| venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas | |
|
+15Beetle Rúben Cunha BeatrizL Melriça xusauro Guilherme ShaneBeschen SSSR paperino M. Sophyazinha RP tyutry Luctino Joana Maia 19 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Joana Maia Iniciante
| Assunto: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Qua 9 Set 2009 - 16:16 | |
| Olá a todos,
Tenho conhecimento de uma loja que tem à venda 3 tartarugas de faces vermelhas já adultas, com cerca de 25cm cada uma. Sei que a comercialização desta espécie é ilegal aqui em Portugal e ainda por cima estas 3 estão em aquários pequeníssimos para elas.
Já lá estão à uns meses, pois não é qualquer pessoa que quer comprar tartarugas adultas por 125 euros cada uma.
Sempre que lá vou faz-me uma certa confusão ver os animais naquelas condições.
A questão é, a quem deve ser denunciada esta situação e qual o destino das tartarugas após a denuncia? | |
|
| |
Luctino Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Qua 9 Set 2009 - 17:08 | |
| Não sei a quem denunciar, vou pesquisar um pouco e depois digo algo. Um dos destinos mais comuns é levá-las para o parque biológico de Gaia que, segundo o que vi e ouvi dizer, é o melhor sítio para as tartarugas. Até para a "reforma" nos casos em que se deixa de poder tomar conta delas. | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Qua 9 Set 2009 - 18:08 | |
| boas penso que se ligares para este numero podes ser informada melhor. Para contactar com o Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana (SEPNA), pode efectuá-lo de qualquer uma das seguintes formas:
Comando Geral (DSEPNA) Largo do Carmo 1200-092 Lisboa
Tel : 217 503 080
Fax: 217 503 086
Email: sepna@gnr.pt
Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520 | |
|
| |
Joana Maia Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Qua 9 Set 2009 - 18:12 | |
| Vou fazer isso então...
Obrigada. | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Qui 10 Set 2009 - 20:26 | |
| Infelizmente há Trachemys scripta elegans aos molhos, seja largadas na Natureza, seja com pes~soas a criarem e comercializarem ILEGALMENTE. ICNB ou SEPNA vão-te ajudar, não desistas. | |
|
| |
Joana Maia Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Qui 10 Set 2009 - 20:43 | |
| Olá a todos,
já falei com a SEPNA, expliquei a situação e dei todos os dados da loja em questão. Disseram-me que iam mandar um agente à loja para averiguar a situação.
Daqui a alguns dias vou lá passar outra vez para ver se fizeram alguma coisa. | |
|
| |
Sophyazinha Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Qui 10 Set 2009 - 22:00 | |
| - Joana Maia escreveu:
- Olá a todos,
já falei com a SEPNA, expliquei a situação e dei todos os dados da loja em questão. Disseram-me que iam mandar um agente à loja para averiguar a situação.
Daqui a alguns dias vou lá passar outra vez para ver se fizeram alguma coisa. Boa!! | |
|
| |
M. Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Sex 11 Set 2009 - 7:25 | |
| tenho uma duvida , se eu encontrar uma faces rosadas por exemplo num ribeiro devo apanhala e informar as autoridads ou deixo-a estar la sossegada?? | |
|
| |
RP Membro Regular
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Sex 11 Set 2009 - 19:38 | |
| Sinceramente nem sei... Mesmo que nessa ribeira não haja Emys orbicularis (esta quase de ceretza, já só há no sul e em poucos sítios!) ou uma Mauremys leprosa, essa Trachemys foi posta A MAIS e está a estragar o equilíbrio desse "ecossistema". Não sei aonde ela iria parar, a outro zoo ou mini-zoo?... É uma questão de se perguntar também ao SEPNA ou ao ICNB, mas penso que eles não vão fazer nada de especial nesses casos... | |
|
| |
paperino Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Dom 13 Set 2009 - 21:49 | |
| Eu ja dei cerca de 10 tartarugas ao parque biologico de Gaia á uns bons anos atras , Acho que é o sitio mais indicado para entregar tartarugas que ja nao podemos ter ! No entanto acho que agora teem poucas e no lago principal ja nao vi nenhuma , nem na "estufa" á entrada ...e Cheguei a dar algumas ao zoo da Maia mas disseram-me umas coisas que depois me fizeram arrepender de tal acto . Mas a minha vontade mesmo era povoar de tartas um lago existente na Maia ... o do parque de Sta Maria do Avioso que só tem peixes .... comida nao faltava ás meninas , mas sinceramente nao teem maneira de subir ás margens para apanhar sol ! | |
|
| |
Joana Maia Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Dom 13 Set 2009 - 21:52 | |
| Olá pessoal, Hoje visitei outra vez a dita loja e infelizmente as tartarugas ainda lá estavam todas. Apesar da denúncia, para já nada foi feito para as retirar de lá. | |
|
| |
M. Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Seg 14 Set 2009 - 10:33 | |
| Mas era só uma curiosidade nunca vi nenhuma tarta em algum ribeiro. Aqui pela Reserva Ornitologica de Mindelo na ribeira já só se vêm umas razitas e assim, nada de tartarugas =P | |
|
| |
SSSR Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Ter 6 Out 2009 - 17:53 | |
| As tartarugas de faces rosadas ou (orelhas vermelhas)se é que é o mesmo, são tartarugas ilegais?? | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Ter 6 Out 2009 - 19:39 | |
| | |
|
| |
ShaneBeschen Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Ter 6 Out 2009 - 19:44 | |
| A proibiçao dessa especie tem fundamento, é extremamente invasiva e adaptavel pelo q se tornaria em alguns anos uma praga n sendo no entanto este o principal problema ja q sendo invasiva extinguiria algumas especies autoctones a varios niveis desde peixes a anfibios. Continuo sem saber se a posse é legal ja q quem as comprou no momento eram legais-faz-se prova pela idade n constituindo no entanto prova contraria por parte das autoridades. A compra/venda esta efectivamente interdita invocada pelos argumentos atras sumariamente descritos. | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Ter 6 Out 2009 - 20:03 | |
| pelo que ja li so as entidades como zoo e afins tem autorizaçao para ter essa especie em cativeiro. pois e ilegal a sua manutenção. | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Qua 7 Out 2009 - 0:35 | |
| eu nao quero parecer mau, mas o fim para essas tartarugas deverá ser o abate, porque quase todos os zoos e afins já estão lotados, não aceitam mais elegans, e se querem a minha opinião, só a esterminação seria o unico meio a bem da nossa fauna e flora | |
|
| |
ShaneBeschen Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Qua 7 Out 2009 - 7:27 | |
| Em alguns estados dos E.U.A. emite-se um certificado de como o particular está apto para a manutençao de determinadas especies-quase tudo é possivel la.Se as autoridades, ou melhor, se a relaçao entre as autoridades e os particulares é idonea neste ambito ja n sei .. Isto para dizer q se poderia enveredar por algo desta natureza com centros de recolha para distribuiçao para adopçao mas talvez n funcionasse a julgar como o mecanismo para caes e gatos funciona. | |
|
| |
SSSR Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Qua 7 Out 2009 - 9:00 | |
| Não sabia disso!!eu tenho 2 dessas!á cerca de alguns meses uma senhora "conhecida" do meu pai ia dar as 3 tartarugas dela pk ia para angola e n tinha condiçoes de as levar e disse-lhe se sabia alguem que quise-se ficar com elas, o meu pai disse-m isso e eu como adoro tartarugas desde pequena smp as tive disso logo que queria ficar com elas.2 delas como disso sao se face rosada e nao sabia que era ilegais, mas tem algum mal fikar cm elas agr?a outra nao sei de que especie é mas vou faxer um topico com todas elas para que me possam ajudar. | |
|
| |
Guilherme Membro Viciado
| |
| |
xusauro Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Seg 23 Nov 2009 - 17:15 | |
| Joana Maia, faça uma nova denúncia... ligue lá toda semana... quero ver eles não retirarem as tartarugas de lá. | |
|
| |
Melriça Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Sex 17 Fev 2012 - 20:04 | |
| Ainda hoje tive numa loja em Coimbra que tinha para venda uma hieroglífica e depois umas vinte scripta scripta. Era numa loja bem movimentada e estavam lá como se nada fosse. E ainda por cima a 20€ cada. | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
Mensagens : 5306 Idade : 36 Localização : Quinta do Conde, Setúbal
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Sex 17 Fev 2012 - 20:18 | |
| Posso te garantir que se vieres á minha zona, neste momento em pelo menos 3 lojas estão á venda T. s. scripta como sendo P. c. hierogliphicas. É o que mais se vê, não é admiração. | |
|
| |
Rúben Cunha Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Sáb 18 Fev 2012 - 15:45 | |
| As T. S. scripta encontro muitas á venda mas agora T. S. elegans nunca a encontrei á venda ! | |
|
| |
Beetle Iniciante
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas Sáb 18 Fev 2012 - 18:45 | |
| ainda há poucos dias em duas Agriloja (Tomar e Torres Novas) estive espreitar o que tinham à venda, a maior parte Trachemys, scripta scripta e scripta elegans e Graptemys, tudo tabelado de hieroglificas. | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas | |
| |
|
| |
| venda ilegal de Tartarugas de Faces Vermelhas | |
|