| e plantas? | |
|
+33SamuelRodryg SCarapeto Miriam RingoF. kilava jose luis Sofia OD Helder & Ana Leinad97.45 blopes moraes Kunami Nasu. SandroA Rik reivax RicardoF RB P TURTLE BeatrizL Pictus Hugo Abreu vicenteanjos TS. caiovp2 DARKasNIGHT Konigvs bea_rock Renato Apalone norby Fula Guilherme 37 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Sáb 13 Jul 2013 - 13:41 | |
| alem de darem fruta, esteticamente são bonitos,dão umas folhas muito simples | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Dom 14 Jul 2013 - 17:05 | |
| ha uns meses atrás fiz uma experiemcia, comprei nozes pecan no jumbo e semei, depois esqueci me do que tinha semeado naquele vaso, até começarem a sair as folhas adultas de arvore e este meu menino que floresce todos os anos Mammilaria e para adoçar a boca eis: | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Dom 14 Jul 2013 - 18:07 | |
| Olha, ainda há umas semanas tirei a seguinte conclusão, a melhor forma de semear algo mais complexo é meter as sementes num sítio qualquer e esquecer-mo-nos delas. Quando chegar a altura depois temos uma bela surpresa. Isto aconteceu-me com sementes - melhor dizendo - com bagas (frutos) de gilbardeira. Num dos meus passeios pelo parque biológico apanhei umas sementes do chão e depois meti-as na pequena cova de um limoeiro. Qual não é o meu espanto tinha duas plantas com uns 5cm à coisa de um ou dois meses!! Se andasse com mil cuidados, a fazer estratificações ou outras cenas quaisquer, na volta não tinha nascido nada! É que nem sequer retirei as sementes da polpa! Não fiz nada, só as enterrei e voilà!!
Esse teu cato creio que é parecido com um que a minha mãe tem, eu tenho fotos é só questão de procurar e já meto aqui.
| |
|
| |
Konigvs Iniciante
| |
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Dom 14 Jul 2013 - 20:07 | |
| yap o cacto não é o mesmo, mas pertence á familia das mammilarias, mas esses são lindissimos, tenho algumas dezenas de cactos e so os da especie mammilaria é que ja floriram e são todos rosas claros, esse escuro é giro acerca das sementes tens razão, isso está me a acontecer agora por exemplo com anonas, fui maricas na sementeira e nao nasceu nada, e deitei as outras sementes fora para o meio das terras, agora em todos os vasos que usei aquela terra tenho anonas a nascer lol contei ja umas 6 anonas, e granadilhas(maracujá amarelo) tenho uns 10 ja com um palmo, e aqueles que eu semeei nao nasceram
isto da jardinagem eu costumo fazer 50/50, metade faço como a "net" diz a outra metade é como eu acho que deva ser, o que é certo é que até agora tenho tido sorte com ambas as partes, apesar de ter quebras, depois claro depende das especies, tenho delonix regias que essas nem que fossem benzidas pelo pápa germinavam, se nao levarem com agua a ferver em cima ou com fogo não germinam | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Dom 14 Jul 2013 - 21:28 | |
| Tal e qual como eu. Eu agora começo a meter sementes em vasos que já têm outras plantas. Só que às vezes acontece-me coisas estranhas, do género, ter um vaso grande com um acer palmatum, e ter lá metido duas sementes de girassol, agora os girassóis estão quase maiores que o acer!!! E não posso meter os girassóis ao sol, senão asso as folhas do acer!! Também tenho um daqueles tabuleiros de sementeiras, mas ainda assim acho que às vezes mais vale deixar as sementes ao deus dará! Só que claro tendo as semente debaixo de olho vamos sempre controlando. Mas olha as sementes de medronheiro, atirei lá para uma caixa de plástico e nasceram que foi uma maravilha! | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Dom 14 Jul 2013 - 21:41 | |
| os meus nao estao a crescer, ja os transplantei e ainda nao se ambientaram, pode se que agora com esta chuvinha arrebitem , ja os azevinhos... esses ja estão com um palmo de altura e as folhas ja picam se tocares, estao lindos | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Dom 14 Jul 2013 - 22:51 | |
| - Konigvs escreveu:
- Eu andava a pesquisar por suculentas a ver se encontrava uma espécie que arranjei, acho que foi uma vizinha que deitou fora no monte, e eu como trago muitas plantas que os outros deitam fora trouxe-a logo e já está a puxar rebentos. Mas na minha pesquisa ainda não encontrei nada igual...
É isto: À partida parece uma suculenta tipo chorão da praia... mas vou esperar que cresça mais. | |
|
| |
P TURTLE Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Sex 19 Jul 2013 - 12:13 | |
| - Konigvs escreveu:
- Konigvs escreveu:
- Eu andava a pesquisar por suculentas a ver se encontrava uma espécie que arranjei, acho que foi uma vizinha que deitou fora no monte, e eu como trago muitas plantas que os outros deitam fora trouxe-a logo e já está a puxar rebentos. Mas na minha pesquisa ainda não encontrei nada igual...
É isto:
À partida parece uma suculenta tipo chorão da praia... mas vou esperar que cresça mais. Parece-me um "exemplar" de bálsamo azul ( Senecio mandraliscae). | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Sex 19 Jul 2013 - 12:33 | |
| Quer-me parecer que acertaste em cheio. Obrigado | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| |
| |
Guilherme Membro Viciado
| |
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Ter 6 Ago 2013 - 21:53 | |
| A senhora disse-me que deita disto fora aos montes e que também dá bastante. Sim, tenho de ler bastante sobre a planta, e qual a melhor forma de a propagar, ainda tenho de ver onde meter isto para já ainda de forma provisória. | |
|
| |
kilava Membro Regular
| |
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Sex 9 Ago 2013 - 22:23 | |
| a primeira é comestivel, são malvas a segunda parece uma que é da familia da batata mas nao tenho a certeza (se for é toxica) mas como nao sei, arranca o mesmo acontece com a terceira, para nao arriscar, arranca semeia agrioes aí, nabiças, couves etc, alem de crescerem rapido, tens sempre saladinha para elas | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: e plantas? Sex 9 Ago 2013 - 22:31 | |
| thanks! isso é mesmo que vou fazer amanha arranco as deixo so as malvas! a outra que não está nas fotos e que nasceu naturalmente foi o dente de leao. Grande SORTE a minha! | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Sex 9 Ago 2013 - 23:15 | |
| ya, aproveita as sementes do leao, semeia em terra boa e transplanta para aí, assim tens mais taxa de germinação | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: e plantas? Sex 9 Ago 2013 - 23:41 | |
| as sementes de leao como é que são? estão onde? | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Sáb 10 Ago 2013 - 12:59 | |
| são aquelas cenas pretas minusculas que estao agarradas as "penas" aquilo que se assopra | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Dom 18 Ago 2013 - 21:29 | |
| uma pequena parte da minha coleção de cactus e suculentas uma gasteria que ja a tenho ha uns 4 anos e so da uma folha nova por ano, e morre uma folha tambem por ano, não passa daquilo duas echeverias que comprei no continente, vinham muito pequenininhas e ja deram ganda pulo para terem uma noção aquela crassula que está num vaso branco (auilo é um garrafao de 5 litros), so para terem comparação de tamanhos | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Dom 18 Ago 2013 - 21:46 | |
| Já tens aí uma coleção de respeito!
Eu trouxe um bocado de cato que estava no chão, no jardim botânico, ainda pensei que aquilo pegasse, mas hoje vi que a parte que estava na terra estava apodrecida. Mas ele ainda está verde... retirei a terra e meti outra. Vamos ver. Ainda não o dou por perdido! | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Dom 18 Ago 2013 - 21:54 | |
| epa, corta a parte podre e deixa so a verde e rápido senao vais perde-lo, e antes de voltares a plantar deixa o cacto(ferida) cicatrizar aí uma semana ao ar
a minha coleção ta sempre a crescer, so neste momento devo ter uns 30 cactus/suculentas que nasceram, costumo comprar sementes, depois arranjo te uns bacanos olha lá, os medronhos não passam daquilo 2cm altura, será da minha terra? so uso terra de composto, os azevinhos ja passam um palmo de altura e estao fortes, tão fortes que as folhas picam eu acho que os transplantei muito tarde, eles agora devem ter parado o crescimento, não sei | |
|
| |
Konigvs Iniciante
| Assunto: Re: e plantas? Dom 18 Ago 2013 - 22:13 | |
| Por acaso nunca comprei sementes de cato, mas também é sempre uma boa possibilidade.
Isso dos medronhos é um bocado estranho, mas da terra não acho que seja, eu também costumo usar terra do composto para vasos... Mas se eles estão bem pegados, terão de crescer obrigatoriamente! Os que tenho maiores até já estão a puxar de novo.
Tive foi que tirar os vasos todos do sol, e meter tudo o mais à sombra possível, com este "verão mais frio de sempre" ainda me seca tudo!! | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: e plantas? Dom 18 Ago 2013 - 22:23 | |
| sim, os meus estiveram sempre a sombra por isso mesmo, os azevinhas apanham algum sol, mas esses estão num garrafão fundo e a terra nunca seca
germinar cactus/soculentas é super simples, manter a terra sempre humida e quando estiverem com uns 4 ou 5 cm de altura, começaõs a tratar como cactus eu uso uma mistura de terra, argila espandida picada e um pouco de perlite(não obrigatoria, como tenho sempre para incubar os ovos), numa caixa fechada sem buracos, tenho uma caixa cheia deles, uma tem meia duzia pq usei terra sem argila e compactou muito e tava muito alagada lol, | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: e plantas? Seg 19 Ago 2013 - 10:39 | |
| | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: e plantas? | |
| |
|
| |