Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Quem conhece esta espécie?

Ir para baixo 
+5
Apalone
João Azevedo
Pictus
Renato
Anuskas
9 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyDom 29 maio 2011 - 18:01

Ahahah Razz

Uma dietazinha faz lhe bem também. Não esquecer os vegetais Wink

Vai dando notícias Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyDom 29 maio 2011 - 18:05

Heheh vai dando noticias Wink
Boa sorte Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyDom 29 maio 2011 - 23:25

Acho que aqui ha uma pequena confusão...João estas a dar ha Anuskas os conselhos que tenho estar a dizer varias vezes no Forum e sinto-me lisongeado por isso MAS eu dou carapaus ao meu grupo grande de tartarugas porque mantenho uma serie de especies Norteamericanas juntas incluindo especies mais carnivoras do que as Pseudemys e estas beneficiam deste alimento, no entanto uma Pseudemys por si só pode não ter nem o instinto nem o armamento bocal especializado necessario para retalhar um peixe de 12 cm. As minhas pelo menos so começam a comer peixes que as outras ja abriram. Tendo tal sido dito a Anuskas pode dar ocasionalmente um peixe inteiro pequeno ha sua tarta mas tendo em conta que é uma Pseudemys sozinha eu iria de facto mais por algo como a anchova ou o peixe rei que de facto são muito pequenos e delicados. Mas a dieta deve ser mariotariamente vegetariana, todos os vegetais de folha escura excepto o espinafre servem. Os melhores ja foram citados. Muito ocasionalmente tambem podes dar alface vermelha ou romana, nada de iceberg. Courgette, abobora, cabaça, cenoura e feijão verde podem tambem ser usados. A fruta eu restringiria a por exemplo ocasionalmente um figo ou uva, estas especies pouco apanham fruta em estado selvagem.
Resumindo eu iria sugerir o seguinte regime alimentar:
2-3 vezes por semana vegetais (podes dar quanto ela quiser)
1 vez por semana alimento em granulado para tartarugas
1 vez cada duas semanas em vez do granulado, um peixe pequeno ou carne magra.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyDom 29 maio 2011 - 23:33

Eu falo de dar peixe pequeno (carapau como exemplo, o típico joaquimzinho) ou partes deste. A questão da dimensão e a sua relação com a boca da tartaruga pareceu-me óbvia e nem a referi. Não faria sentido atirar um carapau inteiro, por pequeno que fosse, para o aquário de uma tartaruga com 15cm ou 20cm.

Vou tentar não me esquecer de ressalvar algumas coisas, se não já vi que o pessoal pode não se aperceber e acaba induzido em erro...

Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyDom 29 maio 2011 - 23:48

João Azevedo escreveu:
Eu falo de dar peixe pequeno (carapau como exemplo, o típico joaquimzinho) ou partes deste. A questão da dimensão e a sua relação com a boca da tartaruga pareceu-me óbvia e nem a referi. Não faria sentido atirar um carapau inteiro, por pequeno que fosse, para o aquário de uma tartaruga com 15cm ou 20cm.

Vou tentar não me esquecer de ressalvar algumas coisas, se não já vi que o pessoal pode não se aperceber e acaba induzido em erro...

E continuas a não perceber, as mandibulas das Pseudemys não têm nem a forma nem a capacidade de preensão necessarias para rasgar a pele de um peixe com eficacia, as mandibulas são basicamente corta relvas serrilhadas, por isso se não estiverem acompanhadas de Graptemys ou Trachemys, elas podem ter dificuldade tanto em abrir o peixo como em retirar pedaços. E se isto fosse uma Trachemys ou uma Graptemys, uma tartaruga de 20 cm destes 2 generos não tem qualquer dificuldade em processar um carapau de 12 cm providenciado inteiro (obviamente a tartaruga vai reduzi-lo a fragmentos comestiveis, mas vai ingerir o peixe na sua integridade, practicamente nada vai sobrar). Quando digo dar peixe inteiro a estas tartarugas quero dizer literalmente inteiro, para que o animal possa beneficiar de toda a nutrição que este oferece (atenção que isto não se aplica as tartarugas de carapaça mole!). O carapau que eu uso é o que se vende para alimar.
Peixe para uma Pseudemys sozinha, é preferivel algo mais delicado como uma anchova ou peixe rei.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyDom 29 maio 2011 - 23:55

João Azevedo escreveu:
Eu falo de dar peixe pequeno (carapau como exemplo, o típico joaquimzinho) ou partes deste.

Eu percebo muito bem. Aparentemente quem não está a atingir o que quero dizer és tu. Eu falo de dar peixes de pequena dimensão (há carapaus à venda, por ilegal que seja, com 6 e 7 cm) para as que conseguem lidar com este porte e há as que conseguem. Há 15 anos atrás quando tive as minhas duas primeiras tartarugas que agora vivem num lago de um amigo meu, dava-lhes pequenos quadrados de carapau e alguns peixes de rio que cortava minuciosamente dos lombos, apenas porque elas eram pequeninas. É a forma de levar peixe a dimensões que elas podem ingerir...
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptySeg 30 maio 2011 - 0:30

Mantenho a minha posição que uma anchova ou um peixe rei é mais seguro para uma destas tartarugas sozinha. As espinhas são mais suaves e o peixe é mais delicado. Agora se o peixe for servido em filetes quase qualquer peixe serve. É no entanto menos completo do ponto de vista nutricional que um peixe inteiro.
Para outras especies nem é presiso ir a peixe tão pequeno, as Trachemys adultas ficam perfeitamente bem com peixe de 12-15 cm inteiro.
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptySeg 30 maio 2011 - 0:53

Isso das espinhas suaves faz-me lembrar uma experiência que, por razões de lógica e receio pessoal, nunca fiz. Dar sardinhas bebés (vulgo petingas) às tartarugas. Apesar da constituição destas ser muito dada à existência de inúmeras espinhas faz-me parecer que, pela sua dimensão e juventude, elas não fariam mal. Ainda assim, por uma questão de responsabilidade da minha parte nunca o fiz. Mas. não deixo de ter essa curiosidade. scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Anuskas
Iniciante
Iniciante
Anuskas


Feminino Mensagens : 531
Localização : Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptySeg 30 maio 2011 - 14:42

Pois o ideal seria dar-lhe peixe fresco mas por uma questão de comodismo e com receio que as espinhas lhe fiquem presas na garganta, dou daqueles peixinhos de compra já secos. Quando lhe dou do peixe que eu como, apalpo bem e mesmo assim estou sempre com receio que me escape alguma espinha.

Sabem como ela come os peixinhos de compra? Ela morde-os e separa a parte que tem na boca do resto com as patas. Quando são peixes pequenos ou médios engole-os inteiros exactamente como se vê as cobras fazerem nos documentários: entra primeiro a cabeça do peixe e depois vai escorregando pela goela abaixo até já não se ver o rabo do peixe!

Muitas vezes ela é obrigada a partir o peixe porque a pressa de comer é tanta que acerta no meio do corpo do peixe e assim atravessado só o consegue comer cortado como é óbvio!
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 10:15

João Azevedo escreveu:
Isso das espinhas suaves faz-me lembrar uma experiência que, por razões de lógica e receio pessoal, nunca fiz. Dar sardinhas bebés (vulgo petingas) às tartarugas. Apesar da constituição destas ser muito dada à existência de inúmeras espinhas faz-me parecer que, pela sua dimensão e juventude, elas não fariam mal. Ainda assim, por uma questão de responsabilidade da minha parte nunca o fiz. Mas. não deixo de ter essa curiosidade. scratch
Uma Trachemys a partir de 15 cm não tem qualquer prob em lidar com um peixe dessa especie e tamanho.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 10:20

Anuskas escreveu:
Pois o ideal seria dar-lhe peixe fresco mas por uma questão de comodismo e com receio que as espinhas lhe fiquem presas na garganta, dou daqueles peixinhos de compra já secos. Quando lhe dou do peixe que eu como, apalpo bem e mesmo assim estou sempre com receio que me escape alguma espinha.

Sabem como ela come os peixinhos de compra? Ela morde-os e separa a parte que tem na boca do resto com as patas. Quando são peixes pequenos ou médios engole-os inteiros exactamente como se vê as cobras fazerem nos documentários: entra primeiro a cabeça do peixe e depois vai escorregando pela goela abaixo até já não se ver o rabo do peixe!

Muitas vezes ela é obrigada a partir o peixe porque a pressa de comer é tanta que acerta no meio do corpo do peixe e assim atravessado só o consegue comer cortado como é óbvio!
É normal e saudavel uma tartaruga ingerir peixe completo. Com uma tartaruga do tamanho da tua, e com um peixe como o peixe rei posso garantir-te que é completamente seguro para ela. E é mais economico para ti, podes comprar um quilo no mercado e ir descogelando de acordo com a necessidade. No entanto de qualquer forma é uma parte minuscula da dieta dela, o importante são os vegetais de folha verde escura.
Ir para o topo Ir para baixo
Anuskas
Iniciante
Iniciante
Anuskas


Feminino Mensagens : 531
Localização : Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 11:12

Boa ideia essa de congelar e ir dando. Obrigada.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 14:25

Arranja pequenitos, peixe rei consegue-se facilmente com uma dimensão de 12-15 cm Smile
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 15:03

É engraçado que nunca vi nenhum peixe à venda com esse nome.

E não encontrei imagens que me esclarecessem... Mas pelo que vi não são aqueles peixes comumente vendidos no hiper mercado como "verdinhos"? parecem pescadinhas mas mais sobre o comprido...
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 15:09

Peixe rei Atherina presbyter
Ir para o topo Ir para baixo
João Azevedo
Iniciante
Iniciante
João Azevedo


Masculino Mensagens : 360
Localização : Santarém/Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 15:19

hum... não são os que pensava Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 19:43

Eu dava gambuzias, é bom para elas caçarem mas destruíram o ribeiro onde as apanhava e agora tenho de as ir desencantar a outro lado.
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 20:10

eu vou tentar apanhar um cardumo para ir tendo, que agora tenho bixeza que come gambusias preciso de ter sempre stock, ja me disseram que na lagoa azul ha mas nunca la fui e disseram me que na zona de mafra na recta da agualva (acho que é o nome) existem bues

como trabalho para essas zonas tenho de ver, so para nao ir a casa dos pais e percorrer qualquer vala do tejo looooool
Ir para o topo Ir para baixo
Renato
Membro Regular
Membro Regular
Renato


Masculino Mensagens : 2727
Localização : Bauru - São Paulo - Brasil

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 20:46

lol ainda bem que tenho um lago perto de casa onde posso pegar uns alevinos. Não sei de que especie sao, creio que tilápia ou carpa.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 21:35

Guilherme escreveu:
eu vou tentar apanhar um cardumo para ir tendo, que agora tenho bixeza que come gambusias preciso de ter sempre stock, ja me disseram que na lagoa azul ha mas nunca la fui e disseram me que na zona de mafra na recta da agualva (acho que é o nome) existem bues

como trabalho para essas zonas tenho de ver, so para nao ir a casa dos pais e percorrer qualquer vala do tejo looooool

Coloquei um pequeno cardume no meu aquariofrigorifico mas a mata-mata já comeu tudo. Quando lá fores depois diz se o local é acessível ou então combina-se uma saída para fazer uma recolha. sunny
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 21:48

Gambusias tenho-as visto em quase todos os cursos de água de Portugal. E sim, são um bom alimento.
Ir para o topo Ir para baixo
Apalone
Iniciante
Iniciante
Apalone


Masculino Mensagens : 1430
Localização : Lisboa

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQua 1 Jun 2011 - 21:54

Infelizmente essa praga existe em todo o lado, o que eu quero é um ribeiro que dê para recolher com facilidade, sem ser o lago do Campo Grande ou o lago do jardim das Conchas no Lumiar onde o guarda veio ter comigo para dizer que ali "não é permitido pescar". pirat
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQui 2 Jun 2011 - 10:02

Eu não as classificaria como praga, as Gambusias são MUITO eficientes a controlar larvas de mosquitos se lhes tiverem acesso, é uma das razões pelas quais a malaria é felizmente rara em Portugal. Creio que deveriam ser reconhecidas mais pelo serviço ambiental que nos proporcionam, e nem são das especies não nativas mais prejudiciais que por ai andam.
Ir para o topo Ir para baixo
Pictus
Membro Regular
Membro Regular



Mensagens : 2568

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQui 2 Jun 2011 - 10:04

Apalone escreveu:
Infelizmente essa praga existe em todo o lado, o que eu quero é um ribeiro que dê para recolher com facilidade, sem ser o lago do Campo Grande ou o lago do jardim das Conchas no Lumiar onde o guarda veio ter comigo para dizer que ali "não é permitido pescar". pirat
Lol tambem ja passei por situações semelhantes por exemplo quando me ponho a procura de minhocas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Guilherme
Membro Viciado
Membro Viciado
Guilherme


Masculino Mensagens : 3394
Idade : 36
Localização : V.F de xira

Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 EmptyQui 2 Jun 2011 - 12:24

+pelo que me disseram o tal lago perto de mafra é privado pertence á serci mas o homem disse me que com um camaroeiro apanha se dezenas de uma so vez, terça feira vou cravar a maria lá de casa pa ir á lagoa azul a ver se apanho, sei que lá existem percas sol que tenho um amigo que foI la apanhar, depois digo te, a ver se combinamos isso hihihi.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Quem conhece esta espécie?   Quem conhece esta espécie? - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Quem conhece esta espécie?
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Alguem conhece esta especie?
» Qual espécie é esta?
» Que espécie é esta
» qual é esta espécie..
» Que espécie de tartaruga é esta?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: