| Limpeza de filtro externo | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
bea_rock Iniciante
| Assunto: Limpeza de filtro externo Qui 17 Fev 2011 - 19:15 | |
| Tenho um filtro da tetratec ex700 no meu aquário, e este fim de semana queria limpá-lo porque já o tenho há cerca de um mês.. Ele tem cerâmica, esponja para filtração biológica, bioballs, carvão e almofada filtrante, por esta ordem de baixo para cima. Como proceder à sua limpeza sem danificar a colónia de bactérias? De quanto em quanto tempo trocar os materiais que ele contém? A ordem dos materiais é a mais indicada? O senhor da loja disse-me que o mais indicado seria ter as bioballs por baixo e a cerâmica no meio, mas eu deixei como vinha da fábrica.. De mês a mês é o indicado para limpar o filtro? Obrigada desde já | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: Limpeza de filtro externo Qui 17 Fev 2011 - 20:58 | |
| deves limpar as cerâmicas e as bioballs com agua do aquario e o resto do filtro pode ser com agua corrente para sair bem a sujidade, nao existe um tempo maximo para limpar o filtro deve ser limpo quando vires que esta a perder a força ao enviar a agua. | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Limpeza de filtro externo Sex 18 Fev 2011 - 9:57 | |
| Boas,
No meu filtro externo uso a ordem que te indicaram na loja.
Pessoalmente estabeleci uma rotina de limpeza mensal do filtro. E a mudar será para limpezas menos espaçadas nunca o contrario...
As materias filtrantes nao tem desgaste, tirando o carvao activo que deve ser trocado a cada 1 ou 2 meses (eu mudo mensalmente). As restantes materias para alem de serem lavadas ou enchaugadas com agua do aquario podem ser fervidas que ficam como novas. Por causa da colonia de bacterias este processo (da fervura) deve ser feito espaçado no tempo e com uma materia filtrante de cada vez.
Aconselho tambem a lavagem da esponja com agua do aquario. | |
|
| |
bea_rock Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de filtro externo Sex 18 Fev 2011 - 12:27 | |
| Ok, obrigada pelas respostas, vou então tratar disso este fim de semana. Mas as esponjas também passam por esse processo da fervura ou apenas as bioballs e as cerâmicas? Seriam então fervidas as cerâmicas este mês, no seguinte as bioballs e por aí fora?
| |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Limpeza de filtro externo Sex 18 Fev 2011 - 13:02 | |
| Nao sei que te diga...
Diria para ferveres as ceramicas este mês e as bioballs daqui a uns 6 meses (ou até um ano) e por ai fora.
A esponja pode levar uma lavagem mais rigorosa de tempos a tempos mas por causa da colonia de bacterias diria que a rotina de limpeza deve ser feita com a agua do aquario.
Em 4 anos nunca fervi as minhas ceramicas, limito-me as limpezas mensais regulares.
De resto aconselho tambem uma boa rotina de Tpa´s por forma a garantir a integridade e qualidade da agua.
| |
|
| |
bea_rock Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de filtro externo Sex 18 Fev 2011 - 13:07 | |
| Ok, vou ver o estado em que estão as matérias filtrantes e depois logo se vê
| |
|
| |
Apalone Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de filtro externo Sex 18 Fev 2011 - 13:51 | |
| Eu tb limpo as cerâmicas com a própria água e à temperatura do aquário mas com tanta sujidade não sei se ficam rapidamente entupidos e se lhes falta oxigenio. Estou a pensar usar leca (argila expandida), fazer dois sacos e ao fim de uns meses deitar um fora e fazer outro que sai mais barato. Há quem use para ciclideos tb deve dar para tartarugas. | |
|
| |
bea_rock Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de filtro externo Sex 18 Fev 2011 - 19:17 | |
| Onde arranjas os materiais para fazer isso?
| |
|
| |
Apalone Iniciante
| Assunto: Re: Limpeza de filtro externo Sex 18 Fev 2011 - 22:51 | |
| Casas de material de jardinagem ou material para as obras. O Leroy ou Aki por ex têm. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Limpeza de filtro externo | |
| |
|
| |
| Limpeza de filtro externo | |
|