| Morreu com uma semana em minha casa | |
|
+4Rúben Cunha Anuskas RP Archy 8 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
Archy Iniciante
| Assunto: Morreu com uma semana em minha casa Ter 12 Jun 2012 - 19:50 | |
| Boas pessoal.
Infelizmente, morreu me uma tartaruga que comprei a uma semana, ainda bebe. Comprei 2, uma esta bem, a outra morreu a pouco.
Hoje as 2h da tarde quando sai de casa ela estava bem, a nadar pelo aquario e sem medo de mim, cheguei mesmo a tocar-lhe com o dedo e ela n fugio.
Agora, por volta das 7h, quando cheguei a casa ela estava na plataforma paralizada, com as pernas de traz esticadas, com um olho fechado e outro aberto, e so abria e fechava a boca. abri-lhe a boca mas vi nd. 20 min depois estava morta.
Hoje deixei uma couve, pequena e fina no aquario, e falta-lhe la um pouco. Sera que ela morreu entalada? ela so media 3 cm. ou sera que foi excesso e comida? hoje deitei-lhe comida. e cai m da mão um pouco de mais, mais uma couve pequena.
Tenho filtro no aqua e o termostato a 26graus.
| |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Ter 12 Jun 2012 - 21:08 | |
| É dificil dizer... se dizes que abria a boca, parece é pneumonia... | |
|
| |
Archy Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Ter 12 Jun 2012 - 21:40 | |
| não, pneumonia n deve ser, porque como disse, ele as 2h da tarde estava mt bem, a nadar de um lado para o outro e a comer bem. com pneumonia, penso que n ia ficar paralisada em 5h, n acham?
Tu davas a tua tartaruga couve quando ela tinha apenas 3 cm sem cortar em bocadinhos pequeninos?
Já fui comprar outra, espero que esta seja feliz. | |
|
| |
Anuskas Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Ter 12 Jun 2012 - 21:51 | |
| Lamento o que aconteceu. Tinhas pedrinhas no aquário que ela pudesse engolir? | |
|
| |
Archy Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Ter 12 Jun 2012 - 22:01 | |
| não, so pedras grandes. o que me deixa pior, é o facto de ela hj estar mt bem as 2h, veio comer a minha mão pela 1ª x e tudo. Eu continuo a sismar que não devia ter deixado a couve inteira na agua. | |
|
| |
Anuskas Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Ter 12 Jun 2012 - 22:14 | |
| Achas que se engasgou com a couve? Tens de dar couve cortada para caldo verde. Podes comprar feito nos supermercados. | |
|
| |
Archy Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qua 13 Jun 2012 - 2:38 | |
| não sei, mas foi a primeira vez que deixei a couve na agua, e ele estava mal quando cheguei a casa. como ainda era muito pequenina. o que eu gostava de saber é se acham possivel, sendo que ela apenas tinha 3 cm e estava neste aquario fazia hoje uma semana. | |
|
| |
Rúben Cunha Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qua 13 Jun 2012 - 8:39 | |
| - Citação :
- não, pneumonia n deve ser, porque como disse, ele as 2h da tarde estava mt bem, a nadar de um lado para o outro e a comer bem. com pneumonia, penso que n ia ficar paralisada em 5h, n acham?
Tu davas a tua tartaruga couve quando ela tinha apenas 3 cm sem cortar em bocadinhos pequeninos?
Já fui comprar outra, espero que esta seja feliz. Espero que NÃO tenhas tido a ideia de juntar essa com a outra!!!! | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qua 13 Jun 2012 - 9:03 | |
| Boas,
Sinceramente duvido que a couve seja a culpada do que quer que seja.
As tartarugas, mesmo bebes, sao animais resistentes que demoram a mostrar enfermidades.
Estar na plataforma imovel com as pernas esticadas é normal, ja um olho fechado e outro aberto é estranho...
Calculo que tenha a ver com as condiçoes em que foi mantida antes de ir para as tuas maos ( e um olho fechado e outro aberto pode ser um indicio), mas isto nao passa de um palpite e de especulaçao...
Tartarugas mantidas indoor tambem precisam obrigatoriamente de uma lapada UVB, nao vi nenhuma referencia a ela. | |
|
| |
Archy Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qua 13 Jun 2012 - 11:08 | |
| esqueci-me de mencionar, mas sim, tambem tenho a lampada UVB 5.0
eu sei que é normal elas estarem com as patas esticadas nos banho de sol, mas como achei que ela n estava bem, metia na agua e ela nem se mexou, ficou a boiar como morta, apesar de na altura ainda n estar. Não sei mesmo o que se passou. | |
|
| |
Pedro Mónica Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qua 13 Jun 2012 - 12:55 | |
| - Archy escreveu:
- esqueci-me de mencionar,...
metia na agua e ela nem se mexou, ficou a boiar como morta, apesar de na altura ainda n estar. Quando fica a boiar tem problemas respiratórios, pneumonia. | |
|
| |
Archy Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qua 13 Jun 2012 - 15:44 | |
| estou a ficar convencido que então foi mesmo pneumonia. como comprei duas tartas ao mesmo tempo, sera que a outra tambem tem pnuemonia? E n acham estranho ela estar tão bem as 2h da tarde e as 5h esta a morrer?
Obrigado pessoal. A minha preocupação é se fiz algo de errado. | |
|
| |
Rúben Cunha Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qua 13 Jun 2012 - 15:50 | |
| - Archy escreveu:
- estou a ficar convencido que então foi mesmo pneumonia. como comprei duas tartas ao mesmo tempo, sera que a outra tambem tem pnuemonia?
E n acham estranho ela estar tão bem as 2h da tarde e as 5h esta a morrer?
Obrigado pessoal. A minha preocupação é se fiz algo de errado. Se a outra teve essa também pode ter e é por isso que te disse isto: - Citação :
- Espero que NÃO tenhas tido a ideia de juntar essa com a outra!!!!
quando tinhas dito que tinhas comprado uma nova | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
Mensagens : 5306 Idade : 36 Localização : Quinta do Conde, Setúbal
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qua 13 Jun 2012 - 18:05 | |
| Não quer dizer que antes estivesse bem. Podes é não ter notado nada. E não devias ter comprado outra sem saberes o que se tinha passado com essa. Até porque a que sobreviveu pode tambem ter o mesmo problema. | |
|
| |
Archy Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qui 14 Jun 2012 - 2:22 | |
| pois eu sei, ruben, eu não as juntei, comprei logo outra para que cresçam juntas. Quanto tempo as mantenho separadas? E a outra tiver o mesmo problema? que faço?
Porque eu não noto nada nela que indique esteja doente(como não notei na que morreu). é mais pacata que a que morreu, e do que esta nova, mas n demonstra sinais como abrir e fechar a boca, e os olhos parecem me bem tambem, a carapaça esta dura.
Obrigado | |
|
| |
Pedro Mónica Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qui 14 Jun 2012 - 8:05 | |
| Em que condições as mantens, lus, aquecimento, temperatura da água...? | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qui 14 Jun 2012 - 8:40 | |
| Boas,
Pedro o Archy tem um aquario de 60l com filtro e temperatura a 26º C. (Que sugiro seja diminuida para uns 24ºC - se possivel)
Archy e onde tens essa 2.ª (ou 3.ª) tartaruga?
O periodo de quarentena por definiçao é de 40 dias, talvez 1 mes ja seja suficiente.
Se voltares a ter problemas VETERINARIO.
| |
|
| |
Archy Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qui 14 Jun 2012 - 15:33 | |
| A nova tartaruga esta num aquario mais pequeno, com 10 litros, e com termostato. Tenho é que tirar a lampada UVB do aquaterrario maior e muda-lo para o de 10 litros 2x por dia, porque so tenho uma lampada. e no aquario de 10 litros n tenho filtro. o que é errado, eu sei.
Quanto ao comportamento que a minha tartaruga que veio ao mesmo tempo da que morreu, como eu ja disse, é mais pacata e tem mais medo, foge sempre de mim e passa o dia em cima de uma planta artificial que esta debaixo da plataforma, com a cabeça fora de agua. obrigado pela ajuda.
E sera que um veterinario consegue identificar alguma coisa numa tarta com 3 cm? | |
|
| |
Archy Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qui 14 Jun 2012 - 15:36 | |
| ja coloquei os termostatos a 24º norby. | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qui 14 Jun 2012 - 17:00 | |
| Boas,
O pessoal por cá esta sempre disposto a ajudar, e sempre a dar palpites, sugestoes e até diagnosticos.
Agora como disse no meu 1º post nao passam de palpites ou mesmo especulaçao, ainda que baseado em algo que foi dito...
Nao há nada como alguem com a formaçao adequada como um veterinario, de preferencia especializado em exoticos, e da observaçao directa.
| |
|
| |
Archy Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qui 14 Jun 2012 - 17:16 | |
| | |
|
| |
ezoid Iniciante
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa Qua 18 Jul 2012 - 13:24 | |
| epah... agora começo a ficar preocupado... a minha tarta além de não comer vai para a água deixa-se andar a boiar na corrente criada pelo filtro nada um pouco mas depois volta para a parte seca... agora comer não come!! (ainda não tenho a luz UVB mas já está comprada!!) | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Morreu com uma semana em minha casa | |
| |
|
| |
| Morreu com uma semana em minha casa | |
|