| Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
DoubleM Iniciante
| Assunto: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Seg 11 Fev 2013 - 13:29 | |
| Boas,
Tenho a minha tarta numa caixa de arrumação de 60l (mas deve ter uns 20l de água) com um filtro interno de carvão activado Eon 200 ( http://www.aquapor.com/en/filters/eon/eon_filter.html ) com capacidade máxima de 200l por hora.
Apesar das limitações de um filtro interno, este até não se safa mal de todo mas como a tarta come que se farta, vai acumulando detritos no fundo da caixa. Não sei bem distinguir mas devem de ser fezes e restos de comida.
Como esses detritos ainda são "granditos" não passam na grelha e na esponja do filtro e rapidamente se vão acumulando no fundo.
Só os consigo retirar mudando a água por completo.
O que queria evitar eram as mudanças tão frequentes da água e fazer apenas mudas parciais.
Vi à venda uns ditos "aspiradores" mas não sei bem como funcionam e se serão a solução para mim. Uns dizem que funcionam a pilhas, outros são manuais.. E os preços variam entre uns simbólicos 5 ou 6€ até mais de 50€. Eu não queria gastar muito dinheiro mas queria encontrar uma forma de apenas retirar esses detritos da água.
Que me recomendam? E será que existe algum truque caseiro de os retirar sem ter de comprar nada? Já experimentei com um scoop mas é difícil apanhar apenas os detritos, vem com imensa água. Também já pensei se uma simples rede não resolveria a questão. | |
|
| |
Sherazade Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Seg 11 Fev 2013 - 14:08 | |
| Boa tarde Double M,
Eu tenho exactamente o mesmo problema. Comigo, os detritos acumulam-se até debaixo e ao lado do filtro de fundo...acresce o problema pois para conseguir alimentar a minha bebé, tenho mesmo de o desligar durante um bocado e a sujidade ainda se acumula mais. Também já li sobre esses aspiradores mas ainda não arrisquei comprar nenhum. Por agora, aquilo que o filtro não consegue limpar, eu vou tirando com um coador pequenino, que comprei para o efeito, mas também o meu aquário leva menos de 10L... | |
|
| |
DoubleM Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Seg 11 Fev 2013 - 19:42 | |
| Olá Sherazade, vamos esperar que os entendidos nos esclareçam pois acredito que isto seja um problema que muita gente tenha | |
|
| |
Maria Velez Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Seg 11 Fev 2013 - 20:21 | |
| Eu não me entendo com o aspirador Prefiro usar uma daquelas redezinhas fininhas para apanhar os peixinhos de aquário, comigo funciona | |
|
| |
DoubleM Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Seg 11 Fev 2013 - 21:04 | |
| E qual o motivo pelo qual não te entendes com o aspirador? É bom saber que com a rede fininha o resultado é bom | |
|
| |
Maria Velez Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Seg 11 Fev 2013 - 21:27 | |
| Penso que seja uma questão pessoal: só quando é mesmo necessário grande concentração é que não sou despistada...ou seja...com o aspirador é água por todos os lados Convém estar num nível abaixo do aqua e vem lixo com água para uma taça balde e pingas e é confusão a mais para mim Com a rede...é só passá-la de um lado para o outro do fundo do aquário e ir apanhado o lixo. | |
|
| |
DoubleM Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Qua 17 Abr 2013 - 11:01 | |
| Acabei por fazer uma coisa artesanal que me resolve o problema.. Cortei um pedaço de uma garrafa de plástico de litro e meio e numa das extremidades meti uma rede fininha. Basta depois mergulhar a "garrafa" que os detritos ficam todos presos na rede e a agua passa | |
|
| |
blopes Membro Regular
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Qua 17 Abr 2013 - 12:10 | |
| Eu uso tipo um aspirador manual, k se encontra à venda num hipermercado e resolve o meu problema, ou parte dele... | |
|
| |
Arthas Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Seg 27 Jul 2015 - 18:29 | |
| Alguém usa os tais aspiradores? Também estou com este problema e gostava de saber se vale a pena investir nesse aparelho. Isto de limpar com um coador não é muito prático xD | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Ter 28 Jul 2015 - 9:00 | |
| Boas,
Eu tenho um e até foi caro...
Uso pouco. | |
|
| |
Arthas Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Ter 28 Jul 2015 - 9:11 | |
| Eu vi uns a 6€ e outros a 19€. Fiquei foi na dúvida sobre a eficiência. Norby, usas pouco por teres pouca necessidade ou por não cumprir com o que é preciso? | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Ter 28 Jul 2015 - 9:14 | |
| Porque não é practico de usar.
Custou salvo erro €60.
Mas um sifao é mais eficaz, estar a parar constantemente para limpar os detritos, num aquario de 500l é dose.
Foi um mau investimento. | |
|
| |
Arthas Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Ter 28 Jul 2015 - 9:25 | |
| Pois =/
Um sifão também me servia. Desde que dê para limpar os detritos que acumulam no fundo. Fica caro isso? Nunca procurei | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Ter 28 Jul 2015 - 9:27 | |
| Depende do sitio...
Talvez 4 ou €5. | |
|
| |
Arthas Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Ter 28 Jul 2015 - 9:40 | |
| Então é isso mesmo. Obrigado Norby =D vou procurar isso | |
|
| |
Arthas Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Ter 28 Jul 2015 - 9:53 | |
| Encontrei um no continente. Tentei inserir aqui o link mas diz que não tenho permissões.
Norby, se não for muito incómodo, podes ver se é o que tem no continente? Só tem um, se pesquisares por "sifão".
Desculpa lá o trabalho mas queria confirmar antes de comprar.
Obrigado! | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Ter 28 Jul 2015 - 11:09 | |
| Boas
Supostamente já devias ter autorizaçao para isso...
Sim era mesmo esse Sifao que tinha em mente. O meu é igual. Simples e eficaz. | |
|
| |
Arthas Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? Ter 28 Jul 2015 - 11:12 | |
| Não tem mal. Deve ser mais uma questão de esperar por ainda ser novo no fórum... Fixe. Muito obrigado Norby | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? | |
| |
|
| |
| Limpeza de detritos do fundo do aquaterrário. Aspirador? | |
|