Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 A minha 1ª tarta (O Oscar)

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
carlosvic
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 2

A minha 1ª tarta (O Oscar) Empty
MensagemAssunto: A minha 1ª tarta (O Oscar)   A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptySex 13 maio 2011 - 13:21

Boas, ja tenho acompanhado o forum e já li vários tópicos que me ajudaram bastante mas só hoje é k me registei Wink

Ofereceram me uma tartaruguinha bebe, Oscar "O surfista" (hehe) de 3,3cm. Tenho-a desde o fim de semana e ela já tem comido, mas passou 2 dias sem comer nada :s
Na loja onde compraram disseram para dar 3 sticks (Zoo Med Natural Aquatic Turtle Food, micro) por dia, isso não é pouco?quanto é que posso dar?

Como me ofereceram também o aquaterrário, e tenho lido que ele não é aconselhado para ter a minha tartaruga, decidi improvisar um pouco, para lhe dar mais espaço para mergulhar Wink

Fotos do aquaterrário:
1ª Foto, Vista de Cima
2ª Foto, Vista Lateral

Acham que fica melhor do que sem as pedras e água baixa?
já dará para ele estar mais confortável enquanto é pequenita?

Outra coisa,
Consigo notar a carapaça um pouco mole, claro que não ia ser muito rijida visto que é bem pekena, mas é normal conseguir notar apertando um pouco?(com esta idade)

Para tentar fortalecer melhor a minha tarta de calcio, posso dar um pouquinho de couve todos os dias?
o que recomendam para o calcio, falando de alimentos naturais?

Ela é muito timida e não come quando estou por perto, axam k devo á mesma, na hora de dar a comida mantela pelo menos umas 2horas ao pé de mim para ela se habituar a comer com gente ao pé?

Quanto tempo levará ela a atingir uns 5cm?

bem axu k é tudo;), sei que são muitas perguntas, mas só quero que ela cresça bem e fique "mais contente" quando apareço ;D hehe
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

A minha 1ª tarta (O Oscar) Empty
MensagemAssunto: Re: A minha 1ª tarta (O Oscar)   A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptySex 13 maio 2011 - 14:09

Viva Carlos,

Em 1º lugar bem vindo.

2º Três sticks parece-me bem, comida a mais é contraproducente;

3º Procura arranjar um aquário de dimensões de 60 x 30 x 45 ou similar. Essa pequena banheira, não é, de todo adequada para a tua verdinha. Precisas de arranjar um filtro adequado, termostato e uma lâmpada UVB. Sei que isto tudo custa dinheiro, mas se a queres ver feliz e saudável terá que ser assim...

4º Carapaça mole em bebé é normal, a pequena criatura ainda se está a formar. Com o templo isso altera-se. Para fortalecer deverás comprar blocos de cálcio que se arranjam até nas grandes superfícies comerciais. Eles derretem-se na água e é possível que ela lhes de alguma bicadas também.

5º Couve, cenoura (não abusar), broculos (apenas um pouco de vez enquando), endivias, alface e batatas não é muito aconselhado (poderás dar em pequenas quantidades e não por sistema), de resto dá-lhe fruta tudo tirando citrinos.

6º Da-lhe comida à mão para ela se ir habituando. O processo é gradual e normal.

7º Ora para 5 cm, pode ser uma questão de 6, 8 meses, dependendo muito da alimentação que deverá ser baseada em 70% de granulado. Não te admires se ela agora não ligar muito a vegetais. Enquanto bebes é normal.

Um abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo
carlosvic
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 2

A minha 1ª tarta (O Oscar) Empty
MensagemAssunto: Re: A minha 1ª tarta (O Oscar)   A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptySex 13 maio 2011 - 15:41

Muito obrigado pelo esclarecimento;)

pois kanto ao aquario vou tentar procurar, e ver tbm por kanto fica fazer, é que neste momento não posso gastar muito $, mas concerteza vou tentr arranjar um melhor, improvisei assim para ela puder nadar melhor e ganhar um pouco mais de espaço e liberdade mas claro ainda n é suficiente, mas parece me estar melhor.

sim eu esqueci de mencionar, já tenho essa pedrinha de calcio em forma de turtle no aquario;)
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

A minha 1ª tarta (O Oscar) Empty
MensagemAssunto: Re: A minha 1ª tarta (O Oscar)   A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptySex 13 maio 2011 - 15:51

Relativamente ao crescimento é provável que possa demorar até um ano e meio... Sabes que isso depende de muitos factores e não é propriamente uma ciência exacta... Trata-a bem e ela cresce Wink

Abraço

João
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

A minha 1ª tarta (O Oscar) Empty
MensagemAssunto: Re: A minha 1ª tarta (O Oscar)   A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptySex 13 maio 2011 - 17:17

Olha eu se fosse a ti, comprava uma caixa daquelas plasticas que são bastante baratas e por serem baratas podes comprar uma bem grandinha e a tartaruga fica com imenso espaço para nadar. Arranjas umas pedras ou uma plantaforma para ela ter um sitio seco.

Como estamos no verão a questão do termostato até pode ser adiada, mas no inverno tem de o ter mesmo. Mais importante se não tens muito dinheiro pa gastar é comprar o filtro. A lâmpada só precisas comprar se não tiveres hipotese de a colocar ao sol directo, sendo que assim tambem só precisarias da lampada para o inverno.

Bom, isto tudo são maneiras de gerir melhor o dinheiro, e sai mais barato.

Em relação ao comer, não concordo muito com o joao azevedo, na questão de a habituar a dar comer na mão, primeiro porque não é "natural" a tartaruga nem vai gostar, segundo porque é denecessário, com o tempo vais ver que quando for para comer ela não te vai largar e terceiro porque as tartarugas com menos de 10cm podem transmitir a tão falada salmonela, e quanto mais pegas nela e quanto mais mexes mais hipoteses tens de apanhar salmonela. Acho que deves deixar a tartaruga no canto dela, até é mais saudavel para ela, elas quando ainda não estão acustumadas ficam assustadas, o melhor é deixa-la no aquario sossegada e deixar que ela se habitue á vontade dela.

Existe a medida de comer que é a quantidade de comida não ultrapassar o tamanho da cabeça, por isso é uma questão de veres por ti se tás a fazer bem, mas em principo 3 sticks está bom, até porque se for um pouco mais do que o tamanho da cabeça não faz mal, principalmente por ser pequena assim vai criando já boas reservas.

Podes dar muitas verduras (evita a alface e a cenoura) e muita fruta (não dar citrinos e há quem diga que banana tambem não é bom, não sei, eu por via das duvidas não dou), tendo em conta aquelas frutas mais "banais" que se custuma ter mais em casa, elas custumam gostar muito de maçã e morango, por exemplo. E como disse o joao azevedo, não te admires se não ligar muito ao incio, é uma questão de ires dando que ela vai-se habituando, dá bocadinhos pequenos, porque não vale a pena desperdiçares enquanto ela está na fase de se habituar.

Em relação ao tamanho, isso varia muito da quantidade de comer e das condições do espaço onde está, quanto mais condições mais cresce. Mas mais ou menos vai levar uns bons meses.

O bloco de cálcio é bom ter principalmente porque as condições que tens para ela neste momento não são as melhores (atenção que para o cálcio fazer mesmo efeito convem ela apanhar sol), depois quando tiveres as condições todas, o bloco de cálcio não é muito importante.

A carapaça estar mole é normal, a bébé que tenho está agora nos 4cm e qualquer coisa e agora já tem a carapaça normal, quando a recebi com 2,5cm tambem tava muito mole, é normal. Mas se a meteres ao sol e a alimentares bem isso é um instante a mudar, quando deres por ti já nem lembras que estava mole lol

Pensa no caso da caixa de plástico porque é mesmo mais barato, compensa bastante e é facilimo de arranjar, por isso podes dar condições melhores á tua tartaruga rapidamente.
Ir para o topo Ir para baixo
Carapaça
Iniciante
Iniciante
Carapaça


Masculino Mensagens : 129
Localização : Margem Sul

A minha 1ª tarta (O Oscar) Empty
MensagemAssunto: Re: A minha 1ª tarta (O Oscar)   A minha 1ª tarta (O Oscar) EmptySex 13 maio 2011 - 18:20

que couve se da?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A minha 1ª tarta (O Oscar) Empty
MensagemAssunto: Re: A minha 1ª tarta (O Oscar)   A minha 1ª tarta (O Oscar) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A minha 1ª tarta (O Oscar)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» minha tarta
» A minha tarta não come
» A minha tarta não come
» Minha Tarta
» Agressividade da minha tarta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: