Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)

Ir para baixo 
+3
mikeninja
smokinadjoy
fjs75
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
fjs75
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 28
Localização : Vizela

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 10:39

Bom dia.

Ontem adquiri a minha primeira tartaruga aquática. Trata-se de um hieroglífica com cerca de 3 ou 4cm de diâmetro de carapaça (talvez ano e meio). Comprei um aquário em vidro com 50x30x30cm onde leva cerca de 10 litros de água até chegar ao nível da plataforma de descanso. Um filtro com carvão ativo, que diz ser para 40 a 60L na caixa mas cujo o vendedor disse ser o ideal para aquele aquário. Ração para tartaruga (um granulado minúsculo). Problema é que ela não parece comer nada. Será normal ainda comer pouco e nem se nota? Será por não ter ainda termostato e lâmpada UVB? Será por ser um novo espaço para ela? Quanto a quantidade de comida deitei um pouco da ração na água, mas com o filtro a trabalhar, alguma quantidade anda lá a rodopiar na água, e sinceramente não sei se é prejudicial ao animal. Será melhor comprar os tais sticks e camarões que se houve falar?
Precisava de alguma ajuda, já que queremos tratar bem da tartaruga e dar-lhe as melhores condições possíveis.
Agradeço qualquer ajuda.
Cumprimentos,

Francisco.
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 11:01

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] lê isto primeiro

Sim deves dar sticks,camarões são dispensáveis
Tenta fazer uma parte seca mais alta,com um aquario que leva 38 litros,só aproveitar 10 é um desperdício,vê o album do face que está num link dentro deste link que te mandei
É normal ela não comer nos primeiros dias
Ir para o topo Ir para baixo
fjs75
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 28
Localização : Vizela

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 12:00

Vou ver se arranjo os tais sticks e camarões o mais rapidamente possível.
O álbum está muito interessante. Quanto ao meu caso, enchi de água até atingir o nível da plataforma (colada com silicone ao vidro). Por enquanto nem convém levar mais água porque como foi oferecida ao meu filho, está numa prateleira de uma estante que ele tem no quarto e fica ao nível da cama dele para ele a poder ver bem. A prateleira não tem muita espessura, e tenho medo que com mais água não aguente o peso. Quando a tartaruga começar a crescer há de se ver outra solução (também tenho espaço em quintal mas isso será para mais daqui a uns anos). E já agora... acha que devo adquirir a tal lâmpada UVB? Com que potência? E a resistência?

Obrigado pelas dicas.

Francisco.
Ir para o topo Ir para baixo
mikeninja
Iniciante
Iniciante
mikeninja


Mensagens : 315
Localização : portugal

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 14:05

não compres camarões, isso não lhes faz nada bem.
compra apenas sticks
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 15:05

e tens que comprar termostato, é obrigatório...é normal elas não comerem nos primeiros dias, mas sem termostato também vai ser difícil...sim a lâmpada também é fundamental, ou isso ou sol, mas recomendo uma lâmpada uvb 5.0
Ir para o topo Ir para baixo
fjs75
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 28
Localização : Vizela

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 15:48

Obrigado pelas diversas informações. Já deu para ajudar.
Já agora... quando a comprei, o vendedor deu-me uma ração granulada própria para tartarugas.
Zoo Med - Natural aquatic turttle food.
Alguém sabe se é o ideal ?

Problema tb são os grãos meterem-se nas ranhuras do filtro. São esferas minúsculas.

Cumprimentos,

Francisco.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 18:15

a tua tartaruga não tem 1 ano e meio com 3 ou 4 cm de carapaça...devem te ter enganado...

Quando a alimentares desliga o filtro senao metade da comida vai para o galheiro (sendo sugada)...
Ir para o topo Ir para baixo
ZeOrdep
Iniciante
Iniciante
ZeOrdep


Masculino Mensagens : 242
Idade : 30
Localização : Santo Tirso

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 18:37

Quando for para a alimentares, se não quiseres que a comida entre no filtro tens uma opção muito prática que é dar de comer à tartaruga fora do aquário mas dentro de algo com água para que ela não se engasgue. Quanto a esse produto que disseste, eu também tenho esse e sim é bom para as tartarugas mas eu complemento com sticks. Misturo desse granulado e sticks para variar a dieta delas
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 19:10

e a água do recipiente tem que estar á mesma temperatura da do aquário,nunca dei essa comida,mas já ouvi dizer que é boa,mas na próxima vez compre reptomin ou sera carnivor e esses tenho a certeza que estão boas
Ir para o topo Ir para baixo
ZeOrdep
Iniciante
Iniciante
ZeOrdep


Masculino Mensagens : 242
Idade : 30
Localização : Santo Tirso

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 19:13

smokinadjoy escreveu:
e a água do recipiente tem que estar á mesma temperatura da do aquário,nunca dei essa comida,mas já ouvi dizer que é boa,mas na próxima vez compre reptomin ou sera carnivor e esses tenho a certeza que estão boas


Exactamente!
Ir para o topo Ir para baixo
fjs75
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 28
Localização : Vizela

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 20:00

Mais uma vez, obrigado pelas dicas. Já agora, que idade poderá ter? Tem 38mm de largura de carapaça por cerca de 42mm de comprido (cabeça e rabo não incluídos).
Ir para o topo Ir para baixo
ZeOrdep
Iniciante
Iniciante
ZeOrdep


Masculino Mensagens : 242
Idade : 30
Localização : Santo Tirso

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 20:04

Isso é dificil de estimar pois as tartarugas não crescem todas da mesma forma. Por exemplo as minhas graptemys ainda nao tem um ano e ja tem mais ou menos 8 cm de carapaça... Isso depende de muitos factores mas com esse tamanho ela não terá um ano, tem de ter menos
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 21:31

tem meses (tipo 1 ou 2)! é quase impossivel ela ter esse tamanho e idade - mas tambem depende da alimentação que lhe davam... foste tu que fizest a deduçao que tinha 1 ano e meio?
Ir para o topo Ir para baixo
fjs75
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 28
Localização : Vizela

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 21:47

Sim, fui eu que deduzi porque a vendedora disse que achava que era de uma remessa do ano passado que receberam já que era a última que tinham dessa raça. E como não nasceu lá, deduzi que poderia ter um ano ou ano e meio de vida, mas sinceramente não faço ideia. Daí a minha pergunta.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 21:56

já sabes o que lhe dar de alimentaçao?
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 22:04

Eu uso essas bolinhas da Zoomed. Penso que são boas e as minhas adoram!
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
fjs75
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 28
Localização : Vizela

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 22:11

Quanto à alimentação, dei da tal ração granulada. Só tenho a tartaruga desde ontem. Ela não parece ligar muito à comida, mas sei que há um periodo de adaptação ao novo local, temperatura da água, etc. que pode condicionar a falta de apetite. Amanhã já vou ter o termostato e a lampada UVB para ajudar a melhorar o ambiente dela. Espero que o apetite apareça. Tenho lido muitos posts deste site sobre informação acerca de alimentação. O que devo dar ou não dar. O que elas preferem, etc. Nesta fase e pelo que tenho lido tenho que arranjar os tais sticks. Alguma marca aconselhada? Quando a vir a comer com vontade, complemento a alimentação com alguma hortaliça ou fruta.
Ir para o topo Ir para baixo
kilava
Membro Regular
Membro Regular
kilava


Masculino Mensagens : 2970
Idade : 33
Localização : Lisboa

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptyQui 20 Jun 2013 - 22:17

as marcas que tão no mercado são boas - no entanto o que diferencia é o preço quanto a qualidade nao te sei dizer porque nunca provei lol no entanto existe grande preferencia pelos reptomin - quando ela tiver termoestato e luz uvb o comportamento dela vai ser para ficar mais activo eaumentará o apetite. depois podes complementar hortaliça fruta legumes - nesta fase não des ainda carne e peixe cru porque senao ficam mal habituadas e depois podem nao pegar nos legumes, fruta e stiks...
Ir para o topo Ir para baixo
fjs75
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 28
Localização : Vizela

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySex 21 Jun 2013 - 11:44

Ok. Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
fjs75
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 28
Localização : Vizela

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySáb 22 Jun 2013 - 0:57

Hoje já coloquei o termostato. Só falta mesmo a lâmpada UVB. Na loja disse que a tartaruga não comia, e deram-me alguns camarões secos para testar. Disseram que se não comia disso, havia mesmo problema já que elas são mesmo gulosas por camarões. Resultado: ela atirou-se aos camarões. Depois voltei a testar com algumas bolinhas da ração granulada, e nada. Também não quero habituá-la a comer só camarões uma vez que pelo que li aqui no fórum, eles apenas servem de guloseima ou "sobremesa" já que tem um teor baixo de alimentação. Tenho que arranjar os tais sticks pequenos para testar. Lá na loja só tinha dos maiores. Vamos ver se ela começa a comer normalmente. Já agora, uma dúvida: a pedra de cálcio é mesmo aconselhada? Falaram-me disso na loja...
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySáb 22 Jun 2013 - 12:16

A pedra de cálcio é aconselhada como complemento á luz UVB porque sem ela não serve de praticamente nada, a minha falsa corcunda do mississipi demorou quase duas semanas a começar a comer direito os sticks da reptomin,metia e ela cheirava e pouco trincava ou então ignorava,quando apertou a fome começou logo a comer e hoje em dia mal meto a comida vem toda doida a sprintar para comer
Ir para o topo Ir para baixo
Marcos1989
Iniciante
Iniciante



Masculino Mensagens : 846
Idade : 34
Localização : Açores

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySáb 22 Jun 2013 - 18:08

pelo o que já li e pesquisei as pedras de cálcio não são necessárias, já que uma boa ração contem bastante cálcio, complementando com verduras e alimentos ricos em cálcio. Para alem de que as tartarugas de calcio contém pouco calcio e materias pesados..
mas queria ouvir mais opiniões em relação a isso.
Ir para o topo Ir para baixo
fjs75
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 28
Localização : Vizela

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySáb 22 Jun 2013 - 18:28

Finalmente, resolveu comer. Ontem instalei o termostato a 24º. Comprei sticks Tartafood Small Pellet da Prodac. Se deitar uns dois ou 3 sticks primeiro, parece que lhe abre o apetite. Ela comeu os 3 e a seguir comeu uns 3 ou 4 grãos da outra comida que já tinha. Coloquei na plataforma uma lasca fina de maça e ela de vez em quando também vai lá dar uma dentada (ou bicada?) Já agora, uma pergunta aos entendidos: quanta comida lhe devo dar por dia? Ela mede cerca de 4 centímetros de diâmetro.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
smokinadjoy
Membro Regular
Membro Regular
smokinadjoy


Masculino Mensagens : 2504
Idade : 29
Localização : São Miguel

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySáb 22 Jun 2013 - 19:10

Deves dar uma quantidade de comida por dia semelhante ao tamanho da cabeça dela,porque o tamanho da cabeça é semelhante ao tamanho do estômago e deves distribuir esse numero total de comida em varias refeições
Ir para o topo Ir para baixo
fjs75
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 28
Localização : Vizela

Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) EmptySeg 24 Jun 2013 - 0:56

Obrigado pelas dicas.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty
MensagemAssunto: Re: Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)   Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda - Primeira tartaruga
» primeira tartaruga ajuda urgente
» Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la
» Primeira tartaruga, ajuda com a iluminação
» Primeira tartaruga - Pedido de ajuda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Alimentação-
Ir para: