| Preservar carapaça como lembrança | |
|
+11AshtarPT Sofia OD Guilherme neco_leo RicardoF BeatrizL norby vitor RP Diogo deux tartarugas iurebass 15 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
iurebass Iniciante
| Assunto: Preservar carapaça como lembrança Sáb 21 Abr 2012 - 21:29 | |
| Olá gente, infelizmente meu Jabuti morreu. Era uma jabuti macho e tinha uma companheira e ficava solta aqui no quintal de casa, e eles já se reproduziram algumas vezes. Fiquei muito triste. Ele estava aqui a muitos anos, nasci e ele já morava conosco. Eu tinha notado que tava estranho pois a femea estava indo atrás dele e ele nada (sendo ki é o contrario), tbm me falaram que ele estava meio estranho eu pensei que não, pouco tempo ele tinha morrido. Meu pai pegou ele e colocou no lixo, mais eu já tinha falado para ele guardar a carapaça como lembrança e ontem ele trouxe de volta, e agora so esta mais a carapaça mesmo. Queria ajudar de alguém para que eu guarde a carapaça como lembrança por muitos anos se possível. A carapaça está como se estivesse 'branca', como se tivesse saido aquele cor normal que tem, mais notei tbm que ainda tem na parte de cima.
Desculpem o português bem 'dizido'. Obrigado. | |
|
| |
Diogo deux tartarugas Iniciante
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Qua 19 Set 2012 - 6:57 | |
| nao sei,mas tenta lavar a carapaça todos os dias tenho muita pena,força | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Qua 19 Set 2012 - 7:55 | |
| Olá, este é um bom tema. Penso que qualquer um de nós pode fazer isso quando - INFELIZMENTE - uma companheira nossa morre (e a mim claro que já me aconteceu). Basta colocar na terra a tartaruga morta, a uma profundidade pequena (por exemplo 15 cms) e deixar 1 ano, ou 1,5 anos e depois ficam os ossos e a carapaça. Claro que os ossos se desmancham todos, ou seja, não fica como nos museus, completinha... mas pode-se sempre guardar. O facto de a carapaça ser branca,... o que estás a ver é o osso, tudo isso é osso, ou seja, as escamas cairam. Efectivamente é muito dificil preservar as escamas em cima da carapaça, elas soltam-se... Um dia detes ponho aqui fotos de umas carapaças que guardo (por exemplo uma maravilhosa Kachuga smithi que tive, agora acho que se chama Pangshura smithi). | |
|
| |
vitor Iniciante
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Qua 19 Set 2012 - 9:45 | |
| Podes meter primeiro diluente, deixar uns tempos depois colocar verniz para ficar bonito. | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Qua 19 Set 2012 - 11:13 | |
| - vitor escreveu:
- Podes meter primeiro diluente, deixar uns tempos depois colocar verniz para ficar bonito.
Pois... esqueci-me da parte final... Depois de retirada da terra com muito cuidado, limpar com um pincel fininho os restos de terra e impurezas. Não esquecer que todas as partes ósseas estão ligadas, mas ás vezes há sitios mais frágeis... O verniz pode ser qualquer um, é só escolher entre neutro ou brilhante, consoante o gosto de cada um. | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Qua 19 Set 2012 - 11:48 | |
| Boas,
Este tema já foi abordado mas nunca devidamente aprofundado por cá. É sem duvida um tema interessante.
Gostava de ver essas fotos. | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
Mensagens : 5306 Idade : 36 Localização : Quinta do Conde, Setúbal
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Qua 19 Set 2012 - 13:26 | |
| De facto interessante. E pensei que fosse um "processo" mais elaborado para garantir a sua conservação. Gostei! | |
|
| |
RicardoF Iniciante
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Qua 19 Set 2012 - 13:58 | |
| E eu pensava que era o único que queria guardar a carapaça quando alguma me morresse... Nao sabia era que as escamas caiam e ficavam brancas, mas faz sentido. Eu até as primeiras escamas que caíram a minha pseudemys guardei | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Qua 19 Set 2012 - 14:04 | |
| Engraçado mensionares isso, eu ao inicio tambem tive essa ideia, agora já vejo tanta escama que dou é em maluca lol E ultimamente andam numa fase de não pararem de perder as escamas. É resmas daquilo | |
|
| |
RicardoF Iniciante
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Qua 19 Set 2012 - 14:29 | |
| E bom sinal ... Eu so guardei as primeiras para mais tarde dizer "e ela era assim deste tamanho... Agr e um monstro de 30cm" ahahah | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Qua 19 Set 2012 - 18:33 | |
| Como viram, este tópicoi passou a inamovível. Ou seja, é muito importante, e por isso, para já, só vos peço para não se desviarem do objectivo. Eu, pela minha parte, prometo que vou tirar fotos, para já, à que tenho envernizada (uma Graptemys que me morreu há muitos anos) e depois tentarei colocar de outras. | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Dom 23 Set 2012 - 15:04 | |
| | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Dom 23 Set 2012 - 16:18 | |
| Que brutal | |
|
| |
neco_leo Iniciante
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Dom 23 Set 2012 - 18:16 | |
| Mesmo ... Lindo .
RP quantas tartarugas tens ao todo? | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Dom 23 Set 2012 - 20:11 | |
| Obrigado, Beatriz! Neco leo, tenho umas 20 tartarugas. | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Seg 24 Set 2012 - 19:44 | |
| | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Seg 24 Set 2012 - 20:10 | |
| eu tenho uma de pardallis e uma de carbonaria ainda em faze de limpeza heheh | |
|
| |
Sofia OD Iniciante
| |
| |
AshtarPT Iniciante
| |
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Ter 25 Set 2012 - 7:57 | |
| Ah Ah Ah, vocês gostam, mas eu não gosto nada, a única diferença em relação às outras é que levou verniz brilhante e as outras mate. Eu prefiro a parecer natural, por isso gosto mais das outras, com verniz mate, mas admito que esta fica mais "irreverente" Ih Ih . Pena é o fotógrafo ter deixado uma foto desfocada!!!
E perdi mais de uma hora a retocá-las, a limpar, a colar algumas escamas, a envernizar e a fotografar, no sábado,... mas tinha prometido e aí está!
REPAREM BEM COMO EM MUITOS CASOS AS ESCAMAS COBREM AS LIGAÇÕES ÓSSEAS QUE ESTÃO POR BAIXO, OU SEJA, AS LIGAÇÕES ÓSSEAS ESTÃO SEMPRE PROTEGIDAS PELAS ESCAMAS, DANDO MAIOS SEGURANÇA E NÃO CRIANDO PONTOS VULNERÁVEIS A NÍVEL ÓSSEO. Uma maravilha da natureza! Há aí fotos em que se vê mais ou menos bem as duas fronteiras marcadas na carapaça, ou seja os limites das placas ósseas e os limites das escamas. | |
|
| |
Sofia OD Iniciante
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Ter 25 Set 2012 - 10:36 | |
| - RP escreveu:
- Ah Ah Ah, vocês gostam, mas eu não gosto nada, a única diferença em relação às outras é que levou verniz brilhante e as outras mate.
Eu prefiro a parecer natural, por isso gosto mais das outras, com verniz mate, mas admito que esta fica mais "irreverente" Ih Ih . Pena é o fotógrafo ter deixado uma foto desfocada!!!
E perdi mais de uma hora a retocá-las, a limpar, a colar algumas escamas, a envernizar e a fotografar, no sábado,... mas tinha prometido e aí está!
REPAREM BEM COMO EM MUITOS CASOS AS ESCAMAS COBREM AS LIGAÇÕES ÓSSEAS QUE ESTÃO POR BAIXO, OU SEJA, AS LIGAÇÕES ÓSSEAS ESTÃO SEMPRE PROTEGIDAS PELAS ESCAMAS, DANDO MAIOS SEGURANÇA E NÃO CRIANDO PONTOS VULNERÁVEIS A NÍVEL ÓSSEO. Uma maravilha da natureza! Há aí fotos em que se vê mais ou menos bem as duas fronteiras marcadas na carapaça, ou seja os limites das placas ósseas e os limites das escamas. Então é mesmo das fotos, esta última parece mais natural e mais "perfeita"... Vista de cima parece que vai surgir uma tartaruguina a qualquer momento lol Mas eu não percebo nada destas coisas, por isso é que talvez ache esta última mais bonita... | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Ter 9 Out 2012 - 8:22 | |
| Aqui vê-se melhor o que eu estava a dizer: as linhas que parecem um eletrocardiograma (ou estação sismológica! ) são os limites das placas ósseas e o outro risco acinzentado é o do limite das escamas. Vejam como as escamas cobrem sempre que possível os limites das ligações ósseas, uma maravilha da Natureza!!! | |
|
| |
RicardoF Iniciante
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Ter 9 Out 2012 - 10:34 | |
| Vê-se muito bem nas escamas que contornam a carapaça. Muito interessante! | |
|
| |
SandroA Membro Regular
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Sáb 15 Dez 2012 - 22:30 | |
| Bem pessoal , excelente tópico É o seguinte eu tenho uma tartaruga pseudmys nelsoni que infelizmente morreu nao chegou a um mês em minha casa , infelizmente ja deve ter vindo doente da loja , uma vez que desde que chegou q minha casa , quase nao comeu e passou mais ou parte do tempo na parte seca Ela tem cerca de 3,5 centímetros , morreu na sexta feira , desde esse dia que a tenho numa tartarugueira pequena , ao ar livre . 1 - E possivel preservar uma tartaruga tão pequena ? Ela ainda nao começou a deixar degradar se .
2 - E suposto ela ja largar cheiro ?
3 - Como posso preserva la ? Que fazer ?Ajuda se faz favor Cumprimentos SandroA | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança Sáb 15 Dez 2012 - 23:20 | |
| com esse tamanho a carapaça é mole e não tem quase osso nenhum | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Preservar carapaça como lembrança | |
| |
|
| |