Depois de algum tempo de reflexão, decidi partir para o meu novo projeto fora de portas. Digamos que tive de refletir e convencer o meu sogro a ceder-me um pouco de terreno…eheh Mas não foi difícil, depois de algumas cervejas ficou convencido..eheh
Mas antes de começar, gostaria de trocar ideias com a malta mais experiente no assunto.
Irei falar um pouco sobre o que pretendo fazer.
Irá ser um lago com cerca 1500 litros. Felizmente tem uma fonte natural, o que me vai permitir não ter a necessidade de filtros.
Irei usar tela para a sua construção.
Quanto à fauna, servirá para as minhas 4 Tartarugas Trachemys Scripta Scripta, mas apenas 2 no início, pois as outras ainda são novitas.
A restante fauna será composta por espécies existentes na zona (Monchique), que costumam aparecer onde haja água que vou mencionar:
- Physas
- Planorbis
- Lapas de Rio
- Rã Ibérica
- Relas
- Tritão Ibérico
- Salamandra de Fogo
- Insetos aquáticos (não sei o nome deles)
Pretendo também introduzir alguns peixes, como gambusias e percas sol juvenis que capturei numa ribeira no Alentejo.
Curiosamente, deparei-me com algumas amêijoas pequenitas que com certeza chegaram com os peixes.
Em relação à flora, tenho alguns jacintos de água, e queria mais algumas sugestões vossas, de preferência algo que se possa apanhar junto a ribeiras.
Outra questão da qual eu tenho muitas dúvidas prende-se com a alimentação das tartarugas, visto o lago ficar num lugar onde não poderei ir todos os dias, apenas aos fins-de-semana.
Será que elas se irão alimentar das espécies que referi?
Visto que são uma espécie omnívora, poderei plantar algumas plantas para elas se alimentarem?
Em baixo deixo o desenho do que pretendo fazer!
Fico à espera das vossas sugestões e criticas.
Grande abraço para todos