Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ajuda- Izma morreu EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Ajuda- Izma morreu EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ajuda- Izma morreu EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ajuda- Izma morreu EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ajuda- Izma morreu EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ajuda- Izma morreu EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ajuda- Izma morreu EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Ajuda- Izma morreu EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Ajuda- Izma morreu EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Ajuda- Izma morreu

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
AnaOliveira
Iniciante
Iniciante
AnaOliveira


Feminino Mensagens : 6
Idade : 34
Localização : Oliveira do Bairro

Ajuda- Izma morreu Empty
MensagemAssunto: Ajuda- Izma morreu   Ajuda- Izma morreu EmptySeg 14 maio 2012 - 18:18

Boa tarde a todos,

É o seguinte comprei uma tartaruga dia 2 de Maio e morreu ontem à noite. Ela ainda não tinha lampada UVB nem filtro, mas tinha termoestato e uma temperatura constatante de 24ºC. Todo o tempo que esteve em minha casa nunca comeu e apresentou todos os sintomas de pneumonia dos quais não me apercebi porque não tinha conhecimento e só após a sua morte fui pesquisar porque sempre achei que era apenas a tartaruga ainda a aptar-se ao seu novo habitat. Gostaria de saber a vossa opinião se ela já veio doente da loja ou se ficou doente por não ter lâmpada e filtro. Gostaria ainda de realçar que na loja ela apenas tinha filtro no seu aquário.
Fui à loja reclamar e basicamente mandaram-me dar uma volta, fui mal tratada e ainda me disseram passo a citar: "se ainda tivesse sido um dia depois ainda podiamos fazer alguma coisa, agora assim não".

Gostaria de saber a vossa opinião por favor porque neste momento estou extremamente indignada pois tenho 99% de certeza que ela já vinha doente.
Ir para o topo Ir para baixo
Carolina A.
Iniciante
Iniciante
Carolina A.


Feminino Mensagens : 351
Idade : 26
Localização : Coimbra

Ajuda- Izma morreu Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda- Izma morreu   Ajuda- Izma morreu EmptySeg 14 maio 2012 - 18:32

Mas tinha quais dos sintomas de pneumonia? scratch
Ir para o topo Ir para baixo
AnaOliveira
Iniciante
Iniciante
AnaOliveira


Feminino Mensagens : 6
Idade : 34
Localização : Oliveira do Bairro

Ajuda- Izma morreu Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda- Izma morreu   Ajuda- Izma morreu EmptySeg 14 maio 2012 - 18:48

O primeiro de todos é que nunca comeu, tinha por hábito esticar o pescoço todo e abrir a boca (e eu toda contente a pensar que me estava a pedir comida), tinha expectoração no nariz, nadava (quando nadava) de lado e estava sempre na zona seca, só ia para a água quando queria ir para cima do termoestato era portanto a distância das pedras ao termoestato!
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Ajuda- Izma morreu Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda- Izma morreu   Ajuda- Izma morreu EmptySeg 14 maio 2012 - 20:42

Pois, eu ainda referi que a devias levar ao veterinário. Fácilmente identificavamos a doença no caso de teres mensionado os sintomas todos, o facto de não comer não quer dizer nada, como te disse noutro tópico. Elas quando trocam de casa levam algum tempo a ambientarem-se até com tartarugas adultas pode perfeitamente acontecer, daí não dar para fazer grande diagnostico. De qualquer das maneiras nas fotos notava-se pelos olhos que não estaria bem, falei-te na questão de arranjares o filtro, a lampada, aumentares a temperatura, comprar gotas, insistir para comer e acima de tudo levar ao veterinário.

Não tinha filtro nem lampada, mas tinhas aquecimento, portanto não acredito que tenha ficado doente em tua casa, o mais certo é ter vindo doente da loja, o que infelizmente é muito comum. Acho que fizeste muitissimo bem em ir á loja. Apesar de não servir de grande coisa, se todas as pessoas reclamarem já não é mau, pode ser que, algum dia, mudem alguma coisa (há que ter esperança na raça humana Rolling Eyes ).

Tambem acho que não te deves culpabilizar, o certo é que procuras-te ajuda. Aconselhamos sempre a pesquisar e a conhecer os animais antes de os adequirirmos, se o tivesses feito, terias facilmente identificado a pneumonia, por exemplo. Mas olha, por vezes até pessoas mais experientes erram e aprendem com isso. Acho que quem tem realmente culpa são as lojas que não mantêm os animais nas devidas condições e quem trata da sua importação, uma vez que elas vêm aos montes sem condições. A única coisa que agora podes fazer é usar este exemplo como base para aprender um pouco mais acerca destes animais, e se queres um conselho, se pensares em ter outra, não compres nas lojas, há muitas pessoas a vender e dar tartarugas, encontras imensos anuncios na net de animais sem condições que precisam de uma nova casa, estás assim a ajudá-los e a contribuir para a diminuição da importação destes animais (se as pessoas não comprarem, a importação diminui), para alem de que já existem imensas tartarugas em Portugal, tantas e tantas a serem abandonadas e maltratadas (tal como com outros animais). Não devemos pactuar com isso.
Ir para o topo Ir para baixo
AnaOliveira
Iniciante
Iniciante
AnaOliveira


