Boas Fórum,
vou tentar ser o mais breve e sucinto possível com o problema que tenho em questão!
Tenho um lago em cimento de 1000 litros, cujo o fundo está com bastante terra. A água não se encontra turva porque eu tenho um filtro só a oxigenar e resulta bem.... O fundo/rampa criam uma espécie de minis algas. O que a meu ver é óptimo porque só demonstra que o lago está biologicamente habitável.
O problema é que cada vez que eu vou limpar aquela "porcaria". Costumo sacar peixes e tartarugas cá para fora e com uma mangueira e uma vassoura tirar a porcaria toda lá de dentro e voltar a encher. Isto mais ou menos de 2 em 2 meses. O problema é que eu acho que isto não está biologicamente correcto porque afinal um lago tem de ter vida. As tartarugas gostam daquilo com algas e com bichos e se cada vez que eu vou limpar vou destruir todo aquele habitat, estou a perturbar o sistema todo.
A minha principal questão é: Eu quero fazer um TPA para ai até 1/4 e conseguir tirar a tigela que está la dentro desde terra a paus e a todo o que seja lixo, e renovar o resto da água. Desta forma o impacto sobre este habitat em formação vai ser menor. Mas como é que eu vou tirar o lixo lá de dentro???
*Desculpem o testamento, mas malta que percebe desta cena é assim! =D
Cumprimentos,
Afonso Melara