Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Dúvida sobre cortiça como zona seca

Ir para baixo 
+3
Tankado
MightyCucumber
Nair
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 15 Dez 2014 - 12:01

Acabei de montar a futura casa de 3 Falsas Corcundas do Mississipi (Aquário de 60cm, com a coluna de água a ocupar cerca de 3/4 do total da capacidade do aquário), estando neste momento em rodagem para que tudo esteja pronto quando elas vieram.

Coloquei um pedaço de cortiça fervida, furada e presa por uma ventosa a uma lateral. Sei que a água com cortiça ou troncos fica acastanhada, mas isso não me aflije pois gosto do aspecto natural que conferem aos habitats e sei que não comprometem a qualidade da água.

A minha dúvida é: há algum problema se a zona seca estiver húmida, ou seja, a cortiça, por ser porosa e porque caem frequentemente pingos da tampa do aquário, nunca chegue a estar completamente seca?

Serão as minhas (da minha filha de 6 anos) primeiras tartarugas, e tenho lido que precisam secar completamente a carapaça. O mesmo se aplica ao plastrão?

Amanhã colocarei imagens da montagem que fiz para que possam dar algumas opiniões e desse modo ajudarem-nos neste início hobbie.

Obrigado desde já.
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 15 Dez 2014 - 12:38

Desde que consigam secar a carapaça totalmente penso que não há problema, mesmo que esteja ligeiramente húmido. No entanto fotos podem ajudar, especialmente para ver o tipo e grossura da cortiça. Smile

Já agora, dizes que tens uma tampa?... aquários de tartarugas não costumam ter tampa. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 15 Dez 2014 - 12:52

A ntes de mais, agradeço a prontidão da tua resposta. Depois também verei se o desenvolvimento delas será nomal.

É cortiça não processada, ou seja, um bocado de casca de sobreiro. Hoje tiro umas fotos e amanhã coloco para me poderem dar opiniões mais facilmente e com mais propriedade.

A tampa está lá por alguns motivos:
- porque ajuda a manter uma temperatura estável no interior de todo habitat, não ficando sujeito a correntes de ar ou bruscas descidas de temperatura;
- porque ela fazia parte do aquário e assim aproveitei o refletor que tinha, trocando apenas a lâmpada para uma ReptiGlo 5;
- porque assim posso ter uma coluna de água maior sem estar preocupado se as tartarugas saltam cá para fora.

É um aquário que era de peixes, e tenho algum material que reciclei, nomeadamente o aquecedor, que serve perfeitamente, e o filtro, que é uma cabeça motorizada com bom débito/hora. Quanto a este último tenho alguma dúvida quanto à eficácia, pois destina-se normalmente a fazer filtragem biológica através de areão. Como neste caso coloquei calhaus do rio (tudo devidamente fervido) sem arestas e com dimensão que não permita a sua ingestão pelas tartarugas, não existindo nenhum material filtrante para além deste, vamos ver se serve.

Senão, terei de comprar um filtro que tenha massa filtrante, mantendo porém a cabeça motorizada, pois apurei que, ao contrário do que muita gente pensa, as falsas corcundas do mississipi habitam zonas com bastante corrente e bem oxigenadas, pelo que se deleitam em ter corrente no aquário e oxigénio com força.
Ir para o topo Ir para baixo
Nair
Iniciante
Iniciante
Nair


Feminino Mensagens : 41
Idade : 42
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Filtro   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 15 Dez 2014 - 14:26

Relativamente ao filtro, podes fazer uma coisa muito simples como eu fiz: a água que sai da bomba passar por um filtro posterior, no meu caso: garrafa cheia com cerâmicas e algodão de filtragem (na verdade é quase fibra de encher casacos - comprei na retrosaria zora para encher peluches e aproveitei o restante). Deixei de ter água turva. Deixo foto. Espero ter ajudado.
Dúvida sobre cortiça como zona seca B83ceq
Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 15 Dez 2014 - 14:36

É sem dúvida uma ideia a equacionar caso verifique que a filtragem que tenho não é eficiente.

Obrigado Nair.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 15 Dez 2014 - 15:23

Boas FalseMap,

Antes de mais bem vindo ao forum.

Um aquario de 60cm parece-me razoavel para 3 tartarugas bebes, mas elas exponenciam o crescimento daqui a uns tempo terás de pensar num up-grade.

Um aquario de tartarugas totalmente tapado não é nada boa ideia. Nao deve estar tapado em mais 2/3. Caso contrario será um paraiso para fungos e bacterias.

Uma lampada Uvb tambem é necessária.
Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 15 Dez 2014 - 15:40

Olá Norby! Obrigado também pela boa receção!

Já tinha pensado nessa questão, visto que o facto de estar tapado cria um ambiente morno e húmido, propício a fungos e bactérias. O melhor será mandar fazer um vidro que cubra meio aquário. De qualquer modo e até lá, poderei também mantê-lo aberto com o suporte que ele tem.

A lâmpada que comprei, a tal Repti Glo 5.0 vem anunciada como tendo "high UVB output". Estou mais preocupado com a temperatura fora de água. Provavelmente terei que arranjar uma solução de aquecimento para quando estiverem na zona seca, sobretudo agora no inverno, visto que os nossos verões são quentes.

Estou também avisado quanto à necessidade de aumentar o tamanho do aquário de modo a mantê-las bem acondicionadas conforme vão crescendo.

Sabes dar-me uma resposta acerca do que me levou a abrir este tópico? Se as tartarugas precisam de secar também o plastrão além da carapaça?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 15 Dez 2014 - 16:38

Boas,

As vezes opto por não referir a necessidade de up-grades, até porque se são bebes com certeza um aquario de 60cm ainda tem alguma autonomia, mas é importante referir esses pormenores sobretudo tendo 3 tartarugas...

Tambem tenho um aquario de 60l mas com peixes, suponho que seja identico ao teu de 60cm. Se deixares a tampa aberta (o meu tem uma tampa para alimentar e afins) penso que fará o arejamento necessário, não desperdiçando tambem demasiado calor.

Suponho que essa lampada uvb seja tubolar, usando o suporte da cobertura?

Sim a esta altura do campeonato uma lampada de aquecimento é essencial. Podes se calhar tentar adaptar uma candeiro de mola com uma lampada de aquecimento.

Não me parece grave que se mantenha ligeiramente humido o plastrão. Se tiveres a lampada uvb e de aquecimento podes estar descansado, provavelmente só o secariam mesmo se se virassem, e isso não é lá muito natural...

Já agora aproveito para dizer que uso a lampada de aquecimento tambem durante o Verão. Esse é o procedimento correcto. Só o estou a referir porque a gente deste lado aconselha, mas as vezes estas opinoes entram a 100 e saem a 200 como se costuma dizer na giria...


Última edição por norby em Seg 15 Dez 2014 - 16:41, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 15 Dez 2014 - 16:40

Se dizes que ainda vem com casca de sobreiro agarrado, não penso que chegue a ficar assim tão húmido quanto isso. Já vi vários aquários com um setup semelhante no Youtube e em outros locais e não me pareceu haver qualquer problema, desde que esteja bem suportado e não ceda sobre o peso das tartarugas. Smile

Quanto à temperatura fora de água, um candeeiro de mola com uma lâmpada de aquacimento por cima da plataforma pode ser a solução. Existem candeeiros desses à venda por 7-8 euros, e as lâmpadas de aquecimento também são bem acessíveis. Wink Eu tenho um e as minhas tartarugas adoram empoleirar-se na plataforma, especialmente ao fim do dia.

Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 15 Dez 2014 - 16:52

Sim, a lâmpada é tubular. Sim, o aquário deve ser certamente semelhante ao teu, com uma tampa onde está o suporte da lâmpada.

O mais certo é fazer como dizem. Mantenho o aquário aberto e coloco um candeeiro de mola com lâmpada de aquecimento no rebordo do lado da zona seca.

Muito obrigado a ambos pela ajuda!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 16 Dez 2014 - 9:31

Boas,

Olha ficamos á espera dessas fotos entao!

Já agora temos um concurso de fotografia a decorrer deixo o convite tambem a participares. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 16 Dez 2014 - 12:41

Boa tarde.

Eu li o tópico na diagonal, pelo que talvez já te tenham dito isto, pelo que se já te foi dito peço desculpa.

É importante que a tartaruga consiga secar totalmente todas as partes do corpo, eu no meu aquario utilizei muita cortiça de várias formas. Houve uma fase em que como estava a plataforma construída a cortiça formava poças de água que não deixavam secar totalmente as patas. Devido a isso ficou com fungos nestas, eu reparei muito cedo e facilmente modifiquei a plataforma e tratei dos fungos.

Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 16 Dez 2014 - 12:44



Fica aqui um dos muitos videos que cheguei a fazer por me pedirem.
Acho que dá para ver como tenho as plataformas, se quiseres tira ideias se vires algo que te seja util Wink
Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 16 Dez 2014 - 14:15

Mais uma vez obrigado pelas contribuições, tanto ao Tankado (vídeo muito útil, tanto para "tartarugólogos" Smile como aquariófilos (que tem sido mais a minha ocupação desde há uns anos a esta parte, pois tenho sempre uma aquário montade nalgum lado!)

Tankado, aquele pedaço de cortiça não fará poças, é demasiado rugoso para isso, com sulcos bem fundos, mais uma vez remeto para as fotos que colocarei mas que ontem, por chegar muito tarde a casa, não cheguei a tirar. Vejo que tens as plataformas em madeira, facto que me deixa mais descansado face à minha questão, visto que me parece que a madeira pode estar húmida. Ou seja, não é essencial que a plataforma esteja 100 por cento seca (poças claro que não).

Norby, as tartarugas serão a minha prenda para a minha filhota no Natal, pelo que só as vou buscar no dia 24. Já não devo ir a tempo de participar no concurso mas sem dúvida que vou aqui descrevendo a minha (nossa) experiência com estas falsas corcundas.

Tankado, vejo que não te intimidas em manter corydoras e neons com a tua tartaruga. Confirmas que se ela estiver bem alimentada preferirá sempre a comida fácil à difícil? Não esquecendo claro que o instinto é forte e os "acidentes" podem sempre acontecer.

Mais uma vez vos agradeço pelas preciosas dicas.
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Iniciante
Iniciante
Tankado


Masculino Mensagens : 548
Idade : 31
Localização : Leiria

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 16 Dez 2014 - 14:43

Eu desde o inicio que entrei para o hobby várias foram as pessoas que me perguntaram sobre o facto de ter peixes e tartarugas misturadas.
No tempo em que tive a tartaruga no aquário, desde sempre também tive peixes. Agora tenho a tartaruga no lago exterior.

O meu aquário tem 250L e construí-o de propósito para poder ter uma tartaruga, contudo sempre tive peixes a mistura. A minha graptemys nunca me comeu qualquer peixe, havendo também plantas que ela não tocava. Conviveu com peixes no aquário, desde os seu 3.5cm's até ter um pouco mais de 12cm's e agora que está no lado está junta com as carpas...

Contudo durante um curto período de tempo possuí também um pequena pseudemys que me comeu uns quantos peixes e encontras muitas graptemys que também o fazem.

Visto isto, eu sou da opinião que cada caso é um caso, e que existem multiplas variáveis que podem ter influencia para que consigas manter, ou não tartarugas, peixes e até plantas. Tais como o espaço, alimentação, ambiente e claro o próprio individuo/tartaruga.


Se quiseres dar uma olhadela verás que ao longo do tempo o meu aquário foi sofrendo alterações, tanto em fauna como em flora...
https://www.youtube.com/user/1Tankado1/videos
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t808-aquaterrario-lago-graptemys-ouachitensis-ouachitensis

Qualquer que seja a dúvida que te surja, não existes em perguntar, que há sempre pessoal disposto a ajudar.
Aprendi muito aqui no forum ao longo do tempo com os membros mais experientes e certamente que contigo acontecerá o mesmo Wink
Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 16 Dez 2014 - 15:04

Sim, cada caso é um caso, sem dúvida. Nada como a experiência, vivida e passada de "boca em boca" para irmos trilhando o nosso próprio caminho.

Agradeço a tua disponibilidade.
Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyQua 17 Dez 2014 - 10:32

Aqui ficam as fotos, com algumas notas. A água está muito castanha devido às madeiras, e um pouco turva devido ao processo normal de equilíbrio bacteriológico, mas como não compromete a qualidade da água (poderá torná-la ácida demais com o tempo mas isso resolve-se facilmente visto que a água da rede na minha casa é alcalina).

Como ainda falta uma semana para a chegada das tartarugas, mais perto delas chegarem faço uma muda de água para que fique mais clara.

Peço desculpa pela má qualidade das fotos mas é o que se pode arranjar Smile.

Setup instalado:
- Aquário de 60x30x30, com 20 cm de coluna de água (aproximadamente 36 litros);
- Fundo em cascalho grande;
- 3 calhaus grandes;
- 2 raízes de mopani;
- 1 pedaço de cortiça;
- 1 lâmpada de 15w (45 cm) exoterra reptiglo 5.0;
- filtragem biológica através do cascalho, com água puxada por uma cabeça motorizada (Aqua Clear powerhead 20) com um débito de 480l/h;
- Aquecedor de 75w regulado para os 25º;
- 6 pés de feto de java (microsorium pteropus), que serão decorativos ou para pasto consoante a vontade dos habitantes;
- Termómetro de mercúrio, em vidro, que deverá ser brevemente substituído por um autocolante para colocar no vidro.

Em falta:
- 3 falsas corcundas do mississipi (Graptemys Pseudogeographica pseudogeographica), que chegarão no dia 24 de dezembro;
- Falta a lâmpada de aquecimento, que será instalada num candeeiro de pinças numa das laterais.

Dúvida sobre cortiça como zona seca 65vcyg

Dúvida sobre cortiça como zona seca Hwzatd

Voltarei a colocar fotos assim que se justificar, provavelmente quando chegarem as pequenas falsas corcundas, ou antes caso se justifique.
Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 22 Dez 2014 - 20:01

Ora bem, dois dias antes da chegada das 3 habitantes, aqui ficam umas fotos melhorzitas de como está o habitat delas, melhorado, já que:

- deixou de estar completamente tapado, ficando meio tapado de modo a criar mais ambiente;
- passou a ter duas lâmpadas compactas, uma de aquecimento (halogéneo 42w) e uma reptiglo 5.0 (13w).

Aproveito para deixar os votos de Feliz Natal a todos, com a garantia que antes de 2015 haverão fotos desta montagem já habitada.

Dúvida sobre cortiça como zona seca 16iyz5u

Dúvida sobre cortiça como zona seca 2ngwsh1

Dúvida sobre cortiça como zona seca Hremmu

Dúvida sobre cortiça como zona seca 14jraft

Dúvida sobre cortiça como zona seca J9stch
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 23 Dez 2014 - 1:38

eu na minha opiniao , tirava as pedras do fundo , ficavam com mais espaço para nadarem e seria melhor para fazer a limpeza .

ja agora onde vais comprar as pequenas ?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 23 Dez 2014 - 10:41

Boas

Isso está realmente bonito, apesar da cor chã.

Ficamos então a aguardar pelas fotos já com as meninas!

Feliz Natal. Wink santa
Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 23 Dez 2014 - 11:11

Bom dia pessoal. Comprei em vila franca de xira SandroA, na www.exotikjungle.com, 8,5€ cada. Estão lá até amanhã porque são prenda de natal para a minha filha. Sim, eu sei que as pedras roubam 3 ou 4 cm de coluna de água e que dificultam a limpeza. Mas farei trocas parciais com frequência, aspirando com uma mangueira. Como são grandes não a entopem. Provavelmente colocarei mais um filtro de 500l/h se verificar que a filtragem existente é insuficiente. Sacrifico um pouco o espaço em prol de um aspeto mais natural.

Obrigado norby! No dia 25 ou 26 já faço as apresentações das pequenas. Deverão ter nomes de personagens da Violetta lol! A minha filha tem 6 anos e é fã!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptyTer 23 Dez 2014 - 12:58

Eu percebo bem o que tu queres dizer. A minha tem 5 está mais-ou-menos no mesmo patamar... Very Happy geek
Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 5 Jan 2015 - 12:49

Esperando que a época festiva tenha corrido da melhor maneira e desejando a todos um ótimo 2015, aqui ficam, finalmente, algumas fotografias do Leon, da Violetta e do Diego Smile, as três falsas corcundas do mississipi (Graptemys pseudogeographica).

O Leon foi quem mais rapidamente se adaptou, nunca se escondendo e comendo logo da primeira vez que dei, é também o exemplar maior e mais claro (verde oliva e plastrão muito claro).

O Diego é quase do tamanho do Leon mas apresenta maior contraste entre o escuro da pele do corpo e os tons amarelo esverdeados das manchas.

A Violetta é a mais pequena e tem também uma tonalidade mais escura e contrastante. Era a mais tímida, mas agora, que todos acorrem freneticamente à chegada de quem vai dar comida, mostra-se até agressiva, já tendo sido apanhada várias vezes a ficar com uma pata do Diego presa nas mandíbulas. Não larga senão depois da vítima muito estrebuchar! Parece um pitbull! Não me parece ter provocado danos, pelo menos visíveis.

Neste momento todas comem como se não houvesse amanhã (Dr. Wu da Tetra para juvenis). As plantas para decoração/pasto, têm sido bastante sacrificadas, mas penso que quando estas forem vou colocar mais, já que, além de decorativas, fornecem alimento vegetal disponível 24 horas por dia, sempre se entretêm a mordiscar qualquer coisa entre as 2 ou 3 refeições diárias.

Refiro ainda que a cabeça motorizada está a funcionar lindamente e a dar conta do recado. A filtragem biológica parece suficiente, já que a água, apesar da tonalidade acastanhada derivada da inclusão da cortiça (sobre a qual deixei de ter dúvidas) e de raizes de mopani na decoração e como zonas secas, tem estado sempre límpida.

Estou a fazer mudas de 12 litros de água (de um total de cerca de 36), a cada 4 ou 5 dias, com metade de água del cano (ph 7,0 a 7,5) que deixo repousar 24 horas para evaporação do cloro, e a outra metade de água da marca Continente (ph 6,6), pelo que tenho tido sempre o ph equilíbrado nos 7,0, valor que, pelo que tenho lido, é o mais indicado para as tartarugas.

Vejo que gostam da água movimentada e bem oxigenada e que passam muito pouco tempo em seco. Porém, não é fácil verificar quanto tempo passam na realidade fora de água porque assim que sentem movimento piram-se para dentro de água.

Parece-me que estão a adaptar-se perfeitamente e que o seu comportamente é o normal.

Sem mais palavras, aqui ficam as fotos, algumas têm arrastamento já elas não param quietas e estou a usar o telemóvel evitando o uso de flash. Em breve vou fotografá-las com a minha Eos 350D e já devo sacar qualquer coisa melhor.

Dúvida sobre cortiça como zona seca S6mb9c

Dúvida sobre cortiça como zona seca K0ki2b

Dúvida sobre cortiça como zona seca N5g9kp

Dúvida sobre cortiça como zona seca 10xbyio

Dúvida sobre cortiça como zona seca 24fmipi

Dúvida sobre cortiça como zona seca 1zbgl5u

Dúvida sobre cortiça como zona seca Wjxsle

Dúvida sobre cortiça como zona seca K35auh

Dúvida sobre cortiça como zona seca 24fmipi

Dúvida sobre cortiça como zona seca 2ed5ybm

Dúvida sobre cortiça como zona seca 30wpgye

Dúvida sobre cortiça como zona seca 6pyusi

Dúvida sobre cortiça como zona seca A3yyvt

Dúvida sobre cortiça como zona seca Oat0dw
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 5 Jan 2015 - 17:39

Boas,

Parabens pelos novos habitantes!

Gostei de ver.

Cuidado para não sobrealimentares. Alimenta apenas uma vez ao dia enquanto bébés. Juvenis a cada segundo dia. Adultos umas 2 a 3x semana.

Nunca encontrei qualquer referencia a valores de Ph recomendados. Na realidade as tartarugas nao sao particularmente sensiveis as condiçoes da agua. Diria que o valor adequado será equivalente ao dos rios da zona onde são originárias. Tal como nos peixes é pior a flutuaçao de Ph do que um Ph constante.

Quanto a saltarem para a agua é um instinto normal de defesa. Já contei aqui esta história. Mas á tempos li um estudo tipo de 1900 e picos que comparavam a inteligencia de uma tartaruga terrestre e uma tartaruga aquatica. Muito sucintamente o resultado foi que a terrestre era mais inteligente. O pressuposto que fez chegar a essa conclusao é que quando colocadas em cima de uma secretária a terrestre se mantinha em cima da secretária e a aquatica imediatamente se atirava...
Ir para o topo Ir para baixo
FalseMap
Iniciante
Iniciante
FalseMap


Masculino Mensagens : 15
Idade : 48
Localização : Lisboa

Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca EmptySeg 5 Jan 2015 - 17:53

Sendo assim... sou capaz de estar a sobrealimentar. Serei mais forreta a partir de agora. Como elas comem desalmadamente...

Sim, e faz sentido que o ph ideal seja o do local de origem, pelo que farei como dizes, apostando na estabilidade.

Belo estudo esse Smile

Obrigado pelos sempre úteis conselhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre cortiça como zona seca   Dúvida sobre cortiça como zona seca Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre cortiça como zona seca
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Dúvida sobre a distancia da luz UVB da parte seca
» Tartarugas não gostam da nova zona seca???
» Parte seca em cortiça
» temperatura da zona seca
» plataforma/zona seca

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: