Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Novas Instalações EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Novas Instalações EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Novas Instalações EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Novas Instalações EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Novas Instalações EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Novas Instalações EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Novas Instalações EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Novas Instalações EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Novas Instalações EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Novas Instalações

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
F-Carv
Iniciante
Iniciante
F-Carv


Masculino Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : Baixa da Serra (Moita)

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyQua 13 Jan 2010 - 21:02

Boas,

Começo por desejar um bom 2010 para todos.
É o meu primeiro post (fora apresentação) e já percorri montes de posts de outros users para retirar ideias, no entanto preciso de ajuda em relação a medidas e enfins.

Começo por dizer que a minha tartaruga tem dois anos e meio e não sei se será normal ou não mas já tem quase 14 cm de carapaça, o que talvez se pode explicar por uma alimentação exagerada. A familia dela pensava que era trachemys dorbignyi mas não é, vi uma de uma user igualzinha..é igual à da user Sophyazinha..uma ocadia, é isso ? Não sei portanto a familia.

Como ela já é assim algo grande e eu também pretendia dar-lhe companhia, pretendia arranjar-lhe um espaço com todas as condições possíveis e imagináveis. O actual espaço dela tem 50 cm comprimento por 30 largura e parece que já a sinto apertada. E de altura ainda é pior pois só tem 10 cm o que faz com que ela não consiga nadar de tod0, apenas anda de um lado para o outro.

Tenho um filtro externo grande da EHEIM Liberty comprado recentemente em foram de cascata para aquários/aquaterrários até 200l (já para prevenir). Pretendo efeitá-lo de futuro.

Estou a dar o máximo de informação possível para que me possam talvez ajudar. Quanto a termometro e termostato nunca tive mas vou comprar agora. Começo a questionar-me como será possível ela ter-se safado até agora e sobrevivido a 2 invernos.

No que eu precisava mesmo de ajuda era nas medidas de um novo aquaterrario sabendo o tamanho dela e sabendo que eu pretendia ter mais duas ou três.
Podem-me ajudar ?

Já agora termostato de quantos watts ? Vai depender dos litros de agua do proprio aquaterrario, certo?


Cumprimentos,
F-Carv
Ir para o topo Ir para baixo
F-Carv
Iniciante
Iniciante
F-Carv


Masculino Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : Baixa da Serra (Moita)

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyQua 13 Jan 2010 - 21:18

Para terem uma ideia das condições actuais dela fica a imagem seguinte:

Novas Instalações 11012010002f

O termometro e termostato está para dias.
Temo por ela neste que vai ser um Inverno muito frio.


Cumprimentos,
F-Carv
Ir para o topo Ir para baixo
F-Carv
Iniciante
Iniciante
F-Carv


Masculino Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : Baixa da Serra (Moita)

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyQua 13 Jan 2010 - 21:30

Desde já sorry pelo double e triple post.
Faltou-me pesquisar no vosso forum informação sobre a espécie e familia da minha tartaruga. Ao que parece é uma Ocadia Sinensis e vêm lá algumas ajudas, nomeadamente na manutenção, passo a citar :

Citação :
Manutenção: O aquário deve ter pelo menos uns 80cm de profundidade para exemplares adultos, e devem ter uma grande área aquática para poderem nadar, devem ter um bom numero de plantas aquáticas submersas e algumas plantas de superfície para elas se poderem esconder no aquário, mas tendo em conta que podem ser comidas pelas tartarugas por isso também podem optar por plantas de plástico que façam o mesmo efeito. A água deve ser mantida nos 24ºC e deve ter um bom filtro para manter a agua sempre limpa. Podem ter uma zona terrestre no aquário com 30cm de profundidade de com um substrato que ajude a manter a humidade e com vários esconderijos feitos com troncoS ou plantas. Deve ter também algumas plantas para ajudar na manutenção da humidade e na rampa de saída da água deve ser colocada uma lâmpada UVB e se necessária uma lâmpada de aquecimento para a tartaruga poder apanhar os raios UVB necessários. Durante os meses de Abril a Setembro enquanto as temperaturas estão altas podem ser mantidas em lagos exteriores, é recomendado que tenha algumas plantas de superfícies e submersas para a tartaruga se esconder.
Alguns criadores mantém esta espécie de tartaruga no exterior durante o ano todo chegando mesmo a tartaruga a hibernar mas isto não é muito recomendado em zonas em que as temperaturas fiquem muito baixas, e mesmo em sítios em que as temperaturas não baixem muito se quisermos colocar as tartarugas em hibernação deve se verificar regularmente o seu estado de saúde para evitar desgraças.

Podem conciliar esta informação com algumas opiniões, pontos a acrescentar, quem sabe exemplos ou mesmo imagens ?
Ajudaria-me imenso.


Cumprimentos,
F-Carv
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyQui 14 Jan 2010 - 9:47

Efectivamente já tens aí a informação básica. Wink

Quanto a termostato ele próprio indica a litragem a que se adequa.

Deves realmente dar-lhe um espaço novo, ela está muito apertada. Acho que para teres mais, só mesmo algo de 1 metro de comprimento! Wink

Quanto a filtro, meu amigo, vais ter que arranjar um bem mais potente... Razz Exclamation
Ir para o topo Ir para baixo
F-Carv
Iniciante
Iniciante
F-Carv


Masculino Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : Baixa da Serra (Moita)

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyQui 14 Jan 2010 - 11:41

Obrigado pela ajuda RP.

Deparo-me com três questões existenciais:

Primeira.
Uma vez que hei-de comprar um aquario maior (não agora para os próximos tempos) devo comprar um termostato com base na litragem actual ou na que há-de ter o próximo aquaterrário ?

Segunda.
Mais potente ? Supostamente este não é até aos 200L ? Um aquario de 1m comprimento por 50 de largura e 40 a 50 de altura leva quantos litros de água ?

Terceira.
Sabes-me dizer mais ou menos a quanto me ficará um aquaterrario dessas medidas ?
Ou nessas medidas devo mandar fazer ? E já agora quanto me ficará pedindo que me faça à medida ?


Cumprimentos,
F-Carv
Ir para o topo Ir para baixo
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyQui 14 Jan 2010 - 13:53

se achas que ela resiste a hibernar ou semi-hibernar, não compres já o termostato, mas na minha opinião todos os dias contam e todos os dias temos que lhes dar o melhor.

esse filtro não serve para um aqua de 1 metro, vais ter que andar sempre a limpar, elas sujam muito. precisas de um filtro para mais de dez vezes a litragem.

um aqua bem feito pode ficar á volta de 100 euros.
dá uma volta pelo fórum que já se falou disto tudo. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyQui 14 Jan 2010 - 15:45

Boas F-Carv,

A citaçao generica que colocas-te, se até se adapta á maioria das aquaticas, nao pode ser aplicada as Ocadias. Rolling Eyes

As Ocadias sao oriundas de climas sub-tropicais a tropicais e nao hibernam.

Aconselho-te seriamente a comprares o termostato o quanto antes Exclamation , que se tiver regulação pode estar já dimensionado para o aquario definitivo...

O novo aquario tambem se esta a mostrar necessario... Orçamenta numa ou mais vidrarias proximas de ti. Entretanto sobe o nivel da agua tanto quanto possas.

Deixo uma caresheet para as ocadias:

Chinese Striped-neck turtle, (Ocadia sinensis) - Darrell Senneke

http://www.chelonia.org/Articles/Ocadiacare.htm
Ir para o topo Ir para baixo
chenri
Iniciante
Iniciante
chenri


Feminino Mensagens : 41
Idade : 52
Localização : Abrantes

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyQui 14 Jan 2010 - 16:19

Olá Very Happy

Só para dar mais uma ajudinha:

Para fazer as contas aos litros do áqua: comprimento x largura x altura : 1000 = litros. Exemplo : 100cm x 50cm x 50cm :1000 = 250 litros

Quanto ao termostato, aconselha-se 1W por litro. Convém controlar com um termómetro para teres noção da temperatura real da água. (Se ela está a hibernar, aumenta a temperatura da água progressivamente.)

Quanto ao filtro, deverá ter um caudal de bomba com capacidade de litros por hora dez vezes superior aos litros do áqua.

Quanto ao preço, mandei fazer o meu com 110cm x 45cm x 50cm, vidro com 10mm de espessura e ficou em 110 euros.

Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
F-Carv
Iniciante
Iniciante
F-Carv


Masculino Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : Baixa da Serra (Moita)

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyQui 14 Jan 2010 - 17:10

Obrigado pelos artigos norby e pelas dicas chenri.

Serão, portanto, as vidrarias o melhor na minha situação?
Nas vidrarias a única coisa a fazer é mesmo os vidros laterais e fundo. A espessura do vidro é necessário dizer ? Estamos a falar de quanta espessura de forma a suportar todos os litros associados a esse aquaterrario ?

Quanto às rampas e isso, pode ser feito/colocado após o vidro estar feito ?

NOTA: Só vi o teu detalhe da espessura após este post. 10 mm de espessura aguentará, portanto, a pressão dessa quantidade de litros?

Cumprimentos,
F-Carv
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyQui 14 Jan 2010 - 21:40

boas 10mm chega mas tem de levar travamentos laterias para o vidro nao ficar com barriga.
podes colocar a plataforma em qualquer altura e depreferencia uma que nao roube muito espaço no aquario.
o filtro tem de ser um externo bem potente para manter essa agua sempre limpa.
o aquecedor deve ser de pelo menos 250w mas aconselho dois de 200w pois assim mantens a temperatura mais facilmente constante e se um dos termoestato avariar tens sempre o outro para remediar.
Ir para o topo Ir para baixo
F-Carv
Iniciante
Iniciante
F-Carv


Masculino Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : Baixa da Serra (Moita)

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptySex 15 Jan 2010 - 0:07

Obrigado pelas dicas extra tyutry.

Tenho de começar a planear isso. Primeiro passo é encontrar profissionais dessa área, de preferência com especialidade em aquarios para poder pedir orçamentos. Esses profissionais preparam só o vidro em si ou também colocam aqueles rebordos de borracha ou silicone em volta para proteger os cantos do aquario das pancadas ?

Mas mesmo antes disso tudo tenho que definir bem as medidas do aquario para poder encontrar um armario onde o colocar. Não quero ter o aquario sem ter onde o colocar. Rolling Eyes

Quanto aos termometros e aos termostatos tenho uma dúvida. Hoje tive a ver uns numa loja de animais de um forum e reparei que são altos.
Ambos são colocados na vertical ? E se são é suposto ficarem totalmente submersos ?
Devido a esse facto comprei só o termometro (por ser barato) e acabei por não comprar o termostato.

Em forma de nota, a temperatura do aquario que tenho actualmente está nos 16,5ºC, isto é, ela anda a rapar frio !!!

EDIT: Após muito andar pelo youtube vi um aquaterrrario que achei muito interessante..simples e com muita água para as tartarugas nadarem. Não sei é até que ponto a minha tartaruga não ocupava todo o espaço de repouso não havendo espaço para as outras ou mesmo virar-se ao contrário?!?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptySex 15 Jan 2010 - 10:44

Vai a este link, acho que te pode dar uma boa ajuda com as tuas opçoes.

O importante para definir a espessura do vidro é a altura da coluna de agua.

Em relaçao ao termostato este esta preparado/idealizado para trabalhar dentro de agua. Se o ligares fora de agua pode mesmo estalar, pelo que deve estar totalmente submerso. É indiferente a posiçao.

O termostato é um instrumento essencial para garantir a qualidade de vida e a saude desta especie nesta altura do ano, avança com a sua compra urgentemente!!
Ir para o topo Ir para baixo
F-Carv
Iniciante
Iniciante
F-Carv


Masculino Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : Baixa da Serra (Moita)

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptySex 15 Jan 2010 - 11:38

Já estou a ler o link, parece-me interessante. Numas horas vagas tenho de ler o resto com atenção.

Quanto ao termostato já tive com um na mão na loja HappyPets de 25W que para o meu aquário actual de 20L penso que bastará para manter a temperatura desejada dos 24ºC. O pior é que custa mais de 20 euros e tal como o filtro não servirá depois para o outro. Será que consigo encontrar mais barato noutro sitio ?
Ir para o topo Ir para baixo
F-Carv
Iniciante
Iniciante
F-Carv


Masculino Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : Baixa da Serra (Moita)

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyDom 31 Jan 2010 - 17:20

Bem,

Este fim-de-semana estive a tentar providenciar à minha pequenita um pouco de melhoria de vida. Desde já dou a desculpa que nunca fui muito bom a "inventar" e a trabalhar com materiais.

Materiais:

. Aquário que já detinha
. Placa esferovite grande
. Placa esferovite pequena
. Cartão retirado da caixa do filtro
. Mola Cool


Equipamentos "instalados":

. Termostato Mini 50W


Imagens do resultado:

Novas Instalações 31012010002m

Novas Instalações 31012010003

Novas Instalações 31012010001x

Novas Instalações 31012010


Pelas imagens parece não ter muito espaço, mas até tem mais do que o que parece, pode "nadar" por baixo da nova rampa e tal. Antes quase nem a carapaça toda molhava. O termostato quero ver se sempre aquece a água até ao desejado, vamos a ver!


A ideia é este aquaterrário aguentar-se até mudar de casa e aí sim irá ter umas instalações de "luxo".
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptyDom 31 Jan 2010 - 21:20

boas porque nao deixas so o esferovite que esta a fazer de rampa cortas uma das pontas em bico para ficar uma rampa para ela poder subir e tiras tudo o resto e ai ja ficas com mais espaço.
Ir para o topo Ir para baixo
F-Carv
Iniciante
Iniciante
F-Carv


Masculino Mensagens : 41
Idade : 37
Localização : Baixa da Serra (Moita)

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptySeg 1 Fev 2010 - 17:31

O pior é tirar a rampa de vidro que já lá estava. Não sei como fazer para tirar aquilo.
Alguma sugestão?


O que me dizes é para transformar o esferovite recortando os lados e no meio deixar mais comprido,correcto? E essa parte do meio servirá de rampa, é isso?
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações EmptySeg 1 Fev 2010 - 21:39

bos tiras a rampa que ja vem com uma faca ou parecido algo fino mas que corte raspas entre o vidro e a rampa vais metendo entre as duas peças para ires cortando o silicone.
o que eu digo é na frente do esferovite que faz de rampa cortas a ponta em cunha para ficar uma rampa e ela poder subir mas facilmente.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Novas Instalações Empty
MensagemAssunto: Re: Novas Instalações   Novas Instalações Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novas Instalações
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» As novas instalações das meninas, caixa arrumação 130L IKEA
» preciso de ajuda: arranjei instalações novas para a minha tartaruga e agora ela não come!!!
» novas instalacoes
» novas instalaçoes ajuda
» O que acham do meu aquário/instalações?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: