Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Tartaruga ficou apática... EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Tartaruga ficou apática... EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Tartaruga ficou apática... EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Tartaruga ficou apática... EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Tartaruga ficou apática... EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Tartaruga ficou apática... EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Tartaruga ficou apática... EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Tartaruga ficou apática... EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Tartaruga ficou apática... EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Tartaruga ficou apática...

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
mondrian
Iniciante
Iniciante
mondrian


Mensagens : 12
Localização : Viseu

Tartaruga ficou apática... Empty
MensagemAssunto: Tartaruga ficou apática...   Tartaruga ficou apática... EmptyQua 6 Abr 2016 - 8:53

Bom dia!
Se alguém me pudesse ajudar, agradecia... A situação é a seguinte:

Tenho 2 tartarugas aquáticas (tigre) há cerca de 5 anos. Até ontem, nunca tive nenhum problema com elas.

Nos 2 primeiros anos, elas estiveram num aquário, correu sempre tudo bem.

A partir do 3º ano, passei a colocá-las num lago exterior que construi para o efeito no meu jardim. Colocava-as no lago na Primavera (Abril) e retirava-as para o aquário antes do Inverno (Novembro).

Nunca tive problemas com esta prática durante o 3º e 4º anos.Pelo contrário, desde que foram para o lago o tamanho delas quase que duplicou, ficaram enormes e respiravam saúde!

Este Inverno, no aquário, elas não hibernaram completamente. Deixaram de comer, como é habitual, mas estavam acordadas e mexiam-se normalmente, embora sem a genica que exibem no lago - o que é normal, porque no aquário nem têm grande espaço para isso.

Antes de ontem, porque o tempo já o permite, coloquei-as no lago. Uma delas, a que é mais "dada", andava satisfeita pelo lago e quando me via vinha ter comigo. A outra, mais introvertida, não me aparecia à superfície. O que também é normal, porque é mais esquiva.

Porém, ontem reparei que ela (a introvertida) estava no fundo do lago e mal se mexia, o que não é normal... retirei-a e constatei que ela nem encolheu a cabeça nem mexia energicamente as patas, como costumava fazer quando lhe pegava... Mas voltei a colocá-la no lago. E ela ficou onde a coloquei e não fugiu a alta velocidade como sempre fazia.

Hoje de manhã, fui ao lago e ela estava no mesmo sítio onde a havia colocado e a flutuar no fundo do lago, mas de lado, quase com a barriga para cima... Pensei que tivesse morrido; retirei-a e mexe as patas e a cabeça mas muito lentamente... ficou apática...

Voltei a pô-la no aquário porque pensei que ela poderia precisar de respirar e não conseguir vir à superfície do lago, já que ela mal se mexe - e no aquário sempre pode por cabeça de fora sem esforço...

Não percebo o que se passou... de um dia para o outro ter ficado assim... Entretanto, a outra está normal...

O meu lago, porque é exterior, tem lá muita bixarada, muitas rãs grandes e pequenas que por lá andam (criam-se lá), insectos, plantas aquáticas, etc... Mas sempre foi assim o lago e nunca houve problemas...

Será que algum bichito do lago a atacou? Ou ela comeu algum bicho que lhe fez mal?

O que é estranho é que ela estava bem e de um dia para o outro ficou assim...

Em termos de aspecto exterior, não consegui ver nada de anormal...

Se alguém se quiser pronunciar, agradecia...

O meu lago é assim:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por mondrian em Qua 6 Abr 2016 - 9:10, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga ficou apática... Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Tartaruga ficou apática... EmptyQua 6 Abr 2016 - 10:03

Boas,

Na minha opiniao a partir do 2.º ano de vida podes deixa-las todo o ano dentro do lago, será até mais saudavel para elas, porque é uma hibernaçao correcta, dentro de casa apenas semi-hibernam.

O tempo ainda está frio, provavelmente a agua está mais fria fora de casa que dentro de casa, o que quer dizer vai ficar mais tropega do que estava.

Aconselho uma visita a um veterinario para uma visualizaçao directa e uma opiniao especializada.
Ir para o topo Ir para baixo
mondrian
Iniciante
Iniciante
mondrian


Mensagens : 12
Localização : Viseu

Tartaruga ficou apática... Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Tartaruga ficou apática... EmptyQua 6 Abr 2016 - 11:18

Norby,
Obrigado pela resposta.

Pelo que pesquisei, também me parece que elas aguentavam no lago durante o Inverno. Mas como na minha zona (Viseu) o Inverno é bastante agressivo, durante a noite chegam a estar temperaturas negativas e, por vezes, até se formam placas de gelo à superfície, não quis arriscar e tirei-as do lago...

A causa do problema da tartaruga tem que estar relacionada com a ida para o lago, porque ela estava bem e passado um dia de estar no lago ficou assim... sendo certo que ontem até esteve sol e bastante calor (para a época) todo o dia... A outra tartaruga até esteve a apanhar sol e tudo...
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga ficou apática... Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Tartaruga ficou apática... EmptyQui 7 Abr 2016 - 15:28

Boas

Se o lago tem, pelo menos alguma extensao, alguns 45, 50cm de profundidade nao tens qualquer problema. Mesmo que o lago gele á superficie elas tem a capacidade de retirar da agua o oxigenio que necessitam. Elas habitam rios, nomeadamente nos EUA, que gelam totalmente á superficie.

As temperaturas estão a subir, se ela nao mostrar sinais de melhoria rapidamente, tens mesmo que recorrer a um veterinario.
Ir para o topo Ir para baixo
mondrian
Iniciante
Iniciante
mondrian


Mensagens : 12
Localização : Viseu

Tartaruga ficou apática... Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Tartaruga ficou apática... EmptyQua 13 Abr 2016 - 8:37

Quanto à tartaruga, esteve 2 dias no aquário e melhorou. Voltei a colocá-la no lago e, embora ela passe grande parte do tempo escondida, pelo que pude observar já está normal Smile

Quanto à hibernação no lago, quero ver se ganho coragem para, no próximo inverno, as manter no lago...

Obrigado pelas respostas!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Tartaruga ficou apática... Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Tartaruga ficou apática... EmptyQua 13 Abr 2016 - 11:36

Boas

Ainda bem que está bem. Wink

Cheguei a pensar que a fosses perder...
Ir para o topo Ir para baixo
zyrud
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 15
Idade : 31
Localização : Setubal

Tartaruga ficou apática... Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Tartaruga ficou apática... EmptyQui 14 Abr 2016 - 13:30

Tens aí um lago de sonho!
Estou a planear o meu Very Happy
Parabéns!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Tartaruga ficou apática... Empty
MensagemAssunto: Re: Tartaruga ficou apática...   Tartaruga ficou apática... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Tartaruga ficou apática...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Tartaruga apática
» Tartaruga muito apática
» Patologias nas Tartarugas – Tema 4 – Lesões cutâneas e subcutâneas
» Tartaruga ficou mais agressiva
» T.s.elegans com 20 anos ficou sem as manchas vermelhas na cabeça

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Doenças-
Ir para: