Mundo das Tartarugas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Mundo das Tartarugas

Fórum sobre Tartarugas, onde todos podem tirar as suas dúvidas, ajudar ou simplesmente conviver!
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  
Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Navegação
 Portal
 Índice
 Membros
 Perfil
 FAQ
 Buscar
Últimos assuntos
» O meu lago
Postura de Ovos - Ajuda EmptyQua 6 Mar 2024 - 15:41 por Ronaldo Coutinho

» Doação de tartaruga
Postura de Ovos - Ajuda EmptyQui 22 Fev 2024 - 2:15 por pauloca

» 5 tartarugas precisam de casa com condições e todos os cuidados necessários!
Postura de Ovos - Ajuda EmptySeg 18 Set 2023 - 17:10 por Ana Quelhas

» Tartaruga com 12 anos para adoção responsável
Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 5 Set 2023 - 15:02 por maffresco

» Não colocar anticloro na água impede a tartaruga de comer?
Postura de Ovos - Ajuda EmptySex 1 Set 2023 - 6:47 por Ronaldo Coutinho

» Ofereço pseudemys hieroglyfica e graptemys pseu.
Postura de Ovos - Ajuda EmptySáb 22 Abr 2023 - 12:05 por norby

» Lâmpada de aquecimento ou termostato
Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:08 por norby

» Água com película
Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 15 Nov 2022 - 11:03 por norby

» Limpar lago exterior
Postura de Ovos - Ajuda EmptySex 23 Set 2022 - 9:48 por saraestrela


 

 Postura de Ovos - Ajuda

Ir para baixo 
+5
Pedro_Mariz
ShaneBeschen
RP
tyutry
Ana Maria
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Ana Maria
Iniciante
Iniciante
Ana Maria


Feminino Mensagens : 4
Idade : 58
Localização : Lisboa

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyQui 3 Set 2009 - 15:08

Olá a todos, é a 1ª vez que participo num fórum sobre Tartarugas, e foi preciso procurar informação na net para vos descobrir lol! Eu tenho 2 tartarugas de faces rosadas (acho Question ) com 13 anos, o Artur e o Lancelot, o meu marido ofereceu-mas em 1996, porque eu não me calava que tinha saudades dos meus Cágados lá no alentejo, bom adiantando a conversa, elas seriam Machos, estão de boa saúde, (embora o Lancelot seja mais pequenino do que o Artur, mas tem a mesma idade), acontece que este fim-de-semana qual não é o meu espanto o Artur pôs um ovo, que o Lancelot fez o favor de o morder No Agora estou sem saber o que fazer, elas habitualmente andam por casa, mas tem um aquario enorme onde as coloco á noite para dormir ou para elas mergulharem e nadarem, é quase um aquaterrário mas não tem terra, tenho de arranjar maneira de por terra na parte de cima sem elas a entornarem para a água. Eu não sei se tenho de colocar o Artur (que agora se vai chamar Amália), em algum sitio especial para ela por os ovos, porque ontem voltou a por ovos dentro da água do aquario, só que estes não estavam sequer desenvolvidos. Adoro-as e tenho medo de lhes estar a faltar com alguma coisa, preciso mesmo de ajuda Sad . (Desculpem eu ter escrito tanto) Beijinhos.
Ir para o topo Ir para baixo
https://otapetecolorido.blogspot.com
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyQui 3 Set 2009 - 19:23

boas
bem afinal tens um casal.
tens de ter um espaço grande com terra para ela por os ovos a vontade. deve ter calcio na agua, agua limpa e para uma incubação melhor é aconselhado que estes sejam incubados artificialmente, pois so enterrados na terra nao atinguem as temperaturas que existem na natureza.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Maria
Iniciante
Iniciante
Ana Maria


Feminino Mensagens : 4
Idade : 58
Localização : Lisboa

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptySex 4 Set 2009 - 13:57

Olá Tyutry, muito obrigado pela sua resposta, realmente que vergonha elas já com 13 anos e só agora é que eu dei conta confused Eu ontem vi as fotos aqui no fórum sobre como ver o sexo das tartarugas e continuo na dúvida é que o lancelot, e o artur tem a cloaca á mesma distância, mas vou tirar fotos para me poderem ajudar melhor, quanto ao cálcio o tyutry quer dizer aquelas pedras que se coloca na água como quando eram pequeninas? Desculpe a ignorância, mas é que até vos encontrar, nunca tive muita informação sobre as minhas meninas Embarassed Sad
Ir para o topo Ir para baixo
https://otapetecolorido.blogspot.com
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptySex 4 Set 2009 - 18:39

sim essas pedras de calcio devem tar sempre na agua.
Ir para o topo Ir para baixo
Ana Maria
Iniciante
Iniciante
Ana Maria


Feminino Mensagens : 4
Idade : 58
Localização : Lisboa

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyQua 16 Set 2009 - 10:54

Tyutry obrigado, vou comprar hoje. Agora ando numa guerra porque elas não querem comer os sticks, são mesmo teimosas, é que nem olham para a comida só querem as delicias do mar Sad .Agora quanto aos ovos nunca mais puseram nenhum, mas também não sei se já acabou a época da postura Embarassed de qualquer forma elas estão óptimas e isso é que me importa Very Happy e obrigado pela ajuda, amo este fórum. Bjs. Ana
Ir para o topo Ir para baixo
https://otapetecolorido.blogspot.com
RP
Membro Regular
Membro Regular
RP


Masculino Mensagens : 2492
Localização : Lisboa

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyQua 16 Set 2009 - 19:39

Bem-vinda, Ana Maria!! cheers
Olha, o ideal é fazer como diz o Tyutry, arranjar um espaço de terra para elas colocarem os ovos.
Os ovos em água ou são caçados até uma hora (não há a certeza disto) ou então estragam-se logo, por isso têm mesmo que estar a incubar em terra.
Podes deixar na terra exactamente no local onde foram postos (tens para aí uma incubação de vários meses, se tiveres sucesso) ou então retirados para uma incubadora própria (comprada - acho que não vale a pena, ou feita em casa, nomeadamente pelo método "banho-maria" que é o que eu uso). Os ovos não podem mudar de posiçã, por isso costuma-se marcar o lado de cima para não haver confusões...
Quanto à postura depende, pode ser feita muitas vezes ao longo do ano, mas depende de vários factores, um deles importantissimo é o facto de haver ou não hibernação.
O esperma pode ser guardado pela fêmea até um ano, na maioria dos casos, pelo que mesmo sem macho a fêmea pode pôr ovos.

Coloca aí umas fotos que mostrem as diferenças de tamanho e a cloaca que a gente tenta ajudar.. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ShaneBeschen
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 22

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 6 Out 2009 - 19:53

[quote="RP"](...)O esperma pode ser guardado pela fêmea até um ano, na maioria dos casos, pelo que mesmo sem macho a fêmea pode pôr ovos.
[/quote]
Nao sei se falaste genericamente ou concretamente dessa especie.
Se genericamente, ha especies em q a femea pode reter o esperma por mais de 5 anos o q é incrivel de facto-por experiencia propria no caso duma graeca ibera(3 anos).
Se em concreto, n sei precisar nessa especie, lamento.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro_Mariz
Iniciante
Iniciante
Pedro_Mariz


Masculino Mensagens : 18
Idade : 30
Localização : Barcelos / freguesia: Macieira de Rates

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptySáb 10 Out 2009 - 23:03

Sim coloca uma fotos para o pessoal ver e já agora boa sorte pois é sempre bom as tartarugas nascerem em casa eu compri a minha numa petshop e estavão +/ 10 num pequeno aquaterrario com 10 cm de agua morna mais poara fria do que para quente e comida !!!??? só se a comerão todas pois elas estão todas aos montes e sem condiçoes e ainda por cima era: Castanhas 10€ e verdes 15€ !! poderião colocar a raça assim ajudava a ver a raça a quem não souber e tambem eu comprei a senhora com um pequeno saco de pelastico apanhou 2 cm de agua de um aquario e colocou a tartaruga no saco e deu-me eu assim que chegei a casa coloquei-a num agua +/- 27º e ela andava a nadar nem parecia a mesma.
O que eu quero dizer com isto é que nas pet-shops teem muitas de varias raaças e sem condiçoes juntas e em casa sempre se tem mais cuidados e sempre se tenta dar o melhor.

Boa sorte cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Help!   Postura de Ovos - Ajuda EmptySeg 18 Jan 2010 - 2:37

Olá, pessoal.

tenho duas tartarugas de orelha vermelha, Jane, de 10 anos, e Sindy, de 9 anos e meio.
O Aquário delas não é do tamanho ideal, tenho planos de fazer um aquaterrário próprio no jardim, mas no momento a grana tá meio 'curta'.
Para compensar a falta de espaço do aquário, eu costumo deixar elas soltas pelo jardim durante o dia, onde elas podem pegar sol ou descansar á sombra como preferirem Smile

Pois bem, avançando um pouquinho na história, aconteceu que no dia 25 de dezembro a Jane começou a ter um comportamento estranho: foi para baixo de um arbusto, um local de terra preta, dura e bem umida e pôs-se a cavar. Achei que estava apenas se divertindo, achei a cena engraçada e filmei. Algumas horas depois, quando voltei, vi que ela estava tapando o buraco que havia feito com uma habilidade espetacular.

Achei estranho, mas como estava saindo de viagem, não tive tempo de investigar.
15 dias depois, arrumando o jardim, minha mãe notou uma 'melequinha' e viu que tinha quebrado um ovo, mas havia outro do lado que ficou intacto.
O.o

é possível que minha tartaruga tenha posto ovos não 'galados'??
ou será que a Sindy é o Sid??
eu não sabia o que fazer com o outro ovo, então botei em um pote com areia e tenho levo ao sol, quando dá um dia bonito.
Estou completamente atordoada. Alguém tem resposta para as minhas perguntas??

desculpa o texto longo.
brigadinha desde já.
minha primeira vez aqui, mas estou adorando!
Ir para o topo Ir para baixo
baros
Iniciante
Iniciante
baros


Masculino Mensagens : 126
Localização : Porto

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptySeg 18 Jan 2010 - 4:03

Olá Arya! Bem-vinda Wink

Antes de responder as tuas perguntas vou sugerir que abras um tópico com fotos das tuas tartarugas para te podermos ajudar em relação ao sexo ( foto da cabeça, cloaca, unhas )

1ª pergunta: Pode sim e se calhar devem andar mais espalhados pelo jardim Very Happy
2ª pergunta: Sem fotos é ímpossível mas posso dar uma dica: na espécie de faces rosadas os machos apresentam umas unhas muito compridas nas patas da cabeça.
Explora o fórum não tenho a certeza mas existe um tópico em que te explicam o que deves fazer com os ovos porque só o facto de o mudares de posição pode torna-lo inviável.

Espero ter ajudado Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptySeg 18 Jan 2010 - 15:32

No momento, onde estou, não tenho acesso a fotos delas, mas posso postar a partir de quarta-feira.

Pelo que li, tudo indica que a Sindy seja uma fêmea, as unhas dela são do mesmo tamanho das da Jane, o rabinho a meus olhos parece igual...
A cabeça sim, é bem diferente... a Sindy tem formato todo mais 'achatado', mas isso é apenas uma característica, dentre todas as que indicam o sexo.

Eu tinha uma 3ª tartaruga, a Jackie, como podem perceber na foto (Jane em cima do girassol, Sindy em baixo dela, e Jackie mais ao fundo)

A Jackie era uma orelha-amarela, então, ainda que eu não tenha convicção do sexo dela, é impossível que seja 'papai' do ovo da Jane, não? Ela era de uma espécie diferente e faleceu exatamente um ano antes da Jane postar seus ovinhos...

então tudo me leva a uma nova pergunta: será que é possível que a Jane tenha posto um ovo não fecundado??

(vou cuidar do ovo e dar a ele os dois meses necessários, se nada se desenvolver, saberemos. Quanto ao cuidado com o ovo, tem uma fórmula mais 'caseira'? não tenho condições de montar uma 'chocadeira' com luz especial e etc.)

obrigada
Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptySeg 18 Jan 2010 - 16:03

Aqui vão algumas poucas fotos que disponho no momento:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Sindy!


Última edição por Arya em Seg 18 Jan 2010 - 17:11, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptySeg 18 Jan 2010 - 16:19

na postagem ali em cima, uma foto da Sindy (ou Sid Razz)
outra da Sindy:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

abaixo, duas fotos do trio:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Jackie (falecida há 1 ano) atrás, Sindy na frente, Jane (possivel futura mamãe) ao fundo
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
esquerda para a direita: Jane, Jackie, Sindy

e algumas da possivelmente futura mamãe, Jane

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
baros
Iniciante
Iniciante
baros


Masculino Mensagens : 126
Localização : Porto

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 3:44

Não consigo ver as fotos... Tenta outra vez Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 14:40

eu não sei postar as fotos de outro jeito Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Sophyazinha
Iniciante
Iniciante
Sophyazinha


Feminino Mensagens : 593
Idade : 39
Localização : Açores

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 17:40

Oi, também não as consigo ver!
Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 21:13

Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 21:16

Sindy (ou Sid Razz)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 21:23

O Trio:
Jackie (falecida há um ano) na esquerda, Sindy na direita, Jane (possível futura mamãe) em cima
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


da direita para a esquerda: Jane, Jackie e Sindy
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Última edição por Arya em Ter 19 Jan 2010 - 21:25, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 21:24

Possivelmente futura mamãe: Jane

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 21:28

Como eu já havia dito, essas são as únicas fotos de que disponho no momento. Assim que puder, posto fotos do 'rabinho' ou alguma coisa assim que possam ajudar a definir o sexo

obrigada a todos que estão tentando me ajudar
Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Sophyazinha
Iniciante
Iniciante
Sophyazinha


Feminino Mensagens : 593
Idade : 39
Localização : Açores

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 21:37

LINDAS!!!!!!!!!!
Very Happy
Aquela de pata esticada está o máximo...
Ir para o topo Ir para baixo
Arya
Iniciante
Iniciante
Arya


Feminino Mensagens : 19

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 21:51

o mais engraçado é a cara de desconfiada que ela olha para a câmera
hehehehe

bom, ao menos essa, que botou o ovo, eu seu que é fêmea.
A de orelhas amarelas, que faleceu há um ano, acho que o sexo é definido pela 'listra' amarela no rabinho, não?
se for, suponho que seja uma fêmea também.

A Sindy não tem unhas compridas, e o rabinho dela para mim parece ser igual ao da Jane...

mas será que a Jane poderia ter desovado mesmo sem a presença de um macho?
Ir para o topo Ir para baixo
tyutry
Admin
Admin
tyutry


Masculino Mensagens : 1762
Idade : 37
Localização : Barcelos

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyTer 19 Jan 2010 - 22:17

boas
pelas fotos sao todas femeas.
é normal elas colocarem ovos nao fecundados.
e fizeste mal em tirar o ovo do sitio e andar com ele de um lado para o outro, se ele tivesse fecundado ja o tinhas estragado, pois precisam de estar sempre na mesma posição, com uma temperatura e humidade constantes e se ela escolheu equele sitio é porque estava bem ali.
Ir para o topo Ir para baixo
Sandra Diana
Iniciante
Iniciante



Mensagens : 10

Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda EmptyQua 20 Jan 2010 - 1:33

Olá a todos. Tenho que lhes dizer que elas põe ovos mesmo sem haver outros cágados com elas. A Bunny vive sozinha desde que tinha uns 3 cm de diâmetro. E há cinco anos aproximadamente todo o verão, entre janeiro e fevereiro coloca uns 5 ou6 ovos (ao menos são os que consigo encontrar). Assim, posso dizer com certeza que as fêmeas põe ovos não fecundados.
Quanto ao sexo, Arya, a veterinária de silvestres que cuidou da minha pequena quando foi atropelada disse que o plastrão (parte de baixo do casco) é diferente entre o macho e a fêmea. O do macho é abaulado e o da fêmea é chato e reto.
Espero que tenha ajudado.
Abraços a todos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Postura de Ovos - Ajuda Empty
MensagemAssunto: Re: Postura de Ovos - Ajuda   Postura de Ovos - Ajuda Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Postura de Ovos - Ajuda
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Ajuda urgente...as minhas tartarugas estão a por ovos e não sei o que fazer....
» postura de ovos
» Postura tartaruga de orelha vermelha-Trachemys scripta elegans
» Ajuda-Ovos de peixe com fungos
» Terei uma tartaruga hermafrodita?! :O

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Mundo das Tartarugas :: Tartarugas Aquáticas :: Espécies, sexagem e reprodução-
Ir para: