Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Lago exterior em varanda EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Lago exterior em varanda EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Lago exterior em varanda EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Lago exterior em varanda EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Lago exterior em varanda EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Lago exterior em varanda EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Lago exterior em varanda EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Lago exterior em varanda EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Lago exterior em varanda EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Lago exterior em varanda

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
HappyFather
Iniciante
Iniciante
HappyFather


Masculino Mensagens : 191
Idade : 48
Localização : Lisboa, Portugal

Lago exterior em varanda Empty
MensagemAssunto: Lago exterior em varanda   Lago exterior em varanda EmptyDom 4 Jun 2017 - 15:12

Material:

  • Montes de tábuas compradas já cortadas;
  • Mais um parafusos grandes;
  • Cola "sem pregos";
  • Uns L de metal grandes para dar resistência extra onde fica a maior parte do peso e uns pequenos para segurar a plataforma;
  • Tábuas lisas para fazer a plataforma seca;
  • Rede plástica de canteiros;
  • Tubo PVC para ajudar a dar forma;
  • Tomada eléctrica, cabo e calha para ter energia para o filtro e ficar tudo bonito;
  • Aquário de 180L (inicialmente a ideia era utilizar um bidão cortado, que vai aparecer numa das fotos, mas este não resistiu ao peso da água e depois o OLX "deu-me" o aquário bem barato!)


Montagem
Ir prendendo as madeiras para fazer um móvel com atenção extra de resistência ao estrado onde fica o aquário:
Lago exterior em varanda Img_2011

Lago exterior em varanda Img_2013

Lago exterior em varanda Img_2012

Usar os tubos de PVC para dar forma a um telhado e usar a rede em volta. Utilizei plastic wraps para prender a rede aos tubos e camarões para encaixar o PVC na madeira. É possível tirar a cobertura mas fiz também uma abertura pois esta é mais segura para a manutenção semanal: Posso ter a cobertura aberta sem ter de tirar a tartaruga do aquário.

Lago exterior em varanda Img_2016

A rampa foi feita com um pedaço de plástico do bidão presa com arame coberto de plástico (para não enferrujar) à borda do aquário no lado submerso e com pregos de sapateiro à madeira da saída. Depois um escorredor de louça a fazer rugosidade preso com plastic wraps à rampa.
Lago exterior em varanda Img_2015

Mais tarde verifiquei que se subisse o móvel um pouco conseguia por a tábua de secagem sobre o parapeito, dando mais tempo de sol à tartaruga. Isso foi conseguido colocando uns restos de madeira sob as rodas. A tartaruga, ao longo desse primeiro ano, começou a deitar casca e perdeu um pouco do início de piramidismo que tinha. Esta situação continuou a evoluir e agora parece-me que está 100%.
Lago exterior em varanda Img_2018

Lago exterior em varanda Img_2010

Lago exterior em varanda Img_2017

Por causa do sol, forma algas e o aspecto da água ao fim de uma semana é este:
Lago exterior em varanda Img_2014

Isto com substituição semanal de 90 litros de água, substituição de esponja de fibra de vidro e carvão de 4 em 4 a 6 em 6 semanas.

A tartaruga faz 4 anos em Setembro. Não tem termostato desde Abril de 2015 e está neste "lago" na rua desde Setembro de 2015.


Última edição por HappyFather em Qui 8 Jun 2017 - 22:21, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Lago exterior em varanda Empty
MensagemAssunto: Re: Lago exterior em varanda   Lago exterior em varanda EmptySeg 5 Jun 2017 - 10:53

Boas

Parece-me interessante o projecto.

É pena as fotos não estarem a abrir.
Ir para o topo Ir para baixo
HappyFather
Iniciante
Iniciante
HappyFather


Masculino Mensagens : 191
Idade : 48
Localização : Lisboa, Portugal

Lago exterior em varanda Empty
MensagemAssunto: Re: Lago exterior em varanda   Lago exterior em varanda EmptyQui 8 Jun 2017 - 22:16

As minhas desculpas... Cometi um erro muito básico... Embarassed
Tinha as fotos num álbum privado. Eu em pré-visualização e depois de postar vejo as fotos pois estou também autenticado no hosting das fotos... Bem, já as movi para o hosting do forum e actualizei os links. Agora todos vêem as fotos.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Lago exterior em varanda Empty
MensagemAssunto: Re: Lago exterior em varanda   Lago exterior em varanda EmptySex 9 Jun 2017 - 8:48

Boas

Parece-me bem. Wink

Como referi no outro tópico é uma inevitabilidade a água verde em lagos e aquarios com luz directa...

Sei que a vertente economica é importante, mas terás mesmo que ponderar a compra do filtro Uvc.
Ir para o topo Ir para baixo
HappyFather
Iniciante
Iniciante
HappyFather


Masculino Mensagens : 191
Idade : 48
Localização : Lisboa, Portugal

Lago exterior em varanda Empty
MensagemAssunto: Re: Lago exterior em varanda   Lago exterior em varanda EmptySex 9 Jun 2017 - 22:33

Obrigado!
Quanto ao filtro, vou-te ser sincero. O problema não é o dinheiro; é que ter mais um equipamento por onde flui água. Significa que vou ter mais tubos para desentupir periodicamente, mais um equipamento para manter, comprar lâmpadas para trocar, ter um temporizador dedicado, etc. Eu queria ter menos trabalho eliminando a algas (a ver se podia só ter de desmontar o filtro para lavar de 6 em 6 semanas e, melhor ainda, se o aquário aguentava apenas trocar água de 2 em 2 semanas).

Mas se realmente o filtro UVC é a melhor opção... Tenho agora é de aprender a escolher um...
Ir para o topo Ir para baixo
sergio_sousa
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 52
Idade : 40
Localização : Lisboa

Lago exterior em varanda Empty
MensagemAssunto: Re: Lago exterior em varanda   Lago exterior em varanda EmptyQua 13 Jun 2018 - 10:09

Vou aqui deixar a minha experiência e opinião pessoal quanto à agua verde.

Eu tenho um aquário de 250 litros e que fica junto à janela, logo, apanha luz directa do sol.

Quando comecei com as minhas meninas, nos meses de verão, ao fim de uma semana a 15 dias tinha a água completamente verde...

Trocava de água, e passado uns dias estava novamente verde.

Pesquisei, fiz muitas perguntas e cheguei a várias conclusões:

- os filtros são muito, mas mesmo muito importantes... tenho 2 filtros exteriores eheim, sendo que os dois trabalham em simultâneo o que faz uma filtragem de cerca de 2000 l/h.

- quanto às matérias filtrantes dos mesmos, muita esponja, cerâmicas, e muito importante, muito carvão activo e muito anti amónia (utilizo da marca fluval)... resultado: água cristalina e sem cheiros.

- lâmpada UV ligada 24 horas por dia, sendo que a mesma está ligada no filtro que possui menor caudal, de forma a que à agua permaneça o máximo tempo possível sujeita à radiação.

Posso dizer-vos uma coisa... muito sinceramente não me recordo qual a última vez que mudei a água do aquário... Continua cristalina e sem qualquer cheiro... algas nem vê-las.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Lago exterior em varanda Empty
MensagemAssunto: Re: Lago exterior em varanda   Lago exterior em varanda EmptyQui 14 Jun 2018 - 14:30

Boas

Não creio que tenhas necessidade de ter a lampada Uvc do filtro ligada 24h. Considera-se que algumas horas por dia são suficientes.

Por outro lado, apesar do aspecto limpo, trocas parciais são sempre importantes. À que ter em conta a acumulação de nitritos e nitratos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lago exterior em varanda Empty
MensagemAssunto: Re: Lago exterior em varanda   Lago exterior em varanda Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lago exterior em varanda
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Pequeno Lago Exterior
» Lago exterior
» Lago exterior
» lago exterior
» Lago Exterior

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Lagos e Instalações Exteriores :: DIY - Faça Você Mesmo-
Ir para: