Olá a todos!
Há umas semanas aprensentei-me aqui no forum desta forma :
- RManPT escreveu:
- ...Foi-me entregue em condições que considero inaceitáveis (dentro de um daqueles "terrários" minusculos de plástico com a típica palmeirinha) e com o que me pareceu má saúde.
Tenho pesquisado tudo o que posso para aprender a melhorar as suas condições (ainda mais que me parece que a estadia vai ser permanente). Ando a providenciar a questão da lâmpada UVB e termóstato (já arranjei um aquaterrário melhor). Entretanto tenho-a deixado todo o dia na rua onde tem opção de estar ao sol e à sombra, tanto na água como fora dela. Alterei também a sua dieta pois era alimentada com os camaroezitos que as lojas de animais insistem em recomendar.
Já a levei ao veterinário, contra a opinião de muita "gente" (Ah... com 5€ compras outras), devido a ter os olhos tapados com o que me parecem ser as palpebras inchadas e esbranquiçadas. Receitou pomadas, suplemento de vitamina A e está em quarentena para ver se precisa de algum terapia mais agressiva.
De momento come muito bem (tenho de lhe dar à boca porque não vê) e desloca-se bastante, ao contrário do que acontecia antes. Creio que seja por apanhar mais sol. Dentro de uns dias volto ao veterinário se os olhos continuarem fechados.
Agora faço o followup para que outros possam usufruir da informação.
O "Marco Horácio" (sim já a baptizei
) continuou de olhos fechados e voltei ao veterinário. A Dra. contactou um colega especialista em répteis e o prognóstico não era bom porque já tinha passado muito tempo. Aparentemente o organismo chegou a um ponto em que não processava a vitamina A por si. Decidiram administrar via intramuscular e repetir de 10 em 10 dias. Sugeriu uma dieta de fígado de aves por ser rico em Vitamina A. A Dra. deu-me uma seringa com antibiótico de largo expectro para que lhe desse, via oral, todos os dias (claro que quantidades minúsculas e junto com a comida, o que dificultou a tarefa).
Terminámos o antibiótico e não notámos evolução nos dias seguintes. Ficamos muito tristes e a esperança parecia desaparecer. Havia quem cá em casa achasse que tinha cegado de vez. Eu sempre me recusei a acreditar pois dava para ver os globos oculares a deslocarem-se debaixo das palpebras esbranquiçadas e cerradas.
Apesar disso decidimos que ontem iríamos de novo, apesar de já atrasados, dar mais uma dose de Vitamina A. Ficou combinado para quando chegasse do trabalho.
Para meu espanto e alegria, quando chego a casa ao fim do dia sou recebido com um Marco Horácio armado em Camões (estou a pensar em rebaptizar
), um dos olhinhos estava semi aberto!!
Mesmo assim fui ao consultório e a Dra. achou que seria sinal de que o organismo estava finalmente a reagir e que assim seria preferível não lhe dar nova dose de Vitamina (intramuscular), manter apenas o suplemento em gotas, a dieta e continuar a observar a evolução para termos a certeza que ela começava a processar devidamente. Deu-nos esperança e disse que se um olho abriu , não tem razão para não abrir o outro. E a verdade é que cega não está pois reage ao que vê com aquele olho.
De momento continuamos espectantes mas optimistas.
Moral da história. Se gostam dos seus "bichos" ou lutam por eles ou mais vale não os ter. Está certo que paguei "caro" (proporcionalmente ao preço de uma tartaruga) na primeira consulta mas nas consultas seguintes eles foram impecáveis e paguei apenas a medicação (2€ e tal que é o custo da seringa, já que as doses que levou de medicação são infímas). E a tartaruga nem é minha.
Não menosprezem sintomas estranhos. Vale a pena lutar e quanto mais cedo melhor.
Abraço a todos e obrigado pela comunidade. Felicidades.