Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!

InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistrarRegistrar  Entrar  
Procurar

Resultados por:

Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» Doação de tartaruga
Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyQua 6 Nov 2024 - 12:24 por Carlos2012

» O meu lago
Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptySáb 17 Ago 2024 - 12:06 por Ronaldo Coutinho

» Tartaruga muito parada
Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyQui 13 Jun 2024 - 13:53 por ruijorgeteixeira

» Doação de tartaruga
Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

Manchas na carapaça. Me ajudem!

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Róquis
Iniciante
Iniciante

Manchas na carapaça. Me ajudem! Empty
MensagemAssunto: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 11 Ago 2009 - 16:53

Boa tarde.

Já procurei ajuda em alguns fóruns mas até agora não achei nada sobre meu problema.

Minhas tartarugas estão apresentando manchas brancas na carapaça faz algum tempo.

Elas ainda são novas, têm 7 meses cada.

Já uso tartaruga de cálcio faz tempo, estou passando Iodo Advidine 2 vezes por dia, elas tomam sol 2 horas por dia a cada dois dias, o aquaterrário possui um sistema de filtragem, etc.

Segue as fotos:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Alguem sabe me dizer o que é?

Obrigado.
Editei o post porque as imagens ficaram muito grandes.

1) Em relação ao banho de sol... é necessário elas ficarem no sol diariamente? e por quanto tempo?

2) E em relação a lâmpada UV, ela é muito cara?

Última edição por Róquis em Ter 11 Ago 2009 - 20:22, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry

Masculino Mensagens : 1762

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 11 Ago 2009 - 20:15

boas essas manchas devem ser pela falta de raios uvb e a muda de carapaça. se nao consegues ter luz do sol directa todo o dia deves colocar uma lampada uvb para compensar.

boas elas devem ficar uma media de 10H ao sol durante o inverno e 12 horas no verao.
as lampadas nao sei quanto custam ai mas por ca ficam por 20€
Róquis
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 11 Ago 2009 - 20:36

10h no inverno e 12h no verão por dia??!

ah, você mora em Portugal pelo jeito... o clima aí com certeza é um pouco mais frio que aqui (Brasil).
tyutry
Admin
Admin
tyutry

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 11 Ago 2009 - 20:37

sim o clima é mais frio aqui mas as horas de sol sao as mesmas para os dois paises
silvia santos
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 12

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 11 Ago 2009 - 20:38

Boas!

Para uma tarta aquática é necessário como já te diceram uma luz UVB, mais precisamente 5.0 visto serem as indicadas para animais de climas tropicais. Existem dois tipos de lampadas UVB, as tubulares e as compactas, ambas são indicadas porém as compactas são mais baratas e se forem direcionadas para a parte seca do aquário está bom. A lampada UVB não tem de ser necessariamente de 26W, se o espaço for pequeno uma de 13W chega.

Estas lampadas só fazem efeito quando estão a menos de 30cm do animal, distancia minima? desde que a tartaruga não toque na lampada tudo bem, mete entre 15 e 20cm e está bom. As lampadas vão perdendo a capacidade de transmitir raios UBV ao longo do tempo por isso é necessario comprar outra a cada 6 meses de utilização. A lampada deve estar 12 horas ligada e 12 horas desligada (isto sem temporizador é complicado, não tens de seguir isto a risca mas claro que tem de haver ciclos dia e noite)

As lampadas compactas podem ser enrroscadas num simples candeeiro encontrado em qualquer chinês.

O preço de uma lampada uvb compacta ronda os 15 euros.

A marca que se ve mais é a exoterra, portanto se chegares a uma loja para comprar dizes: Quero uma lampada uvb reptiglo 5.0 da exoterra.
- Ah e tal não temos mas leva esta que faz o mesmo efeito ( e mostra outra coisa qualquer)
-Xau Laughing

Para evitares seres enganado muitas vezes é preferivel encomendar online, segue mensagem privada com um link de uma loja Wink.
Li isto num site de tartas.
Eu tenho as minhas ao sol directo o dia todo se bem que o sol é mais directo á tarde... Very Happy Espero ter ajudado.
E não ter dito nenhuma asneira...
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP

Masculino Mensagens : 2492

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 11 Ago 2009 - 20:39

Essas manchas, por enquanto, não são nada de especial scratch
Mas tens que estar atento e sobretudo dar-lhes as melhores condições que conseguires. Por exemplo, mudar entre sol e outro ambiente pode ser prejudicial, elas stressam...
Se tiveres uma boa alimentação e raios UVB (lâmpada p~´opria como já disse o tyutry e a silvia), ela ficam com um bom desenvolvimento. Wink
Róquis
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 11 Ago 2009 - 21:07

Obrigado mesmo pessoal!

A lâmpada UVB é a solução então? poderia ser essa [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ?

E povidine, betadine, advidine, é necessário passar nelas?
tyutry
Admin
Admin
tyutry

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 11 Ago 2009 - 21:09

nao precisas de passar nada disso isso normalmente so é usado em feridas.
é mesmo essa a lampada
Róquis
Iniciante
Iniciante

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 11 Ago 2009 - 21:49

Entendi...

E usando a lâmpada eu não preciso mais colocar as tartarugas no sol mesmo? ^^
silvia santos
Iniciante
Iniciante

Feminino Mensagens : 12

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyTer 11 Ago 2009 - 22:21

isso substitui o sol, se bem que eu acho que o sol será sempre melhor, pelo menos é uma luz natural...
digo eu...
DOMINUS
Iniciante
Iniciante
DOMINUS

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyQua 23 Set 2009 - 15:31

Boa tarde,

Ainda em relação à referida lampada, o candeeiro necessita de ter casquilho em cerâmica por causa do calor ?

Obrigado
tyutry
Admin
Admin
tyutry

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! EmptyQua 23 Set 2009 - 19:41

o candeeiro é um normal pois esta lampada aquece tanto como as normais economizadoras
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Manchas na carapaça. Me ajudem!   Manchas na carapaça. Me ajudem! Empty

Manchas na carapaça. Me ajudem!
Ir para o topo 
Página 1 de 1