Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistrarRegistrar  Entrar  
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Doação de tartaruga
Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos EmptyQua 6 Nov 2024 - 12:24 por Carlos2012

» O meu lago
Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos EmptySáb 17 Ago 2024 - 12:06 por Ronaldo Coutinho

» Tartaruga muito parada
Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos EmptyQui 13 Jun 2024 - 13:53 por ruijorgeteixeira

» Doação de tartaruga
Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos

Ir para baixo 
AutorMensagem
hipnoticgirl
Iniciante
Iniciante
hipnoticgirl

Feminino Mensagens : 505

Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos Empty
MensagemAssunto: Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos   Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos EmptySáb 14 Jun 2014 - 0:33

Olá a todos amigos.

Ao contrário de outros tópicos feitos por mim, desta vez não é para pedir a vossa ajuda nem mostrar os meus animais.

Caso tenham visto, uma das minhas tartarugas adoeceu à uns meses atrás e estava praticamente com poucas horas de vida.
Após uma ida urgente ao veterinário e com a receita injecções e apenas a dica de toma de vitaminas... Fiquei em pânico sem saber bem o que fazer.

O diagnóstico foi inexistente, visto que poucos são os Veterinários especializados em exóticos (principalmente na minha região) pude então contar unicamente com a minha intuição.

Observei a administração de uma injecção à minha tartaruga, depois tive que ser eu a dar as 3 injecções restantes em casa... Senão iria ter que pagar 15 euros por cada ida ao Veterinário, para além dos 20 euros que paguei pela primeira consulta.
Depois vim até aqui, onde me aconselharam alguns nomes de vitaminas (coisa que o shô dôtor não fez) e tive que mandar vir pela net o que encontrei no site que as tinha disponíveis e que mais rapidamente mas enviaria.

Ora até aqui tudo correu bem... Mas assim que chegaram as vitaminas... Como as iria administrar? A tartaruga não comia, não me abria a boca por nada e não as poderia dar também de estômago vazio.

Uma tartaruga que pesa 2,700kg e com umas mandíbulas bastante poderosas, que facilmente me arrancariam a carne dos dedos e que seriam então super difíceis de abrir forçadamente.

Após tentar e tentar, encontrei a solução mais eficaz de todas! Fora de água com ela inclinada como se estivesse de pé e nada de lhe puxar o pescoço, nada de colocar objectos para forçar a sua abertura (entretanto numa das tentativas, já teria partido ao meio uma pinça de plástico forte)... Simplesmente fazer-lhe uma espécie de cócegas nos lados.

Exacto, cócegas... Descobri que isso a irritava profundamente, fazendo-a abrir a boca para me tentar atacar e, nesses pequenos segundos teria que ter a rapidez e pontaria para lhe deixar cair Asticô (aquelas minhocas pequenas de pesca, com 98% de proteína) directamente na sua estranha boca.

Toda contente, coloquei-a novamente dentro de água para que os pudesse engolir (visto que não produzem saliva)... Só que aquela parvinha decidiu cuspir um por um.
Ora bolas, e agora?
Agora teria que acrescentar mais uma etapa antes de a colocar dentro de água. Então, fui buscar uma seringa e enchi-a de água... Assim que lhe colocava dentro da boca os Asticô, colocava também água através da seringa!

Que simples, até que a olhei nos olhos a ver se estava a missão concluída e ela me cuspiu pelo nariz toda a água (sim, para a minha cara), sem ter engolido o raio dos bichos que já me metiam nojo.

Ok então, para a próxima colocar apenas umas gotinhas de água!! E assim fiz pela sei la que tentativa consecutiva.
Finalmente, finalmente ela conseguiu comer... Com muito mau humor por sinal.
Cócegas no focinho, bufadelas e abertura da boca, Asticô para dentro e umas gotinhas de água. Rapidamente ela engolia tudo, pelos vistos os bichos (vivos claro) faziam-lhe cócegas... Ela bem que tentava coçar o focinho com as patas, mas preferia engolir para eles parassem depressa.
Tudo isto durou umas 3 semanas, até ela começar a comer sozinha. 3 vezes por dia, lá estava eu a enfiar comida boca abaixo.

Espero que estes truques possam ajudar as vossas meninas, em alturas de doenças! E, se tiverem mais dicas deste género, partilhem! Smile

Esta sempre foi a minha tartaruga mais meiga. Sempre lhe fiz festinhas e nunca me tentou atacar, nem se assustava (ao contrário de todas as outras 11), até esticava o pescoço sem medo nenhum para eu continuar.
Desde então, pego nela e instantaneamente fica com a boca toda aberta à espera de comida, mas sem bufar. Até que tem a sua piada, já passaram 2 meses e ela ainda não se esqueceu desta dica  lol! 

Peço desculpa pelo texto enorme.
Ir para o topo Ir para baixo

Dicas para auxílio em alimentação forçada com descrição de acontecimentos
Ir para o topo 
Página 1 de 1