| As minhas turtinhas corcundas do Mississippi | |
|
+6cirilob DARKasNIGHT Pedro Mónica Renato tyutry mmarta 10 participantes |
Autor | Mensagem |
---|
mmarta Iniciante
| Assunto: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Seg 18 Abr 2011 - 18:48 | |
| Boa tarde!!! Já não sei muito bem a quem recorrer porque estou deveras preocupada. Tenho três tartarugas corcundas do mississippi, duas verdadeiras (o Tom e a Shola) e uma falsa (a Björk). O Tom e a Björk foram comprados juntos dia 17 de Maio de 2009, e a Shola foi prenda de aniversário em Junho do ano passado. Não as juntei logo, porque as mais velhas são muito maiores que a Shola (as mais velhas têm 9 e 10 cms). Passada uma semana resolvi juntá-las porque a Shola parecia incrivelmente triste sozinha, no aquário dela, e as outras duas felizes da vida, na brincadeira. Juntei aos poucos, sempre quando eu estava em casa para ter a certeza de que tudo corria bem. E correu. Por motivos de trabalho, mudei-me do interior norte para o norte litoral. Elas não gostaram muito da mudança, por causa do Inverno, se bem que não hibernaram. Agora chegou o calor e o sol, e elas estão mais enérgicas que nunca, já comem muito. E não páram quietas, se bem que acho que não gostam da casa nova nem do meu emprego novo, porque passo pouco tempo com elas e acho que elas se ressentem. Estávamos habituadas a mais convívio. Antes de chegar a Shola, o Tom e a Björk, para além do gammarus, comiam ração, fiambre de perú, ração de gato, fruta, etc. quando introduzi a Shola no mesmo aquário deixei de lhes dar isso tudo, porque achei que era muito para a Shola e passamos só ao gammarus e à ração. Elas sempre se deram bem as três, mas de há uma semana para cá, a Shola está sempre no local seco e não me parece que coma, tem umas manchas na carapaça, como se estivesse a mudar a pele da carapaça (se isso é possível) mas as outras duas estão óptimas, e cada vez com pior feitio. Alguém me pode dizer alguma coisa? Também gostava de colocar à discussão o facto de que, este ano, estas meninas não tiveram aquecedor na água no inverno, nem lâmpada. Gosto muito delas e sempre me preocupei muito com elas e com o seu bem-estar. Finalmente mostrei às pessoas que todos os animais interagem com o Homem, se o Homem interagir com eles, porque elas são curiosas, reconhecem a minha voz, fazem barulho quando estamos sozinhas em casa... Enfim... Obrigada desde já e agradeço qualquer conselho!!! | |
|
| |
tyutry Admin
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Seg 18 Abr 2011 - 21:37 | |
| a pequena pode se estar a ressentir da falta da lampada uvb e do aquecedor | |
|
| |
Renato Membro Regular
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Seg 18 Abr 2011 - 23:36 | |
| Concordo com tyutry, eles sao essenciais ainda mais no inverno | |
|
| |
Pedro Mónica Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Ter 19 Abr 2011 - 7:50 | |
| Verifica se ela tem algum problema respiratório. Pode estar a ressentir-se da falta de condições da temperatura.
| |
|
| |
mmarta Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Ter 19 Abr 2011 - 10:43 | |
| obrigada a todos pelas vossas respostas! hoje, enquanto tomava o pequeno-almoço, reparei que as outras duas turtinhas não se aproximam da Shola, retirei-a do aquário e fiquei a observá-la por instantes. tem dificuldades respiratórias (inspira e expira demasiado depressa) e apesar de parecer apática, reagiu bem quando lhe peguei. já contactei a veterinária, mas continuo preocupada | |
|
| |
DARKasNIGHT Moderador
Mensagens : 1488 Idade : 39 Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Ter 19 Abr 2011 - 18:03 | |
| | |
|
| |
mmarta Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Sex 22 Abr 2011 - 21:42 | |
| ora bem, as meninas já estão a recuperar e super activas falta de vitamina A na Sholita, entretanto o Tom parecia também querer ficar mais quietinho mas já estão bem, finalmente. A veterinária aconselhou-me também a deixar de utilizar a água da torneira no aquário, porque na zona onde eu moro tem um nível alto de calcário o que as pode debilitar. Obrigada a todos pelas vossas respostas, vou dando mais notícias das minhas turtinhas e continuar ligada no fórum, ajudou-me muito. | |
|
| |
cirilob Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Sáb 23 Abr 2011 - 14:14 | |
| - mmarta escreveu:
- ora bem, as meninas já estão a recuperar e super activas
falta de vitamina A na Sholita, entretanto o Tom parecia também querer ficar mais quietinho mas já estão bem, finalmente. A veterinária aconselhou-me também a deixar de utilizar a água da torneira no aquário, porque na zona onde eu moro tem um nível alto de calcário o que as pode debilitar. Obrigada a todos pelas vossas respostas, vou dando mais notícias das minhas turtinhas e continuar ligada no fórum, ajudou-me muito. ainda bem que as tuas tartas estão a recuperar! nao sou experiente no ramo das tartas, mas penso que possas meter agua da torneira, pois existe um "purificador" de água à venda nos mercados, para esse fim....(eliminar substancia como o cobre e calcário) se estiver errado alguem me corrija. | |
|
| |
DARKasNIGHT Moderador
Mensagens : 1488 Idade : 39 Localização : Torres Vedras, Lisboa, Portugal
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Ter 26 Abr 2011 - 9:32 | |
| eu tenho posto água da torneira e uso a tartaruga de cálcio mais nada
agora levo é tempo a por as minhas meninas na água
dizem k é bom deixar a água de um dia para o outro
cumprimentos | |
|
| |
norby Admin
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Ter 26 Abr 2011 - 11:27 | |
| Boas mmarta, Nao sei se é boa ideia deixar de usar agua da torneira. Primeiro porque as tartarugas nao sao particularmente sensiveis aos parametros da agua e em segundo por causa do seu potencial poluidor. A nao ser que tenhas um furo de agua, esses Tpa's podem-se tornar bem dispendiosos e trabalhosos... Com varias Tartarugas e com o crescimento, nao sei que mais diga... | |
|
| |
mmarta Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Qua 27 Abr 2011 - 23:16 | |
| a duvida esta em que a qualidade da agua da torneira piorou desde que mudei de casa, e penso que isso tambem as pode afectar... estao a recuperar, bem alimentaçao variada e muito movimento... a shola e que vai mais devagar... brigada pelos conselhos | |
|
| |
mmarta Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Sex 20 maio 2011 - 0:47 | |
| pois é, o Tom e a Björk celebraram o segundo aniversário aqui em casa dia 16!!! estão a crescer muito bem, depois do susto que apanhei: foi mudança de alimentação - mais ração, fiambre, maçã, agora até comprei uns peixes secos para experimentar... vamos lá ver... Obrigada a todos pelas vossas respostas e ajuda!!! Agora queria dar-lhes um aquário novo, mas não encontro nenhum grande o suficiente para durar alguns anos alguma ideia?! | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
Mensagens : 5306 Idade : 36 Localização : Quinta do Conde, Setúbal
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Sex 20 maio 2011 - 12:55 | |
| Podes usar as caixas de plastico, que se fala muito e há muita gente a aderir porque sai mais barato e existem em tamanhos grandes.
Já agora em relação á questão da água, eu uso da torneira mas adiciono o liquido que elimina o cloro e essas coisas, mas tambem se pode reservar água da torneira durante um dia e depois colocar no aquário, porque durante esse tempo já perdeu a maior parte de cloro. Por isso é escusado pôr a água directamente da torneira. Há sempre quem usa directamente da torneira e não tenha problemas, mas há casos e casos, mais vale prevenir. A qualidade da água varia muito de zonas para zonas. | |
|
| |
mmarta Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Sex 20 maio 2011 - 20:54 | |
| ainda não tinha ouvido falar dos aquários - caixas de plástico, mas vou ponderar mesmo a situação!!! realmente, a diferença de preços é mesmo muito grande!!! | |
|
| |
dr4cul4 Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Sex 20 maio 2011 - 21:23 | |
| Eu uso agua directamente da torneira e ate agora esta tudo a correr bem. Em relacao ao aquario as caixas de arrumacao sao um opcao rapida e eficiente mas a longo prazo considero que seja ma devido as tartarugas estarem sempre a ver branco eu gosto de passar pelo aquario e elas verem-me ou ate mesmo esta a ler um livro e de vez em quando olhar para elas. se usar a caixa elas so me veram qdo as olhar por cima. pesquisa em leiloes foi assim que comprei o meu 1m de comprimento 80€. existem varios sites [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]eu encontrei o meu no custo justo agora tens de ter paciencia e esperar por uma oportunidade | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Sáb 21 maio 2011 - 10:09 | |
| Qual é o problema da caixa branca? Importante é o espaço e as condições. Se ela não te vê através da caixa, não tem problema nenhum, secalhar até nem te quer ver, melhor para ela lol Em relação a ver-se a tartaruga nem se deve pensar assim, em primeiro as condições para ela e só depois o nosso gosto. E de qualquer das formas existem caixas transparentes. Eu lembro-me de na altura quando andava indecisa entre um aquario maior ou fazer um lago, vi umas caixas que eram bem grandinhas e custavam por volta dos 20€ até tive para comprar, mas depois optei pelo lago. Não te esqueças da parte seca em que ou arranjas uma plantaforma ou compras outra caixa mais pequena. Acho que outra caixa é melhor que uma plantaforma, porque eu já tive plantaforma e acabei por tirar, não dava para encher a aquario todo e por isso roubava espaço, optei por uma caixa fora do aquario para a qual elas subiam e assim dava para ter o aquario todo cheio.
Em relação á água, a maneira mais segura ainda é capaz de ser o liquido para deixar a água boa para elas, eu tenho usado tanto para as tartarugas como para os peixes que ainda são mais sensiveis a isso e tem estado tudo bem.
| |
|
| |
João Azevedo Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Sáb 21 maio 2011 - 10:14 | |
| | |
|
| |
BeatrizL Membro Veterano
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Sáb 21 maio 2011 - 10:34 | |
| Não foi por mal looool mas é verdade, principalmente se a tartaruga quiser estar sossegada e em paz, se as paredes do espaço dela forem opacas ela consegue isso na perfeição.
De certa forma até apoio as caixas sem transparencia, eu duvido muito que uma tartaruga esteja interessada em olhar para as pessoas, a unica coisa que quer é ver comida á frente e apanhar os seus banhinhos de sol (ou lampada lol) e ter a sua vidinha sossegada. | |
|
| |
João Azevedo Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Sáb 21 maio 2011 - 10:42 | |
| As minhas têm uma relação espiritual mística qualquer com a televisão... Quando ligo a tv saem logo cá para fora e esticam-se todas a olhar para lá e a "ouvir" o que se passa se não tivesse vidros transparentes não dava... e por vezes também se põem a olhar para mim com um ar suspeito | |
|
| |
mmarta Iniciante
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi Seg 23 maio 2011 - 19:28 | |
| a caixa de plástico tb me faz alguma confusão, até porque eu gosto de brincar com elas, e manter contacto, que elas vejam sombras, etc. mas fico também bastante apreensiva em comprar uma coisa cara, porque se elas continuam a crescer bem, não me vão caber as 3 nem num aquário de 1 metro!!! | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: As minhas turtinhas corcundas do Mississippi | |
| |
|
| |
| As minhas turtinhas corcundas do Mississippi | |
|