| Carapaça sem cor | |
|
+4Catarina Leinad97.45 blopes inesdani 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
inesdani Iniciante
| Assunto: Carapaça sem cor Qua 31 Out 2012 - 17:12 | |
| Boa Tarde, Comprei à umas semanas uma Graptemys kohni. Passados uns dias começou a aparecer-lhe uma mancha branca na carapaça. Neste momento alastrou. Não me parecem fungos, mas alguém mais experiente poderá dizer melhor o que se passa. Vou colocar umas fotos para ajudar. Tentei apresentar-me no fórum mas não consegui (não consigo criar o tópico). [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Obrigada pela ajuda Inês | |
|
| |
blopes Membro Regular
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Qua 31 Out 2012 - 19:14 | |
| Nao te sei dizer o que é, mas ela anda bem??? | |
|
| |
inesdani Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Qua 31 Out 2012 - 19:29 | |
| Nem por isso. Ela nada bem, mas não tem comido. Eu comprei o granulado (não me recordo da marca) e uns camarões. Quando chego ela costuma estar na parte seca e salta logo para a água. Coloco o granulado na água mas ela como é muito tímida acaba por fugir. Mas a verdade é que quando chego a comida está toda no fundo.
Tenho neste momento um filtro no aquário, comprei uma pedra de cálcio que tem estado desde o inicio e coloquei-a perto de uma janela onde apanha alguma luminosidade.
| |
|
| |
Leinad97.45 Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Qua 31 Out 2012 - 20:24 | |
| Eu tambem tenho uma que tem uma manchinha assim, mas mais pequena, sem sinais de alastramento, perto da "coluna", mais em baixo. E de facto, se nao me engano, parece-me que ela come mais que a outra. Isso tem alastrado? Serao fungos? Espera por membros mais experientes. | |
|
| |
Catarina Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Qui 1 Nov 2012 - 10:58 | |
| Tens termostato?
Se não tiveres, pode ser a razão de a tua tartaruga não comer.
Quanto às manchas, não sabendo ao certo o que é, se fosse eu ia comprar o produto que há à venda para fungos e usava durante uns dias... até podem ser fungos e até pode o problema ficar resolvido. Se passados 3 ou 4 dias continuarem, aí consultava um vet...
Era apenas o que eu fazia.
Confirma a temperatura da tua água. | |
|
| |
inesdani Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Qui 1 Nov 2012 - 19:10 | |
| Tenho um termostato mas é muito fraquinho e a água tem estado nos 20ºC. Qual o nome do produto? Obrigada | |
|
| |
Catarina Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Qui 1 Nov 2012 - 20:41 | |
| Olha o nome não sei, mas se fores a um petshop e pedires pelo produto/medicamento para fungos eles sabem o que é.... Não consegues pôr fotos mais perto da carapaça da tua tartaruga? Não sei se existe outro tratamento ou algum melhor que este produto. Felizmente a minha nunca teve fungos e portanto não é um tema que esteja à vontade para falar, mas espera que alguém com essa experiência te venha dizer alguma coisa...
20º não é a temperatura ideial, mas também acho que não é razão para deixar de comer... :s
A água do meu aquário tb está a essa temperatura, precisas é ter muito cuidado nos próximos tempos pois ainda vamos ter mais frio do que o que está agora e portanto a temperatura da água ainda vai descer mais. Tenta arranjar um termostato ideal para o teu aquário (W=nº Litros). Se for preciso tapa o aquário, ou parte dele, ajuda a mater a temperatura.
| |
|
| |
inesdani Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Sáb 3 Nov 2012 - 18:13 | |
| Boa Tarde,
Fui a uma loja de animais e aconselharam-me a comprar uma lâmpada repti glo 5.0 uvb de 13w, pois poderia ser falta de cálcio. Coloquei a também numa zona mais quente da casa e de dia a temperatura ronda os 24ºC. De noite é que baixa pros 21ºC.
Acham que ela vai melhorar? A luz só a coloquei hoje.
Obrigada pela ajuda
Inês | |
|
| |
Catarina Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Sáb 3 Nov 2012 - 19:26 | |
| Sim tb pode ser falta de cácio....
Se assim for, podes complementar a alimentação dela ou com algumas vitaminas (vendidas em petshops) ou então dá-lhe verduras pois são alimentos muito ricos em cálcio (couve, bróculos...) durante os próximos dias e vê como evoluem as manchas...
Dá notícias... | |
|
| |
inesdani Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Dom 4 Nov 2012 - 18:05 | |
| Não sei se ainda será um pouco cedo, mas dei lhe hoje brócolos e ela não comeu | |
|
| |
inesdani Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Qua 14 Nov 2012 - 12:59 | |
| Bem mesmo com a luz as manchas continuavam a aumentar. Fui com ela ao vet e descobri que está com uma dermatite . Já estou a fazer o tratamento. Reparei que ela tem a carapaça um pouco mole. Será que a luz é suficiente? Obrigada | |
|
| |
reivax Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Qua 14 Nov 2012 - 14:33 | |
| Carapaça mole é sinal de não apanhar muitos raios UV-B. Tens lampada UV-B ou ela apanha Sol diretamente? Isso é fundamental para a casca | |
|
| |
inesdani Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Qua 14 Nov 2012 - 19:18 | |
| Sim. Comprei à cerca de uma semana uma lâmpada repti glo 5.0 uvb de 13w. Ligo-a 10 h todos os dias. Mas vejo a muito poucas vezes na plataforma. Será que assim é suficiente? | |
|
| |
inesdani Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Sáb 15 Dez 2012 - 20:55 | |
| Olá Venho aqui dar uma boa notícia. A minha tartaruga já come. E está uma comilona . Continuo a fazer o tratamento para as manchas. No entanto, a carapaça ainda está um pouco mole. Vamos lá ver como vai evoluir. | |
|
| |
SandroA Membro Regular
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Sáb 15 Dez 2012 - 21:03 | |
| | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Dom 16 Dez 2012 - 2:48 | |
| Ainda bem que esta resolvido...
no entanto quando aparecem manchas brancas nas tartarugas as 3 coisas mais comuns custumam ser...
- falta de calcio mas nao e localizado custuma ser generalizado
- muda da carapaca ondedepois custuma ganhar ar e saltar a escama
- fungo, que foi o que aconteceu com a tua
A pouca actividade devia se provavelmente a falta. de aquecimento Somado a esse fungo provavelmente...
quanto a carapaca mole e normal quando e pequena ser mole. | |
|
| |
Pedro-Turtle Iniciante
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Dom 16 Dez 2012 - 11:44 | |
| Sim mas normalmente falo pela que tive as carapaça apesar de ela ser pequena só estava mole à beira da cauda. | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Carapaça sem cor Dom 16 Dez 2012 - 13:13 | |
| é normal nas pontas é mais fragil | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Carapaça sem cor | |
| |
|
| |