|
| Trachemys scripta scripta - estado do plastrão | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Pedro Coelho Iniciante
| Assunto: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Seg 24 Fev 2014 - 2:12 | |
| Há pouco mais de uma semana ofereceram-me uma tartaruga da espécie Trachemys scripta scripta. Coloquei-a num aquário com cerca de 50 cm de comprimento por 30 cm de largura e uns 12 cm de altura de água, iluminação 12h por dia, aquecedor com termóstato regulado para uma temperatura de 21-22 ºC (que estou a subir gradualmente para os 24-26 ºC), pedra de cálcio e um pequeno filtro interno com carvão activado. Quanto à alimentação, estou a dar-lhe uma ração em sticks da Nutrafin (1 stick por dia) e tenciono dar-lhe ocasionalmente 1 ou 2 gammarus (1 x por semana). O Lou (já tem nome! ) parece ter-se adaptado muito bem. É bastante activo, não evidencia sinais de stress e tem um apetite voraz! Inicialmente coloquei algumas pedras e uma raíz de madeira tropical para que o Lou pudesse sair de água quando lhe apetecesse. Hoje, ao fazer a mudança de água reparei que o seu plastrão não tem lá muito bom aspecto (pelo menos para mim, que sou novo nestas andanças). Tem um aspecto "desgastado" e escurecido nalgumas zonas. Por via das dúvidas resolvi tirar as pedras (que eram bastante rugosas) e coloquei mais uma raíz. O areão é uma espécie de argila expandida própria para aquários. A superfície dos granulos também é muito rugosa mas parece-me estranho que seja suficiente para causar aquele desgaste no plastrão... Infelizmente quando me ofereceram a tartaruguinha não observei o plastrão porque tentei importuná-lo o menos possível para não lhe induzir (ainda mais) stress portanto não tenho qualquer termo de comparação. Relativamente à pele e carapaça, não detecto rigorosamente nada de anormal. Não há vestígios de lesões de nenhum tipo, nem simples arranhadelas. Junto seguem umas fotos. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]Obrigado! | |
| | | SandroA Membro Regular
| Assunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Seg 24 Fev 2014 - 8:23 | |
| Bem vinso antes de mais , sim Tambem me parece trachemys scriota scripta , quando ao plastrao , tb nao me parece muito bem , mas com cuidados isso vai ao sitio . Ja tens lampada UVB ? (Se nao tens , penso que seja apenas isso que te falta ) Isso no plastrao parece me falta de cuidados , principalmente falta de calcio provavelmente devido a alimentacao e falta da lampada uvb. Em relação a comida 1 stick por dia ? Isso é muito pouco mesmo , mesmo que os sticks sejam dos grandes , aimenta essa quantidade de sticks , nao sei o tamanho dele , mas se nao forem muito grandes , ai uns 8 de manha e 8 à noite , completando com verduras (folha verde , agriao , couve , etc...) , fruta (maçã, morango , banana, não des citrinos), podes dar frango e peixe cru de vez em quando , caracois , insectos tb de vez em quando Qual quer coisa já sabes Cumprimentos SandroA | |
| | | leonor a Iniciante
| Assunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Seg 24 Fev 2014 - 9:55 | |
| tudo o que o Sandro disse acima acrescento que para a ajudares a cicatrizar sem bactérias e infecções podes de vez em quando diluir um pouco de betadine em agua e deixa-la em banho maria numa caixinha no aquário durante 10 min. também podes esfregar (com muito cuidado que a carapaça dela é muito frágil neste momento) com uma escovinha de dentes muito macia e essa diluição de betadine. isso vai limpar entre as camadas/lascas da carapaça e do plastrão e evitar que haja depósitos de fungos, bactéria ou lixos. | |
| | | SandroA Membro Regular
| Assunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Seg 24 Fev 2014 - 10:25 | |
| Exacto leonor, nesse campo estás mais a vontade que eu, uma vez que nunca precissei , e espero que nunca precisse Contudo , concordo com tudo o que disses te | |
| | | Pedro Coelho Iniciante
| Assunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Seg 24 Fev 2014 - 10:56 | |
| Olá! Muito obrigado Sandro e Leonor. Fiquei muito mais esclarecido. Sandro, desculpa a minha ignorância, mas UVB tem que ver com o espectro de emissão certo? Neste caso um intervalo específico de radiação UV (espero não estar a dizer nenhum disparate). A lâmpada que tenho é um tubo fluorescente próprio para aquários mas já não me lembro em que comprimentos de onda emite. De qualquer das formas é uma iluminação comercializada para peixes e não para répteis. Portanto basta-me adquirir um tubo específico para répteis, correcto? A pessoa que me ofereceu o Lou disse que o senhor da loja os alimentava apenas 2 vezes por semana e aconselhou dar pouca comida. Mesmo assim, devido ao seu apetite, resolvi dar-lhe um stick (têm cerca de 0,5 cm) por dia. Vou então aumentar a dose Também comprei umas vitaminas em gotas (da Sera, salvo erro) para juntar ao alimento. Talvez ajude cicatrizar o plastrão. Posto isto, achas então que o estado do plastrão não tem nada que ver com as rochas e areão do aquário? Leonor, aconselhas o Betadine da embalagem amarela ou o Betadine espuma (embalagem vermelha)? Muito obrigado pelas ajudas! Cumprimentos | |
| | | leonor a Iniciante
| Assunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Seg 24 Fev 2014 - 11:23 | |
| Podes usar tanto um como o outro, mas eu prefiro o amarelo pk o vermelho faz espuma e por vezes elas ficam aflitas com as bolhinhas na zona do focinho. sobre as luzes UVB, tens que comprar mesmo uma para répteis e que seja UVB e não apenas UV ou UVA. E tenta arranjar uma UVB de 5.0 (as de 2.0 são insuficientes). Sobre os espectros da luz e os comprimentos de onda não te sei explicar, sei apenas que é essa a lâmpada que queres comprar para o Lou Tal como nos peixes tens de trocar a luz uma vez por ano. Já agora, também tens peixinhos? tens o aquário tapado ou destapado? tenta ter muito cuidado com as diferenças de temperatura com o teu pequeno Lou, ele é muito sensível e pode apanhar uma pneumonia com um estalar de dedos. nada de correntes de ar ou passeios fora do aquário. | |
| Assunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Seg 24 Fev 2014 - 11:43 | |
| Obrigado Leonor. Já tive muitos peixinhos mas há uns 2 anos tive uma infiltração no móvel e desmontei o aquário de 200 litros e vendi as plantas e os peixes com medo que aquilo viesse parar ao chão. Tenho intenções de em breve mandar fazer um móvel de madeira e reactivar o aqua. Tenho saudades da aquariofilia . O aquário está tapado sim. Tem uns buraquinhos na tampa para a alimentação e os cabos dos aparelhos eléctricos mas não me parece que entre muito ar frio. A propósito, pelas fotografias que enviei, diriam que o Lou é macho ou fêmea? O plastrão é ligeiramente côncavo mas nem sei se nestas idades isso é relevante ou não... | |
| Assunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão Seg 24 Fev 2014 - 12:15 | |
| Mas tenho uma lagoa enorme no terreno com pimpões e carpas e respectivos híbridos e um lago pequeno ao lado com ciclídeos do uruguai. As margens estão plantadas com diversas espécies, na sua maioria nativas e já tenho algumas aquáticas também. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Trachemys scripta scripta - estado do plastrão | |
| |
| | | | Trachemys scripta scripta - estado do plastrão | |
|