| Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
snopkstill Iniciante
| Assunto: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) Qua 22 Abr 2015 - 12:51 | |
| Prezados, Bom dia. Hoje fui higienizar o aquário da minha tigre d'agua (orelhas vermelhas) e notei os seguintes ferimentos no plastrão (os fiapos que aparecem na imagem são do pano que a sequei para tirar a foto): [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O aquário dela possui duas plataformas, conforme se verifica nas fotos abaixo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]O que acham? Pode ser algum fungo? Eu suponho que possam ser ferimentos pelo contato com as pedrinhas e o cimento das plataformas (estava colocando alguns sticks na plataforma mais alta para ela se movimentar). Indicam algum tratamento paliativo? Desde já obrigado. Abraços.
Última edição por snopkstill em Qui 23 Abr 2015 - 10:33, editado 2 vez(es) | |
|
| |
Turtles Iniciante
| Assunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) Qua 22 Abr 2015 - 19:01 | |
| A tartaruga tem a carapaça ligeiramente enfraquecida, experimenta coloca-la com mais Sol, e ajuda se tirares pedras afiadas e duras, experimenta também colocar a comida na agua de modo a que a tartaruga nao tenha de se arrastar pelas pedras,.... | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) Qui 23 Abr 2015 - 9:45 | |
| Boas Apostaria se calhar nos fungos... A higiene do aquario é muito importante bem como a alimentaçao variada e radiaçao Uvb ou sol directo. Reparei que nao tens lampada Uvb. Lê os seguintes tópicos: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] | |
|
| |
snopkstill Iniciante
| Assunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) Qui 23 Abr 2015 - 10:24 | |
| Prezados, Obrigado. Ela fica por volta de 2h no Sol, mas, tendo em vista os ferimentos, irei comprar uma PT2159/Repti Glo/5.0/T8/15”/38cm/14W. Acham suficiente para substituir a luz do Sol? Com relação à plataforma, estou pensando em retirá-la e substitui-la por uma flutuante. Uma outra opção seria forrá-la com silicone de aquário. Acham que isso traria problemas à tartaruga? Como são animais esfomeados, fico com medo que ela tente comer o silicone... Deixar a água um pouco salobra a debilitaria ainda mais? Estava pensando em utilizar sal para controle de eventuais fungos. Além disso, irei passar no plastrão um antisséptico vendido no Brasil chamado Povidine. Obrigado e abraços. | |
|
| |
Monegascos Iniciante
Mensagens : 130 Idade : 26 Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil
| Assunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) Qui 23 Abr 2015 - 23:40 | |
| As minhas tartarugas tiveram ferimentos parecidos. Eu levei elas ao veterinário e ele disse que foi alguma lesão e acabou entrando bactérias e que se não fosse tratado poderia evoluir para septicemia, ele me recomendou passar Povidine! | |
|
| |
MightyCucumber Iniciante
| Assunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) Sex 24 Abr 2015 - 20:16 | |
| O melhor seria mesmo veres-te livre dessas plataformas. Isso é extremamente abrasivo para o plastrão da tua tartaruga, e como o Monegascos disse, isso pode dar para o torto. :/ Consulta um veterinário e ele vai te dizer o que fazer, e entretanto segue os conselhos dos outros membros. | |
|
| |
Monegascos Iniciante
Mensagens : 130 Idade : 26 Localização : Joinville, Santa Catarina, Brasil
| Assunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) Sáb 25 Abr 2015 - 1:52 | |
| No meu tanque eu retirei todas as pedras que pudessem magoar o casco das tartarugas, optei por colocar pisos com o lado não abrasivo e troncos. No seu caso acho que é melhor colocar a plataforma flutuante mesmo, o silicone é bem capaz dela comer...
Concordo com MightyCucumber, o melhor é sempre consultar um veterinário. | |
|
| |
snopkstill Iniciante
| Assunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) Dom 26 Abr 2015 - 23:34 | |
| Amigos, Comprei uma plataforma flutuante, lâmpadas UVB e UVA e estou aplicando o antisséptico! Só estou matutando aqui em como arrancar essas plataformas sem quebrar o aquário... Atualizarei o tópico com progresso da recuperação dela. Obrigado pela ajuda! Abs., | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) | |
| |
|
| |
| Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) | |
|