Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistrarRegistrar  Entrar  
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Doação de tartaruga
Carapaça Roída e manchas EmptyQua 6 Nov 2024 - 12:24 por Carlos2012

» O meu lago
Carapaça Roída e manchas EmptySáb 17 Ago 2024 - 12:06 por Ronaldo Coutinho

» Tartaruga muito parada
Carapaça Roída e manchas EmptyQui 13 Jun 2024 - 13:53 por ruijorgeteixeira

» Doação de tartaruga
Carapaça Roída e manchas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Carapaça Roída e manchas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Carapaça Roída e manchas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Carapaça Roída e manchas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Carapaça Roída e manchas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Carapaça Roída e manchas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

Carapaça Roída e manchas

Ir para baixo 
+5
Hugo Abreu
RP
ALves
MPdA
miguelcarmor
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

Masculino Mensagens : 25

Carapaça Roída e manchas Empty
MensagemAssunto: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 11:40

O meu nome é Miguel e tenho 9 tartarugas a conviver alegremente num lago em casa.

Estou com um problema numa delas para o qual necessitava de ajuda. Na limpeza de rotina do lago deparei-me com uma das tartarugas com a carapaça parece roída e com uns pontos estranhos. Junto algumas fotos para que possam identificar o problema.

Caso não consigam ver as fotos aqui por favor vão a esta página > Tartaruga doente

As fotos:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Obrigado
Miguel
Ir para o topo Ir para baixo
MPdA
Iniciante
Iniciante
MPdA

Masculino Mensagens : 102

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 15:56

Tchiiiii ela ta bem mal, olha nao sei explicar isso deve ser lutas entre elas, ou alguma doença qualquer e ela tem fungos...
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 16:52

Obrigado MPdA

Eu aposto que é doença. Tenho o ambiente mais ou menos controlado e nunca assisti a "confusão" entre elas que justificasse este tipo de lesão.

Miguel
ALves
Iniciante
Iniciante
ALves

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 17:43

leva-a mas e a um vet, e por estas e por outra que acho que as tartarugas devem ser mantidas separadamente, ate podes nunca ter visto, mas tambe nao podes tar 100% do tempo a vigialas
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 19:18

Obrigado Alves,

Manter as minhas bichas em separado é impossível. Estão num lago com 4x1,5mt e com alturas de agua que vão de 0 a 1,4mt... São 9, todas adultas, grandes que baste, não tenho forma nenhuma de as manter separadas Smile

Mas vendo as lesões tenho a certeza que não foi "pancadaria" entre elas. Esta é a 2ª maior que tenho e nenhuma das outras conseguiria fazer-lhe aquilo.

Amanhã vou ao Porto para a levar ao veterinário e logo se verá.

Obrigado uma vez mais

Miguel
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Masculino Mensagens : 2492

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 20:50

não, lutas não é, ninguém come bocados de carapaça nem os parte facilmente. A carapaça corroida é fungos (se não estiver mole e se dizes que tem pouco tempo), mas as manchas assustam , faz lembrar aqueles tons rosados de infecção generalizada. Penso que seja só fungos.
Ela tem - E VAI - para parte seca todos os dias?
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 21:30

Olá RP,

Têm bastantes zonas secas e todos os dias lá estão elas a apanhar o sol que há... E esta é das que mais tempo fica ao sol pois não se assusta com facilidade e fica toda atrevida a olhar para quem passe ao lado sem correr para a água.

Também penso que sejam fungos. Nada está mole, em nenhuma parte, mesmo as zonas mais avermelhadas são duras ao toque.

Miguel
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu

Masculino Mensagens : 585

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 21:38

parece-me mais um ataque de um bicho externo. cão? rato? a tartaruga terá recolhido a cabeça como defesa e foi atacada na mesma zona. mesmo as manchas dão ideia de dentadas.
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 22:03

Olá Hugo, obrigado pela contribuição.

Claro que um rato é sempre uma possibilidade, cão não tenho. Mas nunca vi na minha casa/jardim um rato com mais de 6cm...

Acho que é uma possibilidade muito remota uma vez que, especialmente esta, tem um vitalidade muito boa e as zonas secas, embora grandes, nunca estão a mais de 60cm de água, Na possibilidade de algo entrar no espaço delas a fuga para a água é quase imediata.

As manchas não têm cavidade, passamos a mão e é praticamente liso. Junto à cabeça é que tem a carapaça/plastron que parece moído, é estranho, não parece "mordido".

Estive a ver outra possibilidade que é ela ter fugido num determinado sitio do lago e batido num bocado de cimento que tenho dentro do lago... Fica 12 a 15 cm dentro de água, mas se ela viesse a fugir para dentro de água e como é muito grande e pesada, talvez pudesse ter ido contra esse bocado de cimento com a força suficiente para danificar o plastron...
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone

Masculino Mensagens : 1430

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 22:09

Coloca betadine e deixa-a em seco. Mas se for fungos, estão na água e o problema é colocar anti-fungos num lago assim grande que se calhar até tem plantas.
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 22:28

Obrigado pelo conselho Apalone.

Já está em seco e com betadine desde ontem de manhã, com as respectivas molhadelas a intervalos regulares e mergulho na hora da paparoca Smile

Depois de ver como a bicha estava e a pensar no raio dos fungos e sei lá mais o quê, vazei o lago todo, lavei-o, voltei a encher com cloro e assim está desde ontem. Amanhã retiro a água com o cloro e volto a encher para as colocar lá dentro novamente.

Ainda bem que estou de férias, mas as tartarugas já nem me podem ver pois estão a viver num aquário provisório e não estão a achar piada nenhuma à brincadeira. Quem também não está a gostar nada e quase que já não me pode ver, é a minha mulher pois está tudo um pandemónio e até numa banheira tem plantas do lago...

Já agora a ver se me dão uma ajuda extra. O lago, paredes, fundo, filtro, etc... vai ficar limpo e quase esterilizado, mas as plantas estão-me a preocupar pois tenho receio de as voltar a colocar no lago. Se existiam fungos, também estão nas plantas e a essas não posso colocar cloro... Alguma ideia? Ou o melhor é partir para plantas novas? Para bem do casamento era bom que alguém me desse uma sugestão de manter estas Smile
tyutry
Admin
Admin
tyutry

Masculino Mensagens : 1762

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 22:42

boas passas as tartarugas para o lago quando tiver tudo pronto e depois passas as plantas para o aquario e deixas de quarentena com a temperatura alta e so com um pouco de cloro diluido na agua para ajudar a matar os bichos, mas cuidado que isto é so uma ideia, nao sei se o cloro faz bem ou mal as plantas mas pelo menos devias apostar na quarentena com a agua quente
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 22:45

Olá Tyutry,

Obrigado pela sugestão.

Miguel
Hugo Abreu
Iniciante
Iniciante
Hugo Abreu

Masculino Mensagens : 585

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 23:02

fungos e água quente não é o que pretendes... em vez de acabar com os fungos vais dar-lhes condições para se reproduzirem.
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptySeg 13 Set 2010 - 23:19

Penso que vou optar pelo banho em agua com anti fungos primeiro 2 ou 3 dias e depois um banhito de 2 horas em agua com cloro. Se as plantas forem á vida... paciência Smile
tyutry
Admin
Admin
tyutry

Masculino Mensagens : 1762

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptyTer 14 Set 2010 - 6:47

TENS RAZAO A O TRATAMENTO COM AGUA QUENTE É PARA OUTRAS DOENÇAS CONFUNDI
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Masculino Mensagens : 2492

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptyTer 14 Set 2010 - 8:50

Não tenho nenhuma "achega", era só para dizer que tu, miguelcarmor, mostras que te preocupas bastante e que tomaste medidas de imediato. Isso é muito gratificante para todos nós. Obrigado pela tua participação e preocupação por estes animais maravilhosos.

Continua com betadine seguido de pelo menos meia hora a seco e vê os resultados. Boa sorte! Wink
lilimenina
Iniciante
Iniciante
lilimenina

Feminino Mensagens : 38

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptyTer 14 Set 2010 - 12:54

miguelcarmor, trabalho em uma loja de produtos agrícolas no Brasil, aqui recomenda-se usar cloro para matar fungo das plantas, no caso soja, milho, feijão e sorgo. Cloro é uma substancia quase multiuso, é possivel aplicar nas suas plantinhas sim, mas não exagere na quantidade, até porque já vi os agronomos conversarem sobre o uso de cloro mas para as plantas que citei acima, não sei qual seria a quantidade para você usar as suas plantas do lago. Se você quiser posso perguntar à algum dos nossos engenheiros agronomos e te retornar com uma reposta melhor sobre a quantidade e o tipo de aplicação. Mas de qualquer forma, você pode sim colocar cloro mas plantas, mas não exagere na quantidade.
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptyTer 14 Set 2010 - 13:02

Obrigado Lilimenina Smile
lilimenina
Iniciante
Iniciante
lilimenina

Feminino Mensagens : 38

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptyTer 14 Set 2010 - 13:05

Por nada, melhoras para sua tarta! Wink
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptyTer 14 Set 2010 - 18:46

Nos peixes quando aparecem fungos, uso 15g de sal/litro em banhos de 15 a 20 min e os fungos começam logo a rebentar. Para plantas deve ser igual.
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptyTer 14 Set 2010 - 19:45

Obrigado Apalone. Já me tinham falado de colocar sal em vez de Cloro... Vou experimentar.
miguelcarmor
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptyTer 14 Set 2010 - 20:06

Boas noites,

Antes de mais, obrigado a todos os que me tentaram de alguma forma ajudar.

2 dias depois aqui está uma nova foto da minha bicha.

As manchas que tinha, um pouco por todo o plastron, perderam a cor vermelha e permanecem umas concavidades. Vai ficar assim.

A lesão maior perto da cabeça diminuiu muito a intensidade vermelha que tinha. Na foto a cor que se vê é de restos de betadine pois ainda não a tinha lavado.

O Veterinário diz-me que eram fungos e que tem uma pequena inflamação, não recomendou antibiótico ainda. Mandou continuar uma vez por dia com banho de betadine, seguido de seco...

Entretanto já está de volta ao lago e continua com a vitalidade que sempre teve Smile

Obrigado uma vez mais a todos.

Fiquei muito surpreendido de verificar que existem tantas pessoas interessadas e dispostas a colaborar. Vou ficar no fórum e logo que possa publicarei fotos das outras 8 e do lago onde vivem.

Mais fotos neste link

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
andreiareis
Iniciante
Iniciante
andreiareis

Feminino Mensagens : 125

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptyTer 14 Set 2010 - 20:36

Apalone escreveu:
Nos peixes quando aparecem fungos, uso 15g de sal/litro em banhos de 15 a 20 min e os fungos começam logo a rebentar. Para plantas deve ser igual.

Mesmo nos peixes de agua doce?
Fazes tipo um aquário de quarentena?

Eu tive uma bactéria no aquário que me deu imenso trabalho, só me sobreviveu um peixe =|
Talvez se eu soubesse disso a mais tempo, os pobres coitados poderiam estar vivos =(
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas EmptyTer 14 Set 2010 - 21:12

andreiareis escreveu:
Apalone escreveu:
Mesmo nos peixes de agua doce?
Fazes tipo um aquário de quarentena?
Eu tive uma bactéria no aquário que me deu imenso trabalho, só me sobreviveu um peixe =|
Talvez se eu soubesse disso a mais tempo, os pobres coitados poderiam estar vivos =(
Tem de ser para água-doce porque a água salgada tem 37g de sal/ litro. É só para doenças exteriores. Há peixes que não aguentam, como as botias e alguns limpa-fundos e limpa-vidros. Mas a maioria dos peixes aguenta em banhos curtos de 15 a 20 min. Agora se a doença está na água tratar só o peixe não chega.
Para doenças interiores uso o Flagyl – um comprimido para 50 lit durante 3 dias.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Carapaça Roída e manchas   Carapaça Roída e manchas Empty

Carapaça Roída e manchas
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte