Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas

Ir para baixo 
+3
SandroA
lehepe
diabo11982
7 participantes
AutorMensagem
diabo11982
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43
Localização : Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyQui 14 Mar 2013 - 11:30

Tenho uma corcunda do mississipi há uma semana....ainda é muito pequenina....já tem um aquario de 60/40/40...termostato...filtro...faltam as lampadas, mas a casa está sempre com uma temperatura de 21 graus, graças ao aquecimento.

as próximas aquisições serão a lampada UV e a lampada para ela se aquecer....Tenho duas duvidas:

- Duvida 1 : a lampada de aquecimento, pode ser uma lampada normal (daquelas de candeeiro) ou existem lampadas específicas para esse fim?

- Duvida 2: as duas lampadas são para estarem ligadas ao mesmo tempo, ou são para ligarem alternadamente?
Se são para estar ligadas ao mesmo tempo, é para estarem ligadas 24 horas seguidas, ou poderei ligá-las algumas horas apenas?
Ir para o topo Ir para baixo
lehepe
Iniciante
Iniciante
lehepe


Masculino Mensagens : 239
Localização : Brasilia/DF Brasil

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyQui 14 Mar 2013 - 15:30

Existem lampadas próprias para aquecimento, as de cerâmica são as melhores.
As duas lampadas devem ficar ligadas somente no período do dia (8 a 10 horas por dia), para simular o ciclo natural da luz do sol.
Ir para o topo Ir para baixo
diabo11982
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43
Localização : Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyQui 14 Mar 2013 - 17:40

lehepe escreveu:
Existem lampadas próprias para aquecimento, as de cerâmica são as melhores.
As duas lampadas devem ficar ligadas somente no período do dia (8 a 10 horas por dia), para simular o ciclo natural da luz do sol.

mas essas lampadas de aquecimento só se compram nas lojas de animais, ou estamos a falar de lampadas normalíssimas daquelas de trazer por casa nos candeeiros de estudar (por exemplo).
Ir para o topo Ir para baixo
lehepe
Iniciante
Iniciante
lehepe


Masculino Mensagens : 239
Localização : Brasilia/DF Brasil

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyQui 14 Mar 2013 - 17:49

Melhor usar as lampadas de lojas de animais.
Ir para o topo Ir para baixo
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyQui 14 Mar 2013 - 21:25

se for ate 40 wats nao ha problema , eu uso dessas.
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyQui 14 Mar 2013 - 22:06

SandroA escreveu:
se for ate 40 wats nao ha problema , eu uso dessas.

Como o SandroA diz, podem ser das de 40w normais, mais potentes não pois o "excesso de luz" pode dar-lhes cabo da visão.
Mas o mais "seguro" mesmo é comprar em lojas de animais.


Última edição por Sherazade em Qui 14 Mar 2013 - 23:18, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
SandroA
Membro Regular
Membro Regular
SandroA


Masculino Mensagens : 2540
Idade : 28
Localização : Aveiro

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyQui 14 Mar 2013 - 22:39

ate agora nao tive qualquer tipo de problema, eu uso das normais ...
Ir para o topo Ir para baixo
diabo11982
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43
Localização : Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 15 Mar 2013 - 11:12

fui a uma loja de animais para fazer o investimento em lâmpadas UV e de Aquecimento.
Antes de mais, deixem-me dizer que as pessoas que trabalham em algumas lojas deste tipo parecem-me que ainda sabem menos que nós...e eu sou um autêntico leigo na matéria, até porque só tenho a minha tartaruga à menos de uma semana.

Mas falando das lâmpadas:

Duvida 1)
Cheguei à loja e pedi então para me mostrarem as lampadas UV e as lampadas de aquecimento. Logo aí, a vendedora sugeriu-me uma lâmpada que faria as duas funções ao mesmo tempo. Ao ler as instruções da caixa da lampada, não referia em nenhum sitio, que era uma lâmpada UV. Quanto muito cumpriria a função de aquecimento. Custava 10 €uros.
Alguém já ouviu falar destas lâmpadas com as duas funções? Pelo preço fiquei a desconfiar, até porque só a lampada UV, pelo que me apercebo do que vou lendo por aqui, é mais cara que esta.

Duvida 2)
A potência das lâmpadas. O que aconselham, tanto para a lampada UV como para a lampada de aquecimento? 40W ou 100W?

Duvida 3)
No seguimento da conversa com a vendedora, ela teve a infelicidade de me dizer que não tinha candeeiros para aquelas lâmpadas, e mandou-me ir ao Leroy Merlin comprar um candeeiro de casquilho grosso. Foi o que fiz. Comprei daqueles candeeiros vulgares de secretária que servem para estudar.
Já com o candeeiro comprado (com a única característica que ela me disse que tinha de ter - casquilho grosso-), voltei à loja de animais para então adquirir a tal lâmpada que ela me garantiu que faria as duas funções (UV e aquecimento), apesar de eu continuar desconfiado da lâmpada...
Quando sou atendido - agora por outro vendedor - ele pediu para ver o candeeiro que tinha comprado, e qual é o meu espanto, quando ele me diz que aquele candeeiro não serve, porque a lâmpada aquece muito, e o candeeiro iria fundir a lâmpada...Fiquei possesso!!!
O vendedor de facto tinha razão no que estava a dizer, porque nas características do candeeiro, dizia lá que o máximo de potência que aguentava era...11 W. Se quisesse levar a lâmpada para instalar naquele candeeiro, a lampada iria aquecer muito e o candeeiro não iria aguentar. Mas a razão de ficar possesso não foi ter comprado o candeeiro errado por sugestão da vendedora anterior. Foi o facto de eles terem na loja os candeeiros indicados para aquelas lâmpadas!!!! E a vendedora, em vez de me mostrá-los, mandar-me ao Leroy comprar o candeeiro. Mas enfim...
Agora a minha duvida é:
Vocês compraram os candeeiros especiais para aquelas lampadas - o que ele me mostrou custa 28 €uros e, segundo ele, é feito com um material que aguenta o calor emanado pela lâmpada - ou usam candeeiros normais?

Duvida 4)
Por ultimo, existe alguma distãncia de referência a que as lâmpadas tenham de ficar da tartaruga?

Muito obrigado pela imensa ajuda que este forum me está a dar para proporcionar à "Lu" as melhores condições para que se sinta feliz em nossa casa.
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 15 Mar 2013 - 12:10

Eu não percebo muito do assunto, mas é raro sair de uma loja de animais sem a sensação que ainda percebo mais do que eles...a começar por me dizerem que as tartarugas vivem bem com pouca água... Sem comentários!
Mas vamos lá,

1. Não conheço muito bem essas lâmpadas. Já me mostraram algumas, mas a impressão que fiquei é que a quantidade de raios UVB que emanam é muito abaixo do necessário.

2. Para lâmpadas de aquecimento, no máximo podem ser de 40w, não mais que isso pois pode causar-lhe lesões oculares!
As lâmpadas UVB (tem de ser UVB 5.0) existem em várias potências. As mais fracas que tenho encontrado são de 13w.

3. Tente escolher um candeeiro (até podem mesmo ser do LeRoy Merlin) que suporte a potência das lâmpadas que comprar. Eu uso um desses de secretária mesmo. Os das lojas certamente serão mais apropriados mas também são mais caros. Portanto se conseguir encontrar um candeeiro normal que aguente, porque não?!

4. Se não estou em erro, as distâncias de referência vêem indicadas na caixa da lâmpada. Só estou familiarizada com as de UVB, de aquecimento não tenho. Quanto às de UVB, sei que quanto mais potentes, são eficazes a maior distância.
Aqui tem um exemplo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

As de aquecimento não sei como é...
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
diabo11982
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43
Localização : Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 15 Mar 2013 - 12:37

Já vi por aqui que esite pessoal que só opta por ter a lampada UVB e prescinde da lampada de aquecimento.

Afinal de contas, a lampada UVB não cumpre também o papel de aquecimento? Ou é mesmo imprescindível ter as duas lâmpadas?
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 15 Mar 2013 - 12:53

Normalmente a lâmpada de UVB não aquece... Ou melhor, pode até aquecer, como qualquer coisa que emana energia, mas nunca aquecerá o suficiente para aquecer a tartaruga, isso nem pensar.
Eu só uso UVB pois tenho o aquário numa zona quente da casa, em que a temperatura da água (24 a 26ºC) não difere muito da temperatura exterior.

As lâmpadas UVB ajudam na fixação do cálcio na carapaça e ossos delas, o que é extremamente imprescindível para o crescimento saudável e bom desenvolvimento delas.

As lâmpadas de aquecimento simulam o ambiente natural em que está "mais fresquinho" dentro de água...não podemos esquecer nunca que estamos a falar de répteis, animais de sangue frio. Isto é, convém que a diferença de temperatura entre a água e a zona seca delas não seja muito grande (preferencialmente, que não esteja mais frio na parte seca), pois pode causar-lhe vários problemas de saúde. Tal como nós quando saímos quentinhos do banho para um quarto gelado...só que o nosso corpo aquece sozinho e o delas não.
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
diabo11982
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43
Localização : Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 15 Mar 2013 - 13:16

E como devo montar as duas lâmpadas? Posso montar a lâmpada uvb e a uva (aquecimento) a darem luz para o mesmo espaço... Isto é, sobreporem-se uma à outra? (não sei se me conseguir explicar. Lol)
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 15 Mar 2013 - 13:20

Penso que sim. Normalmente colocam-se direccionadas para a parte seca.
Mas aguarde por membros mais experientes Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 15 Mar 2013 - 13:30

Olá diabo11982,

São dúvidas perfeitamente naturais mas tentaremos ajudar. Como já foi dito existem as lâmpadas proprias de aquecimento nas lojas de animais. Claro que essas servem, mas visto que uma normal de até 40W também tem o mesmo efeito, porque não optar por essas? É o que uso: das normais de 40W.

Temos de tentar usar essas lâmpadas de acordo com o nosso dia. Por exemplo, no Verão é dia durante mais tempo por isso vamos deixa-las ligadas mais tempo (+/- 10 h). No Inverno como os dias são mais pequenos e é noite mais cedo eu por volta das 19h apago as luzes... por exemplo, percebes... tentar dar-lhes o mais parecido possível se elas vivessem em "liberdade".

Quanto ao posicionamento das lâmpadas eu tenho as minhas uma ao lado da outra. Em dois candeeiros mola. Mais logo posto aqui uma foto para ficares com uma ideia.

E claro são posicionadas em cima da parte seca... não muito perto para não queimar, mas tb não muito longe (senão o calor perde-se pelo caminho) aí a uns 20/25cm (+/-).

Espero ter ajudado!
Ir para o topo Ir para baixo
diabo11982
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 43
Localização : Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 15 Mar 2013 - 14:21

Catarina escreveu:
Olá diabo11982,

São dúvidas perfeitamente naturais mas tentaremos ajudar. Como já foi dito existem as lâmpadas proprias de aquecimento nas lojas de animais. Claro que essas servem, mas visto que uma normal de até 40W também tem o mesmo efeito, porque não optar por essas? É o que uso: das normais de 40W.

A lampada que me queriam vender, segundo a vendedora, faria a função de aquecimento(UVA) e de UVB..a mesma lâmpada.
Já ouviu/conhece este tipo de lâmpada..tipo 2 em 1?

Ah..e só custava 10 €uros...Eu fiquei desconfiado, mas....

Catarina escreveu:
Quanto ao posicionamento das lâmpadas eu tenho as minhas uma ao lado da outra. Em dois candeeiros mola. Mais logo posto aqui uma foto para ficares com uma ideia.
E claro são posicionadas em cima da parte seca... não muito perto para não queimar, mas tb não muito longe (senão o calor perde-se pelo caminho) aí a uns 20/25cm (+/-).

Espero ter ajudado!

A minha dúvida é: como a parte seca do aquaterrário é pequena, as duas lâmpadas têm que ficar uma ao lado da outra e a luz emanada por ambas vai para o mesmo sítio...Isto não é prejudicial?
Ir para o topo Ir para baixo
lehepe
Iniciante
Iniciante
lehepe


Masculino Mensagens : 239
Localização : Brasilia/DF Brasil

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySex 15 Mar 2013 - 15:18

Acho que esta lampada que tentaram de vender não deve ter UVB ou não deve servir para tartarugas. Procure por UVB 5.0. Coloque o nome da marca e identificação da lampada para podemos ajuda-lo.

Não tem problemas as duas apontarem para o mesmo local.
Ir para o topo Ir para baixo
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySáb 16 Mar 2013 - 17:50

Olá

Relativamente ao 2 em 1, já ouvi falar mas penso que não serão tão eficazes como se tiver duas. Já se falou nisso no Fórum. O ideal mesmo é ter duas, uma para cada função.

Não percebi muito bem a segunda questão. Mesmo que a parte seca seja pequena, as duas luzes tem de estar a apontar para ela. Conforme prometido, vou postar duas fotos de como tenho as minhas luzes.

Coloque algumas fotos do seu aquário. É mais fácil para nós ajudarmos.

Aqui estão as fotos. Espero que ajudem.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptySáb 16 Mar 2013 - 18:53

Catarina escreveu:
Olá
Aqui estão as fotos. Espero que ajudem.

Catarina, poderia colocar uma foto geral da sua parte seca. Parece-me que é mais ou menos o que tenho em mente para fazer. Obrigada (desculpem-me o off-topic)
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyDom 17 Mar 2013 - 10:11

Olá

Neste momento, não tenho nenhuma disponivel. Mas as que eu publiquei só não se vê a a rampa que dá acesso à agua.... mas ve-se quase tudo... é um tapete coberto com relva artificial... mas se fizer mesmo questão nos proximos dias publico...
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyDom 17 Mar 2013 - 11:46

Era só mesmo para tirar uma ideia dos materiais e de como a colocou no aquário Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
Catarina
Iniciante
Iniciante
Catarina


Feminino Mensagens : 475
Localização : Maia

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyDom 17 Mar 2013 - 12:01

Olá... eu mandei fazer o aquário à medida e pedi para vir já com a plataforma. É de vidro. Eu só revesti com relva artificial...
Ir para o topo Ir para baixo
Sherazade
Iniciante
Iniciante
Sherazade


Feminino Mensagens : 440
Idade : 37
Localização : Faro, Portugal

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyDom 17 Mar 2013 - 18:31

Ahhh ok. Obrigada Catarina Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://asdecoupagesdaana.blogspot.pt/
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyDom 17 Mar 2013 - 21:58

Existe vários exemplos aqui no forun para se tirar ideias.
É só uma questão de perder um bocado de tempo e pesquisar Rolling Eyes ...
Na minha opiniao basta uma lampada de UVB 5.0 para a tarta, por causa de fazer o papel do Sol.Não axo necessário usar a de aquecimento, essa é para tartas terrestres e não só, para aquecer existe o termostato.
E a lampada tem que estar direccionada para a parte seca.
Ir para o topo Ir para baixo
CláudiaBatista
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 7
Localização : Lisboa

Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas EmptyDom 31 Mar 2013 - 16:44

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty
MensagemAssunto: Re: Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas   Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvidas com as lampadas , UVB 5.0 e de aquecimento , ajuda se faz favor .
» Durabilidade de lâmpadas de aquecimento
» lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas)
» lampadas de aquecimento (entre outros)
» Dúvidas de duas espécies

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: