Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Novo Membro EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Novo Membro EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Novo Membro EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Novo Membro EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Novo Membro EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Novo Membro EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Novo Membro EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Novo Membro EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Novo Membro EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Novo Membro

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Novo Membro   Novo Membro EmptyDom 9 Nov 2014 - 20:15

Boas,
Sou novo por aqui e por estas andanças!
Quando era novo tive algumas tartarugas naquelas tartarugueiras com uma palmeira; mas morriam muito e nada cresciam!
O meu filho adora animais e resolvi dar-lhe uma ou duas! Mas quero fazer tudo em condições Smile
Vou anexar fotos do aquario que comprei! Ainda nao comprei a tartaruga(s) porque antes queria ter tudo em condiçoes para receber o animal.
Tenho varias duvidas, este material chega? (aquario 55cm, o filtro e o termostato estao nas fotos!
A cascata do filtro deve testar debaixo de agua ou acima? O que acham que me falta aqui além da lampada uvb que vou encomendar pelo ebay (nao havia na loja).
O material que comprei é porreiro?
PS - a agua esta turva porque comprei um granulado para dar vida ao aquario, mas apesar de lavar bem ainda ficou assim! o filtro limpa aquilo certo?

Estava a pensar juntar uns peixes tipo limpa fundos e neons, é boa ideia?
Abraço

O que faziam de diferente?
Depois de crescerem, eu tenho um lago em casa dos meus pais para elas Smile


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptyDom 9 Nov 2014 - 20:16

Para ver as imagens cliquem no botao rato lado direito e depois abrir imagem num novo separador! nao entendo porque nao da!
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 1:00

Antes de mais bem vindo! Smile Com o setup actual duas tartarugas, no máximo dos máximos três parecem-me bem, pois apesar de parecerem pequenas para já, crescem rapidamente. A cascata do filtro penso que pode ser deixada acima da água, apesar de eu pessoalmente ter um filtro semelhante e ter tudo abaixo.

Quanto ao material, só faltam mesmo uma coisa para além da luz UVB, se bem que seja opcional - uma luz de aquecimento para colocar sobre a plataforma, para encorajar as tartarugas a secar a carapaça. A água deve portanto estar a aprox. 25º e a zona da plataforma a 30º.

Só tenho um defeito a apontar: a plataforma não é amovível - pessoalmente não acho grande piada ao facto de não ser possível alterar a sua altura ou posição no aquário, pois para além de as tartarugas deverem ter a água um bocado mais acima do nível actual que tens, ainda ocupa uma grande porção do espaço que elas poderiam ter para nadar, e limita a tua liberdade de decorações que podes aplicar. Se fosse eu, tentava cortar o silicone à volta e posicioná-la noutro local do aquário (por exemplo, a meio, rodada 90 graus), ou então comparava - ou fazia eu mesmo - uma plataforma flutuante.

Ah, e só mais uma coisa - quanto aos peixes, esquece. xD São raras as tartarugas que não os comem à primeira hipótese (e falo por experiência própria, uma das minhas já me comeu um peixe... Shocked ).

Boa sorte com as tartarugas, penso que estás mais que preparado para as acolheres aí em casa! Wink Vai postando fotos, eheh!
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 1:12

obrigado pela resposta!
dizias uma plataforma mais pequena? podes dar exemplos? O silicone corta-se facil! Se calhar o melhor era ter comprado um aquario de peixes mais fundo ^^
Se meter mais agua elas não fogem?
Onde comprei estas peças nao tinham luzes nenhuma, nem aquecimento nem UV, ha alguma loja online? arranja-se bem no ebay?
obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 1:43

Já agora é substratos para a água? Acessórios para tirar cheiros? Resulta? Vale a pena?
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 2:36

No Porto duvido que não haja nenhuma loja que venda produtos de répteis. Smile Se eu consegui arranjar aqui em Leiria, numa cidade grande não deve ser difícil. Mas membros mais experientes poderão dizer-te onde compraram as deles - eu cá comprei aqui perto na Agriloja, tinham ambas as lâmpadas bem baratas (aquecimento 8 e UVB 17 euros).

A minha plataforma é igualzinha a esta:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Se o nível de água passar um pouco do meio do aquário não há problema. Uma vez tive uma que conseguiu fugir ao trepar para cima de outra tartaruga, mas tirando isso não tenho tido problemas. Se fores ao tópico das minhas tartarugas (na minha assinatura), podes ver o nível actual. Se achares que há risco de elas treparem, encosta umas placas de acrílico ao vidro, ou outro obstáculo para que elas não saiam. Smile

Quanto a substratos, uso areia fina, comprada aqui numa loja de aquariofilia perto de mim. Tenta comprar o mais fino possível, pois as tartarugas têm tendência a comer o substrato - logo, quanto mais fino for, melhor passa pelo seu sistema digestivo se for o caso. Também se torna mais fácil de limpar, pois é bastante compacto e não acumula muita sujidade, não dispensando limpezas pelo menos uma vez por semana, claro - querendo isto também dizer que produtos anti-cheiro são um desperdício de dinheiro, não vale a pena. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 2:40

Esqueci-me ainda de dizer: camarões só como guloseima. A dieta das tartarugas deve ser maioritariamente à base de ração especializada, e à falta desta, ração para peixes de lago também não é má opção. Alguns vegetais e frutas também devem ser adicionados à dieta - vai ao tópico da alimentação que está lá tudo explicado. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 8:21

Eu comprei uma areia grossa para o fundo! Já vi que fiz asneira!
Já agora, como faço para limpar? Desmonto tudo? Aquela bosta afins é pesada ^^
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 12:13

Eu tenho um mini aspirador de substrato que uso para os peixes, talvez seja uma opção para ti. O meu aquário das tartarugas é pequeno, portanto limito-me a despejá-lo e passar a areia por água dentro do próprio aquário...

Limpo as decorações, plataforma e termostato com uma escova de dentes, e ponho uma porção de água do aquário numa bacia à parte e passo a esponja do filtro por água - isto porque se passares por água da torneira, eliminas bactérias benéficas que vivem e se multiplicam no filtro, e decompõem detritos formados pelas tartarugas. Smile

Se já compraste a areia, não faz mal, tens é que estar atento a ver se as tartarugas não a comem, o que provavelmente vai acontecer, mais tarde ou mais cedo.
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 12:19

Eu acho que estou a ver as coisas de forma simplista, mas se tirar os filtros e ficar so com a bomba, ligar um tubo ao sitio da cascata posso fazer daquilo um aspirador nao?
Ja fui a 6 lojas de animais, lampadas de aquecimento e UV nem ve-las; a loja onde compras tem venda online? Hoje vou a bricor que tem tem uma grande secçao de repteis, se nao tiver tenho de encomendar pela net!
As luzes ficam sempre ligadas?
A comida meto na agua ou na parte seca?
Quero fazer tudo em condições, por isso e que faço tanta pergunta Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 13:39

Fazes bem em perguntar, estamos cá para esclarecer tudo! ;D

Isso da bomba é capaz de dar, mas não sei até que ponto não escavacas a bomba toda por dentro (a não ser que coloques uma câmara de filtragem para a areia não ir junto com a água e a porcaria).

Não sei se a Agriloja envia pela net, mas se dizes que essa loja onde vais tem uma secção de répteis, então és bem capaz de encontrar. Smile

As luzes ligo-as de manhã e costumo deixá-las até às 8/9 da noite (porque por alguma razão elas até gostam de ir para a plataforma mais à noite). Basicamente a regra é liga-las quando acordas e desliga-as quando o Sol se põe.

A comida é na água - uma técnica que podes fazer com as tuas tartarugas é metê-las num recipiente à parte na hora do comer, e deixá-las lá até fazerem as necessidades (o que geralmente não demora muito depois da refeição). Assim, a qualidade da água mantém-se por muito mais tempo. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 14:16

isso é boa ideia, de as meter a comer uma caixa de plástico qualquer ou aquelas tartarugueiras normais e correntes com uma palmeira?! Mas mesmo quando são novas? Não convém elas primeiro habituarem-se a casa nova e só depois inovar para essas coisas?
Tentei procurar informações acerca da refeição aqui no forum mas não encontrei. 3/4 sticks por dia? tipo quando chegar a casa?
Outra coisa que me tem preocupado, o meu filho tem 3 anos; um primo meu que é vet disse-me para o meu puto não mexer muito na bixa por causa das salmonelas; Mas como faço na limpeza? lavo tipo no wc e depois passo lixívia? ^^
Encontrei a lampada UV aqui numa loja, 40 aerios ^^ eu queria gastar meia dúzia de tostões e já estou nos 200 paus fonix!
Outra coisa, tive a analisar os aquários e os acessórios, é de mim ou isto tem um preço com muito valor acrescentado nas lojas? Os vidros comprados na fabrica são baratos depois é colar; os filtros no fundo é uma bomba de agua mais umas paneleirices; a bomba de agua é fácil de fazer, um motor a rodar a fazer sucção, o resto não faltam esquemas. As temperaturas são facilmente controladas por um arduino; por acaso tenho uma impressora 3D e posso imprimir as peças a medida! Se o aquário nao tivesse na sala, inventava umas cenas; se aquilo fica feio a patroa mete-me os sacos do continente a porta ^^!
Existem ene cenas muito baratas, um exemplo: forum.arduino.cc/index.php?topic=140740.0

Meter os dados dos animais num web based ou num lcd com informações de temperatura, quantidade de comida, peso, medida... Ter o histórico de crescimento era engraçado! Quando terminar o meu mestrado em engª soldadura vou-me dedicar a fazer uma coisa engraçada para controlar repteis; Assim por alto, 50 euros em hardware deve chegar.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 15:36

Quanto a base seca para já nao vou fazer nada... Neste ou no proximo fim de semana vou arranjar umas placas de acrilico, vou meter a aquela base no topo do aquario, tapar dos lados com acrilico e esta feito Very Happy é boa ideia?
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 17:17

Eh pá, 40 euros por uma lâmpada é roubo... como te disse a minha, da Exoterra (que até é uma marca bastante boa) foi 17 euros... se calhar é melhor mandares vir da net... :S Os 2 candeeiros para as meter comprei-os a 8 euros cada numa loja aqui em Coimbra, se fores a comprar um todo especial para répteis também vais acabar por gastar mais. Mas isso acho que também já reparaste. Wink

Isso da comida, enquanto são pequenas sim, é capaz de não dar grande resultado porque elas ainda precisam de mais ou menos uma semana, às vezes mais para se habituarem. Chegam mesmo a estar dias sem comer ao início, mas depois de duas semanitas já te reconhecem a ti e ao comer e vem logo ter ao vidro.

Quanto a esses DIYs, são mais que possíveis! Eu próprio estive a pensar fazer um aquário para meter as minhas tartarugas, para ver se poupava dinheiro, mas como ainda tenho que responder a "entidades superiores" (os meus pais, óbvio xD) acabou por ir por água a baixo... até já tinha comprado o silicone para aquários, mas eles tinham medo que aquilo rebentasse na sala... enfim. scratch

O assunto da salmonella sim, é melhor cuidado - mas não laves o aquário com lexívia, podes intoxicar os animais, mesmo em pequenas quantidades! Quando se trata de animais aquáticos, o melhor mesmo é limpar o seu ambiente muito e bem com água quente, mas nunca com produtos químicos. Normalmente esses casos de salmonellas e tartarugas (li eu um artigo num site de répteis americano) são devidos principalmente a casos de crianças que levavam os animais à boca, ou as mãos depois de lhes mexer. Portanto é certificares-te que cada vez que o reguila mexe na tartaruga ou na água lava logo as mãos. Mas em principio não deve haver problema. Smile

Às minhas tenho dado 10 sticks a cada (já têm todas mais de 5cm) e 20 ou mais à maior (que já é do tamanho da minha palma). Vi noutros sites que a quantidade ideal é o que conseguirem comer em 5 minutos, mas como isso me parece muito, eu fico-me pelas minhas medidas a "olhómetro", eheh. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 17:44

boas! Obrigado novamente Very Happy
Quanto a lixívia, falava tipo na banheira! o sitio onde lavar o aquário tenho de passar lixívia?
Quanto a alimentação, mas 1 vez por dia? 2 vezes por dia? é que saio de manha e volto a noite ^^
A cena dos candeeiros é do aspecto! Eu se meto cenas esquisitas na sala, qualquer dia chego a casa e não tenho aquário lol. Se aquilo "ficar mal" vou arranjar problemas com a patroa! Ela tem pavor a animais lol.
Acho que não vou comprar já a tartaruga, vou tentar arranjar as lâmpadas, talvez comprar uma calha para fazer de suporte. Vou comprar uma chapa de acrílico e fazer uma extensão ao aquário para encher de agua até cima, e ter depois a zona seca no topo. Até da mais espaço para meter as lâmpadas.
Quanto as lâmpadas, não há perigo nenhum de radiação certo?
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 17:59

Já agora, como e que consigo tirar a plataforma do aquário? com uma faca ou algo do género?
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 22:23

Ah sim, na banheira é na boa. Desde que não chega nada ao aquário ou à água é o que interessa. Smile E isso de tirar a plataforma suponho que sim, podem é ficar pedaços agarrados ao vidro que tenhas que ter mais paciência a tirar...

Eu costumo dar só uma vez por dia, mas ao fim de semana às vezes divido a dose por duas, ou então dou-lhes metade de uma refeição ao almoço e umas guloseimas ao fim do dia, ou vice-versa (camarões ou vermes vermelhos, elas adoram).

Quando encheres com água não enchas é tudo, senão a bicha ainda salta fora xD (elas trepam bem quando lhes apetece!...).
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptySeg 10 Nov 2014 - 23:41

Já tenho o acrílico e fazer, já tenho as lâmpadas e os casquilhos. O que vou fazer:
Em vez de ter candeeiros ou cenas assim, a estrutura extra tem 200mm de altura, vou fazer 1 furo para cada lâmpada! Passo o fio pelo furo e aperto o casquilho por dentro, seguro com cola quente por fora. Assim fica tudo escondido é bonitinho! O que achas?
Vou tirando fotos!
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptyTer 11 Nov 2014 - 10:08

outra coisa que me lembrei, eu tenho aquelas cenas tipo raid ligadas a tomada para matar mosquitos, isto não me vai matar as tartarugas? :S
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptyTer 11 Nov 2014 - 14:54

Boas,

Para tirar o silicone o pessoal costuma aconselhar aquelas laminas antigas rectangulares.

Gostava depois de ver essas fotos.

Não acho que faça mal esse 'raid'.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptyTer 11 Nov 2014 - 15:04

Para lojas de compras on-line vê por ex.º estes patrocinadores do aquariofilia.net
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptyTer 11 Nov 2014 - 15:29

Logo a noite ja posto algumas fotos!
Tenho o acrilico pronto, 17x276x250 (mm) = 5€; falta escolher uma foto para imprimir o vinil e colar no acrílico. Ainda não decidi se vou meter as lâmpadas na vertical ou presas de lado! Presas de lado posso inclina-las e não vão tão abaixo, deve ser mais seguro e é mais fácil de fixar; na vertical é mais complicado pois tenho de comprar uma calha para meter em cima. O que acham?
Outra coisa, tentei ler cenas sobre as salmonelas porque realmente tenho muito receio mas os links que meteram neste forum nao funcionam:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Voces conseguem abrir os links "

Tópicos no forum acerca do tema:
Podem as tartarugas tranmitir doenças ao Humanos
as nossas tatus passam-nos doenças?
Dicas por causa da Salmonela

"
?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptyTer 11 Nov 2014 - 16:02

É provavel que os links nao funcionem. Elaborei o artigo já em 2008.

Mas não está explicito o artigo? Os links sao de apoio e bibliograficos.

Eu uso candeeiros de mola, para mim sao a melhor opçao. Mas é tudo uma questao de opiniao.
Ir para o topo Ir para baixo
freskhu
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 68
Localização : porto

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptyQua 12 Nov 2014 - 9:34

Não esta muito bem explicito! Pode haver contaminação, mas é muito frequente? é quase certo ou ha possibilidade de? Eu tive tartarugas quando era pequeno e não me lembro de ter assim muitos cuidados e nunca fiquei doente.
A minha operação com o silicone não correu la muito bem.... Tirar a plataforma foi muito simples, agora colar o acrílico foi mico de obra! Resolvi usar a mesma plataforma em vez de comprar uma magnética, uma bosta! O aquário ficou cheio de silicone, como a plataforma tem a mesma largura que o aquário é difícil de encaixar e toca nas paredes ao entrar! Ficou um lindo serviço lol. Hoje vou passar um belo bocado com uma faca e álcool a tirar os restos de silicone!
A estrutura em acrílico tem de ser transparente, em branco fica muito feio, mas também é apenas um protótipo, só para testes. Ainda nao sei se meto alguma paisagem por dentro e por fora no acrílico.
Seguem algumas fotos das lâmpadas que comprei e da alteração na plataforma.
Estou a espera de criticas e sugestões Very Happy
Estou a pensar em ir ali ao lado apanhar umas pedrinhas na praia para colar na plataforma

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro EmptyQua 12 Nov 2014 - 9:50

Boas,

Nao sei quantificar, ou relativizar, só dizer que podem ser portadoras... A avaliar pela lei dos 'four inches' instituida nos EUA diria que é uma possibilidade real de contagio. Mas é seguir as recomendações e lavar as mãos, não entraria em alarmismos.

Pensei justamente em imagens de fundo para valorizar visualmente o acrilico. Existem á venda varios tipos em pet-shops. Não cairia era no erro que eu proprio cometi inicialmente de associar imagens de ambientes marinhos a ambientes de agua doce.

Já agora evitaria o areao, seja qual for a volumetria. Prejudica muito as limpezas, rapidamente vais aperceber-te do trabalho que dá.

Valorizaria tambem a aposta num bom filtro.

Boa sorte com isso, e vai mostrando as evoluçoes.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Novo Membro Empty
MensagemAssunto: Re: Novo Membro   Novo Membro Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Novo Membro
Ir para o topo 
Página 1 de 5Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Novo membro da minha familia =P
» o novo membro da familia
» Apresentações (Topico Unico) part-2
» Espécie do novo membro da familia
» Novo membro da família eheh

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: