| e plantas? | |
|
+33SamuelRodryg SCarapeto Miriam RingoF. kilava jose luis Sofia OD Helder & Ana Leinad97.45 blopes moraes Kunami Nasu. SandroA Rik reivax RicardoF RB P TURTLE BeatrizL Pictus Hugo Abreu vicenteanjos TS. caiovp2 DARKasNIGHT Konigvs bea_rock Renato Apalone norby Fula Guilherme 37 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Seg 19 Ago 2013 - 12:02 | |
| Ainda sobre os medronheiros, o que me parece de os ver na natureza é que eles até gostam de terrenos argilosos, encontrei muitos a nascerem num sítio aplanado por retro-escavadora e o terreno era argiloso e no meio de pedregulhos!
Estava-me a esquecer, a terra que eu mais uso, é terra do monte, onde metem os ramos de eucalipto e pinheiro depois do abate, aquilo passado uns anos fica uma terra fofa (especialmente boa para orquídeas) e eu vou lá e trago aos carros de mão para os azevinhos (que tb gostam) e para outras plantas. Mas como é lógico há plantas que não gostam tanto.
Quanto aos azevinhos, eles tendo raiz toleram bem o transplante, mesmo nesta altura que como se sabe não é nada propícia, mas pode-se mudar de vaso na boa. Aliás eu tenho centenas deles que vou agora começar a mudar para garrafões de água e não há problema. Tenho de ver se vou vendendo porque são muitos e depois no inverno transplanta mais umas quantas dezenas! Já dei uns quantos, e também vendi bastantes, mas acredito que os conseguirei vender muito melhor quando tiverem bolas vermelhas, só que isso demora, mas é esperar. Também já vendi a um tipo na net que queria à força toda encontrar azevinho macho e disse-me que nunca viu à venda. Lógico que os que se vendem são provenientes de estacas de fêmeas porque é o que tem valor valor comercial, mas também pode ter utilidade para fazer a polinização. | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Seg 19 Ago 2013 - 17:38 | |
| - Konigvs escreveu:
- Bem e chegaram os papiros, que quase não sabiam no carro! Têm dois metros de altura!
Por acaso estava a ficar desanimado... só ficaram três hastes em pé os outros secaram. E foi estupidez minha pois ficaram no carro das 4 da tarde até à noite a apanhar sol. Mas entretanto já estão cheios de raízes por todo o lado e já tem dois novos filhotes com uns 10cm de altura. Agora não sei é se arranque a gilbardeira e os coloque lá.... também gosto dos papiros que o Guilherme me arranjou, tenho de pensar bem até novembro, altura em que devo mudar as coisas.
Última edição por Konigvs em Seg 19 Ago 2013 - 20:47, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Seg 19 Ago 2013 - 20:35 | |
| queres um conselho? fica com os papiros do guilherme, que eu trato te desses agora a serio, ai em cima nao sei, mas aqui em baixo tenho visto os papyrus feios no inverno, das geadas talvez, os meus aguentam na boa, agora esses nao sei, | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Seg 19 Ago 2013 - 20:51 | |
| Acho que cada planta tem o seu valor, estes são mais altos não sei até que ponto pondo no sítio da gilbardeira depois não me vão sombrear demasiado o lago. Mas é curioso que tenho uma tartaruga que agora vai sempre para a sombra da gilbardeira enquanto as outras ficam a torrar!
Olha por aqui não tenho visto destes papiros...só mesmo no jardim botânico do Porto. Geada aqui onde moro cai bastante, que até as estrelícias ficam sempre com as folhas queimadas. | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Seg 19 Ago 2013 - 21:40 | |
| aqui as geadas nao me queimam as estrelicias, pelo menos as adultas, aqui o meu medo é do vento, se o proximo inverno for como o passado tou lixado, ja tou a reforçar os paus nas arvores e plantas altas | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Qua 21 Ago 2013 - 20:59 | |
| Tínhamos falado de madressilva no tópico da Sofia, depois não comentei, mas se o Guilherme já tentou inclusive até com raíz e não conseguiu, eu já perdi as esperanças, mas nada como tentar, às vezes basta mesmo um bocado de sorte! | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Qua 21 Ago 2013 - 21:04 | |
| exacto, la por eu nao conseguir, nao quer dizer que nao consigas, alias, eu até acho que sei o que fiz mal, ter raiz não quer dizer que peguem todas, ha ue saber qual a melhor altura, no meu caso as tentativas foram no verão, pq so no tempo quente é que dou passeios maiores com o cão pela mata, alem de ter tirado plantas em flor (epoca onde consomem muita energia), metiãs em vasos e sou sincero desleixei me um pouco, e quase de certeza que morriam desidratadas, mas olha, eu agora faço com todas, sempre que meto uma estaca ou uma planta de raiz, meto o vaso dentro dum saco, para a planta não desidratar, neste momento consegui enraizar com esse metodo, 6/10 pernadas de alfazema que cortei, e uma estaca media de ficus benjamina | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Qua 21 Ago 2013 - 21:16 | |
| Pois agora de verão não é boa altura não, nem na época de floração, mas também não se perde nada em tentar com estacas, o prejuízo é zero! Eu já ando de olho numa glicínia de um gaijo aqui da aldeia que tem uma quinta que nunca mais acaba, e na camspis de um tipo cá da rua, ambos têm as trepadeiras a estorvar à rua. Passo lá e trago umas estacas! Olha consegui finalmente clonar a minha romazeira também por estaca, no ano passado fui demasiado impaciente e tramei-me que ela depois secou, este ano deixei-a estar até puxar segunda vez. Romazeira e glicinia dão bonsais porreiros: | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Qua 21 Ago 2013 - 21:42 | |
| romanzeira tenho uma estaca que meti na primavera, estava a florir, mas cortei as flores, pq so tinha 3 folhas, e para ela não gastar energia desnecessariamente, cotei as flores glicinia tou a tentar por semente, tinha aqui umas que comprei, a ver se dá, pelo que tenho pesquisado, germina bem, a ver vamos a glicinia em bonsai, tenho ideia que é um trabalhão que vale a pena, é uma trepadeira que cresce muito rapido e para fazer bonsai deve ser altamente gratificante | |
|
| |
Leinad97.45 Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Qua 21 Ago 2013 - 22:30 | |
| Eu tenho uma romazeira com mais de 2 metros e tal. | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Qua 21 Ago 2013 - 22:32 | |
| ganda bonsai que tens lol | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Qua 21 Ago 2013 - 22:41 | |
| A que tenho plantei em 2009 mas ainda não deu romãs, também li que só a partir do 5º ano, portanto não vale a pena stressar. | |
|
| |
RingoF. Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Ter 27 Ago 2013 - 12:03 | |
| Sendo o Agrião uma planta semi-aquática e comestivel ... será que se pode dar as tartarugas ? | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Ter 27 Ago 2013 - 12:12 | |
| Sobre alimentação está tudo nos inamovíveis: - M. escreveu:
- vegetais, como cenoura, ervilha, agrião, abóbora, bróculos… | |
|
| |
Miriam Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Ter 27 Ago 2013 - 12:58 | |
| Olá! Os agriões são comestíveis e de que maneira! Comigo, tem sido uma luta...! Sempre que planto uns pézinhos de agrião nas margens do lago, evaporam-se completamente de um dia para o outro Aquelas bandidas não deixam os pézinhos crescer, de tão loucas que são por agrião!! Cumprimentos, Miriam | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Ter 27 Ago 2013 - 13:07 | |
| Curioso, as minhas bichas de manchas vermelhas não me parece que vão assim muito à bola com verduras! Ok de vez em quando os jacintos aparecem com umas dentadas, mas de resto... Mas é uma coisa a pensar, talvez achem os agriões diferentes! | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Qua 28 Ago 2013 - 21:15 | |
| Ora bem.... Três semanas depois e tenho um filhote já com um metro de altura!! E ao todo já deve ter uns 10 filhotes novos! Está-me cá a parecer que depois dos azevinhos vou ter um verdadeiro arsenal de papiros cá em casa! | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| |
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Qua 28 Ago 2013 - 21:47 | |
| Eu em breve vou dividir aquela touceira toda! Tenho umas floreiras grandes em pedra na frente da casa, acho que vou tapar os buracos e meter lodo e água e papiros! Aquilo a crescer daquela maneira quer dizer!!
| |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Qua 28 Ago 2013 - 22:11 | |
| | |
|
| |
P TURTLE Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Qua 28 Ago 2013 - 22:35 | |
| | |
|
| |
Leinad97.45 Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Qui 29 Ago 2013 - 1:39 | |
| Um dia tambem tenho que tirar umas fotos gerais as orquideas da minha mae, que devem estar perto da centena de vasos | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Qui 29 Ago 2013 - 12:24 | |
| orquideas só tenho cymbindums que são terrestres e como são de montanha,aguentam o frio,estando o ano todo na rua e tambem tenho a euphorbia que tens na segunda foto, queria ver se arranjava agora de flor branca e amarela | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Qui 29 Ago 2013 - 20:27 | |
| Bem, hoje resolvi mudar os papiros e tive um surpresa!! Em três semanas aquilo tomou conta da terra toda, que era imensa! Estou parvo! | |
|
| |
SCarapeto Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Sex 30 Ago 2013 - 15:51 | |
| Adorei este tópico. Eu para além do gosto pelas tartarugas, gosto de todos os animais e também adoro plantas e tenho imensas, não sei o nome de quase nenhumas mas ainda assim por aquilo que vi aqui tb gostam de suculentas e tenho algumas, posso tirar fotos dos vasos onde as tenho e se alguém quiser trocar também não me importo.
Tb tenho um bonsai e um azevinho, eeheheh e papiro e nenufar e moragos e uma data de flores, inclusive uma glicinia mas não é em formato de bonsai. Gostava de ter uma romã para fazer bonsai e tenho ando em alguns hortos à procura mas ainda não encontrei, se por acaso souberem de algum sítio aqui na zona de Lisboa ou perto da Lourinha (onde tenho todas estas plantinhas que o apartamento aqui em lx é pequeno) avisem-me.
Obrigada bom fds | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: e plantas? | |
| |
|
| |
| e plantas? | |
|