Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas)

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : portugal

lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) Empty
MensagemAssunto: lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas)   lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptyDom 6 Jul 2014 - 13:32

Boas,

Tenho uma Trachemys scripta scripta que me foi oferecida em Fevereiro (https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t5840-trachemys-scripta-scripta-estado-do-plastrao). O seu desenvolvimento tem sido impressionante. Não sei qual o seu tamanho agora porque nunca a medi mas está com cerca de 10 cm e cheia de força. O rebuliço causado no aquário tem sido impressionante ultimamente portanto decidi transferi-la para uma caixa plástica de grande dimensões para que possa estar à vontade.
Infelizmente ando sem tempo livre, mas assim que puder coloco umas fotos do Lou e da sua nova casa.

Bom, a minha dúvida é a seguinte:

Eu não percebo muito de iluminação para répteis. Quando montei o aqua do Lou, aconselharam-me um tubo uvb 5.0 e foi o que comprei.
Para a nova casa do Lou comprei um candeeiro de secretária que irei colocar por cima da plataforma. Quando fui à loja comprar a lâmpada uvb só haviam bolbos 10.0.
O funcionário disse-me que não havia qualquer problema e como o preço era o mesmo levei a lâmpada.

A lâmpada que adquiri é esta: EXO-TERRA Desert Terrarium Lamp Repti GLO 10.0 compact 13W

Apesar do funcionário me garantir que a lâmpada se adequa perfeitamente, gostaria de saber se:

- UVB 10.0 representa algum perigo para as tartarugas?
- Qual a distância aconselhada à plataforma? Na embalagem diz que é eficaz até mais de 50 cm. E se for muito menos? Há problema?
- Por quando tempo deve estar ligada? O tubo do aqua está ligado 12h por dia. Quanto tempo devo manter esta? A luz diurna que a caixa vai receber é muito reduzida portanto a lâmpada vai servir também para iluminação do local. Posso manter as 10/12h?
- Qual a vida útil deste tipo de lâmpadas (e dos tubos)?

Acho que é tudo! Obrigado!

Pedro.
Ir para o topo Ir para baixo
norby
Admin
Admin
norby


Masculino Mensagens : 3839
Idade : 48
Localização : Guimarães

lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) Empty
MensagemAssunto: Re: lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas)   lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptySeg 7 Jul 2014 - 15:21

Boas,

Essa lampada é indicada para animais de climas deserticos.

Para aquaticas recomenda-se a 5.0.

Deve estar ligada 10-12h por dia e deve ser trocada a cada 6 meses.
Ir para o topo Ir para baixo
lehepe
Iniciante
Iniciante
lehepe


Masculino Mensagens : 239
Localização : Brasilia/DF Brasil

lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) Empty
MensagemAssunto: Re: lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas)   lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptySeg 7 Jul 2014 - 18:27

Existem pessoas que usam a de 10 para tartarugas mas no caso colocam ela a uma distância maior da área seca.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : portugal

lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) Empty
MensagemAssunto: Re: lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas)   lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptySeg 7 Jul 2014 - 20:42

Obrigado pelas respostas.
A questão é: Se o 5 ou o 10 representam a percentagem de UV no espectro total de emissão, à partida não haverá problema no sentido em que se estivessem expostas a radiação solar receberiam muito mais UV do que com a lâmpada 10.0. Correcto?
Ir para o topo Ir para baixo
lehepe
Iniciante
Iniciante
lehepe


Masculino Mensagens : 239
Localização : Brasilia/DF Brasil

lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) Empty
MensagemAssunto: Re: lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas)   lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptyTer 8 Jul 2014 - 0:45

Não. Na teoria este percentual de 2, 5, 10 representa o percentual de raios UVB que os seres vivos recebem quando estão no sol, dependendo da região geografica do planeta. Assim 10 é o percentual das regiões de deserto que recebem maiS raios UVB do que as regiões tropicais de onde ven a maioria das tartarugas.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Coelho
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 29
Localização : portugal

lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) Empty
MensagemAssunto: Re: lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas)   lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) EmptyTer 8 Jul 2014 - 12:36

Obrigado lehepe. Já estou mais esclarecido. Vou tentar trocar a lâmpada por uma 5.0.

Cumprimentos,

Pedro
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) Empty
MensagemAssunto: Re: lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas)   lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
lâmpadas compactas uvb 10.0 para tartarugas (Dúvidas)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Armadura para lampadas UVB
» Lampadas (de aquecimento / UV) - Duas duvidas
» duvidas sobre lampadas e suportes
» Duvidas com as lampadas , UVB 5.0 e de aquecimento , ajuda se faz favor .
» Lâmpadas p/ tartarugas tigre d'água

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações-
Ir para: