Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Dúvidas primeira tartaruga EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Dúvidas primeira tartaruga EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Dúvidas primeira tartaruga EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Dúvidas primeira tartaruga EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Dúvidas primeira tartaruga EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Dúvidas primeira tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Dúvidas primeira tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Dúvidas primeira tartaruga EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Dúvidas primeira tartaruga

Ir para baixo 
+5
MightyCucumber
lehepe
lvalerio
Catarina
dp86
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Ruim
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 12
Localização : Coimbra

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyQua 3 Set 2014 - 17:56

Recebi uma tartaruga aquática como presente mas como nunca cuidei de nenhuma tenho imensas dúvidas.

Tenho lido bastante neste forum e as dúvidas foram-se tornando mais complexas.
A tartaruga tem cerca de 3cm, eu tenho-a mantido numa caixa com uns 9cm de altura, 36cm de comprimento e 15cm de largura, deve levar entre 3 a 5 litros de água. Também coloquei uma decoração a fazer uma gruta e umas conchas que apanhei, mas fervi tudo antes de colocar no aquário.
Ofereceram-me também a comida e um frasco com um liquido para eliminar as substâncias nocivas do aquário, que de acordo com o que já li por aqui estão bem indicados.

O aquário está numa marquise fechada onde a tartaruga tem a possibilidade de apanhar sol durante o dia. Ontem fui comprar um termómetro (acho que é bom visto ser o único que lá encontrei, penso que é um daqueles a mercúrio que custou mais ou menos 1,6€ na seção dos animais do jumbo), tenho visualizado a temperatura e está sempre entre os 23º e os 25º, no entanto durante a noite penso que deve ficar mais frio e penso que deve ser necessário ter lá um termostato, aqui começam as minhas dúvidas... que termostato comprar e se, por agora, a tartaruga está bem instalada? Será necessário comprar já um aquário maior? Com quantos litros seria o ideal?
Relativamente à limpeza eu tenho limpado uma vez por semana mudando a água toda, limpando a sujidade e colocando nova água e novas gotas de limpeza. Já vi que é necessário ter um filtro, e que os internos não têm grande fama por estes lados. Podem me aconselhar também neste campo? Penso que os filtros externos além de mais caros ocupam também mais espaço :/, se um interno chegasse seria o ideal para mim. Mesmo com filtro interno é necessário proceder à limpeza do aquário?
Sou de Coimbra, alguém me pode esclarecer e sugerir sítios para adquirir o material a preços acessíveis?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyQui 4 Set 2014 - 0:40

Ui, que grande post! Vamos ver se consigo cobrir todos, até estudo em Coimbra, portanto talvez possa ajudar.

Comecemos pelas instalações: de momento, são o suficiente para uma tartaruga desse tamanho, mas em breve (mesmo MUITO em breve) devias optar por um aquário um pouco maior - uma caixa de arrumações de plástico é uma solução económica e bem mais viável do que o sítio onde a tens instalada agora. Se quiseres gastar um pouco mais dinheiro, compra um aquário, mas aviso já que tem de ser já um grandito se não quiseres fazer múltiplos upgrades à medida que o bicho cresce. Já a decoração acho que está bom assim e não precisas de mudar nada.

Quanto ao termostáto quase qualquer um serve - mesmo os mais baratos fazem o trabalho, podem é durar menos tempo. Lembro-me que o meu foi baratucho e tinha mais de dez anos quando se estragou (e atenção, porque foi que o deixei cair e ele partiu-se, ahah). Vai dar bastante jeito no Inverno, pois não é aconselhável deixar uma tartaruga tão pequena hibernar.

Em relação às limpezas podes manter a rotina - uma vez por semana chega bem.

Por último, o filtro: tendo em conta que a tartaruga tem o potencial de ficar bem grande (entre os 10/15 cm, ou mais), o aconselhável era mesmo ter um filtro potente desde pequena, para evitar gastos futuros - contudo, e como disseste bem, eles são bastante caros e requerem alguma manutenção, para além de ocuparem algum espaço. Por agora, como ela ainda é pequena, podes optar por um filtro interno que consigas enfiar no aquário. Existem muitos modelos disponíveis, mesmo os que estão à venda no Jumbo e assim não são assim tão maus como os pintam.

Deves é comprar uma lâmpada UVB, pois a menos que a tartaruga apanhe Sol directo (sem vidros pelo meio), não metabolizará os nutrientes como deve ser.

Por Coimbra estás bem servido de lojas de animais, portanto não deve ser dificil encontrar tudo aquilo que precisas - aconselho a Fitónia, no Centro Comercial GiraSolum e a Aquários Shalom (tens duas lojas, uma na Rua Saragoça e outra em Santa Clara). Depois tens outras lojas, por exemplo na Avenida Calouste Gulbenkian, na baixa ao pé da Estação Velha, em Santo António dos Olivais, ao pé da Quinta das Lágrimas, enfim, existem tantos sítios que nem eu me lembro de todos! Smile

Espero ter ajudado, e boa sorte com a tartaruga!
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyQui 4 Set 2014 - 11:38

MightyCucumber escreveu:


Por último, o filtro: tendo em conta que a tartaruga tem o potencial de ficar bem grande (entre os 10/15 cm, ou mais), o aconselhável era mesmo ter um filtro potente desde pequena,

Não tenho grande observações a fazer, mas 10/15cm!? scratch
As femeas de especies Americanas, que são as especies que mais vulgarmente encontramos no mercado, podem facilmente chegar aos 25cm e mesmo passar os 30cm, nomeadamente as Pseudemys. Atençao!
Já agora deixo a informaçao que os repteis nunca param de crescer. Mas depois de chegarem a adultas esse ritmo é muito muito lento.


Ruim atenção as tartarugas em marquises. As temperatura exponenciam em marquises. Cuidado para ela nao morrer cozida. Parece-me pouco as mudanças de agua semanais. Pessoalmente nao acredito em quimicos milagrosos. Com essa litragem, sem filtro, acho que deve ser practicamente necessario mudar a agua diariamente...
Ir para o topo Ir para baixo
Ruim
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 12
Localização : Coimbra

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyQui 4 Set 2014 - 13:53

Um aquário de cerca de 30 litros seria uma boa opção para os primeiros anos? Ou é melhor optar já por algo maior?

Obrigado pelas informações! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyQui 4 Set 2014 - 13:58

Boas,

Parece-me bem para o 1.º ano.

Mas terás que ir vendo e observando a partir dai...
Ir para o topo Ir para baixo
dp86
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 42
Localização : Costa de Caparica

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyQui 4 Set 2014 - 16:01

boa tarde,

cuidado com as pedras instáveis, pode alguma pedra cair e ela ficar presa.

Ela ainda não tem muita força, mas dentro de água o peso é inferior, fica a dica Smile

Boa sorte e saudes!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruim
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 12
Localização : Coimbra

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyQui 4 Set 2014 - 18:46

Obrigado pelas informações pessoal

Relativamente ao termostato, aquilo só aquece ou também serve para arrefecer?
Ir para o topo Ir para baixo
dp86
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 42
Localização : Costa de Caparica

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyQui 4 Set 2014 - 21:16

Mantém a temperatura selecionada.
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySex 5 Set 2014 - 12:23

Já foi quase tudo dito... Atenção que as tartarugas são óptimas trepadoras... tens de arranjar uma caixa mais alta ou baixar a plataforma ou então vedar.... ela daqui a pouco consegue saltar-te dai para fora Smile

Com o termostato nos seleccionamos a temperatura à qual queremos ter a água. Ex: programas para 24º. Enquanto a água não chegar a essa temperatura ele mantem-se ligado até atingir, quando chega a essa temperatura desliga-se sozinho...
Ir para o topo Ir para baixo
Ruim
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 12
Localização : Coimbra

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySex 5 Set 2014 - 19:09

Já aqui tenho uma caixinha maior para cerca de 40l, agora só me falta comprar o termostato, acham que deva comprar de 50w ou 75w? estive hoje com eles na mãe e são os dois o mesmo preço... relativamente ao filtro é que estou um bocado indeciso...
Ir para o topo Ir para baixo
Ruim
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 12
Localização : Coimbra

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyDom 5 Out 2014 - 13:52

Pessoal tenho aqui uma dúvida, já fiz alguns upgrades ao aquário da minha tartaruga, já tem termostato e filtragem dos três tipos, agora deparo-me com um problema, há alguns dias deparo-me com o aquário e as pedras de decoração tudo com uma espécie de lodo verde, limpei tudo, mudei a água e entretanto passaram dois dias, hoje quando verifiquei o aquário estava de novo a começar a ficar com aquela sujidade verde por todo o lado, incluindo paredes e fundo do aquário, as pedras e as conchas. Aquilo se eu esfregar com água corrente sai, mas agora gostava de saber se é prejudicial para a tartaruga e porquê que aquilo aparece, tenho basicamente sempre o filtro ligado a filtrar a água, não entendo de onde aparece aquela cor verde em todo o lado.
Ir para o topo Ir para baixo
lvalerio
Iniciante
Iniciante
lvalerio


Masculino Mensagens : 14
Localização : Carcavelos

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 6 Out 2014 - 9:44

Boas,

Normalmente esse lodo está relacionado com a exposição da água ao sol, em principio basta que o sol não incida diretamente no aquário para resolveres o problema.
Podes mudar o aquário de sitio ou colocar um cortinado ou outro sistema que evite que o sol bata diretamente no aquário, de qualquer forma pelo que li esse lodo não é prejudicial para a tarta.
Ir para o topo Ir para baixo
cyberbugy
Iniciante
Iniciante
cyberbugy


Masculino Mensagens : 12
Idade : 37
Localização : Porto

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 6 Out 2014 - 10:10

Boas,

Felicito desde já os usuarios deste forum pela disponibilidade para responder as diversas duvidas levantadas.
Neste momento e após varias trocas de casa, disponho de uma litragem maior, cerca de 25L numa caixa de arrumos, enquanto não chega o aquário Razz. Tenho o fundo coberto com uma gravilha mais grossa para que não possa ser comida, mas agora está a criar uma especie de alga castanha agarrada à gravilha, a minha duvida está em saber se será da exposição solar ser mais elevada?


Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 6 Out 2014 - 10:37

Pessoalmente nao aconselha gravilha. Dificulta muito nas limpezas.
Ir para o topo Ir para baixo
lehepe
Iniciante
Iniciante
lehepe


Masculino Mensagens : 239
Localização : Brasilia/DF Brasil

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 6 Out 2014 - 16:50

Em principio todas as algas tem relação com a iluminação alta, excesso de nutrientes ou outro elemento químico na água.

As algas verdes são mais comuns e até normais em certos casos (muita luz solar), a solução para elas é basicamente limpar o resto de comida e diminuir a iluminação.

Já as algas castanhas não são tão boas e naturais assim, elas indicam um desequilíbrio maior no ambiente do aquário/aquaterrário, muito comum em aquários novos que não completaram com sucesso de ciclagem.

Apesar de para as tartarugas a ciclagem não fazer diferença, para a "beleza" da água do aquário faz sim muita diferença.

No fórum tem um tópico que fala da ciclagem leia-o.

Veja os artigos abaixo sobre o tipo de algas e como cuidar delas, agora isto tudo é uma questão mais de estética para a tartaruga não faz muita diferença se a quantidade de algas não for absurda.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Ruim
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 12
Localização : Coimbra

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyDom 23 Nov 2014 - 20:54

Aqui está a minha tartaruguinha um pouco mais crescida.
Surgiu-me uma dúvida, há uns dias mudei o carvão do filtro e comprei um da FLUVIAL que vem numas bolsinhas e traz também umas "pedras" brancas que pelo que diz na embalagem tbm é para limpar.
No filtro tenho a esponja, cerâmica e este carvão com as cenas brancas, mas nos últimos dias começaram a surgir algumas bolhas na água juntamente com espuma que se vai juntando junto das paredes da caixinha. a tartaruga continua na maior, mas porquê que aparece esta espuma? será devido aquela bolsa de carvão que meti no filtro?
Tenho feito as mudanças parciais de água todas as semanas.
Ah e entretanto há uns dias tinha tudo cheio de algas e comprei dois peixinhos para as comer, mas só duraram 1 dia porque a tartaruga tratou deles... Era um siamês e um limpa vidros.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyDom 23 Nov 2014 - 21:51

Isso das bolhas pode ser o teu filtro a oxigenar melhor a água - se agita mais a superfície, tem tendência a fazer mais bolhas. Pelo menos é essa e experiência que tenho com os meus peixes de água fria. Smile

E isso das algas só mesmo à mão ahah. Não há peixes que consigam tratar disso num aquário de tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruim
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 12
Localização : Coimbra

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyDom 23 Nov 2014 - 22:53

E a espuma que fica retida junto ás paredes da caixa?
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 24 Nov 2014 - 0:00

Sim. No meu caso por vezes ficam algumas bolhas à superfície, coladas aos vidros do aquário. Penso que isso se deva ao facto de nessas zonas a corrente não ser tão forte, e como tal acabar por não "enxaguar" esses aglomerados de bolhas.

Mas posso estar enganado, portanto é melhor esperares por um membro mais experiente. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 24 Nov 2014 - 11:53

Boas,

Essa espuma provavelmente são bacterias do filtro mortas?

Fizeste a ciclagem? Tpa´s devem ser entre 20 a 30%.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruim
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 12
Localização : Coimbra

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 24 Nov 2014 - 15:46

Sim, eu tenho feito isso.

As mudanças de água em cerca de 30% normalmente faço 1 ou 2 vezes por semana.

Vejam nas fotos a espuma:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 24 Nov 2014 - 18:11

Boas,

Isso são mesmo as bacterias do filtro mortas (entenda-se que essas ditas bacterias do filtro, são bacterias uteis e beneficas ao equilibrio do aquario).

A ler: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
MightyCucumber
Iniciante
Iniciante
MightyCucumber


Masculino Mensagens : 294
Idade : 32
Localização : Marinha Grande

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 24 Nov 2014 - 18:39

Nunca tinha pensado nisso das bactérias antes, não fazia ideia disso! Tenho que passar a ter mais cuidado!... :O

Realmente acontece mais quando passo os filtros dentro de uma bacia com água do aquário, ou quando faço TPAs mais extensas. Sempre a aprender! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Ruim
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 12
Localização : Coimbra

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptySeg 24 Nov 2014 - 22:14

Li esse tópico, e não sei se percebi muito bem. A espuma não é prejudicial à tartaruga certo? Tipo a única solução é ir fazendo TPas mais pequenas e mais regulares? Ou é preciso mudar alguma coisa no filtro? A cerâmica é preciso ser mudada de quanto em quanto tempo?

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga EmptyTer 25 Nov 2014 - 12:07

Sim essa opçao pode resolver a situaçao. Lavas as materias filtrantes do filtro com agua do aquario certo? (se não pode ser uma razão)

A espuma não é prejudicial, mas é sinal que algo não está bem no equilibrio do aquario e limpezas.

A mim acontece-me ocasionalmente. Por essa razao procuro nao coincidir as limpezas do filtro com tpa's, por exemplo. Acho que as vezes tambem acontece com as mudanças de temperatura. scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas primeira tartaruga   Dúvidas primeira tartaruga Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas primeira tartaruga
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidas, primeira tartaruga !!!
» Primeira tartaruga e muitassss duvidas!!!
» primeira tartaruga ajuda urgente
» Primeira Tartaruga.
» Primeira tartaruga - Pedido de ajuda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: