|
| Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... | |
|
+3Fernando77 Tankado João Azevedo 7 participantes | Autor | Mensagem |
---|
João Azevedo Iniciante
| Assunto: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Dom 1 maio 2011 - 17:56 | |
| Boa tarde! Este é o meu primeiro tópico aqui no fórum, por isso, aproveito para cumprimentar todos os utilizadores. Bom, adquiri recentemente um aquário de 60L devidamente adaptado e 2 pequenas Pseudemys concinna hieroglyphica. Tenho acompanhado atento o seu crescimento e toda esta nova fase de adaptação, porém, à cerca de dois dias, especialmente uma delas tem apresentado uma espécie de goma na carapaça, que se pode sentir ao toque, visualmente incolor, e que, todavia, quando observada dentro de água é muito evidente. Sendo uma pessoa atenta, estando a ler guias e livros na matéria e sabendo que as tartarugas mudam regularmente (se não constantemente) de pele e também renovam as placas da carapaça, pergunto-me se o sintoma que apresentam poderá ser de facto fungos, ou terá algo que ver com a estrutura normal dos animais. Por precaução, tenho escovado e limpo com cotonete, cuidadosamente, a carapaça. Mas, passado pouco tempo essa camada viscosa volta a surgir. Toda e qualquer ajuda relativa a cuidados e tratamento será muito bem vinda. O meu muito obrigado. Com os meus melhores cumprimentos. João | |
| | | Tankado Iniciante
| Assunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Dom 1 maio 2011 - 19:16 | |
| Boas, tenta colocar uma foto da zona afectada para te podermos dizer com certezas. | |
| | | João Azevedo Iniciante
| Assunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Dom 1 maio 2011 - 20:03 | |
| Hum... Vou tentar mas a coisa é difícil lol se as meter fora de água não se vê, se me aproximar do aquaterrário elas escondem-se ... Já agora, aqueles pequenos farrapos brancos que se encontram nas mucosas das patitas e que se vão libertando são pele mortas, ou serão hipoteticamente fungos? Acredito que, eventualmente, a dita viscosidade que identifiquei na carapaça possa ter que ver algo com isso... Em função disto, que me recomendam fazer? Um abraço e muito obrigado | |
| | | Tankado Iniciante
| Assunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Seg 2 maio 2011 - 18:11 | |
| Olha eu vou colocar uma foto da minha tartaruga. Ela já teve fungos nas patas uma vez, nesta foto dá para ver. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Se for um "tufo branco deve ser fungos, mas, só mesmo vendo. Para tratar o que fiz foi o seguinte. 1-Tirei a tartaruga do aquario 2-Sequei-a bem 3-Coloquei-lhe betadine (é um bom antifungico e desinfecta) na zona afectada e arredores. 4-Deixava-a ao sol directo durante algum tempo 15/30 minutos (com possibilidade de ir para a sombra) Fiz isto durante algum tempo, o problema solucionou-e bastante rápido. Convém descobrir a causa (a minha era por não conseguir secar bem as patas, a plataforma já estava pequena). Os factores mais comuns são, excesso de humidade e má qualidade de água. Cumps, Rafael Silva | |
| | | João Azevedo Iniciante
| Assunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Seg 2 maio 2011 - 18:53 | |
| Viva Rafael,
De facto, é essa a ideia que eu tenho... Os fungos apresentam-se mais como tufos concentrados numa ou mais zonas. Todavia, aquilo que identifico nas minhas é mais uma libertação de pequenos farrapos de cor branco/transparente, que ao serem escovados com uma cotonete vão se libertando.
Estou a fazer o tratamento de betadine e da referida secagem, coloco sal marinho naágua para reforçar, já fiz trocas de água, tenho 2 filtros em funcionamento, uso acondicionador, tenho lâmpada uvb, enfim em teoria no que diz respeito a condições elas existem.
Como ainda são pequenitas passam muito tempo na água, diria 99% do tempo, ainda manifestam muito receio em se dirigir para a plataforma, isto faz-me, precisamente, duvidar se se trata de fungos ou apenas um processo de renovação da pele em fase de crescimento. Vou continuar com o tratamento de betadine, penso que mal não fará...
Um valente abraço | |
| | | Fernando77 Iniciante
| Assunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Ter 10 maio 2011 - 1:33 | |
| João evite deixar o aquarios tampado, isso aumenta consideravelmente a humidade e o risco de fungos. É muito importante tambem a filtragem seja adequada e os banhos de sol. | |
| | | Luiz Fellipe Iniciante
| Assunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Dom 26 Jun 2011 - 0:35 | |
| primeira mensagem como passa rápido | |
| | | vicenteanjos Iniciante
| | | | Luiz Fellipe Iniciante
| Assunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Dom 26 Jun 2011 - 0:46 | |
| eu acho rápido!estou registrado a 2 meses e pra mim nem parece | |
| | | kilava Membro Regular
| Assunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Ter 12 Jul 2011 - 0:28 | |
| | |
| | | smsf11 Iniciante
Mensagens : 96 Idade : 25 Localização : saint-sorlin de morestel . frança
| Assunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... Dom 17 Jul 2011 - 19:24 | |
| tankado essa foto da tua turtle tá mt fixe parabêns a tua tarta é uma modelo | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... | |
| |
| | | | Como distinguir fungos de mudança de pele, placas, etc... | |
|