Boas,
Tenho uma Graptemys Pseudogeographica Kohni à cerca de 2 meses e tenho a mesma instalada numa caixa de arrumação de 18 litros (não é muito grande mas a tarta ainda é pequenina), com filtro, termostato (regulado para os 24.º) e uma rampa magnética da Exoterra. Só não tenho lampada mas a mesma apanha algum sol durante o dia e vai para a rampa toda contente..
Mas é precisamente quando ela está na rampa que noto que se assusta bastante connosco. Mete-se a correr para dentro de àgua assustada, para debaixo da rampa e tenta nadar contra as paredes. Nos primeiros dias ela fazia muito isto de nadar contra as paredes, mas agora é so mesmo quando se assusta.
Dentro de àgua, noto que não se assusta tanto, mas quando chegamos ao pé dela "de repente", ou seja num passo normal, ela por vezes mergulha de repente. Se chegarmos ao pé dela muito devagarinho já não faz tanto.
De resto, se lhe der comer, ela até vem comer à mão e por vezes consigo-lhe mesmo "fazer festas" sem se assustar.
É um comportamento normal? Pensei que as tartas depois de algum tempo reconhecessem o dono e se habituassem