| As tartas cá de casa ... | |
|
+6EduGomes Motec smokinadjoy Ryuuku kilava joma 10 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
joma Iniciante
| Assunto: As tartas cá de casa ... Seg 14 Out 2013 - 16:53 | |
| Olá, Venho aqui colocar as primeiras fotos das tartarugas cá de casa, e pedir que me confirmem as suspeitas quanto à identificação das espécies: A primeira a chegar: Nome: Pipoca Espécie: Graptemys Pseudogeographica Pseudogeographica Peso: 10gr Tamanho: 35mm Chegada: 06/10/2013 A recém chegada: Nome: Verdocas Espécie: Trachemys scripta scripta ( na loja chamam-lhe tartaruga verde - Hieroglyphica!!! ) Peso: 12gr Tamanho: 38mm Chegada: 14/10/2013 Agradecia que se possível me confirmassem as respectivas espécies. Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas decididamente não sou grande fotografo. Obrigado. Jorge Mota
Última edição por joma em Sáb 19 Out 2013 - 20:41, editado 4 vez(es) | |
|
| |
kilava Membro Regular
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Seg 14 Out 2013 - 16:59 | |
| bem quanto a primeira nao e possivel confirmar visto que nao se ve a risca da cabeça. a segunda é uma trachemys scripta scripta. | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Seg 14 Out 2013 - 17:15 | |
| - kilavaaa escreveu:
- bem quanto a primeira nao e possivel confirmar visto que nao se ve a risca da cabeça. a segunda é uma trachemys scripta scripta.
Obrigado. Pois também já tinha chegado à conclusão que não podia ser uma Hieroglyphica (Tartaruga Verde), como me tinham indicado na loja. Quanto à primeira será possivelmente uma Graptemys Pseudogeographica, não se consegue é identificar a sub-espécie, certo? Até mais. Jorge Mota | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Seg 14 Out 2013 - 17:21 | |
| Consegues identificar a sub-especie.. tens é de mostrar a cabeça.. eu vejo pelo olho e pela risca na cabeça se é uma falsa ou não ... | |
|
| |
smokinadjoy Membro Regular
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Seg 14 Out 2013 - 20:43 | |
| Tens que mostrar uma foto com a cabela esticada e que permita ver a cara de lado (com a cabeça esticada) e os riscos da nuca | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Qui 17 Out 2013 - 9:32 | |
| Boas, Ora aqui está a Verdocas a apanhar banhos de sol: A Pipocas também lá estava, mas como é mais tímida foi logo para a água. O engraçado é que na hora da comida acontece precisamente o contrário sendo a graptemys muito mais expedita na procura da comida, talvez porque já cá está há mais tempo. Até mais.
Última edição por joma em Sáb 19 Out 2013 - 20:46, editado 1 vez(es) | |
|
| |
Motec Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Qui 17 Out 2013 - 9:34 | |
| toda gira a gaja, ta mesmo descontraida eheheh Bela foto, bela tartaruga | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Qui 17 Out 2013 - 10:17 | |
| Bem gira Adorava ver mais da mississipi... ainda não identifiquei totalmente se é mesmo uma Graptemys Pseudogeographica Pseudogeographica... mas pronto.. quando puderes metes fotos dela | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Qui 17 Out 2013 - 10:32 | |
| - Ryuuku escreveu:
- Bem gira
Adorava ver mais da mississipi... ainda não identifiquei totalmente se é mesmo uma Graptemys Pseudogeographica Pseudogeographica... mas pronto.. quando puderes metes fotos dela Pois mas a mississipi para se deixar fotografar é um problema. Gosta pouco de poses!!! É mais água! De qualquer forma, julgo que para ser Kohnii, e pelo que li, o olho tem que ser "contornado" atrás e em baixo pelo traço amarelo, coisa que a minha claramente não tem (apenas atrás). Pelo menos à minha vista. Até mais. | |
|
| |
Ryuuku Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Qui 17 Out 2013 - 11:08 | |
| Etnão se só têm o amarelo atras do olho e não tem a contornar é uma pseudogeographica pseudogeographica | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Sáb 19 Out 2013 - 19:10 | |
| Boas, Hoje, apesar de estarem à pouco tempo cá em casa, já mudaram de instalações. Passaram de um caixa de arrumação para um aquário que cá tinha, com o respectivo filtro. (A plataforma foi DIY, como dá para ver. A lâmpada UVB e o termostato novo espero que cheguem para a semana, o que cá tenho está a uso em outro aquário) Aproveito para carregar mais duas fotos da "Pipoca", em que dá para confirmar que é uma Graptemys pseudogeographica pseudogeographica: e ela a ver-se ao espelho: Até mais. | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Dom 27 Out 2013 - 18:04 | |
| Boas,
Hoje coloquei-as na balança por curiosidade.
Resultados:
Graptemys; 12gr (antes 10gr) Trachemys: 16gr (antes 12gr)
Para já e apesar do número de sticks ser o mesmo (8 por dia / 4 de manhã + 4 à noite), a Trachemys engordou mais, passou na mesma balança de 12 para 16gr, ao passo que a Graptemys apenas engordou 2gr em 15 dias. Será que este aumento é normal ou devo reforçar o n.º de stick diários?
Obrigado. | |
|
| |
EduGomes Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Dom 27 Out 2013 - 18:09 | |
| Que idade tem a sua Pipoca, joma? | |
|
| |
blopes Membro Regular
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Dom 27 Out 2013 - 18:14 | |
| Lindas tartarugas! Afinal não é assim tão mau fotografo como pensa ser .... | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Dom 27 Out 2013 - 18:51 | |
| - EduGomes escreveu:
- Que idade tem a sua Pipoca, joma?
A Pipoca, cá a casa chegou no passado dia 06/10. A idade precisa, não faço a mínima ideia, e julgo que na loja também não devem saber, quanto muito saberão a data em que lhe chegaram. Pelo tamanho com que cá chegou (35mm) talvez alguém consiga efectuar uma estimativa, mas eu não. | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Dom 27 Out 2013 - 18:53 | |
| - blopes escreveu:
- Lindas tartarugas! Afinal não é assim tão mau fotografo como pensa ser ....
Obrigado. Quanto ao fotografo, sem falsas modéstias, não tenho mesmo grande jeito, e também não tenho grande equipamento. Estas foram tiradas com a câmara de 8Mp do meu telemóvel. | |
|
| |
Marcos1989 Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Dom 27 Out 2013 - 22:41 | |
| não te preocupes com as variações de peso entre as duas, vai ser sempre assim, isso depende muito do metabolismo de cada uma.E também tem a ver com a actividade de cada uma (tenho uma que passa o dia a dormir e a outra está sempre a nadar) resultado, a dorminhoca está mais gorducha do que a outra. No crescimento é igual, à sempre uma que cresce mais do que a outra. | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Dom 27 Out 2013 - 23:14 | |
| A afirmação tem mais a ver com a quantidade de sticks que estou a dar-lhes. Se alguém com experiência acha que nesta fase elas podem ter um aumento quinzenal superior, é porque o número de sticks é insuficiente. Estou a pensar passar para 5+5 (Reptomin Baby), para ver se faz alguma diferença. | |
|
| |
Marcos1989 Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Seg 28 Out 2013 - 0:34 | |
| exato, o que disse foi com base na afirmação que fizeste sobre os sticks. Não percebo porque queres ver diferenças, se é normal haver discrepâncias do crescimento/peso entre as 2 tartarugas. Podes subir, mas como ja disse isso tem muito a ver com os metabolismos e actividade de cada uma, por isso não te preocupes. E tens que em conta que a scripta é maior uns milímetros que a graptemys, isso faz toda a diferença no peso. podes alimenta-las 1 vez por dia que não tem problema. | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Sáb 2 Nov 2013 - 11:45 | |
| Boas, Na limpeza semanal do aquário aproveitei para medir, pesar e enquanto a temperatura da água voltava a valores normais (26ºC), coloquei-as na tartarugueira à janela a aproveitar um pouco de sol que por cá temos hoje: Entretanto aqui vai uma foto do aquário já com iluminação e termóstato: Em relação à performance, estes são os novos valores: "Pipoca": 13gr / 39mm "Verdocas": 18gr / 43mm | |
|
| |
smokinadjoy Membro Regular
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Sáb 2 Nov 2013 - 12:29 | |
| Tem água na tartarugueira?Elas com mais algum tamanho ja conseguem mexer o suficiente com a tartarugueira para irem parar lá baixo,aconselho-te a comprares uma lampada uvb 5.0 | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Sáb 2 Nov 2013 - 12:36 | |
| | |
|
| |
Sofia OD Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Sáb 2 Nov 2013 - 12:58 | |
| Mesmo assim não devem estar á janela, correntes de ar podem provocar infecções respiratórias.
| |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Sáb 2 Nov 2013 - 13:12 | |
| - Sofia OD escreveu:
- Mesmo assim não devem estar á janela, correntes de ar podem provocar infecções respiratórias.
Concordo. Fi-lo mais pela graça, e por muito pouco tempo. Foi só o aqua passar de 22º para 24ºC. A água da tartarugueira estava tépida, e as hipóteses de estarem fora de água naquele espaço são diminutas, logo o risco será concerteza também reduzido. | |
|
| |
joma Iniciante
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... Sáb 16 Nov 2013 - 22:01 | |
| Boas,
Hoje pesei e medi para ter actualizar a minha tabela de crescimento das tartarugas.
Pipoca Peso: 15g Tamanho: 43mm x 40mm
Verdocas Peso: 23g Tamanho: 53mm x 45mm
Concluindo a Trachemys em 1 mês certo que esteve cá em casa, cresceu 1.5cm o peso passou de 12g para 23g.
Podem ver aqui a evolução ao longo do tempo:
http://aqua.jorgemota.pt/?page_id=10
O que custa a perceber é a diferença de crescimento no mesmo espaço de tempo entre a Graptemys e a Trachemys, tendo ambas a mesma alimentação em quantidade e conteúdo.
Eu sei que cada espécie / tartaruga tem o seu próprio ritmo de crescimento, mas nunca pensei que a diferença fosse assim tão grande. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: As tartas cá de casa ... | |
| |
|
| |
| As tartas cá de casa ... | |
|