Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ciclo e filtro EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Ciclo e filtro EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ciclo e filtro EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ciclo e filtro EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ciclo e filtro EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ciclo e filtro EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ciclo e filtro EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Ciclo e filtro EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Ciclo e filtro EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Ciclo e filtro

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Ciclo e filtro Empty
MensagemAssunto: Ciclo e filtro   Ciclo e filtro EmptyQua 7 Out 2015 - 18:23

Boa tarde a todos.

Tenho 2 tartarugas já adultas em uma caixa de arrumação na varanda com quase cerca de 60L. Por sua vez estaria em pensar remodela-la por uma nova mas com a mesma capacidade. Tenho um filtro externo tipo cascata com filtragem em carvão, cerâmica e esponja, que por sua vez me deu problemas há uns meses e tive de o encostar por falta de informação e dinheiro para o reparar.

Neste momento já percebi qual é o seu problema e vou repará-lo. Desconhecia totalmente a ciclagem e filtragem dos aquaterrários (e não imaginam como me senti visto ter preocupação com os meus animais)... O que eu fazia é o que muitos novatos fazem, ultimamente (sem filtro) via até quando a água aguentava e quando ficasse suja (quase impossível de ver as tartarugas), trocava-a por completo. Sei que tenho vindo a fazer as coisas muito mal e daí neste momento querer corrigir os meus erros. Porém tive a sorte de até então ambas continuarem aparentemente boas de saúde (uma com 8 anos e a outra com 5).

Estive a ler o post imóvel da ciclagem e filtragem mas fiquei com algumas dúvidas.

1) Neste caso, tenho a água completamente suja (verde) já nem é possível ver as tartarugas com os imensos detritos no fundo e sujidade tremenda. Devo mudar totalmente a água e iniciar a ciclagem como deve ser ou devo manter alguma desta sujidade tentar retirar os detritos maiores, recolocar o filtro e deixas-la no mesmo?

2) Se mudar de caixa de arrumação como devo proceder? Li que só se deve introduzir uma tartaruga de cada vez. Estas duas estão juntas há alguns anos nem tenho como separá-las.

Agradeço a vossa atenção.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Monegascos
Iniciante
Iniciante
Monegascos


Masculino Mensagens : 130
Idade : 25
Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil

Ciclo e filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclo e filtro   Ciclo e filtro EmptyQui 8 Out 2015 - 0:26

Seja bem vindo João,
um membro mais experiente vai pode te ajudar com a questão da ciclagem.
Quanto a questão da litragem, não haveria como arranjar uma caixa de arrumação com maior litragem? 60l é pouco para duas tartarugas adultas e a filtragem precisa ser bem potente para dar conta em um local com essa litragem.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Ciclo e filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclo e filtro   Ciclo e filtro EmptyQui 8 Out 2015 - 9:26

Boas,

60l é muito pouco para duas tartarugas adultas. Há caixas de arrumaçao com boas capacidades a bons preços, proporciona-lhes uma tao grande quanto possivel.

As tartarugas nao sao particularmente sensiveis as condiçoes da agua, mas a qualidade da agua é sempre importante. Há doenças associadas á má qualidade da agua, como as doenças oculares e problemas no casco. Nao podemos esquecer que elas defecam e urinam, no mesmo meio em que comem  e habitam.

Deves mudar neste momento toda a agua e limpar o habitat. Deves adicionar tanta agua quanto possivel e um bom filtro externo.

Ao introduzir as duas tartarugas vao ser criados picos de amonia, ainda nao havendo quantidade suficiente de bacterias beneficas para o ciclo funcionar. Nao me parece grave. Pode demorar é mais tempo.

É necessario mudanças de agua regulares e limpezas ao filtro. Com duas tartarugas e 60l nao sei sequer se vale a pena preocupares-te com o ciclo, o potencial poluidor é tao grande que agua vai estar quase permanentemente suja.

Como está no exterior um filtro uvc ligado algumas horas por dia pode ser util a combater a agua verde.

Acabo por dizer que quanto maior a litragem maior é o espaçamento entre manutençoes e proporcionalmente menor o trabalho.

Eu só tenho uma tartaruga, mas o meu aquario tem 500l.
Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Ciclo e filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclo e filtro   Ciclo e filtro EmptyQui 8 Out 2015 - 12:49

Monegascos escreveu:
Seja bem vindo João,
um membro mais experiente vai pode te ajudar com a questão da ciclagem.
Quanto a questão da litragem, não haveria como arranjar uma caixa de arrumação com maior litragem? 60l é pouco para duas tartarugas adultas e a filtragem precisa ser bem potente para dar conta em um local com essa litragem.

Obrigado.
Sim, já pensei nisso que o espaço seria pequeno o problema passa mesmo pelo filtro neste momento não tenho como comprar um novo. Aliás estou a tentar reparar para evitar ter de adquirir um novo que não tenho como por enquanto. Não sei até que ponto uma caixa de arrumação com dimensões maiores não necessitará de um filtro bem mais potente... Obrigado mais uma vez.

norby escreveu:
Boas,

60l é muito pouco para duas tartarugas adultas. Há caixas de arrumaçao com boas capacidades a bons preços, proporciona-lhes uma tao grande quanto possivel.

As tartarugas nao sao particularmente sensiveis as condiçoes da agua, mas a qualidade da agua é sempre importante. Há doenças associadas á má qualidade da agua, como as doenças oculares e problemas no casco. Nao podemos esquecer que elas defecam e urinam, no mesmo meio em que comem e habitam.

Deves mudar neste momento toda a agua e limpar o habitat. Deves adicionar tanta agua quanto possivel e um bom filtro externo.

Ao introduzir as duas tartarugas vao ser criados picos de amonia, ainda nao havendo quantidade suficiente de bacterias beneficas para o ciclo funcionar. Nao me parece grave. Pode demorar é mais tempo.

É necessario mudanças de agua regulares e limpezas ao filtro. Com duas tartarugas e 60l nao sei sequer se vale a pena preocupares-te com o ciclo, o potencial poluidor é tao grande que agua vai estar quase permanentemente suja.

Como está no exterior um filtro uvc ligado algumas horas por dia pode ser util a combater a agua verde.

Acabo por dizer que quanto maior a litragem maior é o espaçamento entre manutençoes e proporcionalmente menor o trabalho.

Eu só tenho uma tartaruga, mas o meu aquario tem 500l.

Boas.

A caixa de arrumação eu posso, de facto, adquirir uma nova com maiores dimensões já estaria a pensar nisso e não será o maior problema. Como referi anteriormente ao monegascos a adversidade está em arranjar um bom filtro novo externo... Neste momento não tenho mesmo como. Não sei até que ponto o meu atual aguentará tanta litragem (pois apesar de ter as 3 formas de filtragem é relativamente fraco, creio)!

Não deve faltar muito para elas hibernarem, já não é o primeiro nem segundo ano que hibernam visto estarem na varanda. Agradeço a recomendação do filtro uvb e seria interessante mas não há possibilidade de adquirir um neste momento.

Tento arranjar uma caixa nova com maiores dimensões, mantenho o filtro por enquanto e assim que possível adquiro outro e vou fazendo TPA's maiores e mais frequentes (para evitar a água verde) e retirar detritos com uma rede. Seria esta a minha ideia para já, o que acham?

Obrigado por toda a vossa ajuda.

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Ciclo e filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclo e filtro   Ciclo e filtro EmptyQui 8 Out 2015 - 14:19

Boas novamente,

Eu adquiriria o quanto antes a nova caixa de arrumaçao (já as vi de 120 e 160l, acho - quanto maior melhor). O filtro é Uvc e nao Uvb (nao confundir com as lampadas) - aconselho pesquisa acerca do assunto - é uma boa forma de evitar a coloraçao verde em aquarios e lagos ao ar livre.

A mim parece-me bem o que propoes. Como toda a gente tem a tendencia a relaxar com as boas intençoes aconselho a compra de um novo filtro que até pode funcionar em paralelo com o actual.

Boa sorte com isso! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Ciclo e filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclo e filtro   Ciclo e filtro EmptyQui 8 Out 2015 - 14:49

Boas.

Infelizmente dentro de casa não tenho como colocá-las, logo terão mesmo de ficar no exterior. Tenderei a arranjar uma caixa com os seus 120l visto também (infelizmente) não ter disponível um espaço maior para colocar uma cx de maiores dimensões.

Filtro para já mantenho-me apenas com este no entanto já a ponderar comprar e substituir por um novo. Tenho apenas mais duas dúvidas:

1) Quanto (€) ficará aproximadamente um filtro comum externo (sem ser uvc) para filtragem de cerca de 120l de água?

2) A água verde é necessariamente algo mau para a saúde das tartarugas e deve ser evitado? Ou é apenas recomendado o uvc num sentido mais estético?

Pois certamente um filtro bom com este sistema de uvc me ficará quase ao dobro do preço de um comum.

Obrigado mais uma vez Wink
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Ciclo e filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclo e filtro   Ciclo e filtro EmptySex 9 Out 2015 - 8:28

joaonuno10 escreveu:

1) Quanto (€) ficará aproximadamente um filtro comum externo (sem ser uvc) para filtragem de cerca de 120l de água?

Depende do que escolheres. Da marca, da litragem, se é interno, externo, e por ai fora. Aconselho a comprar um bom filtro, com boa litragem, uma boa marca confere segurança, mas nao é prioritario.

Já referi á tempos na construçao de aquarios no pessoal que utilizava vidros abaixo da medida recomendada, e depois acabavam com dissabores, como aquarios partidos agua espalhada pela casa e afins. Estamos aqui a falar em variaveis diferentes mas um bom filtro ajuda muito na qualidade da agua e poupa muito trabalho em manutençoes. Acerca da poupança do vidro chamavam-lhe 'poupança porca'.

joaonuno10 escreveu:


2) A água verde é necessariamente algo mau para a saúde das tartarugas e deve ser evitado? Ou é apenas recomendado o uvc num sentido mais estético?

Pois certamente um filtro bom com este sistema de uvc me ficará quase ao dobro do preço de um comum.


Tartarugas nao sao particularmente sensiveis as condiçoes da agua, ao contrario dos peixes. A coloraçao verde é algo natural em aquarios e lagos (ao ar livre).

O sentido é mais estetico, sim. Agora não o que nao é normal é a acumulaçao de detritos que referes acima e isso pode trazer problemas aos teus animais. Tpa's e limpezas menos espaçadas sao necessarias. As tuas tartarugas já nao sao bebes.
Ir para o topo Ir para baixo
joaonuno10
Iniciante
Iniciante
joaonuno10


Masculino Mensagens : 62
Idade : 30
Localização : Porto

Ciclo e filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclo e filtro   Ciclo e filtro EmptySáb 10 Out 2015 - 10:50

Por enquanto vou manter o filtro que tenho e ver como corre. Não tenho outra solução por enquanto. Em relação à caixa arranjei apenas com 80L por causa do € e no Leroy Merlin só tinha com 80L ou 160L, essa será uma próxima aquisição mas só quando a vida melhorar, pois também necessitará de um novo filtro logo por enquanto terá obrigatoriamente de ser assim com muita pena minha.

Obrigado por toda a ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ciclo e filtro Empty
MensagemAssunto: Re: Ciclo e filtro   Ciclo e filtro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ciclo e filtro
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre cortiça como zona seca
» Filtro DIY
» Filtro uv-c
» Filtro interno
» SUMP com Caixa Vodafone

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: