Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
[Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
[Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
[Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
[Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
[Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
[Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
[Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
[Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
[Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 [Ajuda] Vermes no aquaterrario

Ir para baixo 
+2
RMP
machad01
6 participantes
AutorMensagem
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 21:49

Boas.

Tenho um tartaruga corcunda do missisipi à 9 anos e já não é a primeira vez que me aparece estes vermes no aquário... eles são brancos, finos, muito pequenos e andam colados aos vidros pelo o aquário todo.

1º vez que apareceram eu retirei a agua toda do aquário e voltei a encher, passado 2 semanas apareceram novamente.

2º vez, levei a tartaruga ao vet porque me disseram que podiam ser planarias e que a tartaruga tinha de ser desparasitada. Assim foi a tartaruga foi desparasitada, e o aquário cheio de água com adição de lixívia para matar o que houvesse no aquário e no filtro. A tartaruga ficou num aquário de quarentena em quando andou a fazer a desparasitação.

No fim disto até fiquei a pensar que fosse devido aos gamarus secos, porque do que pesquisei as planarias atacam muito os camarões, e os seu ovos resistem á seca, calor, etc...

Agora a 3º vez passados 3 meses....

Eu já tentei tirar fotos, mas os vermes são tão pequenos e não dá para ver nas fotos, tem de ser uma maquina fotográfica toda "profissional".

Aqui ficam umas fotos, foi o melhor que consegui...
[Ajuda] Vermes no aquaterrario Ddcl.th
[Ajuda] Vermes no aquaterrario Pxzz.th
[Ajuda] Vermes no aquaterrario Wvi1.th
Eu já pesquisei no google, aqui no fórum, no fórum da arca de noe, já li fórum brasileiros e não encontro uma foto dos vermes que tenho no aquário. Ou então já os encontrei mas ampliados 100x e em os consigo associar.

Resumindo não tenho 100% a certeza que sejam planárias ou outro vermes qualquer.

Setup do aquaterrário:

100comp*60larg*50alt dos quais 30alt são de água, dá cerca de 180Lts de água.
2 filtros ( 1 externo e 1 interno)
Termoestato
Lampada uvb 5.0

Alguém já teve este problema??
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 21:52

Eu às vezes tenho esse problema, porque alguns bichos adoram a luz uvb e presumo eu, que deitem lá ovos que depois se tranformam nesses bichos. Acho que não te deves preocupar.
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 22:05

Isso são planarias, aparecem por excesso de matéria orgânica como comida ou coco.

Existe uma armadilha para isso, chama se "catch pen"
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 22:37

Tens que limpar frequentemente o aquário.
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 22:48

J.Santos escreveu:
Isso são planarias, aparecem por excesso de matéria orgânica como comida ou coco.

Existe uma armadilha para isso, chama se "catch pen"

Escrevi "catch pen" no youtube e vim uns vídeos, mas as planarias que aparecem são enormes comparadas com o que tenho. Elas demoram quanto tempo a ficar desse tamanho?

São prejudiciais para a tartaruga?
Tenho de a desparasitar outra vez?
Há algum produto que possa colocar na água para as matar sem que seja prejudicial para a tartaruga?
É preciso ter algum cuidado especial quando for mexer no aquário, elas não se agarram a mim?


Resumindo... o que devo de fazer? Visto que são planarias.


Última edição por machad01 em Sáb 14 Dez 2013 - 22:55, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 22:51

deve-se desparasitar de 6 em 6 meses. Mas acho que não é necessário. Limpa o aquário. Que filtro usas?
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 22:57

Filtro eheim 2213 440 L/H
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:00

Se calhar esse filtro é insuficiente para 180 litros de água.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:04

Olha uma solução que é eficaz é comprares peixes que comam planarias: Pomacea bridgesi, Anentome helena por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:06

Isso são caracóis. A minha tartaruga iria acabar por os comer de certeza
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:08

Então usa algum produto, mas tem cuidado para não fazer mal à tartaruga
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:10

esse filtro e insuficiente para o teu aquário, o ideal era mesmo fazer a volta dos 1000 l/h

Convinha comprares um muito mais potente ou então um que faça a volta dos 600l/h e juntas com esse.
Só tens 1l de matérias filtrantes, devias ter entre 3 e 5l
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:11

Então mas tenho de desparasitar a tartaruga na mesma? Ela tem planarias dentro dela?
As planarias atacam a tartaruga?
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:12

machad01 escreveu:
Isso são caracóis. A minha tartaruga iria acabar por os comer de certeza


lamento mas não são caracois já tive ambos e sem muito bem destingui los.

Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:13

machad01 escreveu:
Então mas tenho de desparasitar a tartaruga na mesma? Ela tem planarias dentro dela?
As planarias atacam a tartaruga?

A solução e limpares bem o aquário e arranjares um bom filtro para esse aquário e voilà assunto resolvido
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:16

Acho que não necessitas desparasitar. Elas não devem atacar a tua tartaruga, só se forem milhares delas. Normalmente esses bichos atacam camarões, plantas e as guelras de peixes e isso. Muda a água toda, não uses substrato nenhum.
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:19

Por acaso são caracóis  lol! eu é que me enganei.
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:20

O que está nas fotos de 99% de certezas que são planárias.

E se quiseres desinfestar isso é com uma boa dose de vinagre e depois lavar muito bem com água corrente
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:21

Ok vou fazer isso então, para a semana a ver se já consigo ter um filtro novo. Até la as planarias nao fazem mal á tartaruga?

E para limpar "bem" o aquário, para alem de retirar a água toda, tenho de usar alguma coisa(produto) ou é só esfregar tudo com um esponja?

Elas também devem de estar já instaladas no filtro interno e no externo, o que tenho de fazer para as matar?



Em relação aos Pomacea bridgesi, Anentome helena, fiz copy paste no google e só aparecem caracois de aquario, alias até ja tive helenas no meu aquario dos peixes.


Última edição por machad01 em Sáb 14 Dez 2013 - 23:23, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
machad01
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 50

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:23

Ok Vinagre para cima!
Ir para o topo Ir para baixo
RMP
Iniciante
Iniciante
RMP


Masculino Mensagens : 1474
Idade : 36
Localização : Porto

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:24

Limpas também os filtros
Ir para o topo Ir para baixo
J.Santos
Iniciante
Iniciante
J.Santos


Masculino Mensagens : 649
Idade : 27
Localização : Lisboa

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptySáb 14 Dez 2013 - 23:30

Se fossem caracóis o mais provável era serem physas ou planorbis corneus, porque são os mais "parasitas".

Vinagre da, quanto ao filtro podes o mesmo processo e podes comprar matérias filtrantes novas.
Ir para o topo Ir para baixo
ritarebelo13
Iniciante
Iniciante



Feminino Mensagens : 196
Idade : 26
Localização : Porto

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptyQui 29 Out 2020 - 18:48

Boa noite, na altura de mudança de agua deparei-me com estes “bichos” no fundo do filtro, postei aqui a perguntar se sabiam o que poderia ser mas ninguém me conseguiu responder. Contudo, ontem reparei que estes também estás no fundo do aquário. Alguém sabe o que pode ser? Há problema?
Tenho uma Nelsoni num aquário com cerca de 110l e tenho um filtro externo de 1000l/h marca "SunSun"
Obrigada

[Ajuda] Vermes no aquaterrario 0ca5c810
[Ajuda] Vermes no aquaterrario 91e2c610
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario EmptyQua 4 Nov 2020 - 15:35

Boas

Desconheço o que possa ser.

Seguiria os conselhos acima.

Limpezas geral do aquario, materias filtrantes fervidas, o que quer dizer que terás que refazer o ciclo do azoto.

Limpezas do aquario e tpa´s regulares.

Desparasitação não é algo tão vulgar nas aquaticas como nas terrestres mas tambem se faz. Ai tens que recorrer mesmo a um veterinário.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty
MensagemAssunto: Re: [Ajuda] Vermes no aquaterrario   [Ajuda] Vermes no aquaterrario Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[Ajuda] Vermes no aquaterrario
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aquaterrário e Plataformas ajuda
» Ajuda no aquaterrario
»  AJUDA EM ÁQUATERRARIO
» Ajuda, inicio de aquaterrário
» Novo Aquaterrário - Ajuda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: