Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistrarRegistrar  Entrar  
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Doação de tartaruga
Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyQua 6 Nov 2024 - 12:24 por Carlos2012

» O meu lago
Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptySáb 17 Ago 2024 - 12:06 por Ronaldo Coutinho

» Tartaruga muito parada
Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyQui 13 Jun 2024 - 13:53 por ruijorgeteixeira

» Doação de tartaruga
Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
snopkstill
Iniciante
Iniciante

Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) Empty
MensagemAssunto: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyQua 22 Abr 2015 - 12:51

Prezados,

Bom dia.

Hoje fui higienizar o aquário da minha tigre d'agua (orelhas vermelhas) e notei os seguintes ferimentos no plastrão (os fiapos que aparecem na imagem são do pano que a sequei para tirar a foto):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O aquário dela possui duas plataformas, conforme se verifica nas fotos abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O que acham? Pode ser algum fungo? Eu suponho que possam ser ferimentos pelo contato com as pedrinhas e o cimento das plataformas (estava colocando alguns sticks na plataforma mais alta para ela se movimentar).

Indicam algum tratamento paliativo?

Desde já obrigado.

Abraços.

Última edição por snopkstill em Qui 23 Abr 2015 - 10:33, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Turtles
Iniciante
Iniciante
Turtles

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyQua 22 Abr 2015 - 19:01

A tartaruga tem a carapaça ligeiramente enfraquecida, experimenta coloca-la com mais Sol, e ajuda se tirares pedras afiadas e duras, experimenta também colocar a comida na agua de modo a que a tartaruga nao tenha de se arrastar pelas pedras,....
norby
Admin
Admin
norby

Masculino Mensagens : 3842

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyQui 23 Abr 2015 - 9:45

Boas

Apostaria se calhar nos fungos... scratch

A higiene do aquario é muito importante bem como a alimentaçao variada e radiaçao Uvb ou sol directo. Reparei que nao tens lampada Uvb.

Lê os seguintes tópicos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
snopkstill
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyQui 23 Abr 2015 - 10:24

Prezados,

Obrigado. Ela fica por volta de 2h no Sol, mas, tendo em vista os ferimentos, irei comprar uma PT2159/Repti Glo/5.0/T8/15”/38cm/14W. Acham suficiente para substituir a luz do Sol?

Com relação à plataforma, estou pensando em retirá-la e substitui-la por uma flutuante. Uma outra opção seria forrá-la com silicone de aquário. Acham que isso traria problemas à tartaruga? Como são animais esfomeados, fico com medo que ela tente comer o silicone... Laughing

Deixar a água um pouco salobra a debilitaria ainda mais? Estava pensando em utilizar sal para controle de eventuais fungos. Além disso, irei passar no plastrão um antisséptico vendido no Brasil chamado Povidine.

Obrigado e abraços.
Monegascos
Iniciante
Iniciante
Monegascos

Masculino Mensagens : 130

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyQui 23 Abr 2015 - 23:40

As minhas tartarugas tiveram ferimentos parecidos. Eu levei elas ao veterinário e ele disse que foi alguma lesão e acabou entrando bactérias e que se não fosse tratado poderia evoluir para septicemia, ele me recomendou passar Povidine!
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber

Masculino Mensagens : 294

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptySex 24 Abr 2015 - 20:16

O melhor seria mesmo veres-te livre dessas plataformas. Isso é extremamente abrasivo para o plastrão da tua tartaruga, e como o Monegascos disse, isso pode dar para o torto. :/

Consulta um veterinário e ele vai te dizer o que fazer, e entretanto segue os conselhos dos outros membros. Smile
Monegascos
Iniciante
Iniciante
Monegascos

Masculino Mensagens : 130

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptySáb 25 Abr 2015 - 1:52

No meu tanque eu retirei todas as pedras que pudessem magoar o casco das tartarugas, optei por colocar pisos com o lado não abrasivo e troncos. No seu caso acho que é melhor colocar a plataforma flutuante mesmo, o silicone é bem capaz dela comer...

Concordo com MightyCucumber, o melhor é sempre consultar um veterinário.
snopkstill
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) EmptyDom 26 Abr 2015 - 23:34

Amigos,

Comprei uma plataforma flutuante, lâmpadas UVB e UVA e estou aplicando o antisséptico!

Só estou matutando aqui em como arrancar essas plataformas sem quebrar o aquário... scratch

Atualizarei o tópico com progresso da recuperação dela.

Obrigado pela ajuda!

Abs.,
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)   Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans) Empty

Ferimentos no plastrão (Trachemys scripta elegans)
Ir para o topo 
Página 1 de 1