Boas,
Venho pedir-vos opiniões acerca de filtros externos pois pretendo adquirir um novo para as minhas duas tartarugas que estão num espaço maior (cerca de 100l a 120l) e o atual não cumpre, de todo, com a sua função.
Depois de uma profunda pesquisa deparei-me com 3 hipóteses que vão de encontro com o que preciso e o meu orçamento, nomeadamente:
a) Eheim Eccopro 200 ou até o 300 se se justificar e a diferença de preço não for substancial (inclui cerâmicas, esponja e carvão)
b) JBL CristalProfi e701 greenline (inclui as três matérias filtrantes do anterior)
c) Sera fil bioactive 250 + UV (a lâmpada UV seria interessante devido a elas estarem na varanda e a água estar constantemente verde mas não é fundamental)
Em termos de capacidade creio que são todos semelhantes, em consumo o da Sera sobretudo devido à lâmpada consome mais, relativamente às matérias filtrantes, qualidade das peças e do filtro em si(durabilidade), competência e afins é que desconheço.
Neste sentido agradecia por favor as vossas experiências e opiniões para a seleção do filtro mais adequado.
Cumprimentos.