Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Morreu ou hibernou? EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Morreu ou hibernou? EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Morreu ou hibernou? EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Morreu ou hibernou? EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Morreu ou hibernou? EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Morreu ou hibernou? EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Morreu ou hibernou? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Morreu ou hibernou? EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Morreu ou hibernou? EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Morreu ou hibernou?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
ledrumond
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : Brasil

Morreu ou hibernou? Empty
MensagemAssunto: Morreu ou hibernou?   Morreu ou hibernou? EmptyDom 6 Abr 2014 - 21:55

Comprei uma tigre d'água a cerca de 3 meses. A coloquei em um aquário com 200 litros e 5 platys que imaginei iriam virar comida dela uma hora ou outra (o que não ocorreu).

A água era mantida sempre acima de 28 graus (em São Paulo esta um calor infernal ultimamente), deixava uma lampada UVA e outra UVB ligada 12 horas por dia e alimentava a tartaruga com ração tetra especifica para filhotes.

Ela sempre esteve bem, passava bastante tempo fora d'água tomando "sol" e se alimentava normalmente. De uns dias para cá eu não estava mais vendo ela se alimentar e minha esposa que fica em casa disse que eram raras as idas dela para água atrás de alimento.

Há dois dias meu aquecedor quebrou e ontem a noite ela estava a muito tempo dentro da água, o que estranhei. Retirei ela d'água, dei um complemento vitaminico que tinha comprado direto na boca (já havia dado outras vezes), e coloquei ela na pedra, porém não durou muito e ela voltou para água (mas não nadava nem procurava comida, só ficava parada).

Hoje pela manha quando olhei no aquario ela continuava dentro dágua, imóvel, morta. Levantaram a hipotese de hibernação, mas é impossível...a água esfriou apenas essa noite(por conta do aquecedor que quebrou e eu não tive tempo de comprar outro), a noite passada foi quente e nesta foi um pouco menos, pela manhã o termometro marcava 25ºC.

As patas dela estão moles, não vejo nenhum movimento, nem mesmo no pescoço. Mexi nas pernas e braços, pescoço, cabeça...e nenhum movimento, creio que ela realmente esteja morta.

Alguém poderia supor uma causa para a morte, visto que aparentemente as condições estavam boas.

Anteriormente o aquário era utilizado para peixes, e eu mantive a mesma filtragem, um canister de 2700L/h. Nas medições de hoje a água estava com amônia menor que 0.25 e PH em 7.6

Além do já citado, eu imaginei que a falta de apetite seria por stress, já que a casa esta em obras e é uma barulheira o dia inteiro.

Outro ponto a citar é que o lado debaixo do casco dela estava com "escoriações", mas isso apareceu a 2 meses atrás, e imaginei que havia deixado a lampada proxima demais e ela teria se queimado na pedra, que estava muito quente. O lado de cima estava normal, outro ponto é que durante os três meses eu não notei crescimento algum, mas fui burro e não a medi quando comprei para comprovar isso agora.

Segue fotos da parte debaixo e de cima do casco:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Morreu ou hibernou? Empty
MensagemAssunto: Re: Morreu ou hibernou?   Morreu ou hibernou? EmptySeg 7 Abr 2014 - 9:42

Boas,

A onde tinhas o termostato? essa escoriaçao pode ser uma queimadura (elas gostam de se empoleirar no termostato)...

25º é uma temperatura perfeitamente normal. Pelo que descreves mantens todas as condiçoes para uma tartaruga.

É possivel que quando a compras-te ja viesse com alguma enfermidade...
Ir para o topo Ir para baixo
ledrumond
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : Brasil

Morreu ou hibernou? Empty
MensagemAssunto: Re: Morreu ou hibernou?   Morreu ou hibernou? EmptySeg 7 Abr 2014 - 12:44

O termostato não era o mais adequado, pois era daqueles de pendurar no vidro do aquário. Quando a comprei parecia sadia, comprei em uma loja legalizada, com nota fiscal e certificado do ibama, tudo certinho. Uma pena a morte precoce.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Morreu ou hibernou? Empty
MensagemAssunto: Re: Morreu ou hibernou?   Morreu ou hibernou? EmptySeg 7 Abr 2014 - 13:32

Por norma as tartarugas sao animais resistentes, mas enquanto bébés sao ainda muito frageis...

É realmente de estranhar um animal com as condiçoes que a tua tartaruga tinha morrer, mas tal tambem acontece no meio natural, onde a natureza tambem vai fazendo a sua selecçao e muitos animais nao chegam sequer a adultos... Estou realmente inclinado a pensar que a tua tartaruga padecia de alguma enfermidade, ou algum problema talvez congenito...

Com as condiçoes que dispoes nao me deixaria desanimar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
lehepe
Iniciante
Iniciante
lehepe


Masculino Mensagens : 239
Localização : Brasilia/DF Brasil

Morreu ou hibernou? Empty
MensagemAssunto: Re: Morreu ou hibernou?   Morreu ou hibernou? EmptySeg 7 Abr 2014 - 14:53

Olha também acho que ela já estava doente. Pois pelo tamanho dela me parece muito pequena para 3 meses, parece o tamanho de filhote de 1 ou 2 meses. Uma doença já existente explicaria o fato dela não crescer mesmo tendo todas as condições.

Esta marcas no plastrão não são a marcação do criadouro ? Parece um R 2 escrito ? (Reserva Romanetto 2)

Ir para o topo Ir para baixo
ledrumond
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 3
Localização : Brasil

Morreu ou hibernou? Empty
MensagemAssunto: Re: Morreu ou hibernou?   Morreu ou hibernou? EmptySeg 7 Abr 2014 - 17:07

Ele realmente veio da reserva romaneto, mas nem percebi essas letras ainda..rs
Ir para o topo Ir para baixo
lehepe
Iniciante
Iniciante
lehepe


Masculino Mensagens : 239
Localização : Brasilia/DF Brasil

Morreu ou hibernou? Empty
MensagemAssunto: Re: Morreu ou hibernou?   Morreu ou hibernou? EmptySeg 7 Abr 2014 - 17:39

Perguntei porque se não for as letras esta manchas podem indicar uma infecção interna.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Morreu ou hibernou? Empty
MensagemAssunto: Re: Morreu ou hibernou?   Morreu ou hibernou? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Morreu ou hibernou?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A minha tarta morreu
» Ajuda- Izma morreu
» Será que morreu?
» Tartaruga que morreu...
» Não sei se a minha tartaruga MORREU! - SOS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: