Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la

Ir para baixo 
4 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyDom 8 Jun 2014 - 6:52

Bom dia malta! O meu nome é João, tenho 20 anos e nunca tive animais de estimação por morar num apartamento! Até que me lembrei que podia ter uma tartaruga. Fui a uma loja e comprei uma tartaruga com cerca de 6/7 cm de comprimento. Após ler bastante informação aqui no fórum fiquei um pouco confuso e gostava de ser esclarecido, se possível.

Primeiramente não sei, nem consigo identificar a espécie e a sua idade, já aprendi que o sexo só passado 2 ou 3 anos.

Lá na loja disseram-me que enquanto ela é pequena devia comer camarões (grammarus), mas já li aqui que isso não se deve fazer. O que faço?

Aconselharam-me lá a comprar uma pedra de cálcio, essa pedra substitui a lâmpada uvb ou o sol, uma vez que elas precisam de isso para fixar o cálcio?

Tenho um pequeno aquaterrario, uns ovais um uma zona seca com uma palmeira de plástico, deve levar uns 4 litros de água, será suficiente?

Grato pela ajuda!!!
Ir para o topo Ir para baixo
mahazen
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 32
Localização : Ribeirão

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyDom 8 Jun 2014 - 9:27

Olá, devias ter pensado no máximo conforto possível antes de comprar o animal. Mas ainda bem que vieste cá procurar informações pois aqui o pessoal ajuda-te. Bem-vindo ao forum Smile

Nunca dês esses camarões à tartaruga. Isso é apenas guloseima, dás uma vez por mês só para elas ficarem contentes eheheh. Podes comprar uns sticks que são a ração própria para elas. Costuma ter no continente Reptomin da Tetra que são muito bons.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Quanto à pedra de calcio. Penso que nada substitui os raios UV, e isso pode trazer consequências graves. Uma lampada UVB e outra UVA são essenciais no crescimento da tartaruga. Ou exposição ao sol directa sem ser filtrado por vidros.

Esses "aquaterrarios" são apelidados aqui no fórum como cemitérios de tartarugas. Ainda por cima com uma menina de 6cm... Precisas URGENTEMENTE de comprar/arranjar algo bem maior, o maior que conseguires mesmo. 4 litros é mesmo pouco! Elas gostam muito de nadar... Pode ser uma caixa de arrumações que fica mais barato, tens é de montar uma zona seca e bem fixa.

Essencial também: Filtro e termostato.

O filtro deverá ser idealmente externo com alta capacidade de filtragem. Ex: Se o aqua levar 150L deves apontar para um filtro de 1500L/h. Também podes construir tu mesmo, procura aqui nos DIY.

Termostato para colocar a água quentinha para elas. Fixa em ~24ºC que lhes dá outro conforto que a água fria não dá. E em água fria as tartarugas hibernam, coisa que no inicio de vida é muito perigoso, podendo levar à sua morte.

Umas fotos seriam apreciadas da menina.

Espero ter ajudado. Ter uma tartaruga não é barato, ao contrario do que esses vendedores dizem. Mas são animais muito engraçados e cheios de personalidade.
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyDom 8 Jun 2014 - 13:57

Antes de mais muito obrigado pela ajuda!

Vou entao procurar essa comida o mais rapidamente possivel. Realmente eu bem me estava a parecer que nao devia ser tudo um mar de rosas como esses vendedores querem fazer parecer. Dão a entender que é so comprar a tartaruga, dar-lhe comida (que nao presta) e mudar a agua, quando afinal não é nada disso Sad

Tenho que tentar arranjar um aquaterrario maior então e como não tenho dinheiro para essas lampadas passará uns tempos na varanda, deve servir nao?

Vou ver se consigo fazer um filtro entao e quanto as fotos penso que ainda nao as consigo por aqui no forum mas assim que der postarei umas fotos dela e do seu ambiente.

Estou a aperceber-me que nao se trata so de um animal de estimação mas tambem de um hobby. Vou tentar dar-lhe as melhores condições que conseguir. Qualquer ajuda ou critica será bem vinda!!! Mais uma vez grato pela preciosa ajuda Wink

Ir para o topo Ir para baixo
mahazen
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 32
Localização : Ribeirão

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyDom 8 Jun 2014 - 18:07

De nada. Eu também tenho 2 tartarugas há pouco tempo e aprendi tudo por cá. Na verdade tem "pouco" que saber. Só tens de tentar criar um ambiente o mais parecido com o seu habitat natural.

Deixar na varanda pode ser perigoso... A constante exposição ao sol pode cozer a tartaruga. Mas nisso não estou muito à vontade para falar. Espera que alguém mais pro do que eu diga de sua justiça lol. Mas sei que é necessário sombra para ela se regular com a temperatura.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySeg 9 Jun 2014 - 10:20

Boas,

é isso é importante uma boa litragem para a agua nao aquecer demasiado, com acesso a sol e sombra. Atençao á temperatura da agua...
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySeg 9 Jun 2014 - 11:08

Ja fui comprar hoje a caixa e a comida! Mas a caixa tem um buraquinho Sad como faço para remenda-lo?! Meti também p filtro que tinha dos peixes e uma gruta! Acham boa ideia a gruta?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySeg 9 Jun 2014 - 16:59

Sim é uma ideia se nao roubar muito espaço.

Nao sei que tipo de gruta estas a falar, mas um tronco por ex.º confere um ar mais natural.
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySeg 9 Jun 2014 - 21:45

Ocupa algum espaço, mas ela merece! É um tronco "natural" de plástico, que tinha algumas plantas agarradas, mas como ela por vezes ficava presa nas plantas acabei por tirá-las Wink

So uma duvida, desde que chegou cá a casa, ha dois dias, penso que praticamente nao comeu nada, é normal devido ao tamanho ou poderá passar-se alguma coisa?
Ir para o topo Ir para baixo
mahazen
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 32
Localização : Ribeirão

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySeg 9 Jun 2014 - 23:15

É normal. Quando mudam de "casa" demoram alguns dias a comer. A minha teve 2 dias sem comer.
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySeg 9 Jun 2014 - 23:21

Mais uma vez obrigado! Ja a meti na caixa com muita agua, mas acabei por desligar o filtro por agora, pois acho que ela nao estava bem, porque como so lá tenho a pequena gruta, que no topo serve de provisória parte seca, ela andava sempre as voltas! Terei feito bem?

Madeira para fazer a parte seca será boa ideia?
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyTer 10 Jun 2014 - 8:56

Bom dia a todos!!

Após mais um pouco de investigação penso que descobri a espécie da minha tartaruga Smile é uma ocadia sinesis, devido a sua grande cauda, riscas na carapaça e cor! Hoje já vou fazer com madeira a parte seca do aquário para ela poder brincar a vontade!!! Vou também meter por lá algumas plantes e pedras porque elas adoram isso Smile
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyQua 11 Jun 2014 - 14:15

Desligar o filtro não é lá grande ideia não senhor...  scratch 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyQua 11 Jun 2014 - 14:18

Já vi que não! Já tenho filtro ligado e uma nova parte seca com rochas! Como não tenho lâmpada uvb, de manhã abro a janela para apanhar uma radadiacao. Tenho a água a cerca de 25º e não tenho ainda nem termostato, nem lâmpada de aquecimento, mas tenho controlado as temperaturas e esta tudo estável e dentro do normal Smile a única coisa que me preocupa é que ela ainda não comeu, chegou há cerca de 4 dias a casa
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyTer 17 Jun 2014 - 0:41

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]" />

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]" />

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]" />

Aqui estão fotos da comida, da bebé e do seu aquaterrario!

A comida foi a que me indicaram aqui com uns grammarus que tinha comprado antes de saber que faziam mal, que servirão de goluseima.

A bebe está bem identificada? É uma ocadia sinesis?

Quanto ao seu espaço estou aberto a sugestões, mas enquanto não tenho a lâmpada e o termostato ela fica com a janela aberta de manhã e a temperatura da água está a ser monitorizada!

Agradeço críticas e sugestões Smile mais uma vez obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyTer 17 Jun 2014 - 8:45

Nao se veem as fotos...
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyTer 17 Jun 2014 - 9:51

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Penso que agora ja da Smile
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyQua 18 Jun 2014 - 10:54

Sim está bem identificada.

O sol tem que ser nao filtrado por vidros.

Podes por-lhe muito mais agua que ela agradece. Necessita de uma plataforma para descançar se o entender e apanhar sol.

Atençao á agua para nao aquecer demais.
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySáb 21 Jun 2014 - 6:51

Em relação ao sol costumo abrir a janela toda e a porta de vidro.

Só não meto mais água porque ainda não arranjei uma zona seca definitiva, por isso a pedra maior que se vê no aquaterrario está a servir como tal Smile

Tenho visto a água e anda nos 26º, penso que esteja bem, não?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySáb 21 Jun 2014 - 9:55

Em situaçoes normais deve-se apontar para os 22-24Cº, tendo como ideal os 24ºC.

Temperaturas superiores costumam reservar-se para recuperaçao de enfermidades.

Neste caso como é a temperatura ambiente está tudo bem.

Logo que possas sobe o nivel da agua.
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptySeg 23 Jun 2014 - 12:25

Atenção ao abrir das janelas..... Muito cuidado às correntes de ar!!!!!!

Uma vez que está dentro de casa, o ideal seria Iluminação artificial.... isso de colocar os aquários à beira da janela, é preciso ter muito cuidado!!!!!!!

E sim confirmo... é uma Ocadia Sinensis....
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyQui 31 Jul 2014 - 7:42

Boas malta!!! Agora que já tenho todas as condições criadas estava a pensar em adquirir mais uma, fiquei mesmo apaixonado por estes animais Smile o que me dizem de juntar uma hieroglífica à minha ocadia?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyQui 31 Jul 2014 - 9:58

Boas,

Não é boa ideia juntar tartarugas de Continente diferentes.

Costumo sempre resalvar para terem atençao que há tartarugas que podem chegar aos 30cm em adultas. Há que pensar agora no que vao necessitar daqui a 10 anos...
Ir para o topo Ir para baixo
jnpires94
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 14
Localização : Coimbra

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyQui 31 Jul 2014 - 10:51

Segundo li isso prende-se com as doenças certo? Qual a melhor especie para juntar com a ocadia sendo assim?
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyQui 31 Jul 2014 - 11:33

Ideal ideal, é juntares outra Ocadia.
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la EmptyDom 3 Ago 2014 - 11:34

Atenção que não é "só" juntar outra tartaruga. É preciso verificar se há condições para manter duas tartarugas...

Uma caixa de arrumações não vai servir muito tempo para duas tartarugas! Mal dá para uma...

Vê bem antes de comprares... além disso nos primeiros tempos é preciso estar muita atento... elas podem não se dar muito bem.... :s são animais muito territoriais...

Cuidado...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la   Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda - Primeira tartaruga
» Primeira tartaruga - Pedido de ajuda
» Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)
» Dúvidas primeira tartaruga
» primeira tartaruga ajuda urgente

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: