Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Jabuti com 5 meses EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Jabuti com 5 meses EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Jabuti com 5 meses EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Jabuti com 5 meses EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Jabuti com 5 meses EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Jabuti com 5 meses EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Jabuti com 5 meses EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Jabuti com 5 meses EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Jabuti com 5 meses EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Jabuti com 5 meses

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Danir_BR
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4

Jabuti com 5 meses Empty
MensagemAssunto: Jabuti com 5 meses   Jabuti com 5 meses EmptyTer 6 Abr 2010 - 18:44

Boa tarde amigos,

Possuo um Jaboti com 5 meses de idade, ela é pequena, aparentemente é saudavel, ela anda bastante e bebe bastante água.

Até ai tudo bem, porém estou com algumas dúvidas, a mesma sempre que a deixo queta resolve se encolher e durmir, entra na toca ou procura um lugar escuro para dormir, porém como a mesma é mto nova tenho medo dela não se alimentar direito ou ter algum problema.

O único problema visivel que percebi é o seu casco, o mesmo está um pouco mole, conversando com um amigo biologo, o mesmo me disse que é falta de calcio e algumas vitaminas e falta de sol, como na minha casa não bate mto sol o mesmo me indicou utilizar uma lampada com raios uvb que vimos em uma loja, é uma lampada normal de rosquear porém que emite raios uvb de 75watts, é mto forte para ela?

O vendedor me disse que enquanto eu não compro a lampada uvb eu poderia colocar uma lampada amarela normal de uns 15watts apenas para auxiliar no aquecimento.

Nesse meio tempo, o funcionario me indicou um remédio da marca Labcon que chama Reptivil na qual lendo a bula diz que é um suplemento alimentar que deve ser colocado em gotas na água do animal em todas as trocas de água, o mesmo evita amolecimento de cascos e inchacho nos olhos.

Percebi também que a mesma tem pouco apetite, come umas 2 ou 3 vezes por semana (coloco frutas variadas e legumes menos alface). Ofereci uma ração especial para jabotis e a mesma não se interessou, porém ofereci a ração do meu cachorro e ela comeu normalmente.

Alguém poderia me ajudar quanto a essas dúvidas? pois tenho medo da mesma morrer...desculpem por tantas perguntas!

Agradeço desde já quaisquer ajusdas.

Obrigado cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Jabuti com 5 meses Empty
MensagemAssunto: Re: Jabuti com 5 meses   Jabuti com 5 meses EmptyQua 7 Abr 2010 - 13:39

No início a carapaça não é totalmente dura mas não sei com que idade é que deixa de ficar mole mas acho que se consideram bebés até 6 meses.

Eu tenho uma lâmpada de 13W de 5.0 uvb da exoterra. Não conheço essa de 75W, que marca é? Também se pode colocar ao sol sem ser filtrado pelos vidros mas cuidado com a desidratação porque elas necessitam de cerca de 80% de humidade. Colocar tb um prato raso para ela se banhar. Vê este site:
http://www.redfoots.com/hdiet.htm
http://www.redfoots.com/henclose.htm
pelas fotos usam papel de cozinha molhado para manter a humidade.

Pode-se dar, por ex, couve, cenoura, agrião, rama de nabo, feijão verde, rúcula, ervilhas e é claro fruta (n dar todos os dias, nem dar citrinos, nem tomate ou espinafres que são ácidos) tudo cortado e polvilhado com suplemento vitamínico, tipo reptivit da zoomed q é um pó. Essa vitamina líquida não conheço, já usei desse tipo mas era para as aquáticas.
A minha tb não come ração mas se ela come pouco é melhor depois recorrer a um vet para forçar a comida e tentar melhorar as condições do terrário antes de ficar demasiado enfraquecida.

Não sei de onde és mas a temperatura não deve descer dos 20ºC ou talvez nem tanto se ainda é bebé.

És do Brasil? Já agora quanto custa aí um jabuti?

Boa sorte com ela e vai dando noticias.
Ir para o topo Ir para baixo
Danir_BR
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4

Jabuti com 5 meses Empty
MensagemAssunto: Re: Jabuti com 5 meses   Jabuti com 5 meses EmptySáb 10 Abr 2010 - 15:42

Amigo Apalone,

Agradeço muito desde já pela sua ajuda...mais entao, ela tem mais ou menos isso mesmo, eu a comprei em fevereiro, porém ela nasceu em dezembro, tendo entao mesmo esses 5 meses, o casco é so um pouco mole, nada demais.

Sempre dei tomate, maça, atemoia, mamão, banana, caqui, folhas de arvores frutiferas...ela sempre comeu, porém já que vc disse que não posso mais dar tomate não irei mais dar.

Ela come, não come muito, pq acredito que ela seja pequena tendo assim seu estomago pequeno.

Quanto a água ela sempre bebeu bastante, porém essa semana aqui mo brasil anda fazendo um pouco de frio, coisa de 15/18 graus por dia, porém estou usando uma lampada normal amarela de 100w para aquecer ela mantendo um prato com agua do lado para umidificar o local...utilizo um produto liquido que chama reptovit da marca labcon, é uma marca brasileira tb (www.labcon.com.br) é proprio para jabotis, tigres d'agua, cobras e repteis em geral, contém vitaminas a,b,c,e e calcio que deve ser pigado na agua ou nos alimentos...

Essa semana irei comprar a lampada propria para repteis, quanto a marca não me lembro, mais sei que é uma marca brasileira, talvez seja por isso que você não conheça.

Aqui no Brasil, o IBAMA (Orgão publico que proibe a venda de animais) proibiu a venda de tartarugas jabotis pois estão proximo de entrar para a lista de animais em extinção porém consegui comprar por 40 reais com um amigo biologo que na qual tem um casal de jabotis e deu filhotes, e o mesmo me vendeu, porém pelo ibama, vc consegue por com autorização por 350 reais.

Você mora aonde?

Agradeço mto desde já pela sua ajuda.

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Jabuti com 5 meses Empty
MensagemAssunto: Re: Jabuti com 5 meses   Jabuti com 5 meses EmptyDom 11 Abr 2010 - 23:36

Acho que foi nesse site que referi que dizem para não dar tomate mas isto é tudo uma questão de opinião, se calhar outros dizem o contrário mas eu não quero arriscar. Tb dizem que não se deve dar muita banana.
Uma bebé aqui em Portugal pode chegar a custar cerca de 100euros e uma adulta cerca de 300, ou seja, se não me estou a enganar uns de 700reais. A minha tem quase 3kg mas pelo jeito vai ficando solteira. Sad
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Jabuti com 5 meses Empty
MensagemAssunto: Re: Jabuti com 5 meses   Jabuti com 5 meses EmptySeg 12 Abr 2010 - 8:59

Apalone, a tua carbonaria já está com 3 Kgs?! É caso para dizer "como o tempo passa..." ! cyclops cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Jabuti com 5 meses Empty
MensagemAssunto: Re: Jabuti com 5 meses   Jabuti com 5 meses EmptySeg 12 Abr 2010 - 12:36

RP escreveu:
Apalone, a tua carbonaria já está com 3 Kgs?! É caso para dizer "como o tempo passa..." ! cyclops cheers
Estava a arredondar Embarassed . Está com 2850g, talvez para o ano chegue aos 3Kg. Estou à espera que o tempo aqueça para a mandar para o quintal, pode ser que com espaço desenvolva mais, aqui em casa está confinada ao quentinho da marquise. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Jabuti com 5 meses Empty
MensagemAssunto: Re: Jabuti com 5 meses   Jabuti com 5 meses EmptySeg 12 Abr 2010 - 13:15

Sim, mas a diferença é pequena. 150 gramas é pouquito...de certeza que este verão vai alcançar os 3 kilinhos! Boa sorte! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Danir_BR
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4

Jabuti com 5 meses Empty
MensagemAssunto: Re: Jabuti com 5 meses   Jabuti com 5 meses EmptyTer 13 Abr 2010 - 23:05

Apolone,

Agradeço novamente pela resposta, pois então, aqui no brasil vc consegue em torno de 40 a 350 reais. Essa semana estou seguindo a dieta do site que você me passou, a minha jaboti passou a comer bem mais, agora ela está comendo todos os dias...escarola, kiwi, mamão, caqui, acelga, agrião...ela me parece estar gostando bastante do que estou dando para ela, ela anda bem mais ativa, andando bastante, durmindo bem menos, comendo bem mais depois que eu comecei a utilizar o suplemento alimentar Reptivil...

Pena ser tão caro comprar uma tartaruga ai...mais é que infelizmente aqui no brasil existe mto contrabando de animais, com isso existe uma certa facilidade em se conseguir...a maioria das tartatugas aqui vem da cidade da Bahia...

Até maiss
Ir para o topo Ir para baixo
lilimenina
Iniciante
Iniciante
lilimenina


Feminino Mensagens : 38

Jabuti com 5 meses Empty
MensagemAssunto: Re: Jabuti com 5 meses   Jabuti com 5 meses EmptySeg 6 Set 2010 - 13:20

Olá Dani_BR, que bom achar um brasileiro por aqui. Meu jabuti (Minelau) está com o mesmo problema de alimentação que você teve com o seu jabuti. Onde moro não tem nada... aff nem um veterinario para repteis, será que consigo comprar esse Reptivil pela internet?
Meu Jabuti já um rapaz grandinho... não é um baby, mas é cheio de dengo e enjo para comer! Ontem tentei dar couve na hora que ele tava comendo a maçã, ele acho aquela coisa verde em cima da maçã docinha dele muito estranha, virou a maçã, tirou a couve e ficou comendo só a maçã. Meu Jabuti, pelo jeito adora tudo que não pode... Adora laranja, até limão ele come, porque aqui em casa tem uma árvore de limão. Ele também adora comer acerola. Mas come muito pouco, só uma ou duas vezes na semana, e fica mais escondido no quintal do que tudo. Vou começar a dedicar mais tempo para ele, é preciso muita paciencia para que o Minelau coma alguma coisa... tem que insistir, ficar colocando a comida na frente dele o tempo todo.
Acho lindo como ele já me conhece... Eu converso com ele e ele tira toda a cabeça para fora e fica me olhando paradinhoo... gente ele é muito fofo!
Danir_BR já tive uma tartaruga que devorava a ração do cachorro, ela era doidona, meu pai devolveu ela para o meio ambiente. Não sei em outros estados, mas em Goiás tem muito jabuti, especialmente em Flores de Goias/GO porque lá é muito quente e húmido!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Jabuti com 5 meses Empty
MensagemAssunto: Re: Jabuti com 5 meses   Jabuti com 5 meses Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Jabuti com 5 meses
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sobre Jabuti Filhote aprox. 7 meses de vida
» Tartaruga de 2 meses.
» espécie da minha tartaruga - c imagens
» protótipo banho de sol tigre dagua 3 meses
» Tarta Mississipi com 1 ano e 3 meses. Preparar hibernação?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Terrestres :: Cuidados Gerais-
Ir para: