Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Como cuidar de uma tartaruga EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Como cuidar de uma tartaruga EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Como cuidar de uma tartaruga EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Como cuidar de uma tartaruga EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Como cuidar de uma tartaruga EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Como cuidar de uma tartaruga EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Como cuidar de uma tartaruga

Ir para baixo 
+6
Renato
Pictus
norby
Hugo Abreu
BeatrizL
André Gomes
10 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
André Gomes
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 30
Localização : Portugal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 11:13

Bem como sabem eu sou novo neste Forum e como tal tenho muitas duvidas de como tratar de uma tartaruga.
As minhas duvidas são:
A alimentação tem de ser devercificada mas que alimentos?
Se não é preciso a pedra de cálcio como conseguimos manter os valores de cálcio na agua correctos para a tartaruga?
Quando a tartaruga tiver para ai 20 cm pode-se dar alimento vivo como peixes pequenos?
Que cuidados devemos ter quando as tartarugas hibernam?
Com os melhores cumprimentos
André
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 11:31

Alimentação: a base são os sticks, depois dás tambem verduras e fruta, umas 3/4x por semana, e carne/peixe 1x por semana.

As tartarugas tendo uma alimentação correcta e equilibrada não precisam de tartarugas de cálcio, pois retiram da alimentação o cálcio de que necessitam. Muito importante é apanhar sol ou ter uma lampada uvb, para que o cálcio "faça efeito".

Podes dar peixes pequenos e alimento vivo enquanto ela é pequena, e não quando tiver 20cm, depende da espécie, mas as tartaruga tendem a ficar mais herbivoras com a idade, quando são epquenas são mais carnivoras.

Quando hibernam deve-se deixa-las estar sossegadas, só isso. Não convem hibernar enquanto pequena.
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 11:54

sem ofensa para o André Gomes, mas será que devemos estar continuamente a responder às mesmas perguntas sobre os mesmos temas e repetir ao longo de páginas e páginas de os mesmos conceitos e opiniões? os novos membros deveriam ser «obrigados» a ler os tópicos já existentes e os membros veteranos deveriam remeter para temas semelhantes já respondidos no passado. é que assim o fórum fica chato de acompanhar e sem grande interesse.

fica o desabafo e a provocação ao administrador e moderadores para se criarem regras de utilização do fórum que limitem esta repetição.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 12:08

Hugo Abreu escreveu:
sem ofensa para o André Gomes, mas será que devemos estar continuamente a responder às mesmas perguntas sobre os mesmos temas e repetir ao longo de páginas e páginas de os mesmos conceitos e opiniões? os novos membros deveriam ser «obrigados» a ler os tópicos já existentes e os membros veteranos deveriam remeter para temas semelhantes já respondidos no passado. é que assim o fórum fica chato de acompanhar e sem grande interesse.

fica o desabafo e a provocação ao administrador e moderadores para se criarem regras de utilização do fórum que limitem esta repetição.

Boas Hugo,

Concordo parcialmente contigo, e nao posso deixar de dizer que acho que a pesquisa é nossa amiga!

Acredito que te chateie ver algumas repetiçoes, mas a boa vontade e o espirito de entre-ajuda é isto mesmo.

Acredito que demasiadas regras e regulamentos vao intreferir na liberdade de cada um ( e existe por cá uma amplitude de idades bastante ampla que tambem nao deve ser esquecida).

Agora isto nao deve intreferir com as regras de boa educaçao e de boas practicas.

Mas esta é so a minha opiniao - os meus 5 centimos. Smile Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 12:42

Pois concordo contigo hugo, e este caso até nem foi muito "mau" porque a pessoa referiu ter algumas duvidas, e até eram duvidas assim mais especificas. O que mesmo quando a pessoa pesquisa acabam por permanecer, tambem temos de concordar que em alguns aspectos aqui pelo forum as opiniões são opostas, e para quem não sabe do assunto pode ficar com duvidas.

Agora o que realmente chateia, e aí sim chateia, é quando chegam e querem que nós façamos a papinha toda, já aconteceu várias vezes por exemplo: " - deves comprar uma lâmpada uvb" " - podes-me mostrar o que é" .. aí concordo que é abusar da nossa boa vontade, porque basta pesquisar. É uma coisa simples. Ou a pessoa dizer que precisa dum espeço com água e uma parte seca tipo plataforma e perguntarem como isso se faz, pah aí já é moer o juizo, principalmente porque há imensos exemplos aqui no forum com fotos e a pessoa até diz "consulta o tópico dos aquaterrários" mas acho que raramente o fazem.

Neste caso para o andré gomes, tambem era bom consultar os topicos inamoviveis.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 14:16

Eu julgo que existem de facto grandes exageros, ainda que feitos muitas vezes em perguntas simples e educadas, mas com muita preguiça á mistura.

Usando o exemplo da lampada, lembro-me de qualquer coisa parecido ( e isto é só um exemplo):

"Podem-me dizer que tipo de lampadas Uvb existem, marcas e preços e onde posso comprar?"

Só falta por a arrotar e deitar a dormir...
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 14:27

norby escreveu:
Eu julgo que existem de facto grandes exageros, ainda que feitos muitas vezes em perguntas simples e educadas, mas com muita preguiça á mistura.

Usando o exemplo da lampada, lembro-me de qualquer coisa parecido ( e isto é só um exemplo):

"Podem-me dizer que tipo de lampadas Uvb existem, marcas e preços e onde posso comprar?"

Só falta por a arrotar e deitar a dormir...
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 14:39

eu não acredito que as pessoas encontram o fórum sem pesquisar, porque raio param de pesquisar quando encontram o fórum?
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 16:14

Pois é uma boa pergunta. Eu por acaso não me lembro das perguntas que fiz quando cheguei ao forum, secalhar tambem fiz alguma pergunta mais "parva", mas como eu qualquer coisa vou logo pesquisar, penso que não. Mas eu conheço pessoas que são assim, eu tenho uma amiga minha que tinha de fazer um trabalho sobre um tema que já nao me lembro qual era, e ela veio me perguntar como o fazia... tipo o.O? Expliquei-lhe para ir ao google pesquisar sobre o tema. No outro dia estava-me a perguntar como fazia para pesquisar sobre um outro tema... Por isso eu já estou tão acostumada e já convivo com ela a uns 20 anos, sempre foi assim.
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 16:26

a questão não é se as perguntas são parvas ou não. acho que todas as perguntas são pertinentes, mau é quando as pessoas têm vergonha de fazer perguntas com medo que sejam consideradas parvas... o grande problema é que, parvas ou não, as perguntas tendem a ser todas iguais. se são asssuntos mais do que debatidos, porquê abrir um novo tópico.
caso a leitura de algum tópico suscite dúvidas, aproveitem esse tópico para as colocar. percebem-me?

neste momento o André Gomes deve estar a pensar, raios, estes gajos puseram-se para aqui a falar e não respondem à minha pergunta. que raio de fórum este!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 16:31

LOOOOL mas se o andré gomes continuar aqui pelo forum vai ver que isto não é pontual, já é uma tendencia ("ocuparmo-nos" dos "topicos alheios" e "debater" assuntos que "nada" têm a ver com as questões, faz de conta que é uma espécie de praxe) e se ele for bom rapaz Rolling Eyes acaba por achar piada. Afinal de contas as questões até foram respondidas Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
André Gomes
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 30
Localização : Portugal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 17:22

Compreendo prefeitamente que por vezes reptemos varias vezes as perguntas e as vezes não era necessaria.
Ja estive a dar uma vista de olhos sobre a hibernação coisa que me deixa bastante preocupado pois na zona onde moro é muito frio.
Estive a procurar que verduras dar a uma tartaruga mas o problema é que cada um pergunta o alimento em especifico se é bom ou não.As tartaruas de agua tambem comem verduras e quais?Eu pensava que eram so as da terra.
Uma duvida que me surgiu uma tartaruga como é que cresce se a carapaça é tão rigida?É como os nossos ossos?
Tambem ja li que se deve utilizar um aquaterrario já tenho andado na procura reparei que no Continente ha la mas são um pouco caros.
Os peixes como alimento vivo temos de ter algum cuidado com as especies que damos ha nossa tartaruga?Alguns são venenosos?
Já agora Sra.Beatriz voce tem um jardim para as tartarugas muito bonito.
Com os melhores cumprimentos
André
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 17:52

André Gomes escreveu:
Compreendo prefeitamente que por vezes reptemos varias vezes as perguntas e as vezes não era necessaria.
Ja estive a dar uma vista de olhos sobre a hibernação
Cuidado, não deixas crias hibernarem, espera um ou dois anos
coisa que me deixa bastante preocupado pois na zona onde moro é muito frio.
Estive a procurar que verduras dar a uma tartaruga mas o problema é que cada um pergunta o alimento em especifico se é bom ou não.As tartaruas de agua tambem comem verduras e quais?
Podes dar verduras de cores escuras no geral, so deve evitar alface, é algo a dar esporadicamente por causar diarréia
Eu pensava que eram so as da terra.
Uma duvida que me surgiu uma tartaruga como é que cresce se a carapaça é tão rigida?É como os nossos ossos?
As tartarugas trocam de pele, é assim que "crescem" lol
Tambem ja li que se deve utilizar um aquaterrario já tenho andado na procura reparei que no Continente ha la mas são um pouco caros.
Os peixes como alimento vivo temos de ter algum cuidado com as especies que damos ha nossa tartaruga?Alguns são venenosos? Eu acho que não se forem tipo guppies, se for uma tarta jovem podes dar picado Já agora Sra.Beatriz voce tem um jardim para as tartarugas muito bonito.
Também acho loool
Com os melhores cumprimentos
André
Perguntas em negrito respostas em itálico =D
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 17:54

E é a isto que eu chamo de perguntas especificas, estas são "saudaveis" lol

A hibernação não é nada de muito preocupante desde que a pessoa faças as coisas correctamente, como já tinha dito não deixar hibernar enquanto é pequena, esperar nominimo 1 ano, e isto porque uma tartaruga quando hiberna sobrevive devido ás reservas de gordura, penso que qualquer pessoas esteja a par dessa informação, aprende-se isso na escola lol basicamente uma tartaruga pequena, não deve hibernar porque quando chega o inverno pode ainda não ter boas reservas de gordura. Espera-se no minimo 1 anito, eu esperei 2 lol

As verduras é fácil, basta serem de folha verde escura: agrião, rucula, nabiça, couve (alface não, é de folha verde clara, mas ao que parece as alfaces de folha mais escura já são melhorzinhas para dar) tambem podes dar ervas daninhas como a serralha por exemplo.

A carapaça tambem pode não crescer, se a tartaruga tiver ~más condições de vida. O que "faz" a carapaça crescer é o cálcio e o sol. Basicamente deve funcionar como um osso talvez sim.

Se quiseres arranjarum aquaterrário para a tua tartaruga podes arranjar de vidro, basicamente é um aquario com plataforma (ou com uma parte seca) ou compras mais barato uma caixa de plástico e arranjas uma plataforma ou uma parte seca. Se consultares o topico dos aquaterrários vês fotos de muitos. O meu não é grande exemplo porque é mesmo só para quando a tartaruga é pequena (porque tenho lago) mas deixo.te aqui uma foto:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Isto é um aquário com uma parte seca, ou seja não tenho plataforma, fiz aquela caixa que fica fora do aquário.

O alimento vivo é melhor ter algum cuidado pois podem ter parasitas e essas coisinhas, mas as minhas tartarugas por exemplo ao estarem no lago têm acesso a mosquitos, minhocas, caracóis e comem. Há quem aconselhe a fazer criação do alimento vivo para assim não ter problemas, mas essa parte não posso falar muito porque não o faço. Em relação a serem venenosos, penso que isso é raro, por exemplo caracois e minhocas, não têm veneno nenhum.

Por fim agradeço o elogio do meu espaço, mas acredita que o meu não é nada comparado com grandes exemplos que temos por aqui no forum, o meu lago é apenas uma pequena amostra comparado com o que muitos têm lol E são projectos bonitos de ver e ambicionar.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 18:40

André Gomes escreveu:

Já agora Sra.Beatriz voce...
Laughing Laughing aqui ou tratas a Bea por tu ou por Drª. Tou a reinar. Cool

Pois, assim uma zona seca como tem a Beatriz ou feita com uma caixa de arrumações fica fino.

Dar peixes vivos só para espécies que não haja outra alternativa, para as mais comuns não vejo necessidade e até acho triste quando a variabilidade alimentar é segura, muita e de maior qualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 18:44

Epa eu gostei do Dra. Tenho que começar a assinar assim Razz

Um dia ainda aumento o espaço e (dividido claro) meto uma tartaruga terrestre Twisted Evil (depois alguem me matava xD)
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 18:57

lol e com vocês Vossa Senhoria, Dra. Beatriz Laughing #Shouting
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 19:40

Hahahahaha Gostei! Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyTer 6 Set 2011 - 19:40

lol
Ir para o topo Ir para baixo
André Gomes
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 30
Localização : Portugal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyQua 7 Set 2011 - 8:26

Já vi algumas coisas no youtube e há tartarugas tigre de agua, tartaruga orelha vermelha, mas qual a tartaruga indicada para um iniciante?
Com os melhores cumprimentos
André
Ir para o topo Ir para baixo
André Gomes
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 30
Localização : Portugal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyQua 7 Set 2011 - 8:37

Encontrei esta espécie de tartaruga (Graptemys) aqui no Forum e fiquei maravilhado!Sera uma boa tartaruga para um iniciante? Alguém sabe se no distrito de Castelo Branco há alguma loja que venda esta espécie?
Como uma pessoa deve transportar uma tartaruga?
Com os melhores cumprimentos
André
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyQua 7 Set 2011 - 8:38

as que encontras com facilidade no mercado são as «corcundas do mississipi» e «hieroglifica». ambas são de manutenção relativamente simples. também aparecem «orelhas vermelhas» apesar de ser uma espécie proibida, e que também são de fácil manutenção. provavelmente a única questão que deves ter em conta, numa fase inicial, é que as tartarugas crescem bastante (as hieroglificas, por exemplo, podem chegar a cerca de 30cm). convém ter a garantia que no futuro tens espaço e vontade de manter um bicho bem maior do que o tamanho com que se compram na loja.
Ir para o topo Ir para baixo
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu


Masculino Mensagens : 585
Idade : 50
Localização : Mafra

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyQua 7 Set 2011 - 8:39

as graptemys (as tais do mississipi) são uma boa opção. costuma haver disponivel um pouco por todo o lado.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyQua 7 Set 2011 - 11:42

E as graptemys são boas para ter em casa porque não crescem tanto.
Ir para o topo Ir para baixo
Luiz Fellipe
Iniciante
Iniciante
Luiz Fellipe


Masculino Mensagens : 1587
Idade : 25
Localização : Timbó SC/Brasil

Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga EmptyQua 7 Set 2011 - 12:43

concordo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Como cuidar de uma tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Como cuidar de uma tartaruga   Como cuidar de uma tartaruga Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Como cuidar de uma tartaruga
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ganhei uma tartaruga que está com 18 anos, como cuidar dela?
» Como cuidar?
» Como cuidar?
» como cuidar de tartarugas
» Como importar uma tartaruga

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: