Olá amigos...
chegou a minha casa uma Trachemys Sripta Sripta de 4cm há uns tempos e que tem tido uns
problemas. Tenho-me esforçado para lhe melhorar as condições e decidi que esta semana vou às compras.
Já li muito aqui no forum mas estou indeciso. Na escassez de lojas de animais aqui na zona visitei a agriloja e perdi horas a estudar toda a oferta. Mesmo assim não me consegui decidir. Pedi até ao gerente se não seria incómodo tirar umas fotos para poder pedir a vossa opinião.
A minha intenção inicial seria comprar já algo a pensar num futuro a médio prazo. Pensei em comprar um aquário e adaptar, isto por ter mais espaço e porque alguns já trazem instalação para lampadas etc. Mas perante a oferta surgem muitas dúvidas.
Então vamos lá...
A opção que mais me encheu o olho foi esta:
Aquário de 80L, 60x35x44. Tem duas tampas móveis e amovíveis com instalação electrica para lâmpadas tubulares. Traz filtro de 260l/h, termostato de 100W, termometro, 2 lâmpadas (apenas iluminação) e outros extras para peixes.
Sobre esta opção tenho dúvida em relação às tampas: seria melhor para a tartaruga não ter tampas? Posso sempre remover uma e usar a outra para um lâmpada UVB tubular (que tenho de comprar à parte).
Tenho também dúvida sobre o filtro. Sei que não vou usar mais de 35L de água a o débito é bom, a minha dúvida prende-se com o formato do filtro. Ele tem de estar todo submerso, porque é nele que se suporta o aquecedor, o que me obriga a ter o aquário cheio (70-80L) ou estou a pensar mal? O termostato pode estar todo submerso? Sei que o ideal seria um filtro externo, mas dentro dos internos, que não suscitem este "problema", o que sugerem?
Outra opção disponível seria esta:
Este é apenas uma tela em brano em cima da qual posso pintar à vontade
As dimensões são iguais ao anterior mas sem qualquer extra e tampa básica. Por um lado seria o ideal, por outro tornará o projecto mais caro. Claro que se for a melhor opção não é isso que me vai demover. Mas aó vou precisar de ainda mais apoio na escolha de filtro, termostato, suportes para lâmpadas etc.
A última opção é uma verdadeira tarugueira:
Esta é a solução que menos me atrai apesar de ser específica para tartarugas. Gostaria de ter mais altura de água e dar mais liberdade ao Marco Horácio, quem sabe um dia trazer-lhe companhia. Gostaria de ter mais liberdade de evolução. Acho a ilha ridiculamente pequena e levantam-se todas aquelas dúvidas sobre os filtros e termostatos que se adaptem aqui.
Peço a todos vocês que tenham paciência comigo e contribuem com as vossas opiniões e experiências com cada tipo de opção.
Agradeço desde já!
Abraço,
Rui