Feminino Mensagens : 6
Idade : 34
Localização : Oliveira do Bairro

Ajuda- Izma morreu Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda- Izma morreu   Ajuda- Izma morreu EmptySeg 14 maio 2012 - 21:02

Inicialmente fui lá com o meu namorado, mas não quis falar porque estava muita gente na loja e eu ainda estava muita abalada. O meu namorado foi lá depois sozinho e não imaginas o quão mal foi tratado, ao ponto de o ameaçarem caso escrevesse no livro de reclamações (o que ele não chegou a fazer porque não sabia como funciona a questão dos 15 dias de reclamação após o acto de compra no caso de animais)... Acho que o mínimo que poderiam ter feito era dar-me outra o que eu julguei mesmo que fossem fazer.. Mas enfim Sad
E sim, eu tinha quase a certeza que não tinha sido culpa nossa, porque a coisa mais essencial ela tinha: o aquecimento. O filtro estavamos a pensar comprar hoje e a lampada daqui a algum tempo, mas não cabe na cabeça de ninguém dizer que se ela tivesse morrido no dia a seguir já me poderiam dar outra, e além do mais é o sofrimento que me fizeram passar por me ter apegado ao bixinho e ele ter morrido por incompetência de quem mo vendeu...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Ajuda- Izma morreu Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda- Izma morreu   Ajuda- Izma morreu EmptyTer 15 maio 2012 - 9:33

Independentemente do tempo de reclamação, podes sempre pedir o livro de reclamações, mais não fosse por terem tratado mal a pessoa. Depois ficas com uma cópia da reclamação e envias para a deco. Se temos direito de reclamar á que fazelo. Darem outra isso é relativo e concordo com não faze-lo, apesar de eles não darem condições ao animal, tambem não quer dizer que a pessoa que compra dê. Imagina que havia aí uma pessoa "super engraçada" que resolvia comprar um animal só porque não tem mais nada que fazer e o maltratasse, depois morria pedia outro, voltava a morrer, voltava a ter outro... A quantidade de animais que iriam sofrer. Mas reclamar todos devemos faze-lo e neste caso salientar e sublinhar se for preciso que a loja não dá as devidas condições aos seus animais.

(Não se pode dizer que o mais essencial é o aquecimento porque se não tiveres lampada uvb os ossos e a carapaça não se formam correctamente e se não tiveres filtro a tartaruga fica sujeita a apanhar infeções por não haver uma limpeza adequada da água. Estas 3 coisas são essenciais de igual para igual. Agora acredito é que nessas condições estando de boa saude não ficaria assim doente, pelo menos não com uma pneumonia.)

Ir para o topo Ir para baixo
amora
Iniciante
Iniciante
amora


Feminino Mensagens : 121
Idade : 31
Localização : Açores

Ajuda- Izma morreu Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda- Izma morreu   Ajuda- Izma morreu EmptyQua 16 maio 2012 - 9:43

boas, lamento q tenhas perdido a tua Izma, também perdi a minha primeira tartaruga. Por acaso o homem da loja foi simpático e ofereceu me outra, provavelmente sabia q elas estariam doentes e também pq sabia q tinha cuidado com ela, só te posso dizer para não desanimares! Infelizmente também não tenho luz uvb (já passou o tempo de "vida útil" da lâmpada) nem filtro, q estou seriamente a pensar arranjar pq a minha está se a tornar uma porca... XD como a Beatriz referiu não seriam só a falta destas condições que iriam prejudicar assim tanto a tua tartaruga, a minha está de perfeita saúde, dá é mais trabalho, mais limpezas do aquário, tenho q a por ao sol regularmente, o q vale é q aqui nos Açores temos tido uns dias de sol e calor...
O conselho que te posso dar, tendo em conta o teu aquaterrário, seria que arranjasses algo q o tapasse parcialmente, de modo a criar efeito estufa, assim sendo a diferença entre a água e o ar não seria tão significativa, estas coisas prejudicam muito as tartarugas bebes...
Bem terminando o testamento, boa sorte e espero q não desistas, existem muitas "à espera" de serem adoptadas, good luck Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda- Izma morreu Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda- Izma morreu   Ajuda- Izma morreu Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda- Izma morreu
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda!!! Não sei se a minha tartaruga MORREU!
» Penso que ela morreu, preciso de ajuda!!
» Espaço do Izma
» Morreu ou hibernou?
» Tartaruga que morreu...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: