Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Opinião sobre novas regras do forum

Ir para baixo 
+14
SandroA
norby
leonor a
RP
Apalone
HappyFather
Marcos1989
Guilherme
RMP
blopes
moraes
dangelo
Rúben Cunha
kilava
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyDom 9 Mar 2014 - 3:07

Há uma assinatura de um user que me chama à atenção:


"Cada tartaruga LEGAL que possuíres, pode significar uma a menos que é retirada da Natureza ou comercializada ilegalmente, podendo por isso ser um contributo para preservar a espécie."




Percebo ambos os lados. Mas é bem possível que esta lei que em Portugal está em vigor desde 99 dure 100 anos e não mude até morrermos. Isto porque as tartarugas soltas na natureza duram muito tempo 20 anos 30, 50, 70 alguns casos 100. E já pensaram quantas vezes elas se podem reproduzir enquanto estão na natureza? porradas de vezes.
É bastante importante que tenhamos o projecto life + trachemys que tem por objectivo criar técnicas para evitar a proliferação das espécies invasoras, talvez eles sejam o alavancador que pode fazer com que a lei mude porque são eles que mais contribuem para a erradicação do erros dos hobystas que mantem especies não autoctones, e que as soltam.


O nosso contributo, é ser pedagógico e informativo. Sempre o fizémos e sempre ensinámos os users a fazê-lo passando a palavra, como por exemplo:

Olha deves comprar uma lampada UVB porque a tartaruga precisa de cálcio. Deves comprar um termoestato para a tartaruga acelarar o seu metabolismo. deves ter um filtro para ela não ter infeções. Deves providenciar uma alimentação variada para ela não ter piramidismo ou disturbios alimentares.

Foi sempre nesta base que inculcámos a pedagogia e resultou.





 É esse o caminho que queremos percorrer. É esse o espirito que queremos inculcar.
Não se esqueçam que há users que andam nisto há anos, não falo de mim porque ando nisto à cerca de uns 6 anos. E os mais experientes sabem o que pode ser feito para mudar mentalidades.


Tenho Trachemys scriptas e não estou minimamente preocupado se não irei publicar mais fotos delas ou não, simplesmente, não estou preocupado, não faz qualquer diferença para mim porque vou continuar a cuidar delas de forma respeitosa e cautelosa porque são potenciais predadores para a nossa fauna e uma praga na natureza.




Podiamos ficar aqui eternamente a publicar fotos de trachemy toda a vida que iriamos estar a tapar tambem o sol com a peneira por nada dizermos ou fazermos visto que é ilegal. Não dizer ou nada fazer é compactuar com o tráfico, é continuar a fazer com que lojas de animais encomendem scriptas, é continuar a fazer com que as pessoas comprem, é continuar deixar tartaruga a crescer e quando reparamos que não temos condiçoes para ela a abandonamos num lago que por acharmos que é grande ela vai adorar.

Se houver uma pessoa que saiba que é ilegal ter scriptas através de o forum, que não irá compra-la na loja, que fará com que o lojista encomende menos scriptas, que faça com que os criadores da especie que são cada vez menos devido aos interesses economicos deixem de as continuar a reproduzir, vou ficar bastante contente porque é menos uma potencial tartaruga a ir parar à natureza.

Talvez esta seja uma das regras mais dificeis de aceitar, para muitos users, mas ainda bem porque está a fazer toda a gente pensar sobre este assunto.

alguns de Vocês podem pensar:
" que parvo agora proibirem fotos nos avatares e fotos futuras - como isso fosse parar a comercialização na mesma"
" tenho trachemys que azar!"
"olha nem sabia que eram ilegais quando for comprar uma tartaruga ja sei que esta nao vou comprar porque sou um comprador informado"

Mas acho que para a primeira frase e exemplo de há pouco acaba por responder a isso mesmo.
Eu não sabia sequer quando me iniciei neste hobby que havia tartarugas ilegais. Que sentido é que faria se as lojas as vendem? 





Pois se me tivesse iniciado ontem neste hobby já estava a par e a trachemys seria uma especie que não teria interesse em adquirir porque:
- é uma espécie ilegal.
- Não iria estar a compactuar com a comercialização da mesma;
- POr esta ser competidora com as nossas autoctones
- por serem agressivas

Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyDom 9 Mar 2014 - 11:00

Eu estou plenamente convicta que chegariam a mais gente com a mensagem de não ter/nao criar/nao abandonar tartarugas ilegais se em cada post em que elas aparecessem ou fossem faladas houvesse alguém que reforçasse a ideia de que sao ilegais. Assim, as ilegais apenas vão desaparecer do fórum e tornar mais difícil a membros novos e inexperientes e que nem sempre ficam tempo suficiente no fórum para se aperceberem que existem tartas ilegais de as conhecerem...vai ter o efeito inverso...e mais, para membros novos, as tartarugas são quase todas iguais ou muito parecidas...como é que as vão distinguir? Criam um tópico, os membros dizem que é ilegal e depois o tópico é apagado? Apenas as fotos são apagadas nesse caso? Não está a fazer grande sentido para mim... E assim não se mete todas as tartas ilegais no mesmo saco? Há motivos por não se poder ter autóctones em casa e ha motivos para não se ter invasoras...como fica explícita a diferença assim?
E os membros que infelizmente só têm ilegais? Ficam seriamente em desvantagem...não é justo. E os membros de fora do país? E se um membro encontra uma ilegal na rua que precisa de auxilio? Não pode pedir ajuda no fórum? Mas então não somos uma comunidade para o bem e para o mal?
Acho que as dificuldades logísticas não foram pensadas até ao fim...mais uma vez reforço que concordo a 100% c o facto de a moderação estar efectivamente a fazer alguma coisa sobre a questão das ilegais...só não concordo com a forma...
Não se vai criar um tabu assim? Eu sou da opinião que quanto mais informação as pessoas têm, melhores podem ser e se conhecerem bem uma ilegal, o porquê de ser ilegal, os factores que estão associados, podem fazer melhores escolhas... E sei que alguém vai dizer que há tópicos sobre as ilegais e que que, quiser ir saber mais que procure, mas a verdade é que sabemos k não acontece...se estivesse escarrapachado em todos os tópicos em que há ilegais, era impossível não ver... E e isso era fácil de operacionalizar se houvesse um tópico inamovível com um texto predefinido sobre o tema, que entre a moderação e os membros (tal como acontece com a colocação de fotos de membros novos) íamos copiando e colando nos tópicos novos com tartas ilegais chamando a atenção para esse facto... O fórum ficava "limpinho" de desarrumações, servia o propósito de informar, chamar a atenção para as questões legais e morais e todos ficavam contentes...

Não haveria possibilidade de se rever estas regras de forma a torna-las por um lado mais eficazes para o efeito que pretendem ter e por outro ser mais benevolente com os membros?
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyDom 9 Mar 2014 - 13:00

Uma questão: qual é a diferença entre eu ter um documento cites de por ex. uma mauremys leprosa e a de não ter documento nenhum? À muitos anos atrás era um espécie que era vendida em todo o lado, e eu tenho culpa que agora é ilegal manter a tartaruga? o mesmo digo das elegans.

Além disso não está em vias de extinção, como a orbicularis. Em Espanha, há montes de leprosas. Até em Marrocos, vivem nos esgotos.



Ir para o topo Ir para baixo
moraes
Iniciante
Iniciante
moraes


Masculino Mensagens : 251
Idade : 37
Localização : pindamonhangaba sp brasil

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyDom 9 Mar 2014 - 13:36

minha opinião é o seguinte censurar não é o caminho,pelo seguinte motivo...
na maioria das vezes quando a pessoa compra a tartaruga pouco sabe,muitas vezes pq ganhou de um parente ou viu em uma loja se encantou e comprou,então logo depois procura na internet e encontra um fórum e vem tirar suas duvidas,ai logo é notificado pois sua tartaruga é ilegal  affraid dependendo da pessoa pega e solta o animal em qualquer local ai ta feita a m&rd@
proibindo ao meu ver o fórum meio que perde o sentido,e o fórum mundo das tartarugas torna se um clube das tartarugas legalizadas
agora se é uma pessoa que pesquisa ela sabe se uma tartaruga é ilegal ou legal na hora de adquirir então cabe a ela exclusivamente a decisão de comprar ou não.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyDom 9 Mar 2014 - 14:43

@RMP a diferença em ter uma mauremys como documentos é que sabes que é de cativeiro e não foi retirado da natureza. Se tiveres consciência ecologica percebes que é simples.
Na escola sempre me ensinaram a nao recolher animais, exceptuando os que estao feridos com o compromisso de os entregar a entidades competentes ou centros de recuperaçao.

Porque e que as pessoas nao recolhem da natureza javalis, anacondas, jaguares ou o lince iberico é muito menos reprovavel nao?  scratch 
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyDom 9 Mar 2014 - 16:42

Mas eu sei que o meu familiar, comprou-a a um criador de leprosas à cerca de 18 ou 20 anos. Não tenho é como provar isso.
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 12:12

ninguém diz nada sobre as sugestões que têm sido dadas?
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 12:28

Parece que não.. Mais uma coisa: eu para ter uma chinemys reevesis necessito de CITES. Está no Apêndice lll senão me engano. Quando a comprei, pedi o CITES e a funcionária disse que não tinha, apesar de estar escrito no aquário onde as chinemys reevesis estavam. Agora pergunto, posso postar fotos na mesma e te ro nome da chinemys reevesis na minha assinatura? Visto que sem CITES, a minha chinemys reevesis torna-se ilegal.
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 12:32

As reevesiis tb são ilegais?? quais é que não são?!?!
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 12:35

Sem não tiveres CITES são ilegais. Eu também não tenho CITES porque a funcionária não tinha. Resumindo, esta regra das espécie ilegais tem muito que se lhe diga.
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 12:38

então para se muito franca, se eu não puder mostrar/falar da minha única tarta à vontade o que é que ando aqui a fazer para além de ajudar os membros?!?!? o meu contributo no fórum fica reduzido a responder a dúvidas de outros membros... a equipa de moderação devia mesmo repensar os moldes destas regras...
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 12:39

Pois deveria, senão não estamos aqui a fazer nada. As que não precisam de CITES são basicamente as pseudemys, graptemys. Apesar de que algumas sub-espécies de graptemys necessitam de CITES.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 12:51

Essas são as que se vendem mais. Mas por exemplo as espécies apalone não necessitam de CITES, a excepção é a apalone spinifera atra.

As pelomedusas também não necessitam de CITES. Entre outras, mas não estão à venda em Portugal
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 15:02

RMP escreveu:
Parece que não.. Mais uma coisa: eu para ter uma chinemys reevesis necessito de CITES. Está no Apêndice lll senão me engano. Quando a comprei, pedi o CITES e a funcionária disse que não tinha, apesar de estar escrito no aquário onde as chinemys reevesis estavam. Agora pergunto, posso postar fotos na mesma e te ro nome da chinemys reevesis na minha assinatura? Visto que sem CITES, a minha chinemys reevesis torna-se ilegal.  

Boas Rmp,

Tu proprio respondes-te á tua questão...
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 15:59

Mas a regra não faz sentido nenhum. Daqui a uns anos proíbem-se as graptemys e as pseudemys, depois quero ver se há fórum sem tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 16:23

Cites? As revesi nao precisam,
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 16:49

Não precisam? pensei que precisassem. Na loja onde a comprei tinha lá escrito. E está no apêndice III.
Explica-me Guilherme  Smile 
Ir para o topo Ir para baixo
moraes
Iniciante
Iniciante
moraes


Masculino Mensagens : 251
Idade : 37
Localização : pindamonhangaba sp brasil

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 22:03

alguem pode me dizer se essa regra vai valer mesmo...
se for valer mesmo só me resta uma alternativa
abandonar navio!!
[img]Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 2qtaa9h[/img]


Última edição por moraes em Seg 10 Mar 2014 - 22:05, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 22:04

para terminar o off-topic: Não tenho a certeza mas creio que os que estão listados no apêndice 3 só necessitam de CITES no país de que são originárias uma vez que supostamente só estão ameaçadas num país.

Mas podemos debater isto aqui: https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t4513-tartarugas-proibidas-em-portugal

tenho que actualizar o tópico porque entretanto em Junho do ano passado houve introdução de mais espécies e algumas flutuações.

Respondendo à leonor, a equipa moderadora e a administração está atenta ao tópico. 
Mais contributos são bem vindos.
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 22:50

Nesse caso, estou a ser ignorada ou não é para dar opiniões e sugestões?
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 23:16

Agradecemos os teus comentários e o seu contéudo. Mas de momento estamos a analisar as ideias dadas pelos users.
Ir para o topo Ir para baixo
leonor a
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 395
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptySeg 10 Mar 2014 - 23:47

Que é forma de dizer que "ainda não sabemos o k vamos fazer, para não darmos indicações contraditórias vamos não dizer nada."

Os membros estão zangados e gostariam de ver algum feedback vosso. Sentem-se ignorados e com razão pk as vossas resposta são selectivas e politicamente correctas. Não quero continuar a ver membros a ir embora, gosto do fórum como estava na semana passada. Sem conflitos, num clima de paz e ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014 - 0:14

Se essa é a tua leitura do sentido da frase "estamos a analisar as ideias dadas pelos users", tudo bem.

OFF-TOPIC: Entro às 8:30 chego a sair às 21h da noite, e a equipa de moderação também trabalha. O feedback será dado assim que possível. Sejam compreensivos.

Compreendo a que estejam zangados, mas têm que aguardar.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014 - 10:30

Se isso continuar a ir para a frente , eu tb sairei do fórum , muitos trabalham e todos tem vida para além do fórum , mas para mim vejo como colegas de bobeis sempre prontos a ajudar , só que contudo isto estamos a perder excelentes menbrosdneste hobbie Sad
Ir para o topo Ir para baixo
cecilia l.
Iniciante
Iniciante
cecilia l.


Feminino Mensagens : 205
Idade : 36
Localização : Porto

Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 EmptyTer 11 Mar 2014 - 21:30

Eu decidi inscrever me com a fé de as regras voltarem a serem postas na mesa.
Não concordo porque este forum deveria ser um local de convivio, aprendizagem e ajuda.
Entendo o vosso ponto de vista mas porque nao fazer uma pagina no facebook a sensibilizar as pessoas???
Aqui também mas de uma outra forma que nao essas regras.
Isto está a levar com que os users desistam do forum.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Opinião sobre novas regras do forum   Opinião sobre novas regras do forum - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Opinião sobre novas regras do forum
Ir para o topo 
Página 2 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Opinião sobre aquaterrario
» Opinião sobre aquário
» Opinião sobre lâmpada
» Opinião sobre preço de aquário
» SUGESTÕES PARA AS REGRAS DO FORUM

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: OFF-TOPIC-
Ir para: