Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
james
Iniciante
Iniciante
james


Masculino Mensagens : 14
Idade : 34
Localização : Blumenau, SC, Brasil

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQua 26 Jan 2011 - 17:08

Bom amigos, iniciando no fórum, venho lhes trazer minhas idéias e principalmente adquirir conhecimento com os amigos...

Então venho através deste tópico, trazer pra vocês meu aquaterrário que foi iniciado no dia 24 deste mês corrente, para minha
Tartaruga de orelhas vermelhas com seus 13 centímetros e meio de casco, que atualmente está num tanque da lavação de casa e
pra minha Jabuti tinga, com seus 17 centímetros de casco que apareceu recentemente na porta da casa da minha sogra, em decorrência
das catástrofes que minha bela cidade de Blumenau passou nesses últimos dias...

como não tenho conhecimento com jabutis, venho conversar com vocês, para ver se é possível a convivência das duas espécies num mesmo aquaterrário...
E também por último mais não menos importante, peço para vocês que me ajudem com idéias e dicas para completar esse aquaterrário, na parte estética e
funcional pros dois animais conviverem tranquilamente...


mais enfim chega de falatório e vamos para as fotos, para que iluminem vossas idéias.

Tartaruga de orelhas vermelhas (trachemys scripta elegans)
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc01000k.th

Jabuti tinga (Geochelone denticulata)
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc00991nm.th

aquaterrário vista frontal
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc00993m.th

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc00995tj.th

E aqui uma foto do tanque que meu pai construiu, uma espécie de reservátorio, mais que é usado também como um tanque pra peixes e até para banho nos dias de calor Cool
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc00994.th



bom o aquaterrário vai funcionar da seguinte forma:
a água vai cair nele através de um cano, que por gravidade vai sugar a água do tanque maior, e escoar por um cano com um pequena saida de água, que eu imaginei dentro de um vaso pra formar uma cascata ou até mesmo montar uma cascata com pedras...
e vai ter um cano onde a água vai escoar continuadamente, mantendo o nível da água com uma regulagem de altura.

então a parte de abastecimento está ok, pelo menos eu acredito. Só tenho dúvidas com o Jabuti que possa vir a entrar no tanque através da rampa
e nao sair mais, já que é um animal 100% terrestre.


bom finalizo o tópico para que vocês possam avaliar, o trabalho e vir com as críticas e idéias construtivas...

peço também a moderação a permissão para poder sempre atualizar o tópico com fotos e etc...


agradeço desde já.
um Abraço James




Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQua 26 Jan 2011 - 22:17

Antes do mais lamento a catástrofe que assolou vários sítios no Brasil, as imagens são horríveis.
Depois acho muito bom esse tanque vai ficar bem bonito, depois gostava de ir vendo mais fotos. Essa terra se calhar vai é sujar muito a água.
Tenho um jabuti macho e ele não sabe nadar, aí ele vai-se afogar. O meu no Inverno vem para casa devido ao frio mas no Verão anda no quintal.
Foi bom adoptar o bichinho mas acho que aí não se pode ter espécies silvestres mas pelo mapa de distribuição não tinha ideia que eles existiam aí tão para sul.

Se não sabe o tipo de alimentação tem aqui algumas dicas: https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t580p15-help-me-o-que-esta-acontecendo-com-a-minha-turtle

Ir para o topo Ir para baixo
james
Iniciante
Iniciante
james


Masculino Mensagens : 14
Idade : 34
Localização : Blumenau, SC, Brasil

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 1:07

Bom primeiramente Boa noite, e obrigado pelos sentimentos, muitas pessoas aqui sofreram bastante e ainda continuam sofrendo, mas enfim a vida continua....

Então, naquela parte onde está a terra, está crú ainda, acredito que vou plantar
grama, usar pedras e até areia... mas espero que vocês me passam uma idéia mais
concreta, para fazer dali o melhor local para minha Tartaruga, pois decidi que minha jabuti nao ficará mais junta a ela pelo motivo abaixo...



Bom hoje encucado com minha suposta Jabuti tinga, pensando o por que ela ser tão diferente, depois de muito procurar na internet consegui achar um cidadão aqui do sul do país com uma dúvida parecida com a minha: "qual é a espécie da minha tartaruga?" . Pois bem, vim a descobrir que a minha Geochelone denticulata, na verdade é uma Tartaruga do Chaco (Chelonoidis chilensis) que vive aos aredores do Brasil... ou seja, Na Argentina, Paraguai, Bolivia, e por ai vai...

Até onde eu li, não houve comercialização legal desta espécie peculiar para o Brasil, nem nunca ouvi falar a respeito, seja criação, zoológico ou escola...

Então pergunto a vocês, oque eu faço?
como vou proceder com ela?

não sei se é permitido, mais vou postar um link aqui aonde consegui todas as informações desta espécie...

http://www.tartarugas.avph.com.br/tartarugadochaco.htm


se não for permitdo peço aos moderadores que retirem o link o mais rápido possível para não haver problemas futuros...


agradeço desde já.
James

Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 18:42

o lago é um lago de sonho, acerca da jabuti, tenta encontrar um sitio "selvagem" de onde ela apareceu, uma planicea com capim longe das estradas ou um bocado de selva tropical, ela apareceu pelo proprio pé dela ou veio com alguma inchurrada?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 19:31

De certeza que é uma Geochelone chilensis, James? scratch
´Não tem bem os tons dela... Vê lá se ela tem uns esporões, atrás, entre a cauda e as patas...
Elas realmente não podem estar juntas, porque não são da mesma espécie, uma adora água , a outra só pode estar com água a poucos cms... Não se devem juntar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
james
Iniciante
Iniciante
james


Masculino Mensagens : 14
Idade : 34
Localização : Blumenau, SC, Brasil

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 20:06

Pois bem, ela apareceu no pé da escada, no domingo de manhã, este último, toda suja de lama seca, mais mesmo assim muito suja, a rua onde ela apareceu é um lugar com estrada de terra,muito pó e muito movimento de carros, mas o detalhe que é um fim de rua...
não possuí planices nem mato baixo por perto, o local é cercado de morros e grotas rochosas, um local super úmido, com nascentes de água.
concerteza ela não é nativa da região.

o único detalhe que dois dias antes, Blumenau foi assolada por fortes chuvas, onde ocorreu deslizamentos e enxurradas, até quedas de casas... essa rua onde foi encontrada foi umas das mais afetadas, um verdadeiro caos...

Não queria soltar ela porque temo que ela possa morrer na natureza, levando em conta que ela possa ter fugido de um cativeiro, também temo pela segurança dela ao caminhar e cair em alguma rua muito movimentada, acredito que comigo ela estaria mais segura....


Também decidi que elas realmente nao vão mais ficar juntas, vou ter que fazer um terrário separado pra ela, mais nao começei ele ainda pelo fato de não saber com clareza qual é o habitat correto a ser feito...

Vou colocar mais algumas fotos aqui pra vocês verem, talvez assim descubram a espécie dela...

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc01001m.th

seriam esses esporrões RP?
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc01002e.th

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc01003i.th

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc01004l.th

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc01005a.th

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Dsc01007z.th



Uma observção: ela é bem mansa, e não tem medo de humanos.









Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 21:39

Ela é muito bonita, podes-lhe dar um banhinho de água tépida e escovar com uma escova de dentes velha na carapaça.

Os esporões de que falava eram entre a cauda e as poatas, atrás, mas já vi que não tem por isso não é sulcata.

Mas não creio que seja a chilensis, parece-me uma testudo scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 21:43

parecia sulcata pois era, mas se for testudo tambem terá piramidismo não rui?
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 21:44

Afinal estive a fazer umas pesquisas e acho que é mesmo uma Geochelone chilensis.
Parabéns, é uma tartaruga rara! king Wink
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 21:46

Guilherme escreveu:
parecia sulcata pois era, mas se for testudo tambem terá piramidismo não rui?

Olá, Guilherme, tens estado muito activo! cheers sunny
(pois, para uma testudo estaria algo piramidada, mas se se confirmar que é uma chilensis, acho que elas às vezes ficam assim, se for bem cuidada, vai ficar uma linda tartaruga! bounce )
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 21:49

tambem tive a gloogar pois nao conhecia e vi imagens assim, por acaso é muito linda (qual é que nao é Laughing )
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 21:55

Guilherme escreveu:
tambem tive a gloogar pois nao conhecia e vi imagens assim, por acaso é muito linda (qual é que nao é Laughing )
TODAS!!! cheers
Todas são lindas! drunken
Até a matamata, que faz impressão a muita gente , é uma tartaruga perfeitamente espectacular (estive um dia destes ao pé de uma com uns 20 cms, uma delícia!...)
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 21:59

mata-mata ou uma C.serpentina são qualquer coisa de outro mundo
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 22:51

Gostei das fotos. Também deve ter passado um mau bocado esse bicho. É uma espécie bem interessante e bonita. Já tinha notado que esse jabuti não tinha pintas como a minha mas o padrão da carapaça e as escamas da cabeça seguem a mesma linha de divisão apesar de nessa ser muito mais marcada.

É pena mas tb desconfio que tenha vindo de outro vizinho e se assim for é melhor tratar o melhor possível, ter cuidado com excesso de humidade e por via da dúvida não deixar hibernar. Variar a alimentação como está na ficha, dar pouca proteína e providenciar cálcio ou um osso de choco para ela ir mordendo se necessitar.

Nunca vi essa espécie à venda na Europa, provavelmente por ser mais rara. Não sei se o IBAMA pode dar alguma informação.
Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 22:55

RP escreveu:
Até a matamata, que faz impressão a muita gente , é uma tartaruga perfeitamente espectacular (estive um dia destes ao pé de uma com uns 20 cms, uma delícia!...)
Uma delícia, sério? Foi em sopa?
Mas há malucos com isso cá? Onde é q isto vai parar com gente assim! Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 22:56

Guilherme escreveu:
mata-mata ou uma C.serpentina são qualquer coisa de outro mundo
Não sei porquê mas concordo plenamente. tongue
Ir para o topo Ir para baixo
james
Iniciante
Iniciante
james


Masculino Mensagens : 14
Idade : 34
Localização : Blumenau, SC, Brasil

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 23:15

Que bom que gostaram de procurar a respeito dessa lindíssima tartaruga...
fico feliz que também se motivaram em tentar encontrar a espécie em qual ela se encaixa...

Eu ainda estou entre a chilensis e a sulcata...

mais imaginem, a sulcata é uma tarta que está na lista de preservação, pois corre risco de extinção... Shocked


e a chilensis, poderia ser mais provável já que é nativa de um país vizinho...


Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 23:20

sulcata nao me parece pelo menos na foto em que se ve as patas traseiras e o plastrão a sulcata tem uns esporoes grandes nas patas
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 23:21

Apalone escreveu:
Guilherme escreveu:
mata-mata ou uma C.serpentina são qualquer coisa de outro mundo
Não sei porquê mas concordo plenamente. tongue

pois pois
Ir para o topo Ir para baixo
james
Iniciante
Iniciante
james


Masculino Mensagens : 14
Idade : 34
Localização : Blumenau, SC, Brasil

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 23:22

Apalone escreveu:
Gostei das fotos. Também deve ter passado um mau bocado esse bicho. É uma espécie bem interessante e bonita. Já tinha notado que esse jabuti não tinha pintas como a minha mas o padrão da carapaça e as escamas da cabeça seguem a mesma linha de divisão apesar de nessa ser muito mais marcada.

É pena mas tb desconfio que tenha vindo de outro vizinho e se assim for é melhor tratar o melhor possível, ter cuidado com excesso de humidade e por via da dúvida não deixar hibernar. Variar a alimentação como está na ficha, dar pouca proteína e providenciar cálcio ou um osso de choco para ela ir mordendo se necessitar.

Nunca vi essa espécie à venda na Europa, provavelmente por ser mais rara. Não sei se o IBAMA pode dar alguma informação.
Boa sorte.

é verdade nem imagino oque ela deve ter passado, mais acredito que estava com fome, pois comeu 2 folhas de alface e 2 pedaços de melancia,
eu sei que não são alimentos corretos para dar seguidos e aos montes, mais achei melhor do que deixa-la lá até descobrir oque come...

Bom mais falando em traços do casco e coloração, ela tem algumas características muito parecidas com muitas tartarugas, isso dificulta, até podes ver que no começo achei ser uma Jabuti tinga mesmo, por ser levemente amarelada e ter bastante aqui no Brasil.

eu até já pensei em falar com o IBAMA mas tenho um pouco de receio...
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 23:46

Se o plastrão for direito é fêmea. É que a curva do plastão junto à cauda da minha é em U e nessa é em V mas por aqui parece ser um macho http://www.chelonia.org/sexing/sexing_geochelone_chilensis.htm
Ir para o topo Ir para baixo
james
Iniciante
Iniciante
james


Masculino Mensagens : 14
Idade : 34
Localização : Blumenau, SC, Brasil

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 23:53

O palastrão dela é bem reto, e o 'rabo' também é mais curto, por isso
acho que é uma fêmea...
e vejo no site que os esporrões do macho são maiores mais grossos, já o da fêmea é mais fino, mais suave...

se ela vir a ser uma chilensis será um tartaruga bem pequena comparada as outras terrestres já mencionadas Razz
Ir para o topo Ir para baixo
james
Iniciante
Iniciante
james


Masculino Mensagens : 14
Idade : 34
Localização : Blumenau, SC, Brasil

Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga EmptyQui 27 Jan 2011 - 23:56

Foi por esse acontecimento, que eu me identifiquei com a chilensis...

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=21938

que por sinal é parecido com o meu caso

hehehe
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty
MensagemAssunto: Re: Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga   Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aquaterrário Orelhas Vermelhas e Jabuti tinga
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» orelhas vermelhas
» orelhas vermelhas doente...
» De Orelhas Vermelhas ou Tigre D'Água?
» Meu artigo no NYT sobre orelhas vermelhas
» as tartarugas de orelhas amarelas sabem nadar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: