Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Construção de aquaterrário EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Construção de aquaterrário EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Construção de aquaterrário EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Construção de aquaterrário EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Construção de aquaterrário EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Construção de aquaterrário EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Construção de aquaterrário EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Construção de aquaterrário EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Construção de aquaterrário EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Construção de aquaterrário

Ir para baixo 
+5
ruddy
RicardoF
pedro
black-wolf
jrmpinto
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySáb 25 Ago 2012 - 0:51

Olá, surgiu o interesse de ter uma ou duas tartarugas cá em casa, mas visto que o preço dos aquários em vidro são demasiado elevados, decidi-me por uma caixa de arrumação que ainda vou adquirir.

A minha intenção é ter uma caixa com capacidade para cerca de 100L, para ter espaço para as tartarugas nadarem e poder ter uma zona seca com tamanho suficiente. Caso não encontre uma caixa tão grande, compro duas mais pequenas e faço numa delas a zona seca.

O que eu queria saber era:

1) Se encher metade da caixa (cerca de 50L) o termostato deverá ter que potência?
2) E o filtro? Que capacidade deverá ter?
3) Só preciso de uma lâmpada UV-B para emitar radiação certo?

Qual o preço destes equipamentos todos? (aproximado)


E quanto às tartarugas. As que se vendem nas lojas de animais (a que as pessoas chamam cágados) dão para eu ter? Que espécies posso ter?



Para já é tudo. Vou tentar comprar a caixa neste fim-de-semana para depois ir comprando o resto do material (o termostato se calhar só daqui a 1 mês e pouco, quando o frio começar a chegar).


OBRIGADO Smile
Ir para o topo Ir para baixo
black-wolf
Iniciante
Iniciante
black-wolf


Masculino Mensagens : 14
Idade : 42
Localização : Braga, Portugal

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySáb 25 Ago 2012 - 2:57

Olá e bem vindo ao fórum.

Respondendo ponto por ponto, e presumindo que falas de tartarugas aquáticas:

1) A recomendação normal em relação ao termóstato é 1Watt por litro, portanto 50W é suficiente. Tem em atenção que quanto mais potente for menos tempo estará ligado.
10€ a 15€ para essa potência será um preço razoável.

2) O filtro deverá ter pelo menos 5x a capacidade da litragem do aquário (as tartarugas sujam muito). Portanto um que seja capaz de filtrar 250L/h será suficiente. Aqui os preços variam muito... Depende de quanto queres gastar, mas recomendo que compres o melhor que puderes porque nunca se pode ter filtragem a mais, quanto melhor o filtro menos vezes tens de limpar o aquário e se for muito potente podes continuar a usar quando tiveres de aumentar o espaço às tuas tartarugas, e acredita que vais precisar e muito depressa de aumentar esse espaço. A ideia económica aqui é tentares encontrar um espaço que venha a ser o definitivo. Andar sempre a trocar-lhe de casa acaba por ficar MUITO mais caro. Basta pensares que terás de arranjar não só o "recipiente" como todo o equipamento adequado a esse novo espaço.

3) Uma lâmpada UV-B 5.0 (comprei uma estes dias por pouco mais de 10€) para a radiação e outra de aquecimento. A zona seca deverá atingir no seu ponto mais próximo a essa lâmpada cerca de 30ºC, senão a tartaruga pode sofrer queimaduras. Atenção que estas lâmpadas UV-B podem atingir preços exorbitantes nas lojas de animais de shopping, tipo 25€ Neutral A lâmpada de aquecimento pode ser uma lâmpada incadescente normal, ou uma de halogénio das que se usam nos focos de casa. Não compres lâmpadas marcadas com UV-B 10.0, não são adequadas a tartarugas.

Boa sorte com o projecto e depois posta fotos das meninas Wink


Última edição por black-wolf em Sáb 25 Ago 2012 - 22:44, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
pedro
Iniciante
Iniciante
pedro


Masculino Mensagens : 383
Localização : lousada, porto, portugal

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySáb 25 Ago 2012 - 11:29

eu no teu caso comprava os materiais como se a caixa estivesse cheia porque acho que quando vires como as tartas crescem vais optar por uma caixa mais pequena pra fazer a parte seca e vais encher mais a caixao grande, tornando os equipamentos insuficientes Wink
é so a minha opiniao!

e boa sorte!
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t3339-1-aniversario-
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySáb 25 Ago 2012 - 15:23

Olá novamente,

O filtro externo Sacem marathon 500 (500l/h) seria adequado?
Ir para o topo Ir para baixo
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySeg 27 Ago 2012 - 0:14

Ainda antes de me terem respondido à pergunta anterior, faço outra:

Um filtro de cascata de 250l/h daria para cerca de 50L de água? É que consigo arranjar barato...
Ir para o topo Ir para baixo
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyTer 28 Ago 2012 - 17:04

Então? Ninguém? Sad
Ir para o topo Ir para baixo
RicardoF
Iniciante
Iniciante
RicardoF


Masculino Mensagens : 504
Idade : 28
Localização : Amadora, Lisboa

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyTer 28 Ago 2012 - 17:11

O de 500l/H seria melhor. Mas tens que ver tambem a quantidade de material filtrante que podes por.
Ir para o topo Ir para baixo
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyTer 28 Ago 2012 - 22:33

Em principio será um de cascata com cerca de 250L/h...

Creio que chegue para cerca de 50L...

E um termostato de 100W, será suficiente?
Ir para o topo Ir para baixo
ruddy
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 119
Localização : bombarral

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyTer 28 Ago 2012 - 22:59

boas, sim o termostato chega.
Ir para o topo Ir para baixo
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyQui 30 Ago 2012 - 21:18

Olá novamente,

Comprei hoje a caixa de arrumação, mas tive que comprar uma mais pequena, cerca de 50L.
Enquanto servir mantenho-a nesta caixa, assim que ela começar a crescer compro uma maior.

Creio que ainda dê para 3 ou 4 meses no mínimo.

Vou tratar de comprar tudo o que é preciso para depois comprar o bichinho.


Tenho uma outra duvida:

No hipermercado só tinham à venda gammarus e flocos, mas como tenho lido o melhor são os sticks.

Os flocos não podem ser dados em vez dos sticks?

Ir para o topo Ir para baixo
pedro
Iniciante
Iniciante
pedro


Masculino Mensagens : 383
Localização : lousada, porto, portugal

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyQui 30 Ago 2012 - 22:31

nao, os sticks sao a base de alimentaçao e insubstituiveis...os flocos suponho que sejam tipo comida de peixe certo? podes dar mas esporadicamente, como goluseima... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t3339-1-aniversario-
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyQui 30 Ago 2012 - 23:01

Não sei bem como eram... mas pelo desenho que tinha na embalagem acho que eram parecidos. Como lá não havia sticks, fiquei na dúvida...

O filtro em principio vai ser este:

sicce.com/prodottiDettaglio_ita.php/prodotto=micron/idprodotto=2#/

(COPIEM E COLEM O LINK)

Micron 200l/h

Tem regulador de caudal e no site até diz que é ideal para tartarugas.

Que acham?
Ir para o topo Ir para baixo
pedro
Iniciante
Iniciante
pedro


Masculino Mensagens : 383
Localização : lousada, porto, portugal

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySex 31 Ago 2012 - 1:00

convem ter no MINIMO 5x a litragem do aqua...esse seria razoavel pra 40litros...tu e que sabes agora a quantidade de agua que vais usar Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t3339-1-aniversario-
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySex 31 Ago 2012 - 12:26

Para já vai servir... a caixa é de 50L mas não vai estar cheia.
Enquanto forem pequenas vai servir esta caixa e este filtro, quando crescerem terei obviamente que comprar outra caixa e logo compro outro filtro.

Agora só fica a faltar o termostato e a lâmpada... estou a ver se arranjo alguma coisa mesmo baratinha.
Ir para o topo Ir para baixo
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyDom 2 Set 2012 - 10:32

Vejam:

Construção de aquaterrário HXvF2

A vermelho: os limites da tampa, que vai ficar colocada

A azul: um cubo Vodafone, que vai ser a zona seca e vai ser colada à tampa

A verde: a zona da tampa que vou cortar e por onde vai passar a rampa. Depois tenho que por uma rede ou qualquer coisa à volta para ela não fugir (nunca se sabe).


Que acham?
Ir para o topo Ir para baixo
AshtarPT
Iniciante
Iniciante
AshtarPT


Mensagens : 154
Localização : Vila Nova de Cerveira

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyDom 2 Set 2012 - 11:21

jrmpinto escreveu:
Para já vai servir... a caixa é de 50L mas não vai estar cheia.
Enquanto forem pequenas vai servir esta caixa e este filtro, quando crescerem terei obviamente que comprar outra caixa e logo compro outro filtro.

Agora só fica a faltar o termostato e a lâmpada... estou a ver se arranjo alguma coisa mesmo baratinha.

acho que o melhor é investires de uma vês.

O meu filtro tem uma capacidade de 9x a quantidade da aqua ( já me fica para o futuro ) e fica colocado de forma a que o caudal da agua que saí não afecte a tartaruga.

O Aquecedor tem um capacidade de 2x a quantidade da agua. mais caro mas funciona menos tempo ( como tem o sistema de liga-desliga evito também as variações de temperatura da agua.

mas é apenas a minha opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
pedro
Iniciante
Iniciante
pedro


Masculino Mensagens : 383
Localização : lousada, porto, portugal

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyDom 2 Set 2012 - 11:51

concordo com o AshtarPT, eu ja vou no 3º aqua e respectivo equipamento e acredita que sai mais caro que comprar tudo de uma vez...
Ir para o topo Ir para baixo
https://mundodastartarugas.forumeiros.com/t3339-1-aniversario-
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyDom 2 Set 2012 - 14:20

Para já vai ser assim, quando for maior só tenho que comprar uma caixa nova e um filtro...

E quanto ao que perguntei, o que acham?
Ir para o topo Ir para baixo
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyDom 2 Set 2012 - 14:21

jrmpinto escreveu:
Vejam:

Construção de aquaterrário HXvF2

A vermelho: os limites da tampa, que vai ficar colocada

A azul: um cubo Vodafone, que vai ser a zona seca e vai ser colada à tampa

A verde: a zona da tampa que vou cortar e por onde vai passar a rampa. Depois tenho que por uma rede ou qualquer coisa à volta para ela não fugir (nunca se sabe).


Que acham?
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptyDom 2 Set 2012 - 20:03

Parece um espaço pequeno mas para ja serve... pra ja consegue-se ter uma ideia... mas vai pondo fotos ao msm tempo k vais montando, se poderes e claro... bom trabalho. Força. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySex 7 Set 2012 - 20:11

Boas.

Hoje comecei a cortar o acrílico para a zona seca e a abertura na tampa da caixa.


A caixa Vodafone, ficou com uma entrada de 10cm de largura.

Não ficou muito bem cortado (que dor de cabeça foi) mas vou lixar e depois por qualquer coisa por cima para não aleijar a tartaruga. Alguma sugestão?

Construção de aquaterrário UNKTK


Aqui a caixa vodafone (zona seca) em cima da caixa de arrumação que vai ter a água.
Cortei aquela zona do meio para passar a rampa. Assim passa o ar na mesma e evita que a tartaruga suba as paredes da caixa.

Construção de aquaterrário YAQYZ


E aqui como vai ficar tudo. A zona seca em cima da tampa, e a parte que foi cortada servirá de rampa, depois de por qualquer coisa em cima para a tartaruga conseguir subir.

Em principio vou por uma rede à volta da zona aberta para que ela não fuja por ali.

Construção de aquaterrário Scaled.php?server=692&filename=dsc01801kh


Opiniões? Ajudem-me lá Smile


Última edição por jrmpinto em Sex 7 Set 2012 - 20:33, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySex 7 Set 2012 - 20:28

Apenas te posso dzr k ta a ficar interessante e nao te esquecas de uma boa vedacao...
Ir para o topo Ir para baixo
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySex 7 Set 2012 - 20:39

jrmpinto escreveu:
Boas.
E aqui como vai ficar tudo. A zona seca em cima da tampa, e a parte que foi cortada servirá de rampa, depois de por qualquer coisa em cima para a tartaruga conseguir subir.

Em principio vou por uma rede à volta da zona aberta para que ela não fuja por ali.

Construção de aquaterrário Scaled.php?server=692&filename=dsc01801kh


Opiniões? Ajudem-me lá Smile

Adicionei uma foto que não tinha nesta parte.


Só estou com uma duvida, qual é a melhor maneira para colar a caixa de acrílico à caixa de plástico? Silicone? Cola? Estou completamente sem ideias aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
blopes
Membro Regular
Membro Regular



Masculino Mensagens : 2110
Idade : 38
Localização : Trofa

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySex 7 Set 2012 - 23:02

Talvez Silicone.
Ir para o topo Ir para baixo
jrmpinto
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 41
Localização : Santo Tirso

Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário EmptySáb 8 Set 2012 - 0:22

Também tinha pensado em silicone mas não tinha em casa.
Só tinha cola quente e tive medo que derretesse o plástico.

Vou ver se compro então um tubo de silicone.

Para o chão da zona seca talvez use aquela "relva artificial". Acham apropriado?

E para a rampa, o que acham que deva colar para as tartarugas não escorregarem ao subir?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Construção de aquaterrário Empty
MensagemAssunto: Re: Construção de aquaterrário   Construção de aquaterrário Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Construção de aquaterrário
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Construção Aquaterrario
» Construção de aquaterrário com caixas de plástico
» Novo Projeto Aquaterrário - Em construção
» Ajuda para construção aquaterrário
» construção

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Instalações :: Aquaterrários-
Ir para: