Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Os novos habitantes do meu lago - Fotos

Ir para baixo 
+2
Sofia OD
rcarneiro71
6 participantes
AutorMensagem
rcarneiro71
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 11
Localização : Viana do Castelo

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQua 19 Set 2012 - 15:45

Boas,

Conforme prometido no meu outro tópico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], aqui vão as novidades:

Após o desaparecimento das minhas duas tartas da sua recente "casa", tomei providências para que tal não voltasse a acontecer. Assim, vedei o lago com rede pelos lados e por cima e coloquei dois cadeados para dar mais segurança. Além disso dei acesso à Ira (a minha Castro Laboreiro) a todo o jardim para intimidar os amigos do alheio.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Com estas medidas estava pronto a receber as novas habitantes do lago.

Entretanto recebi de um amigo, que já não tinha condições para as manter, o Nico (Trachemys scripta elegans) e o Tico (Graptemys pseudogeographica) dois machos de 18 e 4 anos respectivamente. Adaptaram-se rápidamente à sua nova casa, embora o Tico seja muito timido.

Nico
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tico
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

No final do mês de Agosto por um acaso deparei-me com duas tartarugas, a Maria e a Bruna (Trachemys dorbigni ??? ou Trachemys decorata ???) com cerca de 5 a 7 anos, penso eu, em casa de um casal de idosos sem as minimas condições. Estavam dentro de um aquario de 40cm x 20cm e +-7 cm de água, ainda por cima tinham um seixo enorme, o aquecedor e um filtro tudo dentro do aquario, as pequenas não tinham espaço para se mexerem. Além disso a alimentação era feita à base de gamarus. Não foi muito dificil convence-los de que as tartaruras naquelas condições morreriam brevemente e trouxe-as para casa.

Maria
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Bruna
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Conclusão, agora tenho quatro tartas no meu laguinho que embora ainda não esteja acabado, já se está a tornar pequeno.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

O meu lago com o filtro UV e o filtro de particulas DIY (ao fundo podem ver o aquario onde estavam a Maria e a Bruna)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Pormenor do filtro de particulas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Mais algumas do lago e das tartas
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Aproveito para colocar algumas dúvidas:

1º Até agora nenhuma das tartas hibernou, já que se encontravam em aquarios com água aquecida. Terei algum problema se as deixar hibernar neste inverno?

2º O lago de 170Lts será suficiente para viverem as quatro nos próximos tempos ou terei de começar já a pensar em aumentar as instalações?

3º Se alguém me pudesse esclarecer qual a espécie da Maria e da Bruna agradecia.

Criticas e sugestões são bem vindas.

Cumprimentos a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQua 19 Set 2012 - 18:04

Quase de certeza que são Pseudemys...

Vê as fotos da minha Honu e vê se achas parecidas Wink
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Donatelo
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 49
Idade : 37
Localização : Campos, Rio de Janeiro (Brasil)

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQua 19 Set 2012 - 18:06

Rcarneiro71, seguinte, a hibernação em cativeiro não se faz necessária. Pois esse mecanismo das tartas funcionam bem quando estão soltas na natureza, pois nos períodos de inverno a comida fica escassa e a água bem mais gelada, por isso fisiologicamente, elas diminuem seu metabolismo e ficam longos tempos sem se alimentar.

Já em cativeiro, por terem água sempre aquecida elas não vão precisar diminuir o metabolismo e vão ficar ativas o tempo todo, e por terem comida farta não é preciso fazer com que suas tartarugas hibernem...

Ir para o topo Ir para baixo
alessandra framini
Iniciante
Iniciante
alessandra framini


Feminino Mensagens : 43
Idade : 41
Localização : brasil

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQua 19 Set 2012 - 18:10

parabens sao lindas as tartas I love you [code][u]
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQua 19 Set 2012 - 18:53

Donatelo escreveu:
Rcarneiro71, seguinte, a hibernação em cativeiro não se faz necessária. Pois esse mecanismo das tartas funcionam bem quando estão soltas na natureza, pois nos períodos de inverno a comida fica escassa e a água bem mais gelada, por isso fisiologicamente, elas diminuem seu metabolismo e ficam longos tempos sem se alimentar.

Já em cativeiro, por terem água sempre aquecida elas não vão precisar diminuir o metabolismo e vão ficar ativas o tempo todo, e por terem comida farta não é preciso fazer com que suas tartarugas hibernem...



Em Portugal elas hibernam sim!
As temperaturas no Inverno aqui são muito baixas e fazem com que elas tenham necessidade de hibernar..
Mau é quando não hibernam, ficam em semi-hibernação, ou seja, gastam energia mas não comem...
Já agora, água aquecida?! Nos lagos a água não é aquecida, é a temperatura ambiente scratch

Aqui fica para quem ainda não leu:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
rcarneiro71
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 11
Localização : Viana do Castelo

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQui 20 Set 2012 - 11:28

Donatelo escreveu:
Rcarneiro71, seguinte, a hibernação em cativeiro não se faz necessária. Pois esse mecanismo das tartas funcionam bem quando estão soltas na natureza, pois nos períodos de inverno a comida fica escassa e a água bem mais gelada, por isso fisiologicamente, elas diminuem seu metabolismo e ficam longos tempos sem se alimentar.

Já em cativeiro, por terem água sempre aquecida elas não vão precisar diminuir o metabolismo e vão ficar ativas o tempo todo, e por terem comida farta não é preciso fazer com que suas tartarugas hibernem...


Donatelo, a Sofia tem razão, aqui em Portugal, especialmente no Norte que é onde me encontro, no Inverno as temperaturas baixam consideravelmente, chegando a atingir valores negativos durante a noite, por isso, se continuarem no exterior a hibernação é inevitavel.
Ir para o topo Ir para baixo
rcarneiro71
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 11
Localização : Viana do Castelo

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQui 20 Set 2012 - 11:30

alessandra framini escreveu:
parabens sao lindas as tartas I love you [code][u]

Obrigado Alessandra
Ir para o topo Ir para baixo
rcarneiro71
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 11
Localização : Viana do Castelo

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQui 20 Set 2012 - 11:33

Sofia, obrigado pelo teu esclarecimento mas continuo com dúvidas relativamente à espécie das minhas duas fêmeas, mal tenha oportunidade vou colocar mais algumas fotos para ver se alguém me consegue esclarecer.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQui 20 Set 2012 - 11:56

São duas Pseudemys concinna hierogliphicas (ou Pseudemys concinna concinna, mas as diferenças são minimas e pelos desenhos da carapaça inclino-me mais para hierogliphicas).

Cuidado com esse macho de Trachemys pode ser agressivo. Ainda hoje toquei neste assunto noutro tópico. E a Graptemys a longo prazo não ficará bem aí. É uma animal que atingirá medidas pequenas comparativamente ás outras que ficarão bem maiores.

Quanto ao lago é igual ao meu e já estou para acrecentar um segundo lago. Acho que neste momento se pode dizer que estás mesmo no limite lol

E o que o donatelo referiu está errado. As tartarugas mesmo com acesso a aquecimentos e etc, devem hibernar, serão animais mais saudáveis. A hibernação é um processo natural para ela, e sempre que o fazem gastam as reservas de gordura que quando acordam são repostas, ou seja, vão renovando a gordura lol Isso é óptimo para elas.

O único senão aqui é que elas não devem hibernar agora. Principalmente pelas tartarugas que nunca hibernaram e se encontravam em más condições, podem muito provavelente não resistir á hibernação, o mais certo é nem terem boas reservas de gordura. Para além que não sabes como estão em questões de saúde. Desaconselho-te por completo a hiberná-las este inverno. E dá-lhes carne branca e verduras com fartura.
Ir para o topo Ir para baixo
Donatelo
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 49
Idade : 37
Localização : Campos, Rio de Janeiro (Brasil)

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQui 20 Set 2012 - 12:50

De certo Beatriz, umas das minhas tartarugas nunca hibernou nos últimos 20 invernos e está super saudável... come pra "cachorro".. é uma exímia nadadora e nunca tive problemas de saúde com ela.

A outra de 6 anos... bem, também nunca tive problemas...

Por isso acredito na teoria de que a hibernação é somente para as tartas que não têm outra opção, a não ser hibernarem por escassez de alimento que costuma ocorrer no inverno. Instinto animal como qualquer outro: adaptam-se ao meio.

Ao menos é o meu modo de ver. Até porque moro em um país tropical (Brasil), que segundo as informações contidas no link abaixo, estão em pleno acordo com minhas afirmações.

Respeito seu comentário Beatriz, acho que tens muita experiência, mas dizer que estou "errado" ai também não...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Donatelo
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 49
Idade : 37
Localização : Campos, Rio de Janeiro (Brasil)

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQui 20 Set 2012 - 12:59

Rcarneiro, perfeito. Não tinha visto por esse lado... não reparei que eram de Portugal, pois moro no sudeste Brasil e as temperaturas aqui no inverno não passam dos 15 graus, isso quando faz muiiiiiiiiiiito frio, sendo que temperaturas baixas como 15 graus duram somente 2 ou 4 dias.... a média no inverno vai de 18-22 graus.

Por isso as minhas nunca hibernaram... e também nunca tentei fazê-las hibernar por não ver a necessidade para tal.

De qualquer forma, toda e qualquer informação do forum me acrescenta e muito.... nós todos só queremos o bem das tartas. =)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQui 20 Set 2012 - 18:23

Eu nunca disse que elas ficam doentes por não hibernarem, apenas disse que são mais saudáveis ao faze-lo. Vivem mais anos.

Eu não disse que estás errado pela tua opinião ou maneira de pensar, disse que estás errado porque disseste "têm a água sempre aquecida" isso é errado. E se não reparaste que somos de Portugal e temos temperaturas baixas, tudo bem, mas tens de reparar (estás num forum português) antes de dares um mau conselho a um user com duvidas. Pois pode dar mau resultado Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Donatelo
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 49
Idade : 37
Localização : Campos, Rio de Janeiro (Brasil)

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptyQui 20 Set 2012 - 22:37

É... como nossa língua é muito "parecida" não deu a entender que o fórum é de origem portuguesa.

Ter a água sempre aquecida é errado???

E continuo aconselhando para quem tem tartas que vivem em meio tropical que nunca a fácam passar por uma hibernação desnecessária.
Ir para o topo Ir para baixo
Sofia OD
Iniciante
Iniciante
Sofia OD


Feminino Mensagens : 542
Idade : 32
Localização : Ílhavo-Aveiro

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySex 21 Set 2012 - 8:59

Ter a água sempre aquecida não é errado, mas no exterior (pelo menos em Portugal) é impossível...

E sim, a determinada altura a hibernação é saudável para elas..
Como já foi dito aqui no fórum (e vai do senso comum Rolling Eyes ) temos de nos guiar pelo que elas fazem na natureza...
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySex 21 Set 2012 - 11:10

Ter água sempre aquecida é errado, tendo em conta que estamos a falar num tópico de uma pessoa que tem um lago. Um lago não é para ter água aquecida.

Quando se tem tartarugas no interior aí sim tem-se água aquecida, mas mesmo assim só é extritamente necessário nos primeiros anos de vida enquanto ainda não é seguro hibernarem, passados 1/2 anos o aquecimento tambem é dispensável e é tambem quando podem ir para o exterior e hibernar ávontade, fazer a sua vida o mais natural e independentemente possivel.
Ir para o topo Ir para baixo
Donatelo
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 49
Idade : 37
Localização : Campos, Rio de Janeiro (Brasil)

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySex 21 Set 2012 - 11:50

Entendo. Talvez eu possa estar discutindo isso em tópico errado... pois crio as minhas em aquário...

Mas vamo lá.. aproveitando o momento... como já disse, as minhas nunca hibernaram.. e fico receoso de fazê-las hibernar depois de tanto tempo... tenho medo de perdê-las...

Se tá dando certo até hoje a não hibernação... não seria mais seguro manter assim?
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySex 21 Set 2012 - 12:07

Bem... eu relativamente a este tópico da hibernação penso da seguinte forma: A Hibernação é um processo natural na vida das tartarugas.... é.... mas é um processo natural de defesa contra condições climatéricas extremas. Ora se lhe pudermos dar temperaturas amenas que evitem a hibernação, claro que elas não vão ter necessidade de hibernar e não há necessidade de forçar temperaturas baixas para as "obrigar" a hibernar simplesmente porque lhes "faz bem".

BeatrizL, o que referiste relativamente às renovação das gorduras tem toda a lógica e faz todo o sentido para as tartarugas que hibernem. Agora para as que não hibernam, essa renovação faz-se dia a dia pois elas comem e gastam, comem e gastam... por isso tb há renovação da gordura acumulada.

Agora, claro que no nosso país é diferente ter uma tartaruga em Bragança ou ter uma no Algarve. Eu se vivesse em Bragança e se ela estivesse no exterior, claro que ela ia hibernar. Agora não acho que a do Algarve fosse a longo prazo ser menos saudável que a de Bragança.... não sei se me fiz entender... :s

Apenas acho que hibernação, e falando no nosso país, só mesmo em casos inevitáveis.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySex 21 Set 2012 - 12:13

Donatelo escreveu:
Entendo. Talvez eu possa estar discutindo isso em tópico errado... pois crio as minhas em aquário...

Mas vamo lá.. aproveitando o momento... como já disse, as minhas nunca hibernaram.. e fico receoso de fazê-las hibernar depois de tanto tempo... tenho medo de perdê-las...

Se tá dando certo até hoje a não hibernação... não seria mais seguro manter assim?

Não necessáriamente. Porque como tu disseste e bem a hibernação é um recurso ao qual recorrem para sobreviver na natureza, MAS isso fez como que se torna-se numa coisa perfeitamente normal para elas, algo que faz parte delas.

Mas tu disseste que vives numa zona onde não faz frio, portanto é bastante provavel que mesmo que quisesses, elas não iria hibernar, e aí ok, nada a fazer. Agora se tivesses temperaturas baixas que as fizessem hibernar (como é o caso aqui em Portugal) tudo bem, é parte do metabolismo delas faze-lo.

E em relação a riscos, é claro que toda a hibernação tem riscos, mas isso tambem nós temos só de existir, a qualquer momento pode acontecer alguma coisa, é uma percentagem de risco minima. E como tambem já tinha referido a hibernação é boa para elas, faz-lhes bem, portanto tem beneficios. Basta termos certos cuiados, como garantir que estejam bem alimntadas e bem de saúde que corre tudo bem.


Última edição por BeatrizL em Sex 21 Set 2012 - 12:16, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySex 21 Set 2012 - 12:15

Catarina escreveu:


BeatrizL, o que referiste relativamente às renovação das gorduras tem toda a lógica e faz todo o sentido para as tartarugas que hibernem. Agora para as que não hibernam, essa renovação faz-se dia a dia pois elas comem e gastam, comem e gastam... por isso tb há renovação da gordura acumulada.

.

Isso não fez sentido =/ Elas têm a mesma actividade, ambas fazem exrcicio e vão no dia-a-dia gastanto e repondo gordura, mas uma tartaruga que posteriormente hiberne, gasta por completo as gorduras, faz um completo reset. Enquanto que a que não hiberna, nunca chega a fazer o reset. A questão é essa, é que esse reset, faz-lhes bem.
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySex 21 Set 2012 - 12:54

OK ... são opinioes... Surprised

Partilho a minha mais com o Donatelo. A minha só irá hibernar se for mesmo estritamente necessário. Sempre que puder evitar isso, fa-lo-ei...



Ir para o topo Ir para baixo
Donatelo
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 49
Idade : 37
Localização : Campos, Rio de Janeiro (Brasil)

Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos EmptySex 21 Set 2012 - 21:25

Concluindo.. são portanto, duas teorias bastante diferentes, que se baseiam em certos fundamentos e com experiência de vida que tem resultado satisfatório... Não tem certo ou errado, e sim a própria adaptação do animal ao meio em que vive.

O ambiente natural nunca será igual ao artificial e vice-versa. Desta forma, acredito que o modo de cuidar também deva ser diferente...

Eu achei bem interessante essa discussão saudável quanto a hibernação. Acredito que a gente tem sempre algo novo a aprender.

A partilha de informações é sempre boa! É discordando que conseguimos enxergar diferentes maneiras de lidar com diferentes situações.



Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty
MensagemAssunto: Re: Os novos habitantes do meu lago - Fotos   Os novos habitantes do meu lago - Fotos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Os novos habitantes do meu lago - Fotos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» AVISO aos NOVOS USERS que utilizam o IMAGESHACK para colocação de fotos
» Tartarugas em lago exterior (FOTOS!)
» Construção do meu Lago no Jardim (Fotos, Dúvidas) ATUALIZADO!!
» As miúdas cá de casa - Angie e Roscas (fotos do novo lago na pag 2)
» AquaTerrário e as suas habitantes

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: