Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas

Ir para baixo 
+27
Guilherme
pedroluzio
Thalita Néris da Silva
Anuskas
Renato
Rúben Cunha
Leonardo Varsori
mrshigh
Matheus Garrido
RP
CarlosN
amora
SofiaM
Inês_jacob
Pictus
joaopimenta96
Lusotartas
P TURTLE
Beetle
pedro
Alessandra
anthycorp
norby
tyutry
BeatrizL
DARKasNIGHT
Bacalhau
31 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 18:15

Olá a todos,

Ontem fiz o registo aqui no fórum. Ainda não tenho tartaruga, mas estou a montar um aquaterrário e tenho algumas dúvidas.
Vou fazer uma breve descrição do meu aquaterrário:
58cmx25cmx35 de altura
-ilha flutuante grande
-filtro interno e termostato
-termometro e higrometro
-iluminação: lampada fluorescente normal e repti glo 5.0 13w

As dúvidas são:
1.O que colocar no fundo: areia, pedras, deixar no vidro mesmo?
2.As trocas de água pelo que li devem ser parciais, não é? De quanto em quanto tempo?
3.Moss ball, alguém tem experiência?
4.A iluminação deve estar ligada em que período?

Agradeço ajuda. Quero começar a fazer o menor número de asneiras possíveis (se é que isso é possível para um iniciante lol! )

PS. Vou adquirir uma tartaruga bebê, ainda não sei a espécie
Ir para o topo Ir para baixo
DARKasNIGHT
Moderador
Moderador
DARKasNIGHT


Feminino Mensagens : 1488
Idade : 38
Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 18:41

1.para uma facil limpeza... sem nada no fundo.
2.trocas parciais... semanal... trocas totais... mensal
3.nao faço a minima
4.horario diurno

Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 20:28

1. O mais pratico é sem nada mas se quiseres colocar alguma coisa, tem cuidado com areias e pedras pequenas porque algumas tartarugas têm tendencia para come-las e pode ser grave.

2. Como a darkasnight falou em 1 semana, podes usar isso como referencia. Mas depende de muita coisa, se o filtro é eficaz ou não, se dás muito comer ou não, se apanha sol ou não (porcausa da formação de algas), no inicio não, mas mais tarde tambem vai depender do tamanho da tartaruga, etc. Acho que isso é o menos com que tens de te preocupar é algo que depois vais vendo.

3. Não sei o que queres saber acerca disso. estavas a pensar colocar no aquário, é isso?

4. Deve estar ligada durante o periodo de sol, o que significa que durante a noite fica tudo apagadinho.

Em relação ao que vais montar: tens aí um bom aquaterrário para o inicio de vida da tartaruga, depois vai se tornar pequeno. Convem que quando escolhas a tartaruga penses no tamanho que atingirá em adulta e se terás as devidas condições para lhe oferecer no futuro.

Boa sorte Smile
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 21:30

Citação :
As dúvidas são:
1.O que colocar no fundo: areia, pedras, deixar no vidro mesmo?
2.As trocas de água pelo que li devem ser parciais, não é? De quanto em quanto tempo?
3.Moss ball, alguém tem experiência?
4.A iluminação deve estar ligada em que período?
1- podes colocar relva sintectica que é mais facil de limpar mas nada no fundo ainda é melhor
2- podes trocar todas as semanas ou de duas em duas tu depois é que vês conforme a qualidade da agua, trocas ai uns 20 a 25% nunca na totalidade.
3- moss ball, nao aconselho pois ela vai andar a trincar aquilo e vai desfazer tudo.
4- a iluminação deves estar ligada entre 8 a 10 horas no inverno e 10 a 12 no verao, sempre com uma lampada uvb.
5- o aquario vai ser pequeno em pouco tempo.
6- o filtro vai ser muito fraco opta por um externo e com grande capacidade de filtrgem.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 21:47

Obrigado a todos pelas respostas!

Tyutry, pensei em colocar a moss ball pq pelo que li no site do fabricante mantém a água cristalina e neutraliza os odores....mas achei a mágica muito grande. Shocked Já desisti da idéia!

Valeu pessoal.....quando tiver a tartaruga posto fotos
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 21:50

Pois tudo o que seja plantas, as tartarugas gostam de comer e ás vezes nem comem, trincam, destroiem e deixam de lado. Até plantas artificiais e pedras elas trincam e mandam a baixo e etc Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 21:51

São malignas as vossas tartarugas! Cool
Espero que a minha também seja! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 21:53

São destroidoras de lares Mad Ás vezes lá aparece uma mais calma que outra, uma das minhas é uma paz de alma, mas todas as outras é para esquecer Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 21:58

Já agora Beatriz,

O que significa os números que tens antes das espécies?

1.1.0 Pseudemys concinna concinna
1.0.0 Graptemys pseudogeographica pseudogeographica
0.0.1 Trachemys scripta elegans
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 22:02

É o sexo e a quantidade de cada espécie.

No meu caso tenho:

2 pseudemys c. c., 1 macho e 1 femea = 1.1.0
1 graptemys p. p. macho = 1.0.0.
1 trachemys s. e. que ainda não sei o sexo = 0.0.1
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 22:06

Então com 4 tartas...você nao tem um aquaterrário não é? Você tem um tanque de mil llitros!
afro


Última edição por Bacalhau em Ter 10 Jan 2012 - 22:07, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 22:07

Tenho um lago, mas não leva mil litros, era bom que sim Laughing


Última edição por BeatrizL em Ter 10 Jan 2012 - 22:12, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 22:09

Fiquei tão doido que nem a matemática fiz direito....mas já editei lá em cima
E a idade delas? Pode me dizer mais uma coisinha....quanto elas crescem por mês ou por ano em média......
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 22:11

Uma tem 4 anos, outra tem 3, outra tem 1 e meio e outra não tenho certeza já a comprei com 15cm deve ter uns 6 anos.

O crescimento é muito relativo, depende das condições, da alimentação, da espécie e até da personalidade da tartaruga lol É muito dificil mesmo responder a uma pergunta dessas.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 22:16

É que eu estou a montar um aquaterrário todo chique....e pelo que estou a ver dentro de meses eu vou ter que me desfazer dele. Vai ficar pequeno rápido Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyTer 10 Jan 2012 - 22:23

Sim, eu já o disse lol Sinceramente o melhor conselho que alguem te pode dar é não fazeres grandes coisas porque depois vais ter de mudar. Por isso é que tambem disse para veres qual a tartaruga que vais comprar, porque á espécies mais pequenas e outras maiores. Dentro das mais comuns não varia muito, embora ainda faça alguma diferença. A minha graptemys por exemplo é macho está com 9cm e pouco e o mais provavel é não crescer mais, mesmo que cresça o máximo será 12cm, isto para uma graptemys macho.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyQua 11 Jan 2012 - 10:12

Bacalhau escreveu:
Fiquei tão doido que nem a matemática fiz direito....mas já editei lá em cima
E a idade delas? Pode me dizer mais uma coisinha....quanto elas crescem por mês ou por ano em média......

Digamos que se pode considerar normal que cresçam ai uns 3, 4cm por ano, até chegarem aos 5,6 anos. O crescimento nunca para, mas depois passa a ser quase imperceptivel.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyQua 11 Jan 2012 - 12:39

No primeiro ano de vida até ao segundo mais ou menos podem crescer mais de 3/4cm por ano. É quando crescem mais rápido é nos primeiros anos. Principalmente se comerem muito, que normalmente o pessoal adora dar imenso comer ás tartarugas lol Depois em 1 ano já têm perto de 10cm.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyQua 11 Jan 2012 - 12:59

Boas Beatriz,

Os 3, 4cm servem de referencia ainda que isso só por si traga alguma subjectividade associada.

Mas para mim é uma 'medida' de orientaçao, até para nós proprios nos educarmos. Nao é suposto estarmos a criar animais para a engorda mas sim para que sejam saudaveis...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyQua 11 Jan 2012 - 13:58

Sim, concordo. Há muitos users a dar muito comer porque gostam de ver o animal a crescer bastante, eu sempre disse que alimentava as minhas dentro do normal, é melhor crescer a um ritmo normal, do que crescer de repente, até porque acho que isso influencia no tamanho "final" e na própria saude. E concordo com os 3/4cm como medida "geral",mas de facto nos primeiros 2 anos crescem mais, portanto users que querem construir os seus aquaterrários já sabem não comprem coisinhas pequenas porque não vale mesmo a pena lol
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyQua 11 Jan 2012 - 14:02

Posso até dar o exemplo da minha Óreo (trachemys) houve uma altura que não cresceu muito, parecia que o crescimento tinha estagnado, depois de repente começou a crescer quase 1cm a cada 2 semanas, o que é muito. Agora já abrandou novamente, no entanto não houve alterações nas condições nem alimentação para que tal acontece-se. É mais um exemplo de que o crescimento delas é muito relativo.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyQua 11 Jan 2012 - 14:42

Obrigado!

Já me esclareceram mais uma vez! cheers
Fiquei com a idéia que pelo menos por 1 ano, 1 ano e meio vou poder mante-la neste meu aquaterrário.
Ir para o topo Ir para baixo
anthycorp
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 11
Localização : Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyQui 12 Jan 2012 - 17:35

Olá Bacalhau.

Olha, já não vinha aqui há muito tempo, mas como vi que eras de Castelo Branco (tal como eu) e postas as dificuldades com as quais me deparei ao construir o meu primeiro aquaterrário (nomeadamente a falta de recursos na zona), decidi responder ao teu tópico.

Deixo-te aqui o link do tópico onde postei as fotos da montagem do meu aquaterrário para a minha primeira tartaruga... pelo que vi, as dimensões que estás a pensar são semelhantes, por isso talvez possas tirar algumas ideias:

https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t2012-plataforma-vidro-cortica

Se por acaso optares por este método (digo já que construí tudo de raiz... comprei os vidros à medida) posso dar-te algumas indicações de onde o podes conseguir aqui em CB.

Quanto ao tamanho posso confirmar, tal como já postaram aqui, que elas crescem imenso. Eu comprei a minha em Agosto/Setembro... e ela já está com cerca de 8 cm. Por este motivo o aquário ficou pequeno depressa demais. No entanto penso que te serve para um ano... não convém é gastar muito dinheiro num aquário todo XPTO porque é deitar dinheiro fora.

Quanto à duvida do que colocar no fundo. Eu pessoalmente não gosto de deixar apenas o vidro, uma vez que elas sujam bastante a água, e com o vidro passado dois dias tens o aquário, digamos... pouco apresentável. Optei por colocar uma gravilha... deves é de ter o cuidado de seleccionar as pedras demasiado pequenas que ela possa engolir, e deixá-las de parte. Pelo que li também não é aconselhado pedras com cor porque acabam por libertar a tinta com o tempo... nesse aspecto errei, mas deixo na nota para o caso de não quereres cometer o mesmo erro xD

Posto isto, diverte-te, e qualquer coisa comunica \o
Ir para o topo Ir para baixo
Bacalhau
Iniciante
Iniciante
Bacalhau


Mensagens : 179
Localização : Castelo Branco, Portugal

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptyQui 12 Jan 2012 - 17:59

Olá Anthycorp!

Obrigado pelas sugestões. No momento já tenho o aquaterrário feito, só está a me faltar a luz UVB (Repti Glo 5.0 13W, parecidas com aquelas "econômicas") que chegou hoje à loja. Acho que a partir de hoje à noite já fico com tudo o que é necessário Smile
Mas antes do(a) "Schumi" ir para o aquaterrário quero colocar tudo à funcionar para me certificar que não haja problemas.

Obrigado, assim que tiver fotos......e tartaruga posto!

Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Alessandra
Iniciante
Iniciante
Alessandra


Feminino Mensagens : 173
Localização : Minas Gerais - Brasil

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas EmptySex 13 Jan 2012 - 4:23

Bacalhau escreveu:
Olá Anthycorp!

Obrigado pelas sugestões. No momento já tenho o aquaterrário feito, só está a me faltar a luz UVB (Repti Glo 5.0 13W, parecidas com aquelas "econômicas") que chegou hoje à loja. Acho que a partir de hoje à noite já fico com tudo o que é necessário Smile
Mas antes do(a) "Schumi" ir para o aquaterrário quero colocar tudo à funcionar para me certificar que não haja problemas.

Obrigado, assim que tiver fotos......e tartaruga posto!

Abraço!

Sr. Paulo Augusto....
Ela(e) já tem até apelido! rsrsrs Very Happy

Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Tartaj


Olha que a falta do que fazer faz! rsrsrs
Férias!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas   Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Iniciante ainda sem tartaruga mas com algumas dúvidas
Ir para o topo 
Página 1 de 7Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Iniciante com algumas duvidas :(
» 1 Tartaruga algumas duvidas
» Algumas duvidas sobre a tartaruga corcunda do mississipi
» Estou pensando em ter uma tartaruga e estou com algumas dúvidas...
» Ainda bastantes Duvidas...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: