menos para o lado afectado do pulmão. E ainda...(soem os tambores...) hoje comeu 1 stick e meio de ração :D:D:D:D Não é quase nada mas é mais um pellet e meio do que nos últimos 3 dias. em termos de estado de ânimo, sinto-a bem disposta. Juro que até tenho medo de respirar para cima do áqua não vá ela ficar outra vez mais em baixo... Fingers crossed! | |
|
| |
HappyFather Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Qua 8 Jan 2014 - 15:52 | |
| Muitos parabéns! O gesto inicial foi bonito e esta história merece um final feliz! | |
|
| |
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Qua 8 Jan 2014 - 16:10 | |
| Oxalá tenha esse final feliz HappyFather, é de muito valor o que a leonor está fazendo:) | |
|
| |
leonor a Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Qua 8 Jan 2014 - 16:27 | |
| na verdade já me apaixonei por ela. ela deixou de ser um animal resgatado para ser o meu animal. quero mesmo que ela sobreviva. Acho que até o meu companheiro, que é muito mais de animais de sangue quente, já está rendido à corcky. Ela conquistou-nos sem grandes dificuldades. Eu sou muito fácil de conquistar...basta ser animal, então se precisar de ajuda...mais fácil é.
Adorava mesmo ter uma tartaruga terrestre que me sobrevivesse, mas tenho muito medo de deixar uma herança viva aos filhos e netos que ainda não conheci. E para mim é impensável desfazer-me de um animal depois de o adquirir, por isso só pensar que posso vir a deixar de ter condições para o bicharoco até me arrepia.
Se a Corcky sobreviver vai ter um apartamento maior com tudo a que ela têm direito. Nesse caso, acham que devia encontrar-lhe uma amigo? | |
|
| |
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Qua 8 Jan 2014 - 16:35 | |
| As tartarugas infelizmente não são animais sociáveis, no máximo toleram-se e quando se começa a mostrar os dimorfismos sexuais ai com as hormonas em alta ,principalmente os machos,tornam-se mais agressivos,ou seja duas tartarugas podem dar-se bem durante anos e depois dar-se mal e ter que ser necessário separa-las,ou seja ter dois setups completos | |
|
| |
RMP Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Qua 8 Jan 2014 - 19:17 | |
| Muitos parabéns pela recuperação da tua tartaruga Tens que ponderar se tens condições para o facto do que o smoki disse. E as tartarugas não são sociáveis, por isso não gostam de fazer amigos Aliás todas as tartarugas, e corrijam-me se estiver errado, põe os ovos e depois não se interessam por eles, vão à sua vidinha. Enquanto se for um cão, a cadela estará junto das crias | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Qua 8 Jan 2014 - 19:55 | |
| Parabens pela recuperação Sim RMP, em geral todos os repteis fazem isso.. os unicos repteis que me vem a cabeça que se interessam pelas crias são os crocodilos, pois protegem os ovos e quando as crias nascem, carregam as crias na boa, e em segurança | |
|
| |
leonor a Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Qua 8 Jan 2014 - 21:57 | |
| bahh, acho que ela piorou um bocadinho. quando cheguei a casa meti-a logo dentro de água para hidratar e ambientar-se para a alimentar e ela pareceu-me bem. acabou por voltar a comer mais um bocadinho e tudo. teve 20min na água e voltou para a caixinha a boiar. umas duas horas depois quando fui fazer o tratamento diário notei logo que estava com a respiração alterada. não está nem a abrir a boca nem a esticar e encher o pescoço, mas vejo-a a ter que fazer algum esforço para respirar. liguei logo logo para o vet que me desaconselhou a ir lá agora (pk do frio) e a fazer seja o que for hoje para alem de lhe fazer o tratamento para o problema de pele. disse para vigiar e se ela piorar leva-la lá durante o dia para fazer nebulizações de antibiótico. Também disse que tinha duvidas se a respiração seria por pneumonia ou se por ela ter calor por estar a seco numa caixinha a boiar e não poder esconder-se ou refrescar-se quando quer, pelo que talvez fosse melhor descer a temperatura para os 27graus. amanhã é dia de antibiótico específico, por isso pode ser que melhore. | |
|
| |
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Qua 8 Jan 2014 - 22:01 | |
| Talvez seja só mesmo por causa do calor,é esperar por amanhã | |
|
| |
RMP Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Qua 8 Jan 2014 - 22:07 | |
| Desde que ela não abra a boca e estique o pescoço para respirar, já é muito bom. Esse é um dos últimos sintomas antes delas morrerem. | |
|
| |
leonor a Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Sex 10 Jan 2014 - 1:35 | |
| Hoje a minha pequena está bem melhor. não voltei a ver respirações estranhas. talvez a médica tivesse razão e ela não estivesse a conseguir regular bem a temperatura. comeu bem o meu companheiro ao longo do dia conseguiu que ela comesse cerca de 4 sticks. também já fez cóco e parece normal, por isso os medicamentos não devem estar a ser muito fortes para o sistema dela Hoje foi dia de antibiótico especial, vamos ver como é que ela se sente amanhã. agora, o que notei foi que o facto de o vet ter sugerido um fundinho de água na caixinha para a hidratar sempre, fez com que a patinha voltasse a inchar como quando a infecção de pele apareceu. Mesmo apesar de trocar a água da caixinha 3/4 vezes por dia uma vez que ela fica toda suja. barrei-a logo toda com fucidine, fiz tpa 100% com esfregadela do áqua e tudo. vamos ver se amanhã já voltou ao normal. | |
|
| |
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Sex 10 Jan 2014 - 2:23 | |
| Realmente é complicado tratar de duas coisas ao mesmo tempo | |
|
| |
leonor a Iniciante
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia Sáb 11 Jan 2014 - 22:12 | |
| A corcky já parece quase boa. Está com uma pica que nem vos digo. Já fugiu da caixinha umas 5 vezes hoje... Continua a comer os sticks sem grande dificuldade. Continua sem dificuldades em respirar e sem barulhos ou bocas abertas. No teste da flutuação de ontem e no de hoje pareceu-nos aos dois que ela caia na água direitinha, sem pender para nenhum dos lados. Fizemos várias repetiçôes das duas vezes. O problema de pele também parece estar sobre controlo. As manchas deixaram de ser esbranquiçadas, as escamas caíram nesse sítio mas deixou uma pele sem ferida nenhuma e que está com muito bom aspecto. Estou a ficar com expectativas elevadas, espero mesmo, mesmo, mesmo que ela não piore. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: a Corcky está com pneumonia | |
| |
|
| |
| a Corcky está com pneumonia | |
|