Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Ajuda - Primeira tartaruga EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Ajuda - Primeira tartaruga EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Ajuda - Primeira tartaruga EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Ajuda - Primeira tartaruga EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Ajuda - Primeira tartaruga EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Ajuda - Primeira tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Ajuda - Primeira tartaruga EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Ajuda - Primeira tartaruga

Ir para baixo 
+3
BeatrizL
anarsstart
cajii
7 participantes
AutorMensagem
cajii
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : str

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 20 Abr 2012 - 9:37

Bom dia,

Ofereceram ao meu filho uma tararuga. Mas tenho bastantes dúvidas sobre como cuidar dela, pois nunca tive nenhuma.

Com ela veio uma caixinha de comida, uma tartaruga de calcio e um aquario (plástico) com palmeira.

Duvidas:
- Devo po-la a apanhar luz directa de sol ou à sombra?
- Para além da ração seca, posso dar vegetais? Quais? Quantas vezes por semana?
- De quanto em quanto tempo devo mudar a água do "áquario"?
- A tartaruga de cálcio deve ser mudada quando?

Quais quer outras dicas que considerem essenciais para o bem estar da tartaruga são bem-vindas!
Grata!
Ir para o topo Ir para baixo
anarsstart
Iniciante
Iniciante
anarsstart


Mensagens : 256
Localização : lisboa

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 20 Abr 2012 - 12:32

Ola, vem vindo/a

As respostas estão todas no fórum, nos Inamovíveis.

Mas para melhor consulta, o primeiro passo é saber a espécie.

Boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 20 Abr 2012 - 13:24

Como a anarsstart referiu as respostas estão no forum. Tens os topicos inamoviveis sobre alimentação, sobre cuidados gerais, sobre instalações, etc.

Muito resumidamente o que deves fazer neste momento é arranjar um aquaterrário adequado, pois os plásticos com palmeira não servem. Deves providenciar um termostato, filtro e lampada uvb. A tartaruga de cálcio de nada serve se não tiver a lampada uvb (ou se não apanhar sol directo, mas este não aconselho neste caso), uma alimentação correcta e variada já fornece o cálcio necessário. A alimentação baseia-se em sticks diários, vegetais de folha verde escura 3 a 4 vezes por semana, carne/peixe 1 a 2 vezes por semana (carne branca), alimentos sempre dados crus.

E como já foi dito, deves tambem saber a espécie para uma ajuda mais promenorizada.
Ir para o topo Ir para baixo
cajii
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : str

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 20 Abr 2012 - 14:20

Vou tirar foto para identificar.


Última edição por cajii em Sex 20 Abr 2012 - 15:13, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
cajii
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : str

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 20 Abr 2012 - 15:13

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Até lhe providenciar a casa adequada, de quanto em quanto tempo lhe mudo a água?

Se apanhar sol directo não é necessário a tartaruga de cálcio, é isso? Mas é necessário usar outra coisa ou não se pões nada?

Grata pela ajuda. vou dar uma espreitadela nos outros topicos.
Ir para o topo Ir para baixo
SofiaM
Iniciante
Iniciante
SofiaM


Feminino Mensagens : 292
Idade : 39
Localização : Portugal - Vila Real

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 20 Abr 2012 - 17:07

Cuidados com as tartarugas, como já foi dito, aqui no forum encontras o que precisas.

Contudo, também podes consultar este site

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

cump.
Ir para o topo Ir para baixo
Rúben Cunha
Iniciante
Iniciante
Rúben Cunha


Masculino Mensagens : 1167
Localização : Alenquer, Portugal

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 20 Abr 2012 - 17:20

É de mim ou ela tem um problema no olho? scratch
Ir para o topo Ir para baixo
SofiaM
Iniciante
Iniciante
SofiaM


Feminino Mensagens : 292
Idade : 39
Localização : Portugal - Vila Real

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 20 Abr 2012 - 18:01

Humm, de facto não parece ser muito normal, esse volume no olho! Com mais fotos poderiamos saber se o olho está ou não saudável.

Só mais um aspecto que gostaria de referir.

Cuidado! As tartarugas não são animais de estimação para crianças, mas sim para adultos. Ao contrário que muitas pessoas pensam, as tartarugas são animais que precisam de muitos cuidados e não são brinquedos para as crianças.

Para além de isso, as tartarugas se não existir uma boa higiene e principalmente quando são crias, podem transmitir salmonela, o que é perigoso para os humanos, principalmente as crianças.

É importante lavar as mãos, antes e após o tocar na tartaruga.

O mundo das tartarugas é fantástico, mas como qualquer outro animal exige cuidados.

Boa sorte Wink
Ir para o topo Ir para baixo
BeatrizL
Membro Veterano
Membro Veterano
BeatrizL


Feminino Mensagens : 5306
Idade : 36
Localização : Quinta do Conde, Setúbal

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 20 Abr 2012 - 22:07

É uma trachemys scripta scripta, podes consultar a ficha sobre essa espécie aqui no forum.

Não se trata de não precisares do bloco de cálcio se apanhar sol, uma coisa não tem directamente a ver com outra. Acontece que o cálcio apenas faz "efeito" se tiver acesso aos raios solares, caso contrário ela pode comer cálcio ás toneladas que de nada serve. Ela não precisa é de blocos de cálcio se tiver uma alimentação correcta, pois este já se encontra nos alimentos. Não acoselho minimamente colocares a tartaruga ao sol directo, é demasiado pequena, terias de a colocar na rua ou numa varanda ou janela aberta. Pode apanhar correntes de ar, a água aquece demasiado, existem demasiadas variações de temperatura, tudo isto resulta numa bela pneumonia. O mais correcta é tê-la dentro de casa no seu sitio sempre fixo e com a lampada uvb.

A troca da água, não sei, eu sempre usei filtro, só troco quando o filtro fica sujo. E as trocas são parciais, não totais. Coisa que em tartarugueiras de plástico se torna complicado, pois a quantidade de água é muito pequena. As tartaruga poluem muito a água, e esta torna-se imprópria para o seu bem estar e saúde.

Em relação ao olho, não sei se isso foi um mau angulo de fotografia, mas se olho está sempre assim, então é grave. Ela precisa urgentemente de água a uns 25ºC e começar a comer.
Ir para o topo Ir para baixo
cajii
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 4
Localização : str

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySáb 21 Abr 2012 - 17:07

SofiaM,
Obrigada pela ajuda!
Sim eu tenho cuidado, com o meu filhote em relação a ela. Aliás ela e qualquer outro animal com quem ele conviva! Temos cães e os avós têm outros animais... gostamos que conviva com eles mas temos o cuidado dele não os magoar ou não mexer e também estamos sempre de olho quando se relaciona com os nossos cães.

Ruben,
Vou tentar tirar fotos noutro angulo para tentarmos perceber!

Beatriz,
Grata pela identificação da espécie e pelas restantes dicas! Vou ler mais um pouco sobre a espécie e o que ela precisa e se tiver duvidas venho cá chatear-vos!! Wink


Comer... ainda não dei por ela ter comido, mas tem andado a explorar o aquário e a nadar!

Ir para o topo Ir para baixo
Matheus Ferreira
Iniciante
Iniciante
Matheus Ferreira


Mensagens : 343
Idade : 26
Localização : Brasil

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySáb 21 Abr 2012 - 17:56

Bonita tartaruga.
Queria saber se o ''aqua'' dela é ''parecendo uma ilha'', se sim, aconselho-te a trocar o habitat dela, pois como já li bastantes coisas sobre isto, tanto aqui, quanto em outros locais.
Ir para o topo Ir para baixo
JoãoV.Trachemysdorbignyi
Iniciante
Iniciante
JoãoV.Trachemysdorbignyi


Masculino Mensagens : 47
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga EmptySex 27 Abr 2012 - 3:24

cajii escreveu:
Bom dia,
Duvidas:
- Devo po-la a apanhar luz directa de sol ou à sombra?
- Para além da ração seca, posso dar vegetais? Quais? Quantas vezes por semana?
- De quanto em quanto tempo devo mudar a água do "áquario"?
- A tartaruga de cálcio deve ser mudada quando?

Quais quer outras dicas que considerem essenciais para o bem estar da tartaruga são bem-vindas!
Grata!
É recomendável utilizar a lâmpada uvb, não só pela facilidade de não precisar tirar a tartaruga do aqua e depois coloca-la no Sol, e pelo ''conforto'' dela pois deste modo ela ira tomar Sol quando se sentir segura...
A alimentação delas têm de ser bem variada, eu dou 3 vezes por semana... Prefira dar folhas escuras como: agrião, rúcula, couve... mas de também frutas( exceto frutas cítricas).
Se tens o filtro 2 vezes ao mês está de bom tamanho. Eu tenho esta tartaruga de cálcio e eu a deixo até acabar... Razz
Espero que ajude Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda - Primeira tartaruga Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda - Primeira tartaruga   Ajuda - Primeira tartaruga Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda - Primeira tartaruga
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» primeira tartaruga ajuda urgente
» Primeira tartaruga!!! Ajudem-me a ajudá-la
» Primeira Tartaruga Hieroglífica (Ajuda, P.F.)
» Dúvidas primeira tartaruga
» Primeira tartaruga - Pedido de ajuda

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Cuidados Gerais-
Ir para: