Bom dia pessoal , aqui irá ser colocado actualizações , fotos e videos do meu lado Não sei se vocês devem saber mas eu esta primavera fiz um lago exterior para as minhas tartarugas , foi feito um pouco provisoria com uma caixa de arrumação de 150 litros , nesta proxima primavera terei de aumentar
Assunto: Re: O lago do SandroA Qua 3 Dez 2014 - 15:25
Boas,
Está muito interessante.
Podia era ser maior sobretudo para tantas tartarugas.
Isso são lentilhas de agua? conseguiram vingar?
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: O lago do SandroA Qui 4 Dez 2014 - 1:49
Boa noite ,
@norby: sim conseguiram durar poucos dias , foi até serem todas devoradas , assim como os jacintos de agua e também os pinheiros da água , comiam tudo , hehehe
Sim o "lago" é um pouco pequeno , entretanto teve habitado por 6 tartarugas das quais se encontram lá a hibernar (as outras duas vieram para dentro de casa) , mas como disse acima foi apenas provisório , e também uma "experiência" nova , ter tartarugas no exterior _______________ Hoje ja comecei a pesquisa acerca do novo lago que terei de fazer no próximo ano , eu sei que ainda falta , mas é preferível assim , pela minhas terá para cima de 1000 litros (1000 litros é o minimo que poderá ter) isso já é certo , e poderá ir até 2500 litros , vamos lá ver
Em principio será em tela pvc , até porque os tanques pre fabricados no maximo que vi foram 1000 litros e custava muito dinheiro e por esse preço penso que consigo comprar tela pvc , fazer um filtro à maneira
Se alguém souber de sitios onde se venda tela em pvc ou outro tipo de tela para lagos e que tenha alguns feedbacks pessoais com o uso de tela em lagos de tartarugas que diga algo
Cumprimentos SandroA
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: O lago do SandroA Sex 5 Dez 2014 - 23:18
Boa noite pessoal , queria que me dessem uma ajuda em relação a uma dúvida .
Neste momento tenho 4 tartarugas no lago a semi-hibernar / hibernar , acontece que como é o primeira ano que tenho tartarugas a hibernar , estou com medo que algo possa correr mal , e ja li e ja me disseram que para ver se aguentaram ou não , convem ter reservas de gordura acumulada e isso é visivel .
deixo vos aqui com um video de cada uma para me ajudarem (metam o video em hd para verem melhor
Wish (perto de 6 anos , com todas as condições á 2 anos - 13,6cm x 10,3cm de carapaça)
________________________________________ Sem nome (tartaruga adotada esta primavera a uma pessoa conhecida , segunda essa pessoa tem cerca de 8 anos , viviu sempre num alguidar dentro de casa (apartamento) , foi alimentada com camarões e algumas vezes cenoura , penso que seja por cima que tenha a carapaça nas pontas cor de laranja - 22cm x 17cm de carapaça)
Queria que me dessem uma ajuda , pois não quero que nada de mal lhes aconteça , as temperaturas neste momento na agua tem estado a 11/13 graus durante o dia.
obrigado desde já , agradeço qualquer ajuda , se tem gordura suficiente para aguentar o inverno todo ou se é melhor trazer alguma para dentro de casa ou não
cumprimentos SandroA
MightyCucumber Iniciante
Assunto: Re: O lago do SandroA Sáb 6 Dez 2014 - 1:38
Normalmente isso costuma conseguir ver-se junto às patas e em redor da cabeça - se a concavidade à volta delas estiver "rechonchudinha", então é um bom sinal que as tartarugas estão bem alimentadas - pelo contrário, se estiverem encavadas, as tartaruga pode estar magra e mal alimentada.
... Contudo a bem da verdade, não tenho a mínima experiência neste campo, por isso não te quero induzir em erro. xD Eu li isto em sites americanos para tentar aplicá-lo às minhas tartarugas, mas não sei até que ponto a informação é verosímil. Talvez um membro mais experiente possa dar-te informações adicionais.
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: O lago do SandroA Sáb 6 Dez 2014 - 2:23
obrigado , eu também sei ver , mas queria a vossa opiniões atraves do videos
Assunto: Re: O lago do SandroA Sáb 6 Dez 2014 - 10:45
Boas,
Em relaçao á tua questão tenho algumas consideraçoes a fazer:
- Se habitam o lago desde a Primavera, se se alimentaram bem sobretudo nos 3 meses que antecederam o inicio da hibernaçao, e tem mais de 2 anos estão aptas a hibernar.
- A tua zona não é das mais frias do pais, mas 150L é pouco. É aconselhavel ter uma profundidade minima de 50, 60cm pelo menos em parte do lago, para que mesmo gelando o lago á superficie a parte mais funda tenha uma almofada de temperatura a rondar pelo menos os 4ºC. (Aqui na minha zona hoje está um dia particularmente frio - estes pormenores são importantes, e acreditem que o meu comentario faz todo o sentido!)
-Nesta altura do campeonato as tartarugas não devem ser manuseadas, devem estar quietinhas no seu cantinho a descansar.
Assunto: Re: O lago do SandroA Seg 8 Dez 2014 - 22:10
boa noite elas parecem bem, tens de ir acompanhando de perto esta primeira vez ao frio, mas vai correr tudo bem.
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: O lago do SandroA Ter 9 Dez 2014 - 15:57
Boa tarde norby , a caixa de arrumação tem 50 cm de altura Obrigado tyutri ______________ Ja agora eu posso lavar o lago ? E em relação ao videos viram ? O nivel de gordura que acham ?
Se eu vir que não é seguro eu arranjo solução e trago as para dentro de casa
Assunto: Re: O lago do SandroA Ter 9 Dez 2014 - 16:05
Boas podes lavar o lago mas so quando scordarem para ja deixa ganhar "lixo" para nao as incomodar. Elas parecem bem mas so fazendo a comparação dos pesos antes do Verão e depois para se poder ter uma ideia e mesmo assim é um coisa pouco certa
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: O lago do SandroA Qua 10 Dez 2014 - 19:38
eu estou com um pouco de medo por também ser o primeiro ano , que dizem de pegar na caixa que tenho no lago e fazer uma plataforma exterior e mete las dentro de casa ?
Assunto: Re: O lago do SandroA Qui 11 Dez 2014 - 9:41
Na minha opinião ia em frente com a hibernação.
Com referi não acho que 150L seja muito, mas em Aveiro não me parece que seja grave, não me parece que a agua gele sequer á superficie.
Recomendaria alguma observaçao no entanto.
É a minha opinião.
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: O lago do SandroA Qui 11 Dez 2014 - 16:20
norby como é primeiro ano estou com um pouco de medo , e nao quero que nada lhes aconteça , tenho no lago tartarugas muito especiais
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: O lago do SandroA Qui 11 Dez 2014 - 16:23
norby quando dizes observação não consigo perceber em concreto o que seja , uma vez que nao comem , mas isso sendo normal , mexer pouco mexem , mas ainda assim tem um pouco de actividade , tirando isto que mais posso observar ?
Assunto: Re: O lago do SandroA Qui 11 Dez 2014 - 17:26
Sandro não tenho muito mais a acrescentar...
Não existe nenhuma formula mágica. É mesmo só estar atento aos pormenores e observar. Se verificares que algo está a correr mal, podes sempre abortar a hibernaçao.
Mas com certeza que vai correr tudo bem, nao penses demasiado nisso.
Acho que é o melhor conselho que posso dar...
SandroA Membro Regular
Assunto: Re: O lago do SandroA Qui 11 Dez 2014 - 21:39
em principio irei abortar a hibernação e colocalas dentro de casa
Assunto: Re: O lago do SandroA Ter 16 Dez 2014 - 10:16
Boas Sandro,
Pareces-me uma pessoa extremamente insegura...
Parece que não consegues tomar uma decisao e leva-la em frente.
Como estas a interferir com os elementos e com a sua normal rotina é normal que elas demorem algum tempo a aclimatarem-se.
Como sabes elas tambem demoram algum tempo a criar rotinas e adaptarem-se a novos ambientes, daqui a uns dias concerteza estaram de novo activas.
Quando nós proprios vamos para outros fusos horarios dizem que só ao fim de uma semana é que estamos adaptados á nova realidade.
E não me leves a mal mas só me vem ao pensamento uma expressao que um professor meu de Educaçao Fisica usava á muitos muitos anos atras que era qualquer coisa como: 'Se tens medo compra um cão'...